Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando PC para futuro gamer


Posts recomendados

Olá pessoal! Estou montando um PC para meu filho (vai fazer 9 anos). Por enquanto ele só joga Roblox (kkk), mas imagino que no futuro deve começar a querer coisas mais pesadas. Eu queria um PC pra ele fazer as aulas online, editar vídeos pra YouTube, etc. mas que fosse uma configuração que durasse um tempo e que, querendo posso fazer um upgrade mais facilmente no futuro (tipo colocar uma placa de vídeo, coloquei onboard por enquanto porque imagino que não seria necessária uma placa agora).

 

Fonte Cooler Master MWE V2, 450W, 80 Plus Bronze - MPE-4501-ACAAB-WO

 

placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2

 

Processador AMD Ryzen 3 PRO 3200GE 3.3GHz (3.8GHz Turbo), Com Vídeo Integrado, 4-Cores 4-Threads, Sem Cooler, YD320BC6M4MFH

 

Memória Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 Mhz, CL15

 

SSD 240 (ainda estou procurando marca e modelo com preços bons)

 

Acham que está uma boa config? Tem algum gargalo aí ou peças que sugeririam? Estava pensando em gastar até (no máximo! se pudesse menos seria ótimo, claro) R$2600 (sem o monitor e periféricos).

 

Sempre acompanho o fórum, mas não contribuo muito porque (como dá pra perceber) não entendo muito. Mas agradeço desde já a ajuda de sempre!

 

Abraço!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@peakles Ryzen 3 3200ge não me agrada. É um 4/4, já sofrem para rodar muitos jogos atuais, imagine em um futuro próximo.

Ideal seria dar uma apertada e procurar um Ryzen 5 3400g, já é um 4/8, abriria espaço para boas placas de vídeos (rx 580, gtx 1660s, até uma rtx 2060). O gráfico integrado dele é considerado potente: a Vega 11, equivalente à rx 550 e gt 1030.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, peakles disse:
  1. Fonte Cooler Master MWE V2, 450W, 80 Plus Bronze - MPE-4501-ACAAB-WO
  2. placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2
  3. Processador AMD Ryzen 3 PRO 3200GE 3.3GHz (3.8GHz Turbo), Com Vídeo Integrado, 4-Cores 4-Threads, Sem Cooler, YD320BC6M4MFH
  4. Memória Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 Mhz, CL15
  5. SSD 240 (ainda estou procurando marca e modelo com preços bons)
  1. Razoável. A XPG Pylon 450W seria uma opção um pouco melhor. Esta seria ideal: https://www.googleadservices.com/pagead/aclk?sa=L&ai=DChcSEwjujbfuq_vvAhUXgJEKHbgqDAMYABANGgJjZQ&ae=2&ohost=www.google.com&cid=CAESQOD2yDGImdorjmfksimFug8tWaANeHYVeH3vll0K-crjJw1j91yAeW06ZA-5sM3rfdXpvTNaTkdY6t7P6rHVNYw&sig=AOD64_3Fg1paT1jlxqsk2VOhkYAgQ4Aakg&ctype=5&q=&ved=2ahUKEwjMr63uq_vvAhXQHbkGHULrDngQ9aACegQIARBd&adurl=Fonte Cooler Master MWE 550W, 80 Plus Gold - MPY-5501-ACAAG
  2. Recomendo Kit Upgrade, AMD Ryzen 3 PRO 4350G, Asus TUF GAMING B450M-PLUS II
  3. Mesmo do anterior
  4. MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 8GB (1X8) DDR4 3600MHZ BRANCA RTB - R$349,01
  5. SSD ADATA XPG SX6000 LITE 256GB M.2 2280 NVME - R$299,01 - Com NVMe a esse preço não faz sentido pegar SATA.https://www.googleadservices.com/pagead/aclk?sa=L&ai=DChcSEwjujbfuq_vvAhUXgJEKHbgqDAMYABANGgJjZQ&ae=2&ohost=www.google.com&cid=CAESQOD2yDGImdorjmfksimFug8tWaANeHYVeH3vll0K-crjJw1j91yAeW06ZA-5sM3rfdXpvTNaTkdY6t7P6rHVNYw&sig=AOD64_3Fg1paT1jlxqsk2VOhkYAgQ4Aakg&ctype=5&q=&ved=2ahUKEwjMr63uq_vvAhXQHbkGHULrDngQ9aACegQIARBd&adurl=

Gabinetes com boa ventilação: 

  • Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow 
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

Ainda vai precisar comprar pelo menos duas ventoinhas na maior parte dos casos de gabinetes. O número no final de cada um são as ventoinhas pré-instaladas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods puxa, bacana, brigadão pela resposta. Esse kit upgrade parece num preço MUITO bom, é isso mesmo? Vi que teria de atualizar a bios da placa-mãe para deixar compatível com o processador, eu consigo fazer essa atualização só com esses componentes mesmo? é simples fazer?

 

Obrigado uma vez mais!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods ah ótimo, porque a assistência disse que ela vem sem atualização, tenho que fazer por conta própria mesmo, mas eu não teria outro chip para montar e fazer, caso preciso...

 

então seria fácil fazer sozinho, né?

 

cara, sem querer explorar, uma outra pergunta: sabe dizer se esse gabinete tem boa ventilação? https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-pichau-kazan-lateral-frontal-vidro-temp-led-branco-pgkz-01white parece um bom preço...

 

brigadão!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@peakles Saca só a página do produto:

image.thumb.png.1aefa65db8c57a6742b116eb75a1c31e.png

https://www.asus.com/Motherboards-Components/Motherboards/TUF-Gaming/TUF-GAMING-B450M-PLUS-II/

É só colocar o arquivo no pendrive, apertar o botão e esperar. Ela faz o resto.

 

3 minutos atrás, peakles disse:

 

cara, sem querer explorar, uma outra pergunta: sabe dizer se esse gabinete tem boa ventilação? https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-pichau-kazan-lateral-frontal-vidro-temp-led-branco-pgkz-01white parece um bom preço...

Infelizmente por ter um tampo de vidro no painel frontal ele acaba pecando na ventilação. Fora o fato de que não dá para saber se as ventoinhas são boas. Recomendo os gabinetes da lista que lhe passei, sendo os de melhor custo/benefício o Deepcool Matrexx 55 Mesh (especificamente a versão mesh), o Aerocool Aero One Frost e o Corsair Carbide Spec Delta.

 

Tem outros de bons preços na lista, mas tem que pesquisar um a um para saber se estão no mercado, pois às vezes somem.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@peakles Saca só a página do produto:

image.thumb.png.1aefa65db8c57a6742b116eb75a1c31e.png

https://www.asus.com/Motherboards-Components/Motherboards/TUF-Gaming/TUF-GAMING-B450M-PLUS-II/

É só colocar o arquivo no pendrive, apertar o botão e esperar. Ela faz o resto.

 

Infelizmente por ter um tampo de vidro no painel frontal ele acaba pecando na ventilação. Fora o fato de que não dá para saber se as ventoinhas são boas. Recomendo os gabinetes da lista que lhe passei, sendo os de melhor custo/benefício o Deepcool Matrexx 55 Mesh (especificamente a versão mesh), o Aerocool Aero One Frost e o Corsair Carbide Spec Delta.

 

Tem outros de bons preços na lista, mas tem que pesquisar um a um para saber se estão no mercado, pois às vezes somem.

 

ótimo! putz, brigadão mesmo!

 

vou só tentar acertar essa coisa da compra do kit, porque tá dando erro em diferentes navegadores, aba anônima, etc. tomara que eu consiga porque, R$855 tá um preço muito bom mesmo.

 

Brigadão mais uma vez! abs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Aqui pra mim o Kit esta aparecendo por 855 reais...

 

É isso mesmo? O Ryzen 4350g junto com a ASUS TUF B450 por esse valor?

Se não for um bug então compre correndo porque duvido que vai durar até o fim da tarde!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O complicado é que todas essas CPUs Ryzen PRO estão sumindo do mercado essas ultimas semanas. Ninguém estava comprando, começamos a indicar aqui e secou a fonte.

@gutopereira É bug. Se abrir no PC verá que aparece o preço real por um segundo depois cai pra esse. Deve ser por que acabou o processador (na loja não tem mais estoque se você procurar).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

O complicado é que todas essas CPUs Ryzen PRO estão sumindo do mercado essas ultimas semanas. Ninguém estava comprando, começamos a indicar aqui e secou a fonte.

@gutopereira É bug. Se abrir no PC verá que aparece o preço real por um segundo depois cai pra esse. Deve ser por que acabou o processador (na loja não tem mais estoque se você procurar).

é, parece ser exatamente isso... já que acabou, você teria algum outro kit ou cpu e placa-mãe separados para indicar? esse conjunto que eu tinha visto é muito fraco? ( Ryzen 3 PRO 3200GE e Gigabyte B450M DS3H V2)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, WOZ Dods disse:

É bug. Se abrir no PC verá que aparece o preço real por um segundo depois cai pra esse. Deve ser por que acabou o processador (na loja não tem mais estoque se você procurar).

Chamar o Celso Russomano, de acordo com o Código do Consumidor o fornecedor de bens e serviços fica obrigado a vender tal item pelo valor ofertado

Pena: 3 meses a 1 ano de detenção e multa

>:| 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods cara, foi mal ficar perturbando, mas resolvi investir um pouco mais e pegar uma placa-mãe e um processador melhores mesmo, como você recomendou. Mas aquele kit acabou, você teria alguma outra sugestão? Esse conjunto motherboard + chip até uns 1900 (nesse caso o chip com video integrado)...

vi essa placa https://www.submarino.com.br/produto/2417934651/placa-mãe-asus-p-amd-am4-b550m-plus-tuf-gaming-4xddr4-matx-90mb14a0-c1bay0

e até pensei em pegar um processador bem básico por enquanto tipo esse: https://www.terabyteshop.com.br/produto/9970/processador-amd-athlon-200ge-32ghz-yd200gc6fbbox-dual-core-5mb-am4

e quando o guri começar a jogar coisas mais parrudas eu compro um processador decente e uma placa de vídeo se for preciso, será que seria uma boa? funciona será?

brigadão mais uma vez!! abs!!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, gutopereira disse:

Acho que não faz muito sentido gastar 1.000 reais numa placa-mãe e colocar um processador de 300 reais com video integrado...
 

hauhauha não né? fiquei pensando depois, meio viagem mesmo... mas a ideia era poder botar o pc pra rodar, juntar mais grana e poder trocar depois... mas talvez faça mais sentido investir de uma vez... tem algum processador ou mesmo outra placa-mãe que você indicaria? Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@peakles

Quanto esta disposto a gastar no total?

 

Placa-mãe recomendo a B450 DS3H por 589 reais.

Processador Ryzen 2400g de 4 núcleos e 8 threads e o video integrado Vega 11 por 979 reais.

(esse preço esta bom, normalmente ele fica acima de 1.200 reais).

 

Ou se quiser comprar um processador mais forte ja pensando num upgrade de placa de video, neste caso de uma RTX 2060 pra cima, aí recomendo o Ryzen 3600  6C/12T por 1.419 reais.

Neste caso voce terá que comprar tambem uma placa de video, tem a GT 1030 GDDR5 por 529 reais. O desempenho dela é semelhante ao video integrado do 2400g, então dá pra rodar uns joguinhos até o ano que vem quando esperamos que o preço das placas de video voltem ao normal...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@peakles@gutopereira deu umas boas dicas ali. Eu hoje iria de 2400G ou 3400G dependendo do preço. Uma B450M DS3H é durável e permitirá muitos upgrades no futuro. Se quiser investir mais, uma A520M DS3H com o R5 3600 sugerido por ele, mais uma RX 550 seriam uma boa opção também. Sempre lembrando que comprar uma GPU usada, se encontrar por bons preços, é uma ótima saída também. A RX 570 ou a 580, por exemplo, ou uma GTX 1060, seriam boas saídas, mas o preço geralmente não vai colaborar.

O R5 3600 já seria uma opção para ter um PC mais robusto e não ter que fazer upgrade de CPU por uns bons anos.

Esqueci de mencionar. Os processadores terminados em G da 3ª geração e anteriores não casam com as placas mãe 5xx. Só com as 4xx e anteriores.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gente, brigadão mais uma vez! vou quebrar a cabeça aqui com preços / vantagens / desvantagens e manda bala. MUITO obrigado pela força, de verdade! clareou um bocado!! é sempre complicado comprar algo que não se tem muita noção...

 

abração e tudo de bom!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...