Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Artefato só pra assustar?


Posts recomendados

Bom, basicamente ontem liguei meu computador pela manhã como sempre faço (não entrei em nenhum jogo ou aplicação que possa interferir na temperatura da GPU, ou seja ela estava trabalhando a menos de 50°). Porém, após aproximadamente 4 horas e meia de uso, o monitor começou a apresentar alguns pontos vermelhos pela tela e umas listas pretas passando bem rápido pela tela toda. Inicialmente eu achei que era algum vírus ou bug do windows, mas achei estranho pois o computador foi formatado a menos de 1 semana. Então, reiniciei o pc e o problema persistiu até na tela de inicio do windows. Então, eu deixei ele um pouco desligado, e quando liguei de novo, toda a tela do windows estava perfeita, mas com um artefato vermelho cobrindo a tela inteira. Quando eu vi isso eu desliguei o pc na hora e fui pesquisar sobre o que fazer, pois já tive certeza de que era artefato da placa de vídeo. Todos os sites que encontrei falando sobre isso diziam que isso é um sinal de que a placa de vídeo está estragada, e que a única opção é comprar uma nova. Mas com os preços de placa de vídeo atualmente (que não estão nada bons kkkk) eu decidi fazer alguma coisa por mim mesmo. Tirei a placa de vídeo do pc e limpei o contato dela com uma borracha branca, depois usei um secador com temperatura fria nela pra limpar o pó e o contato (não sei se é útil pra alguma coisa, mas percebi que o hdmi do monitor estava mal conectado, e quando fui ligar de volta no pc ele caiu da entrada). Quando arrumei o cabo hdmi no monitor e coloquei a placa de vídeo, ela deu vídeo e funcionou perfeitamente, sem dar nenhum artefato e inclusive rodando meus jogos com a mesma taxa de quadros de sempre, sem nenhum erro na imagem. O que eu quero saber, é se o problema estava relacionado ao hdmi, ao contato que eu não limpava desde que comprei essa placa de vídeo (1 ano e 3 meses) ou se a placa de vídeo realmente só deu um aviso de que está nos seus últimos dias de vida e eu vou ter que dar um jeito de comprar outra mesmo. 

 

Configurações do meu PC: GTX 1660 Super Gigabyte
i5 9400F
b360m aorus gaming

16gb de ram ddr4 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se após a limpeza e ter colocado o cabo de forma firme pegou normal, acredito que possa sim está relacionado a isso.

Porém é bom você se atentar, artefato também pode ser problemas de solda fria ou trinca... Com uma lupa verifique as soldas da sua placa e se você perceber algo errado, seria bom fazer um reflow ou reballing, caso os artefatos voltem a aparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...