Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Timer para chuveiro com pausa


Silvatsc

Posts recomendados

Boa noite galera preciso da ajuda de vcs estou tendo um grande prejuízo com conta de luz por causa do chuveiro de casa 2 adolescentes que ficam grande tempo no banho . . .

Estou cursando eletrônica e queria fazer um timer para chuveiro que pare a contagem do tempo quando se desliga a válvula da água, tipo quero fazer um timer que deixe a água quente por 10 minutos masss que pare o tempo se o cidadão desligar a válvula da água e volte a contar o tempo quando for religado a válvula e quero que tenha tipo 20 minutos de intervalo entre um banho e outro e que zere o cronômetro se a válvula ficar 5 minutos desligada 

 

Resumindo quero desligar apenas a energia quando acabar o tempo e que tenha pausa no tempo quando for fechada a válvula e que se manter a válvula fechada por mais de 5 minutos ela conte como término do banho e conte mais 20 minutos para iniciar um novo banho.

obrigado galera admiro demais o clube e seus integrantes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisará de:
-Arduino ou outro micro controlador de sua escolha
-Sensor de corrente ou sensor de vazão de água
- 1 módulo relé ou triac (considere a potência do chuveiro na hora de adquirir este). Até acho que há módulos específicos para o consumo do chuveiro

O código será algo tipo, quando a corrente aumentar a X, ou houver vazão de água, comece a contar.
Chegou a 10 min, desliga relé ou triac
Parou antes dos 10 min, inicie uma 2ª contagem. Chegou a 5 min, zere os 10 minutos da 1ª contagem.
etc, etc,etc

Talvez role fazer isso com uma Alexa da vida também, mas confesso que estou com preguiça de pesquisar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Silvatsc , não creio que sua abordagem seja boa. Sei que o fórum é de eletrônica; não de política, nem de pedagogia. Mas peraí... são adolescentes homo sapiens!

 

Você vai dar um novo passatempo para eles: hackear seu controlador de banho.

 

Eu pensaria algo baseado em relatórios, humilhação e cobranças.

  • Curtir 1
  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um caminho minimalista do meio seria só um alarme temporizado usando um relé temporizado (clique). A maioria não suporta a corrente do chuveiro. A ideia é fazê-lo apenas tocar um alarme irritante dentro do banheiro. Pra algo mais personalizado e complexo de fato hás de ouvir o amigo @Thiago Miotto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OFF TOPIC

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Eu pensaria algo baseado em relatórios, humilhação e cobranças.

Relho, chicote e palmatória! Ou melhor: depois de 10 minutos, o chuveiro passa a dar choque de 220v na moçada, rs... Brincadeira, hein?

 

 

Agora sério, quanto à questão, será que não tem como algo que automaticamente derrube os disjuntores depois dos tais 10 minutos? Isso talvez eliminasse a necessidade da segunda contagem de tempo, de 20 minutos já que a pessoa teria que sair do banho para rearmar. Não vale gritar lá de dentro "Ei, liga o disjuntor aí!", rs...

 

Se bem que aí o feitiço poderia virar contra o feiticeiro: nem os adolescente e nem ninguém mais poderia tomar banho por mais de 10 minutos... E talvez fosse bom colocar um alarme que soasse aos 9 minutos, já que às vezes a gente perde noção do tempo no chuveiro.

 

Complicado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Silvatsc , não creio que sua abordagem seja boa. Sei que o fórum é de eletrônica; não de política, nem de pedagogia. Mas peraí... são adolescentes homo sapiens!

 

Você vai dar um novo passatempo para eles: hackear seu controlador de banho.

 

Eu pensaria algo baseado em relatórios, humilhação e cobranças.

Neste acredite já tentamos isso já tirei notebook já tirei celular já tirei TV e mesmo assim não dá jeito o problema é que eu e minha esposa trabalhamos e ficamos o dia todo fora e é nessas horas que eles aproveitam que não tem ninguém vigiando 

13 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Você precisará de:
-Arduino ou outro micro controlador de sua escolha
-Sensor de corrente ou sensor de vazão de água
- 1 módulo relé ou triac (considere a potência do chuveiro na hora de adquirir este). Até acho que há módulos específicos para o consumo do chuveiro

O código será algo tipo, quando a corrente aumentar a X, ou houver vazão de água, comece a contar.
Chegou a 10 min, desliga relé ou triac
Parou antes dos 10 min, inicie uma 2ª contagem. Chegou a 5 min, zere os 10 minutos da 1ª contagem.
etc, etc,etc

Talvez role fazer isso com uma Alexa da vida também, mas confesso que estou com preguiça de pesquisar.

 

Vou fazer uma pesquisa melhor referente ao arduíno acho que é uma boa referente ao controle de tensão do chuveiro posso usar até uma chave contactora para efetuar o corte de corrente 

 

obrigado pela dica vou pesquisar mais a fundo 

 

Mas ainda estou aberto a novas dicas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer com um arduíno ficará mais barato do que com sistemas elétricos. Existem os temporizadores motorizados mas não são baratos. A ideia é simples, a barreira são os critérios. Como distinguiria um banho de outra pessoa à continuidade do mesmo banho? Fazer um longo intervalo? Supondo que adotasse o intervalo de 30 minutos então ninguém conseguiria tomar banho sem antes aguardar 30 minutos do final do último banho. Sobre a forma de ligar o chuveiro o uso de contator é o mais seguro, sempre desligando os 2 fios, jamais apenas um. Assim sendo o equipamento passa a ser um arduíno, 1 transformador de corrente e 1 contator mais a eletrônica necessária para para integrar esses elementos. Há também a possibilidade de se colocar um botão de reset acionado com chave para reset manual. A exigência é que os traquinas não tenham acesso a essa chave.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para banhos demorados de adolescentes o qua funciona é cortar acesso aos: sites/canais/vizinhas XXX.

proibido também levar celular pro banheiro kkk

 

brincadeiras a parte, o melhor método que conheço é o seguinte... colocar os disjuntores para o lado de fora do banheiro (já deveriam estar lá...) aí coloca um alarme no celular... deu dez minutos, desliga a energia e fim de papo...

 

outro método é cobrar deles parte da conta de luz.

  • Curtir 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer uma proposta incompleta porque não conheço Arduino, Atmega, etc. mas fui programador uma boa parte da vida.

 

Vou chamar de relé mas pode ser 2 relés em paralelo, um para cada fase, ou 4 relés em paralelo, dois para cada fase... depende da corrente que o chuveiro toma. A tensão da bobina do(s) relé(s) é que determina a tensão do circuito. O circuito fica pequeno porque o maior tamanho de componente é(são) o(s) relé(s). Eventualmente uma bateria de 9v ou um circuito com baterias 18650 recarregáveis, não sei... mas se essa ideia não for imprestável, não é difícil calcular.

(Lembrei, agora, que baterias 18650 de lítio não são tão pequenas assim... Mas não são enormidades, também.)

 

Vamos lá:

 

Quando o circuito estiver desativado, o relé permite a passagem de corrente, ou seja, o chuveiro está conectado nos terminais normalmente fechados e a energia que vem da rua, nos terminais COM. Isso serve tanto para desativar o timer, caso um adulto deseje tomar um banho mais demorado e também para a eventualidade do circuito falhar.

 

Uns sensores de corrente para Arduino que nos mostrou o @.if uma vez - só não lembro o tópico - verificariam se está passando corrente na rede do chuveiro. (Nas duas fases? Tem uma fase só para o chuveiro?) Enquanto não passar para o chuveiro, ele fica em stand-by. Isso dispensaria o uso de sensor de fluxo d'água.

 

Mas começou a passar corrente, o processador começa a contar o tempo. Se a corrente for interrompida antes de 10 minutos, ele zera o contador e volta ao início. Aqui pode haver um problema: o tomador de banho, se souber disso, pode desligar o chuveiro a cada 9 minutos de banho e religá-lo, repetindo isso indefinidamente. Outra possível falha é o tomador de banho achar que simplesmente que o disjuntor desarmou, e desligar e ligar todos os disjuntores. Por isso é que o timer precisa ser alimentado com bateria e não pela rede. Mas também é possível fazer com que, iniciado o tempo, não haja jeito de zerar o contador a não ser esperando mais 20 minutos. Aí tanto faz se o banho foi de 1m ou de 9m59s... o próximo, só daqui a 20 minutos.

 

Sigamos: o contador foi iniciado e a corrente está passando. Se o contador apontar 10 minutos, o processador ativa o relé fazendo, assim, a corrente para o chuveiro ser cortada. E aqui se inicia uma outra contagem: 20 minutos até o circuito desativar o relé e zerar o(s) contador(es), quando (enfim) se poderá ligar o chuveiro de novo. End loop, rs...

 

Não sei se esses processadores "entendem" C, Fortran, assembler puro (linguagem de baixo nível para programadores de alto nível, rs...) ou usam linguagem própria, mas isso o pessoal mais atualizado pode ajudar. Talvez até saibam como variar tanto os 10 minutos quanto os 20 sem precisar reprogramar o processador, através de alguma interface a mim misteriosa.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

assembler puro (linguagem de baixo nível para programadores de alto nível, rs...) ou usam linguagem própria

entendem muita coisa (com as interfaces existentes... entendem até uma mistura de varias delas)...

além disso entendem seu próprio assembly também (o que torna mil vezes melhor o desempenho quando assim for necessário).

 

O problema do assembly é o seguinte: a linguagem assembly só é conhecida por dois caras na face da terra... um morreu, e o outro não conta pra ninguém 🤣

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Blumer Celta disse:

Para banhos demorados de adolescentes o qua funciona é cortar acesso aos: sites/canais/vizinhas XXX.

Também dá para ajeitar o timer aí, @Blumer Celta para cortar não a corrente para o chuveiro e sim a corrente da casa toda, hehe...

 

Aí se a turma demorar no banho, fica sem televisão. E ainda a meninada fica pensando que pode ser algum problema nos disjuntores, "será que eles esquentam"?, e desviar a atenção da molecada para fora do "truque do chuveiro", rs...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Também dá para ajeitar o timer aí, @Blumer Celta para cortar não a corrente para o chuveiro e sim a corrente da casa toda, hehe...

O problema aqui é o "cabra" achar que acabou a luz, desencanar e for jogar bola, "lá embaixo". Se bem que, em 20 minutos, a geladeira volta e aí o sorvete não vira uma pedra, hehe...

 

Questões domésticas, kkk...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como se abriu ao mundo arduino, a dica que dou é se abrir também ao mundo IOT. Como o quesito custo não entrou na pauta, também dou a dica de se adquirir um medidor de consumo de energia wifi (clique) e acoplar ao chuveiro ou na casa. Assim de onde você ou esposa estiver será como se você tivesse em casa energeticamente falando. O consumo aumentou e por muito tempo? Liga pra eles.

Quer mais uma dica?: você pode comprar o mais barato que tiver mesmo que de corrente menor. A dica é adaptar um resistor shunt em paralelo com o que está nele. Com isso monitora-se a corrente que quiser. O preço, claro, é que o valor de corrente deve ser convertido.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Silvatsc disse:

o problema é que eu e minha esposa trabalhamos e ficamos o dia todo fora e é nessas horas que eles aproveitam que não tem ninguém vigiando

Nesse é fácil resolver... 

Só colocar uma chave pra ligar, tanto faz se trancar o disjuntor desligado numa caixa com cadeado. 

Ou se encontrar algo semelhante a um miolo de chave de carro pra acionar um contator. 

 

Quando estiver em casa, só contar os 10 minutos e desligar o disjuntor. 

 

Duvido que os moleques vão querer tomar banho frio. 

 

Se fosse pra colocar um temporizador, eu ia num desses:

images?q=tbn:ANd9GcSwsO80ZyyKgta45ED7kNx

Obviamente que não pode ligar um chuveiro na tomadinha, mas o contator pode. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Vou chamar de relé mas pode ser 2 relés em paralelo, um para cada fase, ou 4 relés em paralelo, dois para cada fase... depende da corrente que o chuveiro toma.

Não se coloca relé ou contator em paralelo da mesma forma que se faz com diodos. Adquire-se um modelo de maior capacidade. A ideia funciona mal e porcamente quando estão acionados. Porcamente porque não terás resistência de contato balanceadas. O desastre final se dá a cada entrada ou saída por conta do bouncing.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas contribua aí, Serginho: que relé serviria para nosso amigo @Silvatsc? Porque a ideia de programar um processador no Arduino é boa, não é?

Nesse caso se usa os dois, um relé comum (com bobina de 5 ou12VCC) aciona um contator.

Pois geralmente os contatores tem bobinas em 24VCC, ou 127 e 220VCA. A corrente dos contatos segue acima dos 15A em vários tipos e modelos.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Um triac 40A, um moc adicional pra acioná-lo, um pouco de criatividade pra resfriá-lo no cano de água fria tende a ser mais em conta do que um contator 32A ,não faz o tec do contator, tende a durar mais, além claro altas adrenalinas.

Essa ideia funciona bem com resistências blindadas onde a transferência de calor é indireta, isto é, o calor do elemento resistivo passa para a blindagem e esta ao meio a ser aquecido, blindagem isolada da resistência e preferencialmente aterrada. Nos chuveiros populares é aquecimento direto, isto é, elemento resistivo em contato direto com a água. Na situação de triac acionado tem-se 127Vac em cada extremidade da resistência e um fio de terra tentando zerar a tensão na água que naturalmente tende a ser zero. Na situação triac aberto teremos os 127Vac de uma fase em todo o elemento resistivo e a tensão da água tendendo a ser de 127Vac com o fio de terra tentando com pouco sucesso a zerar essa tensão. Não apresenta segurança. Coitado do banhista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato sem terra phô dêu. Pelo menos pode-se controlar a potência. Mas (sempre tem um mas) penso que o triac aberto não há corrente portanto nem tensão suficiente pra dar choque debaixo da água. Mesmo sem terra, a corrente mínima seria absorvida pelo neutro. Faça o teste e confirme pra nós 😁. Pra isso ele deve controlar - ligar desligar - a fase obviamente.

Pra bifásico aí sim há de se observar as observações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...