Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Timer para chuveiro com pausa


Silvatsc

Posts recomendados

Boa noite galera preciso da ajuda de vcs estou tendo um grande prejuízo com conta de luz por causa do chuveiro de casa 2 adolescentes que ficam grande tempo no banho . . .

Estou cursando eletrônica e queria fazer um timer para chuveiro que pare a contagem do tempo quando se desliga a válvula da água, tipo quero fazer um timer que deixe a água quente por 10 minutos masss que pare o tempo se o cidadão desligar a válvula da água e volte a contar o tempo quando for religado a válvula e quero que tenha tipo 20 minutos de intervalo entre um banho e outro e que zere o cronômetro se a válvula ficar 5 minutos desligada 

 

Resumindo quero desligar apenas a energia quando acabar o tempo e que tenha pausa no tempo quando for fechada a válvula e que se manter a válvula fechada por mais de 5 minutos ela conte como término do banho e conte mais 20 minutos para iniciar um novo banho.

obrigado galera admiro demais o clube e seus integrantes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisará de:
-Arduino ou outro micro controlador de sua escolha
-Sensor de corrente ou sensor de vazão de água
- 1 módulo relé ou triac (considere a potência do chuveiro na hora de adquirir este). Até acho que há módulos específicos para o consumo do chuveiro

O código será algo tipo, quando a corrente aumentar a X, ou houver vazão de água, comece a contar.
Chegou a 10 min, desliga relé ou triac
Parou antes dos 10 min, inicie uma 2ª contagem. Chegou a 5 min, zere os 10 minutos da 1ª contagem.
etc, etc,etc

Talvez role fazer isso com uma Alexa da vida também, mas confesso que estou com preguiça de pesquisar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Silvatsc , não creio que sua abordagem seja boa. Sei que o fórum é de eletrônica; não de política, nem de pedagogia. Mas peraí... são adolescentes homo sapiens!