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Artefatos e programas fechando do nada até nenhuma solução


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Oi gente, meu primeiro post aqui e trago um problema que está me dando uma enorme dor de cabeça, ninguém sabe o que fazer e nada até agora resolveu.

vou começar do início...

Então, eu comprei um computador para trabalhar melhor, pegar mais jobs, gravar novos cursos, etc (eu trabalho com 3D e renderização para arquitetura)

 

Processador AMD Ryzen 7 5800X 

placa-mãe Gigabyte A520M AORUS Elite

Cooler para Processador Raijintek LETO RGB

Memória DDR4 XPG Spectrix D80, 16GB, 3200Mhz

Placa de Vídeo PCYes, GeForce, GTX 1050 TI Graffiti Series

SSD WD Black SN750, 500GB

HD Seagate Barracuda 1TB

Fonte Cooler Master MWE V2 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

 

O pc chegou aqui em casa dia 10 de março apresentando um problema que era o fato de não dar vídeo. Entrei em contato com o RMA e o PC voltou para a Terabyte. O processo todo levou 30 dias e eles alegaram que o problema na verdade tratava-se do processador que tinha se movimentado milimetricamente no transporte, rolou um desencaixe e enfim. Mas que eles tinham ajeitado e estavam reenviando.

No dia 09 de Abril o computado estava aqui novamente e funcionando normal (aparentemente). Comecei a baixar meus arquivos, instalar as coisas, até fiz um render e joguei um dotinha. Tudo certo. Ai no domingo, dia 11 o chrome fechou do nada e ele começou a apresentar problemas de vídeo, uns artefatos malucos que aparecem e somem quando querem e onde querem (vou deixar fotos) e as aplicações fecham sozinhas como Photoshop, Spotify, Dota, Archicad e todos navegadores.

Além de informarem um erro nos navegadores de STATUS ACCESS VIOLATION antes de colapsar e fechar. 

 

Dai eu já: 

reinstalei drives de vídeo

atualizei BIOS

formatei o Windows

troquei a ram de slot

troquei por duas memórias de 4gb de frequência inferior

resetei a BIOS

testei ligar em outras tomadas da casa

setei a frequência da memoria para valores menores na bios

testei uma outra placa de vídeo

atualizei o Windows

e nada solucionou

 

O PC é novíssimo e o que me deixa angustiada é que ele foi "testado" pela Terabyte antes do envio. Passou no Memtest, Furmark, pontuação 3DMark de 7151 e pontuação Cinebench de 2349. E não obstante, ele já teve que voltar pra lá por causa do primeiro problema e ninguém detectou mais nada?

 

Aqui a foto do problema gráfico: https://ibb.co/ctS5mWk

Mas lembrando também que as aplicações fecham sozinhas, tem o tal erro STATUS ACCESS VIOLATION nos navegadores. Todos dão problema: chrome, mozilla e edge, mas o edge é o que consigo ficar mais tempo sem colapsar. 

 

E o pior de tudo isso é que preciso desse pc para trabalhar e já tive que passar um mês sem ele, prejuízos mil né? Fora que eu to quase enlouquendo por que ninguém me dá uma luz, nem a própria Terabyte que já foi acionada, mas por último agora eles disseram que era a placa de vídeo, mas eu testei outra placa aqui o problema continua.

Minha sorte é que o SketchUp e o Vray tão rodando normal. E ainda nem testei, mas espero que o 3Dsmax também. Por que enquanto isso não se resolve eu consigo fazer o básico dos jobs.

 

Deveria eu pedir meu dinheiro de volta e montar em outro canto? Há solução pro meu problema? Será que é hardware ou não?

Em alguns fóruns gringos vi o povo com problemas parecidos falando sobre ser a RAM e principalmente a frequência dela, mas testei outras e o problema continuou.

Só resta agora, fonte, placa-mãe e processador. Será? 

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Se você testou outra GPU e continuou tendo artefatos na tela (os probleminhas gráficos), tudo leva aos dois últimos suspeitos mesmo. Placa-mãe e processador.

Mesmo processador sendo o componente mais difícil de dar problema e é incrívelmente raro, há algum tempo alguns Ryzens estavam tendo problemas com o PCIe, o que fazia a GPU não dar vídeo ou sequer funcionar adequadamente após a instalação dos drivers.

 

 

O ideal agora é conseguir um outro processador pra testar, ou então testar outra placa-mãe pra eliminar um ou outro da lista de suspeitos. Além é claro de manter contato constante com a Terabyteshop pra não perder a garantia.

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@Amanda Gonçalo muito obrigada! Agora eu estava olhando uma coisa que pretendo testar, minha RAM n tá listada na lista da AORUS de memórias garantidamente compatíveis para a arquitetura do meu processador. E as outras que testei tão pouco. Será que o problema pode ainda de fato residir nisso. Vi muita gente num fórum gringo falando sobre isso para o erro do status access violation. Porém nenhum dos outros teve a questão do vídeo relatada como eu tive. 
Mas de toda forma, obrigada pela resposta, vou continuar em contato com a Terabyte apesar de seguir triste em relação ao prazos que posso ter para ter o computador funcionando plenamente.

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@Silvia Miranda memória RAM hoje em dia é bem difícil ter problemas de compatibilidade e geralmente os problemas que uma memória podem acarretar não incluem os artefatos na tela. Ainda sim, é bem válido testa-las mesmo que seja só pra eliminar da lista de suspeitos mesmo.

Inclusive você pode rodar o Memtest, é bem rápido.

  • Obrigado 1
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