Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de PC para estudos e jogos, até R$3000


Posts recomendados

          Bem no início da pandemia, comprei um pc para estudos, edições no photoshop (fotos e videos), COD warzone e GTA V nas horas vagas. Configurações:

16gb de RAM HyperX em 2 módulos (cada um de 8gb, mas a placa-mãe tem 4 no total, expansível até 32)
placa-mãe Intel 1150
Placa de vídeo GTX 1050 TI 4GB Zotac
SSD 120gb kingston
HD 500 GB samsung
Fonte Aerocool Xtrike 500W 80 plus PFC Ativo
Processador i3 4150
Gabinete gamer (meio antigo, 6 fans vermelhas grandes)

História do PC:

Citação

 

Valor dele na época: R$1700,00 divido em 3x. Comprei de um anúncio na OLX, de um dono de uma loja de informática que estava fechando. Esse PCzão rodava tudo no máximo e sem travamentos.. o que me deixava triste era o monitor (eu usava uma TV sony pequena que tinha em casa), fui juntando para comprar um monitor ultrawide (sempre quis) e acabei acumulando a bagatela de R$2000,00 (não cheguei a compra-lo). Pra minha tristeza, há duas semanas minha placa de vídeo zotak 4gb queimou (testei em 2 PCs de amigos e não dava vídeo).. aí tive que parar de jogar, e as edições ficaram piores, não da pra dar muito zoom... Aí hoje, estava usando o PC e de repente... "puff" desligou e não ligou mais. Desmontei, levei na casa de um amigo e era a fonte queimada.. Usei outra fonte que ele tinha e PUM, funcionou. Bom, estou insatisfeito com meu computador, quero muito trocá-lo, e venho pedir encarecidamente a ajuda dos senhores na compra de um novo PC, completo da fonte ao monitor (ou outra recomendação, mesmo que seja reformar este mesmo PC, fiquem à vontade). Ah, arrumei mais R$1000,00, totalizando R$3000,00  (ia trocar de celular, mas deixa quite, o que tenho me serve).

          Sei que os preços estão absurdos, mas terei que comprar mesmo. Esses probleminhas que tenho com ele, me impedem de trabalhar com vídeos e imagens e de assistir aulas de forma satisfatória (pelo celular fico bem prejudicado, ainda mais com aulas que analisam detalhes dos detalhes de figuras).

 


         Agora pro que interessa e resumindo:

1. Tenho R$3000,00 na mão para investir;
2. Pensando em vender meu PC atual com uma fonte nova por R$1400 (pra ganhar R$1000);

3. Tenho mais R$1500 habilitados no crédito pra dividir (quero pegar o monitor aqui).

4. Escolhas pessoais até o momento (sou leigo, ok?):

R$600  - 16gb RAM (vulcan ddr4, 2666mhz, na pichau, 299 cada uma de 8gb)
R$1000 - placa-mãe b550m AORUS, ta esse valor na kabum, dia 14/04/2021
R$500  - Placa de vídeo 2gb (não faço ideia)
R$270  - SSD m2 NVme 256gb da aliexpress, read up to 3500mb/s no crystal (tenho HD externo de 8tb aqui e HD de 500gb de PC, parado)
R$300  - FONTE PICHAU GAMING NIDUS 500W BRONZE 80 PLUS, PG-5001-BR
R$1500 - Processador ryzen 5 3600 (esse aqui não queria abrir mão, desempenho muito bom na edição)
R$200  - Gabinete não faço a mínima ideia!
_________________
R$4151,00

 E compraria esse monitor ultrawide aqui ---> Monitor LG LED 29´ Ultrawide, Full HD, IPS, HDMI/Display Port, FreeSync, Som Integrado - 29WK600

OBS¹: O monitor vai ter que esperar até baixar pra 1500 parcelado.
OBS²: Periféricos já possuo, mouse razerDeathadder e teclado mecânico Cyborg.
Desde já agradeço a todos da comunidade!!

 

O que já troquei com a ajuda de vcs?

R$219  - Fonte 600w onepower na kabum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me corrija se eu estiver errado, você pretende vender seu pc atual com uma Gtx 1050ti por 1400 reais, pra comprar um novo pc com uma placa de vídeo de 2GB de VRAM?

 

1º - 1400 reais hoje não paga nem a placa de vídeo que você já tem, sinceramente não acho vantagem.

2º - Placa de vídeo com 2GB de VRAM em 2020 deve se modelo básico, apenas pra dar vídeo no pc (Como Gt 710 por exemplo, no máximo uma Gt 1030 ou Rx 550 ), e todas elas são inferiores a sua placa atual, se a ideia é pra jogos, elas ficam devendo bastante.

3º - A fonte que você escolheu foi a pior possível, verdadeiro lixo, fontes de qualidade hoje são bem restritas, mas nenhuma custa menos que 300 reais.

Se quer um modelo que vá te atender por muitos anos sem colocar fogo no seu setup, recomendo Pichau Niddus 500w ou Cooler Master MEW 450w.

4º - Qual link da placa-mãe?

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL 

Citação

Me corrija se eu estiver errado, você pretende vender seu pc atual com uma Gtx 1050ti por 1400 reais, pra comprar um novo pc com uma placa de vídeo de 2GB de VRAM?


Na verdade essa minha placa queimou, ela parou de dar vídeo e parou de girar o fan, mas vou entregar ela junto com o PC se a pessoa tiver interesse em reparar (não consegui levar para ver se tem reparo).

 

Citação

1º - 1400 reais hoje não paga nem a placa de vídeo que você já tem.

Quase isso, o valor dela está R$815,90 à vista na kabum (link no preço)

 

Citação

2º - Placa de vídeo com 2GB de VRAM em 2020 deve se modelo básico, apenas pra dar vídeo no pc (Como Gt 710 por exemplo, no máximo uma Gt 1030 ou Rx 550 ), e todas elas são inferiores a sua placa atual.

Infelizmente é isso mesmo, os preços estão tão caros que não consegui encontrar alguma configuração que permita comprar uma placa de vídeo boa com a placa-mãe b550m e ryzen 5 3600..

 

Citação

3º - A fonte que você escolheu foi a pior possível, verdadeiro lixo, fontes de qualidade hoje são bem restritas, mas nenhuma custa menos que 300 reais. 
Se quer um modelo que vá te atender por muitos anos sem colocar fogo no seu setup, recomendo Pichau Niddus 500w.

Muito obrigado pela dica, vou adicionar imediatamente essa fonte no post original (e riscar essa antiga). Não entendo nada de fontes :(

 

Citação

4º - Qual link da placa-mãe?

Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4 - R$999,90 à vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Etenal100 disse:

@NIGHT FALL 


Na verdade essa minha placa queimou, ela parou de dar vídeo e parou de girar o fan, mas vou entregar ela junto com o PC se a pessoa tiver interesse em reparar (não consegui levar para ver se tem reparo).

 

Certo.

 

10 minutos atrás, Etenal100 disse:

Quase isso, o valor dela está R$815,90 à vista na kabum (link no preço)

 

Detalhe que talvez você não tenha percebido.
Esse ai era o preço da placa antes da pandemia, hoje a mesma placa custa 1500.

 

image.png.3d1cd8d61c415d3bf4c50d5602a099b8.png

 

12 minutos atrás, Etenal100 disse:

Infelizmente é isso mesmo, os preços estão tão caros que não consegui encontrar alguma configuração que permita comprar uma placa de vídeo boa com a placa-mãe b550m e ryzen 5 3600..

 

Mas qual modelo específico você escolheu?

 

12 minutos atrás, Etenal100 disse:

 

Até procurei uma placa com melhor construção que essa pra te recomendar, as que encontrei são bem mais caras.

Você já disse que não abre mão do Ryzen 5 3600, mas precisa mesmo de uma placa-mãe com Chipset B550?

 

19 minutos atrás, Etenal100 disse:

Muito obrigado pelo dica, vou adicionar imediatamente a fonte no post original (e riscar essa antiga). Não entendo nada de fontes :(

 

Fonte é um negócio complicado, é o componentes mais importante do setup já que é ele que faz todo o resto funcionar e se conta nos dedos os modelos no mercado nacional que são realmente bons, o resto é tudo enganação e propaganda enganosa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL

 

Citação

Detalhe que talvez você não tenha percebido.
Esse ai era o preço da placa antes da pandemia, hoje a mesma placa custa 1500.

A dor no coração que já foi grande agora aumentou hahaha, realmente não percebi que estava indisponível 

 

Citação

Mas qual modelo específico você escolheu?

Ahhh, não escolhi nenhum modelo em específico, comprarei alguma sugestão de placa de vídeo até os R$500,00

 

Citação

Até procurei uma placa com melhor construção que essa pra te recomendar, as que encontrei são bem mais caras.

Você já disse que não abre mão do Ryzen 5 3600, mas precisa mesmo de uma placa-mãe com Chipset B550?

Não. Pode ser inferior sem problemas. É que no futuro não tão distante (metade de 2023) penso em trocar o processador por um de nova geração (Ryzen 5 5600x).

 

Citação

Fonte é um negócio complicado, é o componentes mais importante do setup já que é ele que faz todo o resto funcionar e se conta nos dedos os modelos no mercado nacional que são realmente bons, o resto é tudo enganação e propaganda enganosa.

Fato!!

 

 

Coloquei em anexo a foto da minha placa de vídeo (tirei agora). Envolvi ela em plástico filme pra tentar preserva-la (se é que tem algum jeito).

20210414_235323.jpg

20210414_235351.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Etenal100 disse:

@NIGHT FALL

 

A dor no coração que já foi grande agora aumentou hahaha, realmente não percebi que estava indisponível 

 

Da dor no coração de comprar qualquer placa hoje em dia. Eu quase comprei uma Gtx 1660 ano passado que custava 1100, hoje as mais baratas custam 4k.

 

1 hora atrás, Etenal100 disse:

Ahhh, não escolhi nenhum modelo em específico, comprarei alguma sugestão de placa de vídeo até os R$500,00

 

Com esse valor você pega Gtx 950 no aliexpress, é melhor que pegar uma Gt 710 cansada que não vai rodar jogo nenhum.

 

1 hora atrás, Etenal100 disse:

Não. Pode ser inferior sem problemas. É que no futuro não tão distante (metade de 2023) penso em trocar o processador por um de nova geração (Ryzen 5 5600x).

 

Até 2023 já vão ter saído processadores melhores, com litografia menor, mais eficientes, com suporte a memória DDR5, nem vai mais fazer sentido essa troca, fora que R5 3600 é processador pra mais de 5 anos tranquilo.

 

1 hora atrás, Etenal100 disse:

Coloquei em anexo a foto da minha placa de vídeo (tirei agora). Envolvi ela em plástico filme pra tentar preserva-la (se é que tem algum jeito).

 

Não se guarda produtos eletrônicos em plástico filme, isso gera energia estática, pode danificar os componentes, o ideal é colocar em um plástico antiestática.

 

 

PS: Só um adendo sobre as memórias que acabei esquecendo, dê preferência a modelos com frequencia mais alta (3000mhz por exemplo), os Ryzen se beneficiam bastante desse fato.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Gtx 950

Vou fazer isso! Comprarei esse modelo na aliexpress junto com a o SSD m2 nvme

 

20 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Até 2023 já vão ter saído processadores melhores, com litografia menor, mais eficientes, com suporte a memória DDR5, nem vai mais fazer sentido essa troca, fora que R5 3600 é processador pra mais de 5 anos tranquilo.

Mesmo que não seja a troca especificamente para esse processador, pegarei um do ano e espero que a placa dê suporte-o :P

 

20 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Não se guarda produtos eletrônicos em plástico filme, isso gera energia estática, pode danificar os componentes, o ideal é colocar em um plástico antiestática.

Quando se trata de experiência eu confio mesmo kkk, mas quando se trata de ciência, sou cético. Sobre isso, você tem algum trabalho científico ou teste/fonte confiável comprovando essa sua afirmação? Digo isso com muito respeito.

 

Obrigado novamente pelo feedback!

 

Obs: não consegui mais editar o post original pra substituir as memórias e a placa de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Etenal100 disse:

Mesmo que não seja a troca especificamente para esse processador, pegarei um do ano e espero que a placa dê suporte-o :P

 

Lamento decepcioná-lo, mas os Ryzen 5000 foram os últimos com Socket AM4, provavelmente os próximos serão AM4+ ou am5. Mas duvido muito que você precise de outro processador em 2023, Ryzen 5 3600 é um monstrinho.

 

43 minutos atrás, Etenal100 disse:

Quando se trata de experiência eu confio mesmo kkk, mas quando se trata de ciência, sou cético. Sobre isso, você tem algum trabalho científico ou teste/fonte confiável comprovando essa sua afirmação? Digo isso com muito respeito.

 

Faz bem, buscando informação você não corre o risco de cair na lábia de sabichões de plantão.

https://www.hardware.com.br/artigos/eletricidade-estatica/

 

Mas se procurar no google Eletricidade estática em componentes eletrônicos tem muita informação a respeito.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Quando se trata de experiência eu confio mesmo kkk, mas quando se trata de ciência, sou cético. Sobre isso, você tem algum trabalho científico ou teste/fonte confiável comprovando essa sua afirmação? Digo isso com muito respeito.

 

Considerando que todo fabricante embala os componentes (placa-mãe, VGA...) em saco plástico anti estático - tem aparência chumbo metalizado, é de se deduzir que investiram pesquisa até concluir que o material era o ideal, e como tem um custo maior que plástico comum a indústria não gastariam a mais só pela aparência do produto. :) 

 

Já o plástico filme para embalar alimentos é uma verdadeira "pilha".

 

BTW - Dependendo de quanto esta pagando no 3600, na Eletromalu tem o 5600X por 2.080,00 (com o cupom Guiga3 tem 3%).

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL

 

20 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Lamento decepcioná-lo, mas os Ryzen 5000 foram os últimos com Socket AM4, provavelmente os próximos serão AM4+ ou am5. Mas duvido muito que você precise de outro processador em 2023, Ryzen 5 3600 é um monstrinho.

Kkkkk balde de gelo. Prefiro a decepção com a verdade do que ilusão com falácia. Acha que vale a pena trocar o monitor(e usar a tela de tv 32 pol da sony, fuleiríssima) para comprar o ryzen 5 5600x? (sugestão do colega do último comentário)

 

20 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Faz bem, buscando informação você não corre o risco de cair na lábia de sabichões de plantão.

https://www.hardware.com.br/artigos/eletricidade-estatica/

 

Mas se procurar no google Eletricidade estática em componentes eletrônicos tem muita informação a respeito.

Li tudo e realmente fez sentido (apesar de não ter visto testes na prática, a teoria tem muita lógica e não custa nada tirar, né?). Já tirei do plástico, procurei hoje no shopping local, loja de informática, comprei álcool isopropílico, mas eles não vendem o plástico AE, uma pena, vai ficar em contato com o ar até eu encontrar.

 

@1lokos
 

20 horas atrás, 1lokos disse:

Considerando que todo fabricante embala os componentes (placa-mãe, VGA...) em saco plástico anti estático - tem aparência chumbo metalizado, é de se deduzir que investiram pesquisa até concluir que o material era o ideal, e como tem um custo maior que plástico comum a indústria não gastariam a mais só pela aparência do produto. :) 

 

Já o plástico filme para embalar alimentos é uma verdadeira "pilha".

Não temos como provar nossos pontos de vista, você pode estar certo, mas eu acredito que sim, eles não pensariam duas vezes em colocar algo mais "agradável" esteticamente para agradar e, consequentemente, gerar mais lucros (o lucro é imprescindível, mas os meios que algumas empresas usam são bem imorais e mesmo anti-éticos)
Obs: Desconheço com robustez de detalhes as empresas do ramo eletrônico, falo mais por experiência própria sobre empresas de outro ramo: farmacêutico.
 

20 horas atrás, 1lokos disse:

BTW - Dependendo de quanto esta pagando no 3600, na Eletromalu tem o 5600X por 2.080,00 (com o cupom Guiga3 tem 3%).

 

Muito boa a dica, será que vale mais a pena  trocar o monitor(e usar a tela de tv 32 pol da sony, fuleiríssima, mas é usável) para comprar o ryzen 5 5600x? Acho que daria pra comprar lá pela black briday.

Novamente, obrigado a todos pelo feedback.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização dos componentes:

Total disponível: R$3000 (à vista) + R$1500,00 (crédito - um monitor ultrawide?)

 

R$700   -  16gb RAM 2x8 DDR4 3600MHZ GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 8GB
R$1040 -  Placa-mãe b550m AORUS, ta esse valor na Terabyte, dia 16/04/2021 
R$820   -  Placa de vídeo Asus GTX 950 2gb

R$270   -  SSD m2 NVme 256gb da aliexpress, read up to 3500mb/s no crystal.
R$300   -  FONTE PICHAU GAMING NIDUS 500W BRONZE 80 PLUS, PG-5001-BR
R$1500 -  Processador ryzen 5 3600 (desempenho muito bom na edição)
R$200   -  Gabinete não faço a mínima ideia!

R$1600 -  Monitor LG 29WK600 LED 29´ Ultrawide, Full HD, IPS, FreeSync, Som Integrado 
_________________
R$6430,00

 

Passou um pouco do orçamento kkkkkk, help! lembrando que ainda tem o valor do meu pc antigo que venderei.. Milzin

 

O que já troquei com a ajuda de vcs?

R$219  - Fonte 600w onepower na kabum (fonte meia boca fulerex)

R$600  - 16gb RAM (vulcan ddr4, 2666mhz, na pichau, 299 cada 1, 2 de 8gb) ryzen funciona melhor com 3k+

R$500 - Me ajudem com placa de vídeo, desconheço e tem mais ou menos esse valor de orçamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Etenal100 disse:

@NIGHT FALL

 

Kkkkk balde de gelo. Prefiro a decepção com a verdade do que ilusão com falácia. Acha que vale a pena trocar o monitor(e usar a tela de tv 32 pol da sony, fuleiríssima) para comprar o ryzen 5 5600x? (sugestão do colega do último comentário)

 

Nem tanto, R5 3600X é um processador pra durar uns 5~8 anos fácil.

Se a Tv é fuleira pode valer a pena sim, a diferença é bem grande quando se pega um monitor Full Hd com boa qualidade de imagem, e não custa tão caro.

 

2 horas atrás, Etenal100 disse:

Li tudo e realmente fez sentido (apesar de não ter visto testes na prática, a teoria tem muita lógica e não custa nada tirar, né?). Já tirei do plástico, procurei hoje no shopping local, loja de informática, comprei álcool isopropílico, mas eles não vendem o plástico AE, uma pena, vai ficar em contato com o ar até eu encontrar.

 

A gente recomenda porque é o correto, eu estaria jogando todo meu conhecimento e experiência na área de informática no lixo se não te alertasse a esse fator, e como bem apontado pelo colega @1lokos , essa é a razão pela qual componentes eletrônicos vem embalado em plástico antiestática.

 

18 minutos atrás, Etenal100 disse:

R$1040 -  Placa-mãe b550m AORUS, ta esse valor na Terabyte, dia 16/04/2021 (aumentou na kabum)

 

Achei bem salgada essa placa-mãe. O modelo que você olhou é Aorus M? Aorus Elite ou Aorus Pro?

 Desse valor você pega TUF b550 que é muito mais parruda. Talvez esteja exagerando um pouco visto que a ideia é usar processadores intermediários como Ryzen 5 3600 ou 5600x, cogite uma B450, da pra economizar quase 300 reais ai.

 

30 minutos atrás, Etenal100 disse:

R$200   -  Gabinete não faço a mínima ideia!

 

Da uma olhada nesse.

https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-aigo-drakflash-leo-preto-lateral-vidro

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...