Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena pagar R$70,00 para instalar sistema operacional e drivers no pc?


Ir à solução Resolvido por GusGraf,

Posts recomendados

No meu ultimo computador que comprei peça por peça, eu contratei uma loja decente para montar as peças e instalar o sistema operacional e driver, office, etc. Mas agora estou montando outro, e quando fui nessa mesma loja eles cobraram R$30,00 para montagem do pc, incluindo a pasta termica, mas para instalar o sistema operacional, drivers, programas padrão, etc eles cobraram mais R$70,00, totalizando R$100,00, vou pedir para eles montarem o pc, mas R$70,00 para instalarem o sistema e drivers me fez ficar meio com o pé atrás, vocês acham que eu, que não tenho tanta experiência em instalar S.O. e drivers conseguiria fazer isso sem mais problemas? Com tutorias no YT, etc?

Config do pc que to montando:

Processador: Ryzen 5 3600

placa-mãe: GIGABYTE B450 S2H

Placa de vídeo: GT420 2GB (Placa que tava no meu pc antigo, não quero comprar outra hoje em dia)

Não tenho tanta dificuldade em relação ao SO, mas fico em dúvida principalmente em relação a driver e se preciso atualizar as BIOS da placa-mãe.

OBS: Tenho um pc e pendrive de 16GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@diogovalentte Tudo bem jovem?

 

12 minutos atrás, diogovalentte disse:

não tenho tanta experiência em instalar S.O. e drivers conseguiria fazer isso sem mais problemas? Com tutorias no YT, etc?

Isso só você vai poder responder!  Daqui não temos como opinarmos sobre como você vai absorver essa informação e coloca-la em prática, para alguns isso será muito simples e para outros será algo complexo. Se acredita ser capaz de executar esse serviço por conta própria faça, pois a instalação de sistema e drivers não vai danificar fisicamente o seu computador, se tudo der errado volte na loja e peça para eles fazerem o serviço. Quanto ao valor do serviço em si não tem como mensurar, vai variar de localidade, qualidade do serviço e comodidade de já sair com o computador "pronto para usar" da loja.

12 minutos atrás, diogovalentte disse:

e se preciso atualizar as BIOS da placa-mãe.

Não precisa se preocupar com isso, pois para sair "funcionando" da loja eles já tem que resolver essa situação se necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GusGraf disse:

@diogovalentte Tudo bem jovem?

 

Isso só você vai poder responder! Não tem daqui opinarmos sobre como você vai absorver essa informação e coloca-la em prática, para alguns isso será muito simples e para outros será algo complexo. Se acredita ser capaz de executar esse serviço por conta própria faça, pois a instalação de sistema e driver não vai danificar fisicamente o seu computador, se tudo der errado volte na loja e peça para eles fazerem o serviço. Quanto ao valor do serviço em si não tem como mensurar, vai variar de localidade e qualidade do serviço.

@GusGraf Se for assim eu vou arriscar fazer eu mesmo, mas sabe me dizer se eu preciso atualizar a bios da placa-mãe? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diogovalentte Eu cobro 250 reais para montar um PC e deixar ele 100% operacional. Seja um PC de 2000 reais ou de 10000, o meu preço é fixo. Isso claro porque ninguém nunca me contratou para montar um open loop ou algo complicado assim, mas geralmente esse tipo de trabalho é executado pela própria pessoa pois a diversão de fazê-lo é o maior atrativo.

 

Pelos valores citados eu fico preocupado é com a qualidade do serviço prestado. Se você já os contratou anteriormente e ficou satisfeito, ótimo, mas geralmente você fazer pessoalmente fica melhor do que uma pessoa inexperiente faria para terceiros. 

Sobre a montagem deixo um tópico abaixo onde foi debatida e acompanhada toda a montagem do PC de um membro do fórum, seguida de um guia de como otimizar seu sistema após montar o computador.

 

 

1 hora atrás, diogovalentte disse:

Processador: Ryzen 5 3600

placa-mãe: GIGABYTE B450 S2H

Placa de vídeo: GT420 2GB

Observando sua escolha de componentes, que não citou alguns dos mais importantes, já posso te adiantar que a placa-mãe não é uma boa opção. Presumo que não vá fazer OC, então recomendo a A520M DS3H. Se for fazer OC, então pegue a B550M DS3H ou, na pior das hipóteses, a B450M DS3H. Fonte recomendo que pegue uma Gold (se já não tiver uma boa) sendo que tem uma com bom preço hoje: 

Fonte Cooler Master MWE 550W, 80 Plus Gold - MPY-5501-ACAAG - R$ 459,90

Memórias para R5 3600 tem que ser pelo menos 3000 MHz ou idealmente 3200 MHz. Marcas boas são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG. A Team Group também é uma boa opção, especialmente se ainda tiver de 3600 MHz em promoção na Pichau.

Se precisar de mais dicas de componentes é só avisar. Gabinete, SSD, etc, se não for aproveitar os antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Observando sua escolha de componentes, que não citou alguns dos mais importantes, já posso te adiantar que a placa-mãe não é uma boa opção. Presumo que não vá fazer OC, então recomendo a A520M DS3H. Se for fazer OC, então pegue a B550M DS3H ou, na pior das hipóteses, a B450M DS3H. Fonte recomendo que pegue uma Gold (se já não tiver uma boa) sendo que tem uma com bom preço hoje: 

Fonte Cooler Master MWE 550W, 80 Plus Gold - MPY-5501-ACAAG - R$ 459,90

Memórias para R5 3600 tem que ser pelo menos 3000 MHz ou idealmente 3200 MHz. Marcas boas são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG. A Team Group também é uma boa opção, especialmente se ainda tiver de 3600 MHz em promoção na Pichau.

Se precisar de mais dicas de componentes é só avisar. Gabinete, SSD, etc, se não for aproveitar os antigos.

@WOZ Dods  Sobre a placa-mãe, paguei nela R$400,00 de um amigo, ele comprou e após o período de devolução se arrependeu e comprou outra melhor em alguma promoção, como queria o dinheiro da venda rápido me vendeu por esse preço, mas acredito que ela dê conta do r5 3600 stock, não vou usar mais de dois modulos de ram ou placa de captura, quando eu for trocar de processador, espero pegar uma do próximo socket da amd, ou da intel se estiver valendo a pena, então de qualquer maneira teria que trocar a placa-mãe, mas a A520 DS3H é melhor que a B450 S2H?

 Sobre as memorias peguei da Crucial Ballistx 3000MHz, cl 15, vou fazer um over para 3200MHz e ver se fica estável. Fonte eu já estava de olho nessa, tenho um tempo limite para comprar as peças, até lá estou esperando alguma promoção de fonte, se não vou comprar essa mesmo. Gabinete, HD, perifericos eu já tenho. Sobre a loja, já usei dos serviços dela 4 vezes, todas as vezes pareceu que tudo foi instalado corretamente e não aconteceu nenhum problema, além de comprar algumas peças nela que estavam mais baratas que nos sites online, então tenho certa confiança nela. Por R$30,00 reais para a montagem, incluindo a pasta termica, acho que vale a pena, mas o resto que fiquei meio na dúvida, mas vou dar uma olhada nesse seu tutorial.

 

Configuração completa:

Ryzen 5 3600

Cooler GAMMAXX 400 V2

GIGABYTE B450 S2H

16GB 2x8GB Crucial Ballistx 3000MHz CL 15

HD: 500GB (futuro sdd)

Fonte: Uma 500-550w gold

Gabinete: Galax Nebulosa

Placa de vídeo: GT420 2GB 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, diogovalentte disse:

Sobre a placa-mãe, paguei nela R$400,00 de um amigo, ele comprou e após o período de devolução se arrependeu e comprou outra melhor em alguma promoção, como queria o dinheiro da venda rápido me vendeu por esse preço, mas acredito que ela dê conta do r5 3600 stock, não vou usar mais de dois modulos de ram ou placa de captura, quando eu for trocar de processador, espero pegar uma do próximo socket da amd, ou da intel se estiver valendo a pena, então de qualquer maneira teria que trocar a placa-mãe, mas a A520 DS3H é melhor que a B450 S2H?

No seu lugar eu venderia ela e com o dinheiro compraria outra. Dois slots de RAM eu tenho birra, pois 90% dos meus clientes que fazem upgrade geralmente precisam de RAM quase tanto quanto SSD, isso ao longo de uma vida de manutenções. Windows X vindo aí, não duvido que as exigências de memória dele sejam maiores. Fora isso não tenho nada contra essa MB. Gigabyte geralmente constrói bem. A A520M DS3H tem melhor compatibilidade com memórias de alta velocidade, mas o defeito dela é não suportar OC. Fica a seu critério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

No seu lugar eu venderia ela e com o dinheiro compraria outra. Dois slots de RAM eu tenho birra, pois 90% dos meus clientes que fazem upgrade geralmente precisam de RAM quase tanto quanto SSD, isso ao longo de uma vida de manutenções. Windows X vindo aí, não duvido que as exigências de memória dele sejam maiores. Fora isso não tenho nada contra essa MB. Gigabyte geralmente constrói bem. A A520M DS3H tem melhor compatibilidade com memórias de alta velocidade, mas o defeito dela é não suportar OC. Fica a seu critério.

@WOZ Dods Acho que vou continuar com ela, mas sabe me dizer se tenho que atualizar a bios dela pra suportar o r5 3600? Ou como eu vejo se preciso atualiza-la.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, diogovalentte disse:

Sobre as memorias peguei da Crucial Ballistx 3000MHz, cl 15, vou fazer um over para 3200MHz e ver se fica estável. Fonte eu já estava de olho nessa, tenho um tempo limite para comprar as peças, até lá estou esperando alguma promoção de fonte, se não vou comprar essa mesmo. Gabinete, HD, perifericos eu já tenho. Sobre a loja, já usei dos serviços dela 4 vezes, todas as vezes pareceu que tudo foi instalado corretamente e não aconteceu nenhum problema, além de comprar algumas peças nela que estavam mais baratas que nos sites online, então tenho certa confiança nela. Por R$30,00 reais para a montagem, incluindo a pasta termica, acho que vale a pena, mas o resto que fiquei meio na dúvida, mas vou dar uma olhada nesse seu tutorial.

Se já comprou está comprado. Pelo mesmo preço geralmente dá para pegar de 3200 MHz. Sobre a loja, certifique-se de que não instalaram driver easy, driver booster, ccleaner e coisas do tipo, bem como instalaram todos os drivers mais recentes disponíveis no site da fabricante da placa-mãe. Se tiverem feito essa parte errada, certifique-se de corrigir depois.

Isso de incluindo a pasta térmica não faz o menor sentido! Toda CPU já vem com pasta térmica no cooler. Se utilizarem a deles e não for boa, seria a pior coisa possível, pois a pasta que vem pré-aplicada é de alta qualidade e dura a vida inteira do produto. Sobre colocarem peças deles eu também tenho reservas a menos que abram a embalagem e testem na minha frente (por causa do que citei no primeiro post).

 

E não faça OC nessas memórias. De 3000 para 3200 MHz o ganho de desempenho não vale o transtorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Isso de incluindo a pasta térmica não faz o menor sentido! Toda CPU já vem com pasta térmica no cooler. Se utilizarem a deles e não for boa, seria a pior coisa possível, pois a pasta que vem pré-aplicada é de alta qualidade e dura a vida inteira do produto. Sobre colocarem peças deles eu também tenho reservas a menos que abram a embalagem e testem na minha frente (por causa do que citei no primeiro post).

No caso vou usar um cooler avulso, o GAMMAXX 400 V2, até onde eu vi ele não vem com pasta termica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, diogovalentte disse:

@WOZ Dods Acho que vou continuar com ela, mas sabe me dizer se tenho que atualizar a bios dela pra suportar o r5 3600? Ou como eu vejo se preciso atualiza-la.

Não, não deve precisar. As placas B450 fabricadas do começo do ano passado para cá já vem com selo "Ryzen 3000 ready". Se eles vão montar, se são loja, deveriam ter a CPU lá para fazer esse update também se fosse necessário. Tá aí outra vantagem da A520M DS3H. Além de já ser compatível com Ryzen 3000 desde a primeira BIOS, tem update de BIOS sem CPU.

agora, diogovalentte disse:

No caso vou usar um cooler avulso, o GAMMAXX 400 V2, até onde eu vi ele não vem com pasta termica

SIM VEM! Todo cooler comprado avulso tem que vir. Só os bem vagabundos e genéricos que talvez não venham.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se já comprou está comprado. Pelo mesmo preço geralmente dá para pegar de 3200 MHz. Sobre a loja, certifique-se de que não instalaram driver easy, driver booster, ccleaner e coisas do tipo, bem como instalaram todos os drivers mais recentes disponíveis no site da fabricante da placa-mãe. Se tiverem feito essa parte errada, certifique-se de corrigir depois.

Vou tentar fazer a instalação do windows e drivers eu mesmo, mas seu eu não conseguir e acabar mandando para eles fazerem, eu vou notifica-los se fazer isso que você disse

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

SIM VEM! Todo cooler comprado avulso tem que vir. Só os bem vagabundos e genéricos que talvez não venham.

Então vou usar a pasta que vem no cooler mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...