Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte até R$ 400,00


Posts recomendados

Ola, eu estou atualmente com um fonte que está desligando sozinha e estou com medo de acabar estragando algum outro componente do PC. E como eu tambem estava planejando dar um upgrade no processador placa-mãe e ram fiquei na duvida se essas fontes irão atender.
Atual:
Processador: i5 3450
placa-mãe: GA-B75M-D3H

Ram: 16GB
Placa de video: RX 480


Futuro:
Ryzen 5 3500


Estava pesquisando, inclusive no topico que foi criado logo mais cedo, mais ainda fiquei em duvida entre o que comprar, eu estava pensando em uma dessas 3 
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=115602
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100102
https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br
Eu vi varias recomendacoes da fonte da pichau mas eu fiquei bastante inclinado nas cooler master pela maior garantia( 1 ano da pichau x 3/5 anos da cooler master)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, dragonnnn disse:

Ola, eu estou atualmente com um fonte que está desligando sozinha e estou com medo de acabar estragando algum outro componente do PC. E como eu tambem estava planejando dar um upgrade no processador placa-mãe e ram fiquei na duvida se essas fontes irão atender.
Atual:
Processador: i5 3450
placa-mãe: GA-B75M-D3H

Ram: 16GB
Placa de video: RX 480

 

Não citou qual marca e modelo da fonte atual, até porque desligamento nem sempre tem relação com a fonte.

 

19 minutos atrás, dragonnnn disse:

Estava pesquisando, inclusive no topico que foi criado logo mais cedo, mais ainda fiquei em duvida entre o que comprar, eu estava pensando em uma dessas 3 
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=115602
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100102
https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br
Eu vi varias recomendacoes da fonte da pichau mas eu fiquei bastante inclinado nas cooler master pela maior garantia( 1 ano da pichau x 3/5 anos da cooler master)

 

Cooler Master Masterwatt nem entra nesse comparativo, fica bem atrás das demais.
Tanto Pichau Niddus quanto CM MWE são ótimas, a vantagem da niddus é o preço menor e a potência maior, mas se pra você garantia é um tempo importante, vai na MWE tranquilo, excelente fonte e vai atender tranquilamente seu setup.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente dei mole e esqueci de colocar a fonte atual ela é uma CS750M, e sobre o problema o pc não chega nem a dar boot antes de fazer o bip ele começa a girar o cooler e desliga e fica assim por alguns minutos e fonte fica fazendo uns estalos estranhos, por isso pensei que fosse problema da fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, dragonnnn disse:

Realmente dei mole e esqueci de colocar a fonte atual ela é uma CS750M, e sobre o problema o pc não chega nem a dar boot antes de fazer o bip ele começa a girar o cooler e desliga e fica assim por alguns minutos e fonte fica fazendo uns estalos estranhos, por isso pensei que fosse problema da fonte

 

Não faça nenhum investimento sem antes ter certeza do problema.
É uma fonte bem forte além de ser uma Corsair.

 

Descreva por favor os detalhes do seu hardware (placa-mãe, processador, placa de vídeo, memória etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Não faça nenhum investimento sem antes ter certeza do problema.
É uma fonte bem forte além de ser uma Corsair.

 

Descreva por favor os detalhes do seu hardware (placa-mãe, processador, placa de vídeo, memória etc)

Como eu disse acima 
 

Processador: i5 3450
placa-mãe: GA-B75M-D3H
Fonte:  Corsair CS750M

Ram: DDR3 16GB 1600mhz
Placa de video: RX 480 6GB( nao lembro ao certo quanto de ram ela tem) 

Sobre o problema o PC simplesmente fica desligando e ligando por um tempo e é meio esporádico, não são todos os dias que isso acontece, e normalmente acaba estabilizando e ficando ligado normalmente, as vezes com ele no sleep ele liga e desliga também, eu cheguei a levar o PC em uma loja mas lá ele funcionou normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dragonnnn disse:

Como eu disse acima 
 

Processador: i5 3450
placa-mãe: GA-B75M-D3H
Fonte:  Corsair CS750M

Ram: DDR3 16GB 1600mhz
Placa de video: RX 480 6GB( nao lembro ao certo quanto de ram ela tem) 

Sobre o problema o PC simplesmente fica desligando e ligando por um tempo e é meio esporádico, não são todos os dias que isso acontece, e normalmente acaba estabilizando e ficando ligado normalmente, as vezes com ele no sleep ele liga e desliga também, eu cheguei a levar o PC em uma loja mas lá ele funcionou normalmente.

 

Não me parece ser o tipo de problema relacionado a fonte.

Recomendo que faça alguns testes antes de tomar qualquer outra medida.

 

1º - Use a ferramenta de diagnóstico de memória do Windows para testar suas memórias, caso não encontre nenhum problema, passe para o próximo teste.

2º - Instale o aplicativo HWmonitor no seu pc, execute-o e mantenha aberto.

Use o aplicativo Prime95 para stressar seu processador, deixe o teste rodando por 15 minutos, nesse tempo se o pc travar ou resetar, poste aqui no tópico.

 

 

Antes de concluir o teste de stress no processador, tire print da tela do HWmonitor. Poste o print junto do resultado dos testes para que possamos analisar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dragonnnn Ao que tudo indica seu equipamento está sofrendo de Thermal Trottling, que é quando a placa-mãe reduz o clock do processador pra evitar a queima devido as altas temperaturas.
Note na imagem que o clock máximo alcançado foi 3.4ghz e o mínimo 1.5ghz sendo que o clock base desse modelo é de 3.1ghz, pode ser isso que está causando os desligamentos do seu equipamento.

 

image.thumb.png.eae3a346592839250575473866c16061.png

 

Um detalhe que ainda não foi mencionado, qual a marca e modelo do seu gabinete e quantas fans estão instaladas nele pra refrigeração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara meu gabinete ta bem ***** sem fan e tal, mas o problema do Thermal Trottling nao ocorreria somente quando ele pega temp altas devido a uso em 100%? porque mesmo ele em idle ele ta pegando esse clock com 66C de temp e normalmente ele reinicia quando eu acabo de ligar ele ou quando ele esta em sleep quando eu estou utilizando eu percebo uns slow downs mas ele nao chega a reiniciar, desculpe se estou sendo chato so quero entender direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, dragonnnn disse:

Cara meu gabinete ta bem ***** sem fan e tal

 

Marca e modelo do gabinete?

Se não souber poste algumas fotos do mesmo.

 

46 minutos atrás, dragonnnn disse:

mas o problema do Thermal Trottling nao ocorreria somente quando ele pega temp altas devido a uso em 100%? porque mesmo ele em idle ele ta pegando esse clock com 66C de temp e normalmente ele reinicia quando eu acabo de ligar ele ou quando ele esta em sleep quando eu estou utilizando eu percebo uns slow downs mas ele nao chega a reiniciar, desculpe se estou sendo chato so quero entender direito.

 

Quando não temos ferramentas para teste e ainda fazemos orientações via internet, a forma mais eficiente de se chegar ao problema é por eliminação.

Thermal trotling não ocorre apenas por causa da temperatura do processador, mas também pela temperatura do VRM da placa-mãe.

Como disse é a primeira evidência, ainda vamos fazer outros testes para ter certeza, mas pra isso preciso que forneça as informações solicitadas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Justo, vou mandar as fotos mas acho que eh um blueeye alguma coisa nao lembro qual marca ele é bem antigo, nenhum dos fans estão funcionando mais, os cabos eu tentei passar por cima e pela frente da placa de video porque nao tem nenhum espaco ali atras. mas o meio ali esta meio que limpo.

 

20210416_014437.jpg

20210416_010018123.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, dragonnnn disse:

@NIGHT FALL Justo, vou mandar as fotos mas acho que eh um blueeye alguma coisa nao lembro qual marca ele é bem antigo, nenhum dos fans estão funcionando

 

Ou seja, seu gabinete está basicamente cozinhando as peças, há não apenas chance de desligamentos, travamentos etc como também a queima do equipamento (Se é que os desligamentos não estão ligados a algum componentes já danificado), isso vale também pra fonte.

Recomendo que providencie urgentemente ligar essas fans ou conseguir alguma pra prover o mínimo de fluxo de ar ai dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 16/04/2021 às 01:49, dragonnnn disse:

@NIGHT FALL Justo, vou mandar as fotos mas acho que eh um blueeye alguma coisa nao lembro qual marca ele é bem antigo, nenhum dos fans estão funcionando mais, os cabos eu tentei passar por cima e pela frente da placa de video porque nao tem nenhum espaco ali atras. mas o meio ali esta meio que limpo.

 

20210416_014437.jpg

20210416_010018123.jpg

Tenta dar uma limpada nesse gabinete aí, tá muito sujo.

E aquele adaptador ali na 2ª foto está conectado em que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Tavaares00 disse:

@Fuzion200 Amigo... Está marca realmente é boa, mas porque não pegar alguma mais barata?

Como por exemplo Pichau Nidus, entrega o mesmo e terá sobra também (perderá em 50w).

cara, nidus é marca nova, eu iria na boa e velha seasonic (que recentemente veio pro brasil) e a diferença de preço é pequena e vai ter mais capacidade 500w vs 550w

5 minutos atrás, Fuzion200 disse:

cara, nidus é marca nova, eu iria na boa e velha seasonic (que recentemente veio pro brasil) e a diferença de preço é pequena e vai ter mais capacidade 500w vs 550w

se 400 reais é o que ele quer gastar, pega o melhor q consegue com o dinheiro invés de economizar, sem contar que essa da seasonic ta em promo, preço original é 411

Em 16/04/2021 às 00:06, NIGHT FALL disse:

@dragonnnn Ao que tudo indica seu equipamento está sofrendo de Thermal Trottling, que é quando a placa-mãe reduz o clock do processador pra evitar a queima devido as altas temperaturas.
Note na imagem que o clock máximo alcançado foi 3.4ghz e o mínimo 1.5ghz sendo que o clock base desse modelo é de 3.1ghz, pode ser isso que está causando os desligamentos do seu equipamento.

 

image.thumb.png.eae3a346592839250575473866c16061.png

 

Um detalhe que ainda não foi mencionado, qual a marca e modelo do seu gabinete e quantas fans estão instaladas nele pra refrigeração?

Ele não ta tendo therml throttling, eu tinha o mesmo i5 com uma placa-mãe ***** e rodava a 90c com clock máximo, deve estar chegando a 1.6ghz pelo modo de energia que está setado no painel de controle, só com o modo de desempenho que o clock fica sempre no maximo (nao estou dizendo que 90c é uma temperatura aceitável) só estou te corrigindo pra ele n ficar em choque, o certo é trocar a pasta, pois esse i5 deveria ser operavel no próprio cooler box, se continuar superaquecendo os VRMs da placa-mãe que não estão aguentando o tranco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

Ou seja, seu gabinete está basicamente cozinhando as peças, há não apenas chance de desligamentos, travamentos etc como também a queima do equipamento (Se é que os desligamentos não estão ligados a algum componentes já danificado), isso vale também pra fonte.

Recomendo que providencie urgentemente ligar essas fans ou conseguir alguma pra prover o mínimo de fluxo de ar ai dentro.

Vou tentar fazer algo obrigado pela ajuda.

1 hora atrás, Frib 2K4 disse:

Tenta dar uma limpada nesse gabinete aí, tá muito sujo.

E aquele adaptador ali na 2ª foto está conectado em que?

Cara essas marcas aí eu já passei uns panos e não consigo tirar e o cooler como ele parou de funcionar acabei ficando com preguiça de limpar xD. O adaptador não está ligado mais só deixei ele pra não ficar o gabinete aberto.

 

27 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Seasonic 550w 80 plus bronze

Essa marca tá entre as melhores marcas de fonte no mercado, se eu fosse você pegava ela, tá abaixo dos 400 reais e vai empurrar com muita sobra sua config

Vou dar uma olhada quando chegar em casa amanhã obrigado pela recomendação.

 

26 minutos atrás, Fuzion200 disse:

cara, nidus é marca nova, eu iria na boa e velha seasonic (que recentemente veio pro brasil) e a diferença de preço é pequena e vai ter mais capacidade 500w vs 550w

se 400 reais é o que ele quer gastar, pega o melhor q consegue com o dinheiro invés de economizar, sem contar que essa da seasonic ta em promo, preço original é 411

Ele não ta tendo therml throttling, eu tinha o mesmo i5 com uma placa-mãe ***** e rodava a 90c com clock máximo, deve estar chegando a 1.6ghz pelo modo de energia que está setado no painel de controle, só com o modo de desempenho que o clock fica sempre no maximo (nao estou dizendo que 90c é uma temperatura aceitável) só estou te corrigindo pra ele n ficar em choque, o certo é trocar a pasta, pois esse i5 deveria ser operavel no próprio cooler box, se continuar superaquecendo os VRMs da placa-mãe que não estão aguentando o tranco

Sim eu percebi isso ontem quando eu estava refazendo os testes o click não tá caindo durante o uso e sim quando tá com menos de 10% de uso do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Fuzion200 disse:

Seasonic S12III 550W

Essa marca está entre as melhores marcas de fonte no mercado, se eu fosse você pegava ela, está abaixo dos 400 reais e vai empurrar com muita sobra a sua configuração.

 

A marca é realmente muito boa. A fonte de alimentação, S12III, mais nova revisão da S12II, não.

 

9 horas atrás, Fuzion200 disse:

Cara, Pichau é marca nova, eu iria na boa e velha Sea Sonic (que recentemente voltou para o Brasil), porque a diferença de preço é pequena e vai ter mais potência (500W contra 550W).

 

Apesar de ser marca nova, a Pichau não fabrica a fonte de alimentação. A NIDUS é fabricada pela renomada Channel Well, baseada na plataforma GPT. O desenvolvimento de modificações na plataforma foi assistido pelo TecLab e pela Cybenetics.

 

Por outro lado, a S12III também não é fabricada pela Sea Sonic. O modelo é fabricado em Shenzhen, pela Ruisheng Yuan, possível também projetado por essa empresa ordinária. Para contextualização, a Ruisheng Yuan é a quebra-galho da Sea Sonic e da Super Flower, porque ambas têm fábricas extremamente pequenas e não dão conta da demanda de linhas populares. Infelizmente, essa fábrica não consegue manter um padrão de qualidade aceitável, o que reflete em uma grande incidência de defeitos.

 

A potência é maior mesmo. A S12III consegue entregar 546W em 12V por conta da topologia Individual Regulation no secundário, enquanto a NIDUS entrega apenas 456W em 12V, usando a topologia Group Regulation.

 

9 horas atrás, Fuzion200 disse:

Se 400 reais é o que ele quer gastar, pega o melhor que consegue com o dinheiro invés de economizar.

 

É aqui que entra o problema: a S12III não consegue ser melhor que a NIDUS. Isso pode parecer completamente absurdo, porque as topologias empregadas na S12III são muito superiores às empregadas na NIDUS. O problema é justamente esse: elas são superiores, produtos superiores são mais caros. Para contornar esse problema, a S12III conta com capacitores com especificações muito inferiores, SBRs e MOSFETs genéricos, cabeamento fino e fans de procedência questionável, reduzindo assim o custo de produção.

 

Para piorar, a elétrica da S12III consegue ter diversos pontos inferiores à NIDUS, como a regulação em carga cruzada, mesmo tendo uma topologia de regulação de saída superior ou a eficiência na trilha de standby. Além de ser um modelo mais barulhento, porque componentes mais baratos são menos estáveis (leia-se parar de funcionar antes da garantia acabar) com carga térmica alta, então o fan tem que trabalhar intensamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 17/04/2021 às 12:26, Fuzion200 disse:

deve estar chegando a 1.6ghz pelo modo de energia que está setado no painel de controle

@Fuzion200

Isso não existe, modo de economia de energia do painel de controle não faz o clock base do processador ser menor que o clock descrito pelo fabricante.

 

Em 17/04/2021 às 12:26, Fuzion200 disse:

Ele não ta tendo therml throttling, eu tinha o mesmo i5 com uma placa-mãe ***** e rodava a 90c com clock máximo

 

Dois processadores do mesmo modelo podem ter características diferentes conforme a qualidade do chip, porque o seu aguentava a 90ºC não quer dizer que todos aguentam, sua vivência não traduz a realidade.

Forma que thermal trotling não necessariamente tem a ver com a temperatura do processador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Fuzion200

Isso não existe, modo de economia de energia do painel de controle não faz o clock base do processador ser menor que o clock descrito pelo fabricante.

 

 

Dois processadores do mesmo modelo podem ter características diferentes conforme a qualidade do chip, porque o seu aguentava a 90ºC não quer dizer que todos aguentam, sua vivência não traduz a realidade.

Forma que thermal trotling não necessariamente tem a ver com a temperatura do processador.

 

Seu argumento não faz sentido, eu literalmente posso provar que o clock do processador fica abaixo do dito pelo fabricante

E5 1620 3.6 BASE 3.8 BOOST

Also: E5 1620 1.2GHZ em economia de energia

Screenshot_21.png

Não existe essa de qualidade diferente, todo processador de modelo igual vai agir da mesma maneira, a unica diferença de qualidade possível é sobre overclock, e não estamos falando de uma CPU desbloquead

Sim, thermal throttling n tem a ver com temperatura da CPU especificamente quando é ele que tá superaquecendo né? nada q você disse faz sentido, o único caso em que a temperatura do processador pode ficar alta desse jeito sem nenhum motivo aparente é quando os VRMs não dão conta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...