Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha velocidade está prejudicada pelo cabo Cat5 ao invés de um Cat6?


Posts recomendados

Fala galera tudo bem?

 

Então, hoje instalei a fibra ótica da Vivo de 300mbps (antes usava a metálica de 50mpbs), e quando fiz o teste de velocidade na rede 5G diretamente do meu celular a internet atingiu 230Mbps de download e uns 160Mpbs de upload, muito bom! Porém, meu escritório fica um pouco distante do roteador que recebe a fibra da Vivo, e eu tenho um cabo Cat5 que liga o modem da Vivo com um TPlink Archer C20 (em torno de 20m de distancia) e dele, um cabo de 2m que liga até meu PC. Porém, quando fiz o teste de velocidade do meu PC o download e upload estavam batendo em 90/95Mbps e cheguei a conclusão que pudesse ser o modelo do cabo de rede.

 

A minha duvida é a seguinte: se eu comprar um cabo Cat6 para ligar do modem Tplink até meu PC (2m) já vai fazer diferença? Ou eu teria que cabear desde o modem da Vivo, até o Tplink (mais ou menos 20m) e dele até o PC (mais 2m) para eu atingir uma maior velocidade?

 

 

OBS.: Achei engraçado que o teste do Wifi na rede 5G deu MUITO mais velocidade que a minha conexão a cabo no meu PC, eu uso ele para jogos e stream então preciso de uma conexão constante e alta para o upload da stream.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se seu cabo for Cat5 sem ser a categoria E (CAT5e) dá sim diferença, e muita! você pode conferir isso pelo numero de fios do terminal da crimpagem! Se você não souber a diferença por vias das duvidas compre um cabo CAT5e pelo menos, pode ser CAT6 tbem. CAT5 aceita no maximo até 100mb de conexão. CAT5E e CAT6 transmitem até 1000MB de conexão em uma distância de até 100m.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas galera, os meus cabos (tanto o de 20m quanto o de 2m) são Cat5E mesmo.

Então o que tem me limitado é o meu modem Tplink? O que será que da pra fazer, deixar de lado a conexão desse modem e tentar ligar diretamente o modem da Vivo com meu PC pelo cabo Cat5E?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Bonancin Exato.

 

Em resumo pra deixar mais simples:

 

você precisa que as duas pontas da conexão (ROTEADOR -  CABO) sejam compativeis com gigabit.

Se você tiver um cabo CAT5E e em uma porta 10/100 só vai conseguir 100mb.

Se você tiver em uma porta 10/100/1000 porém com um cabo CAT5  tbem ficará limitado a 100 mb.

 

Apenas com uma combinação de porta gigabit 10/100/1000 com cabo cat5e ou mais te dará a velocidade total.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...