Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar um filtro de linha na extensão?


Adio

Posts recomendados

Olá, pessoal.

 

A mesa onde estão meus equipamentos fica distante da tomada. Sendo assim, precisaria usar uma extensão de 3 - 5m para liga-los.

Minha dúvida é:

 

1. Eu posso ligar tudo somente na extensão? (ciente de que não terei proteção nenhuma)

2. Se optar pela proteção dos equipamentos, eu posso conecta-los num filtro de linha plugado em uma extensão? (o filtro seria um Energia 5 ou 8 da Clamper)

 

Preciso ligar 

1 Computador

1 Impressora Ecotank

2 Monitores

1 Luminária

e ainda deixar cerca de 2 tomadas para usar um carregador de celular/outro aparelho quando for necessário.

 

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Que filtro de linha seria esse? Dependendo do equipamento, a proteção é quase a mesma que ligar direto na tomada/extensão, pois de filtro não tem nada, a única coisa interessante desses modelos é a disponibilidade várias tomadas e uma chave liga/desliga.

 

Energia 5 ou 8 da Clamper

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Adio disse:

 

Energia 5 ou 8 da Clamper

Nesse caso você está com um equipamento decente. Mas respondendo a sua duvida, não tem nenhum problema usar extensão SE ela for corretamente dimensionada, isso vale pra qualquer circuito elétrico. Se você for pensar, a própria tomada aí na parede é uma extensão que vem do quadro elétrico da sua casa. Mas não tem muito segredo para o seu caso, é uma distancia relativamente curta e uma carga pequena, a extensão vai ser simples, pode ser feita em Cabo PP 1,5mm².

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Nesse caso você está com um equipamento decente. Mas respondendo a sua duvida, não tem nenhum problema usar extensão SE ela for corretamente dimensionada, isso vale pra qualquer circuito elétrico. Se você for pensar, a própria tomada aí na parede é uma extensão que vem do quadro elétrico da sua casa. Mas não tem muito segredo para o seu caso, é uma distancia relativamente curta e uma carga pequena, a extensão vai ser simples, pode ser feita em Cabo PP 1,5mm².

 

Nesse caso, como posso "dimensionar" a extensão? 

Teria alguma marca/modelo em especifico para o meu caso?

A maioria das extensões vendidas na internet possuem cabos de 0,75mm², seria um problema? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adio você pode comprar uma pronta mesmo. O cabo 0,75mm² não é um problema, indiquei um 1,5mm² por questão de segurança, vai que um dia alguém decide ligar alguma coisa a mais aí além do seu PC e os outros aparelhos...o que eu usei como base foi a norma NBR 5410, que tem uma tabela de "ampacidade" para cabos de cobre com isolação PVC. Enquanto o de 0,75mm² suporta ali por volta de 10A, o de 1,5mm² suporta uns 15A. Se na sua região a energia for 220V, com o cabo de 0,75mm², na teoria, você poderia carregar uma potência de até 2200VA, se for 110V, esse valor já cai para 1100VA, mas ambos os valores ainda estão bem acima do que esses aparelhos aí vão consumir, mesmo com todos funcionando ao mesmo tempo.

 

02aa8f889d97e2f77fcbedb7fb65339e.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...