Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria de Parafusadeira usando BMS


Posts recomendados

Tenho uma Parafusadeira da Bosch antiga de 9,6v 1200 mAh de consumo com células de Níquel que já não segura mais carga, resolvir substituir as células para 3 de lithium 18650 e uma placa BMS de 20A, funcionou a parafusadeira porém a bateria é carregada com 12,5v e a parafusadeira está funcionando de maneira curiosa.

Após algins minutos sem a bateria a mesma não da partida no primeiro acionamento do gatilho e após dois ou três tentativas volta a funcionar nomalmente. 

Alguem poderia me dizer o que pode estar ocorrendo? 

Tem alguma placa BMS com controle de liberação de corrente para que eu limite a corrente da bateria para a parafusadeira?

Grato,

Rinaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
46 minutos atrás, RMIRANDABH disse:

minutos sem a bateria a mesma não da partida no primeiro acionamento do gatilho e após dois ou três tentativas volta a funcionar nomalmente.

Sem a bateria nem funcionaria. A corrente é alta e a inicial ainda mais. Provavelmente as tentativas dão tranquinhos fazendo dar mini giradas o que faz continuar pela inércia.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@.if, um motor de aeromodelo vai a correntes bem altas. Mas suponho que a partida dele seja leve. É por aí?!

 

Refiro-me, logicamente, para simplificar, aos escovados (brushed).

 

Pelo que penso estar entendendo da sua participação, a depender do "C" dela, a bateria vai entregar a corrente que for necessária; enquanto "um BMS fica brincando de válvula".

 

Enquanto seu esclarecimento técnico não vem...

 

Minha tentativa

 

Um pack de LiOn ou LiPo 3S (ou três 18650 em série, como queiram) teria as seguintes características de tensão, quando balanceado:

 

Citação

Descarregado

3 × 3,3v = 9,9 volts

    ...1,2v...

"RMS"
3 × 3,7v = 11,1 volts

    ...1,5v...

Carregado
3 × 4,2v = 12,6 volts

 

Entretanto, a furadeira do nosso colega @RMIRANDABH funciona a 9,6V. Então eu penso que o ideal seria um pack 8S de NiMh ou NiCd:

 

8 × 1,2v = 9,6 volts exatos!

 

Anteontem mesmo, eu estava a descobrir algo extremamente interessante a respeito das células NiCd:

 

NiCD-battery-has-1.2V-constant-voltage.png.1ec45c5e19ff7214bfc0d176abcd3433.png

 

Citação

Normally, NiCD battery has a voltage of 1.2V and when fully charged is 1.25V-1.3V

 

Estou quase fã de NiCd...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RMIRANDABH, eu não entendo por que você quer limitar corrente. Basta garantir que a furadeira não está em curto e que o "C" de seu pack é suficiente para ela.

 

Ressalvas a seguir

 

Um sistema de gerenciamento de bateria ("BMS": battery management system), segundo a Wikipedia, embute proteções: sobretensão, sobre-corrente, contra aquecimento e contra descarga fora dos limites. Se o seu é para 20A, eu ainda entendo as falhas. Talvez tenha a ver com proteções atuando, já que seu pack excede e muito a tensão requerida pela carga!

 

BMS não necessariamente regula tensão. Por acaso o seu faz isso e está configurado para 9,6V?

 

Foi exatamente por essa questão que eu perguntei o modelo...

 

@.if, até onde eu li, ele não está a usar fonte. Sempre bateria; intermediada por um BMS. Realmente, se não há regulação de tensão no tal, está a submeter a furadeira a uma tensão inadequada. As chances são grandes, das proteções do BMS estarem atuando. Deve ser isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava vendo... essas baterias são mais raras e mais caras que as 18650. Se o @RMIRANDABH não se importar com um fio pendurado, dá para fazer algo com 3 baterias 18650, um BMS 3S, um regulador de tensão do tipo LM2596, que suporta pico de 3A e corrente regular de uns 1,5A ou, se precisar mais corrente, XL4015, que fornece até 5A e uma fonte para carregar as baterias. Essa fonte, seria legal que tivesse mais que 12,6v na saída, embora com 12v, que é mais comum, ela também sirva.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

3 baterias 18650, um BMS 3S, um regulador de tensão do tipo LM2596, que suporta pico de 3A e corrente regular de uns 1,5A

 

  ou

 

se precisar mais corrente, XL4015, que fornece até 5A

 

  e

 

uma fonte para carregar as baterias

 

Na minha opinião, solucionou!

 

Resta dar uma "verificada segura" em quanto de corrente a furadeira pede, inclusive nos picos (partidas e atritos, "pesos" de furação ou parafusamento).

 

@RMIRANDABH, se sua tensão de trabalho ainda não está ajustada nos 9,6 volts, é quase certo que seu BMS tem sido um guardião protetor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas eu também aguardaria a opinião de quem entende mais que eu.

 

Sim. Por isso falei em termos de "opinião". Não faço ideia da corrente nessas furadeiras.

 

@rmlazzari58, essas furadeiras à bateria são vendidas pelo torque, o quê terá muito a ver com o mecanismo de redução. Em sua maioria, elas também são parafusadeiras.

 

Se fosse uma furadeira hobby convencional de 400W em 220V, parece que teríamos algo em torno de 1,8A no motor universal (em AC), durante uma "operação padrão" — idealmente sem picos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, muito obrigado a todos, minha parafusadeira é Bosch PSR960, e meu BMS não tem controle de liberação de tensão nem de corrente, mas acho que pode ser mesmo a diferença de tensão, vou comprar um Back de controle de tensão que encontrei no Aliexpress. Ele tem controle regulável tanto de tensão quanto corrente.

Assim que chegar farei os teste e posto aqui.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba, o BMS regula a tensão de saída.
Ocorre que ele corta a corrente quando as baterias de litium baixam um pouco (e é bem pouco, se não me falha a memória 50%).

 

Verifique se suas baterias 18650 não são falsas (teste a tensão delas separadamente após carregar e após algum uso, tem multímetro e sabe fazer isso?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...