Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte da Pcyes é boa?


Posts recomendados

Na última vez que critiquei a SPARK, a empresa até mesmo ameaçou abrir processo contra mim... bons tempos. Agora falando sinceramente, não é um bom modelo. O mesmo vale para a ELECTRO V2, mas por outros motivos.

 

A SPARK tem um circuito integrado de monitoramento ruim (GR8313), além deste estar mal configurado (tendo em vista que explodiu quando testada e nem ao menos deu alguma esperança de desligar, embora isso tenha uma grande variação por unidade). Infelizmente não foram realizados testes mais detalhados, então fica difícil apresentar dados mais aprofundados (PGO, PSONB, transient response, load regulation). No entanto, pela identificação de componentes, não é difícil de imaginar o que esperar de testes considerados menos importantes, mas que fazem uma boa diferença.

 

Temos um controlador CM6805B no primário. Imagino que tenham visto eu falar alguma vez do CM6805BS, que é um inferno para ajustar por conta do fator de potência baixo a depender da tensão de entrada. Bom, o CM6805B consegue ser ainda pior, além de parecer que o seu soft start não funciona muito bem, porque a inrush current fica bastante alta, mesmo ajustando-o corretamente. Deve ser por isso que o termistor utilizado pela empresa é bem generoso, mesmo com um capacitor de apenas 330µF. Falando no capacitor de sustentação, é da ChengX. Essa dispensa apresentações, é difícil dizer que o modelo escolhido é bom. É claro, não fazem apenas modelos ruins, mas esse não faz parte dessa exceção, apesar de ser rotulado a 105°C.

 

Os cabos são extremamente curtos, o que aumenta a eficiência, reduz a queda de tensão e ainda economiza um valor bem generoso, ponto para a PCYES. O ventilador é da Super Fan. É uma empresa que costuma aparecer em fontes de alimentação que custam menos de R$150,00. O ventilador obviamente não é de boa qualidade, além de utilizar sleeve bearing.

 

Por fim, a filtragem de oscilações no secundário é feita por alguns capacitores eletrolíticos da ChengX (linha GR, 2000 horas a 105°C), que não estão em grande quantidade e nem parecem ter alta capacitância. Felizmente ninguém espera colocar uma SPARK com algo que consuma mais do que a metade da potência dela. A filtragem eletromagnética também é bem tosca, com um micro-capacitor X2, dois capacitores Y2 e dois indutores raquíticos. Depois da bridge rectifier, tem mais um capacitor X2 minúsculo. Aliás, a trilha de standby não tem um capacitor Y2, então eu imagino que o conversor escolhido seja realmente muito bom, com frequency hopping bem configurado ou opere em um modo de "redução de ruído" (baixa frequência), o que faz com que a trilha tenha resultados inferiores.

 

3 horas atrás, Phoenyx disse:

Sim. Mas qual o valor? Pois você encontra a NIDUS 500W por R$300,00.

 

E então o amigo @Phoenyx chega e dá a solução dos seus problemas. Escolha a NIDUS 500W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...