Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

projeto: pc em um frigobar


Posts recomendados

Eae galera, beleza? 

 

Estou aqui para apresentar um projeto que eu e o meu grupo da escola senac vamos fazer. Isso é um desafio que o Senac esta propondo para os alunos que estão fazendo o Ensino Médio integrado com técnico em informática (TI) e isso é uma coisa muito legal. 

 

Meu grupo apresentou uma ideia de tentar montar um pc (com todas as peças de um computador normal) em um frigobar, tentando adaptar o frigobar como se fosse o gabinete do nosso pc, mas que teria um "charme" e seria diferente dos outros, pensão comigo; existe um pc dentro de um aquário, com "água" que ajuda a refrigerar os componentes sem os danifica-los e ainda deixa o pc com uma outra cara, que é muito diferente, o que eu e o meu grupo queremos fazer, é basicamente isso, montar um computador dentro de um frigobar, que o sistema de refrigeração do frigobar iria ajudar a diminuir as temperaturas e isso seria uma coisa nova, diferente, inusitado, uma ideia muito boa, divertida e criativa. 

 

O nome do projeto que colocamos para o nosso projeto foi: PCFREEZE. Acho que esse foi o melhor nome que achamos para o projeto e eu achei muito bom.

Mas como sabem, nem tudo é flores, então já existe os desafios para fazermos essa montagem, que é: como iremos alocar as peças dentro do frigobar? Como vamos resolver a questão do condensamento e da umidade? 

 

Essas são as principais coisas para conseguirmos resolver esses desafios para realizar a montagem do projeto. 

 

Primeiro de tudo, nós já temos em mente algumas possíveis soluções para esses "problemas" mas como não somos tão experted nesse assunto, precisamos de ajuda de vocês para isso, então eu decidi vir aqui para o fórum do Clube do Hardware já que eu sei que vocês são muito atenciosos, ajudam todo mundo no que precisa e hoje eu preciso de ajuda para isso. 

 

Eu queria ouvir a opinião de vocês primeiramente sobre o projeto em si e sobre essas "dificuldades" que teremos no caminho, como podemos resolver? como vamos prosseguir? e assim em diante. 

 

Tomará que vocês possam me ajudar nisso, nossa eu vou ficar muito feliz caso vocês consigam nos ajudar nisso tudo, valeu!!!!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dias_sz.11

Olá colega.

 

Além da umidade que você citou, que pode ser um problema, eu penso em outra situação:

 

• Sabemos que existe uma temperatura máxima, na qual os componentes eletrônicos podem ser expostos, e passando desta temperatura, o funcionamento ficaria comprometido.

Por isso que a CPU tem um cooler e muitos outros componentes eletrônicos usam dissipadores de calor.

 

• Mas, e quanto ao funcionamento em temperaturas muito baixas? Será que isso não seria um problema para os componentes eletrônicos?

 

Uma geladeira normal chega a 5° C aproximadamente, que não é uma temperatura normal de funcionamento da maioria dos componentes eletrônicos. Seria interessante saber como eles se comportariam funcionando por muito tempo em uma temperatura muito baixa.

 

Os desafios podem ser maiores do que você imagina, e para saber se daria certo, só testando mesmo.

 

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, isto existe faz muito tempo, não é nada de revolucionário não, apenas ineficiente atualmente. Pesquise sobre chiller por exemplo. Já vi nego fazendo refrigeração com bebedouro, enfim. 

A maior dificuldade seria o isolamento do hardware, pois você terá condensação como bem percebeu. Óleo mineral, graxa, existem diversos meios, mas todos com manutenção constante.

 

Na minha opinião o retorno é insuficiente em comparação aos gastos. Este tipo de projeto era formulado para overclocks extremos. Hoje é mais fácil utilizar nitrogênio líquido e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Marcelo Calazans disse:

@Dias_sz.11

Olá colega.

 

Além da umidade que você citou, que pode ser um problema, eu penso em outra situação:

 

• Sabemos que existe uma temperatura máxima, na qual os componentes eletrônicos podem ser expostos, e passando desta temperatura, o funcionamento ficaria comprometido.

Por isso que a CPU tem um cooler e muitos outros componentes eletrônicos usam dissipadores de calor.

 

• Mas, e quanto ao funcionamento em temperaturas muito baixas? Será que isso não seria um problema para os componentes eletrônicos?

 

Uma geladeira normal chega a 5° C aproximadamente, que não é uma temperatura normal de funcionamento da maioria dos componentes eletrônicos. Seria interessante saber como eles se comportariam funcionando por muito tempo em uma temperatura muito baixa.

 

Os desafios podem ser maiores do que você imagina, e para saber se daria certo, só testando mesmo.

 

Boa Sorte.

Então, a gente tentaria pegar um frigobar que tenha um controle de temperatura e tentaríamos fazer um overclock (não ao extremo) mas que conseguiria manter os clocks altos e isso resultaria em uma maior temperatura, então se for parar para pensar, nunca deixaríamos o pc em temperaturas baixas. 

Obrigado.

8 minutos atrás, Phoenyx disse:

Bom, isto existe faz muito tempo, não é nada de revolucionário não, apenas ineficiente atualmente. Pesquise sobre chiller por exemplo. Já vi nego fazendo refrigeração com bebedouro, enfim. 

A maior dificuldade seria o isolamento do hardware, pois você terá condensação como bem percebeu. Óleo mineral, graxa, existem diversos meios, mas todos com manutenção constante.

 

Na minha opinião o retorno é insuficiente em comparação aos gastos. Este tipo de projeto era formulado para overclocks extremos. Hoje é mais fácil utilizar nitrogênio líquido e pronto.

Sim, eu sei que isso existe, mas nada disso foi para frente, eu sei que isso não é nada REVOLUCIONÁRIO mas para um projeto de ESCOLA isso é uma coisa muito interessante, na minha opinião, claro. 

Já vi esses chiller, vi também essas pessoas refrigerando o pc com um bebedouro, mas isso não tem uma relação forte com o nosso projeto, as ideias são as mesmas, só que com propósitos diferentes.

Na questão do condensação, vi que existe um tipo de "pasta" que serve como isolante para que as partículas de agua não viessem a entrar em contato com os componentes, também existe aqueles saquinhos de silício que ajuda a diminuir a umidade no local e entre outras coisas. 

Você esta vendo só na parte do overclock, mas para pra pensar na questão do design de como será o projeto em si, ele seria para pessoas que quisessem um pc de um jeito diferente dos outros, é como um pc submerso a óleo mineral, o famoso pc de baixo da água, entendeu mais ou menos o que eu quis dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dias_sz.11 Sílica, é um composto sintético. E eles não servem para isso e sim umidade natural.

O PC em óleo mineral, já utilizado lá no início da década de 80, era justamente para overclock. Depois a galera mais "descolada" e com grana começou a inventar PC no aquário e etc, no mesmo esquema, mas sem o mesmo propósito.

 

Sei lá, tem muito com o que gastar aí, pra vcs a parte aventuresca será legal, pro professor nem tanto (se fosse eu), não seria um projeto para desenvolvimento por exemplo, porque seria caro, com muita manutenção, onde sua tia ou sua a vó nunca saberiam como fazer, enfim, sem objetivo prático. É só mais uma brincadeira.

 

Se for para mostrar um conceito de projeto, não seria melhor algo simples (e barato) utilizando controladores PIC, ou até mesmo algo elaborado em cima de Arduino e afins? Ou programação foge do escopo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Phoenyx disse:

@Dias_sz.11 Sílica, é um composto sintético. E eles não servem para isso e sim umidade natural.

O PC em óleo mineral, já utilizado lá no início da década de 80, era justamente para overclock. Depois a galera mais "descolada" e com grana começou a inventar PC no aquário e etc, no mesmo esquema, mas sem o mesmo propósito.

 

Sei lá, tem muito com o que gastar aí, pra vcs a parte aventuresca será legal, pro professor nem tanto (se fosse eu), não seria um projeto para desenvolvimento por exemplo, porque seria caro, com muita manutenção, onde sua tia ou sua a vó nunca saberiam como fazer, enfim, sem objetivo prático. É só mais uma brincadeira.

 

Se for para mostrar um conceito de projeto, não seria melhor algo simples (e barato) utilizando controladores PIC, ou até mesmo algo elaborado em cima de Arduino e afins? Ou programação foge do escopo?

Ata entendi, mas provável que a gente irá conseguir algumas peças de graça, inclusive o frigobar, então isso já daria um folego na questão de grana, e a gente nem pensa em comprar coisa nova, seria só usados.

Então, na parte de programação, nós só vamos usar no 3° ano do ensino médio e vamos ter que fazer um projeto baseao em programação, nesse ano é baseado em montagem e manutenção de hardware.

Mas foi bom ouvir opiniões de outras pessoas, vamos continuar com o projeto PCFREEZE e quando conseguirmos, vou mandar fotos para você ver como ficou!! :)

Me deseje sorte e obrigado pela ajuda!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...