Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dificuldade na instalação na Placa de Vídeo Geforce GT 1030. CPU atingindo 100%


Ir à solução Resolvido por Ademir Jr,

Posts recomendados

Boa noite pessoal, gostaria de uma ajuda.

Recentemente comprei uma Fonte de alimentação (Nidus 500W) e uma Placa de vídeo (GT 1030), conforme me sugestionaram num tópico que criei anteriormente (coloquei no final o link, se necessário). 

Mas tive um problema. Deu certo a instalação da Fonte de Alimentação, mas a da Placa de Vídeo não. 

Ao colocar a Placa de Vídeo, o CPU do computador atinge entre 90% a 100% e não consigo instalar os driver. Quando retiro a Placa de Vídeo, o CPU da máquina volta ao normal.

Gostaria de saber a causa disso e quais as melhores sugestões a se fazer?

 

Meu modelo do PC: Windows 7 Professional.

Placa-mãe - Intel® Desktop Board DG31PR (Figura 2)

Processador - Intel (R) Core(TM) 2 Duo CPU      E750    @ 2.93 GHz     2.93 GHz

Memória Instalada (RAM) - 4,00 GB 

Tipo de Sistema - 64 Bits

Opções de expansão - PCIe x1 Gen 2.x e PCIe x16 Gen 2.x

Fonte de alimentação: 500 W (Games Nidus Pichau) 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual procedimento você realizou no seu PC antes da instalação da placa? Removeu o driver do vídeo onboard? O que acontece ao tentar instalar o driver? Não diria que 100% no uso da CPU é um problema, mas se o processo estiver sendo interrompido, aí sim tem algo errado. Eu já instalei uma GTX 650 num Celeron E3300, muito mais fraco que seu Core 2 Duo E7500, não tive nenhum problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGBBoa noite e desde já agradeço pela atenção.

Antes da instalação da placa eu formatei o PC para Windows 7 - 64 bits, depois deixei baixado o driver no site da NVIDIA referente ao meu sistema operacional e tipo de sistema.

Não removi o driver do vídeo onboard, na verdade eu não sabia que tenho que fazer e peço ajuda quanto a como fazer.

Eu coloquei a placa de vídeo direto no PCIe, liguei o PC e tentei instalar o driver baixado, mesmo com o PC bastante lento.

Ao terminar de instalar, o PC reinicia e não reconhece mais o sistema, fica querendo recuperar a última versão salva do windows antes de fazer a instalação do driver e só volta ao normal se retirar a placa de vídeo.

Peço, por favor, uma ajuda no que pode ser, talvez seja a onboard como você disse, mas não sei como o faz.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Ademir Jr disse:

@GuilhermeGBBoa noite e desde já agradeço pela atenção.

Antes da instalação da placa eu formatei o PC para Windows 7 - 64 bits, depois deixei baixado o driver no site da NVIDIA referente ao meu sistema operacional e tipo de sistema.

Não removi o driver do vídeo onboard, na verdade eu não sabia que tenho que fazer e peço ajuda quanto a como fazer.

Eu coloquei a placa de vídeo direto no PCIe, liguei o PC e tentei instalar o driver baixado, mesmo com o PC bastante lento.

Ao terminar de instalar, o PC reinicia e não reconhece mais o sistema, fica querendo recuperar a última versão salva do windows antes de fazer a instalação do driver e só volta ao normal se retirar a placa de vídeo.

Peço, por favor, uma ajuda no que pode ser, talvez seja a onboard como você disse, mas não sei como o faz.

 

Se você nem chegou a instalar o driver da onboard então não vai ter que remover, achei que tivesse instalando a placa nova num sistema já em uso. Tenho um chute, mas talvez seja só um chute mesmo, pode ser compatibilidade com o sistema operacional, já que Windows 7 já está um pouquinho antigo, e a série 1000 da NVIDIA é um pouco mais recente. Mas acho bem difícil ser isso, pois se não a NVIDIA nem forneceria drivers para o Windows 7 como fazer no site deles. Quem fica em 100% de uso é só o processador? O HD fica normal? O computador funciona normalmente sem a placa de vídeo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

Eu peguei os drivers direto no site da Nvidia, também acho que o problema não é o driver do site deles.

O meu PC tem placa de vídeo integrada, será que pode estar dando conflito com a nova placa de vídeo?

Acho que funciona pelo processador e pela placa de vídeo embutida (desculpe qualquer coisa se eu falar besteira, eu não entendo tanto do assunto), mas mandei o print de como ele funciona.

O meu HD é de 1 TB, dividido em disco C e D e funciona normal, inclusive roda alguns jogos, na mais baixa qualidade, como lol.

4.jpg

5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ademir Jr nessa plataforma LGA 775, o vídeo onboard na verdade é integrado na placa-mãe (no seu caso é a GMA 3100, igual a que meu PC com Celeron tinha), diferente das plataformas mais atuais que o vídeo vem integrado no processador mesmo. Só corre o risco de dar algum conflito se você instalou o driver da onboard, aí vai dar conflito de drivers. Se seu PC não está com nenhum driver de vídeo instalado, não é pra dar nada. A partir do momento que você espeta a placa de vídeo aí, o vídeo integrado já para de funcionar.

 

É comum dar algum tipo de conflito entre placas-mãe antigas e placas de vídeo mais novas, mas os casos que eu vi até hoje a placa nem chegava a dar vídeo. Em alguns casos esse problema era resolvido com uma atualização de BIOS. Não sei se existe BIOS mais recente para o seu modelo. Seria bom se você tivesse um outro PC pra testar a placa pra ter certeza que é algo entre ela e seu PC e não apenas com ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ademir Jr disse:

@GuilhermeGB

Entendi, as vezes o problema pode ser a Placa de Vídeo com defeito, certo?

Infelizmente não tenho outro PC para testar a placa de vídeo. 

Apesar de eu achar difícil ser o caso, não podemos descartar nenhuma possibilidade. Mas o problema aparenta mais ser algum tipo de conflito entre hardware, ou talvez um HD com problema (por isso perguntei se o PC estava funcionando bem antes). Você já conhece o CPU-Z, tem o GPU-Z também que tem quase a mesma finalidade, só que pra placa de vídeo. Baixe ele no seu PC e veja se vai aparecer as informações da GT 1030 quando ela está conectada, qualquer coisa tire um print.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB @gutopereira Boa tarde.

Printei e coloquei aqui como pediram a parte do GPU-Z e CPU-Z, respectivamente. 

Esses prints que mandei é sem instalar os drivers da Nvidia.

Eu não sei como trocar na Bios, mas estou dando uma pesquisada aqui no Youtube. Estou colocando umas fotos que tirei da minha Bios aqui também.

 

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

13.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ademir Jr a placa de vídeo aparentemente está sendo reconhecida, algumas coisas podem não mostrar direito (tipo o nome e quantidade de memória) por falta de driver. Testa o que o colega lá disse de desativar o vídeo onboard manualmente. Nessa segunda imagem aí da BIOS da placa-mãe, seleciona a opção "Ext PCIE Gaphics (PEG)", depois salva as configurações e reinicia o PC. Aí tenta instalar o driver pra ver no que dá.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Boa noite, desculpe a demora da resposta, é porque todo esse procedimento no meu PC foi extremamente lento.

Eu fiz os seguintes procedimentos:

1º - Desativei no meu Gerenciador de Dispostivios a placa onboard (Intel (R) G33/G31 Express Chipset Family;

2º - Desliguei o PC e coloquei a Placa de Vídeo;

3º - Fui na Bios e selecionei a opção "Ext PCIE Graphics (PEG) (Conforme a imagem e como pediu);

4º - Instalei os drivers da GT 1030 (GeForce Experience e Painel de controle da Nvidia);

5º - Vi alguns vídeos no youtube para configurar o Painel de controle da Nvidia, de modo que tenha o melhor desempenho e menor qualidade.

Todo esse procedimento foi muito lento no meu PC. O sistema reconheceu a placa de vídeo (como mandei nas imagens no final), mas o computador está bastante lento e com o CPU atingindo níveis altíssimos. Não consigo mexer no computador, gostaria de saber o que pode ser e o que posso fazer.

14.jpg

15.jpg

16.jpg

17.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ademir Jr

Pelas imagens o computador continua reconhecendo a placa onboard G31/G33 junto com a placa offboard GT 1030...

O processador não esta em thermal throttling não né? Qual a temperatura dele?

 

Tenta formatar e instalar o Windows 10, que é um sistema operacional bem mais atual e talvez gerencie melhor isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereiraBoa noite.

Sobre o reconhecimento da onboard, eu estava pensando em desinstalar ele com o DDU, uma ferramenta que achei vendo no YouTube.

Não sei como verificar se está em Hermal Throttling, mas baixei o CPUID e coloquei a imagem logo abaixo com a temperatura do meu PC.

Eu antes de formatar esse PC, instalei o Windows 10,mas  ele ficou muito lento, o que me fez voltar pro Windows 7, só que para o 64 bits.

Eu coloquei recentemente no meu PC uma fonte nova (que fica na parte de cima do gabinete), com a parte do cooler da fonte na direção da Placa de Vídeo (pra baixo, ou seja, de cima para baixo), será que pode ser isso?

18.jpg

19.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ademir Jr

Não acredito que seja essa questão da posição da fonte.

As temperaturas do seu processador esta normal, não é thermal throttling...

voce chegou a verificar no gerenciador de tarefas qual processo do windows esta consumindo 100% do processador?

La na BIOS tem certeza que voce salvou aquela modificação para placa de video externa? Achei estranho o Windows ainda estar reconhecendo o video integrado...

(a pergunta é meio boba, mas o cabo do monitor esta ligado na placa de video ou direto na placa-mãe?)

 

Obs: se voce colocar um SSD, o Windows10 rodaria com alguma tranquilidade nesse seu computador mesmo sendo um Core2Duo 3,0Ghz com 4Gb RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ademir Jr seu problema é no mínimo estranho. Também não entendi como você não conseguiu usar o Windows 10 no seu PC, quando lançou eu fiz upgrade grátis do W7 pro W10, e usava um Core 2 Duo E8400 com 4GB de RAM, o desempenho não estava muito diferente do Windows 7, só deu uma diferença no consumo de RAM, que é maior no 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse momento que voce tirou o print do gerenciador de tarefas a utilização da CPU estava em 27%, ou seja o que estava causando a lentidão ja tinha encerrado...

 

Testou em algum jogo?

Instale o MSI Afterburner para a gente verificar o desempenho em FPS, e acompanhar a utilização da CPU e da GPU durante o jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

Eu consegui instalar o Windows 10, só que ele ficava lento na hora de jogar, além de iniciar com um monte de programas, que eu retirava e voltavam em seguida. Eu no momento só jogo lol e o personagem dava um passo a cada dois segundos, travando muito, sem conseguir jogar. 

 

@gutopereira

Realmente, na hora que tirei o print ele ficou com 27%, mas na aba de Desempenho ficou na faixa entre 90% a 100%.

Eu consegui baixar o programa, mas o lol nem abre, fica só o simbolo do jogo e não sai disso.

Acho que a última alternativa é usar a DDU para apagar os componentes da onboard e ver se vai funcionar, o que acha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Venho deixar um feedback e descrever o que fiz para resolver o meu problema com esse caso, para que mais gente como eu precise também:

O problema era a Bios desatualizada.

Pesquisei na internet o modelo mais atualizado da minha Bios, tentei atualizar, mas ocorria a seguinte mensagem que não me deixava concluir a instalação "this program is unable to continue. internal system error there is a programming or internal problem" (Como na 3ª figura).

Precisei transformar a nova bios num pendrive de boot, então utilizei o programa Rufus que explicou como torna-lo bootável (Link como criar pendrive de boot: https://www.youtube.com/watch?v=eAtdWAzZFcQ )

Ao transformar meu pendrive de boot, reiniciei meu PC, fui na bios (apertando F2) e coloquei para ler o pendrive como prioridade e pronto, atualizei a bios.

Voltei na minha Bios, retirei a configuração de ler o pendrive primeiro e pronto.

Coloquei a placa de vídeo na máquina, instalei o programa da Nvidia e já estou utilizando a placa na minha máquina.

Deixo as figuras 1ª e 2ª para analisarem qual era a minha Bios e a qual é a recente.

Agradeço aos que se prontificaram em me ajudar e a toda comunidade Clube do Hardware.

Se alguém poder fechar o tópico, agradeço.

 

1.jpg

2.jpg

3.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...