Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta de arquivos transformada em Atalho


Posts recomendados

Boa noite.

 

Uma das pastas mais importantes que eu possuía localizada nas "Imagens" virou um atalho. Com uma pesquisa rápida na internet, obtive a informação de que pode ser um vírus. 

 

Levei meu computador para assistência pois, além desse problema, também não estava conseguindo instalar o Chrome. Dias antes disso tudo, já havia levado à assistência para adicionar mais memória ram e ele provavelmente foi formatado – não sei se isso é relevante para a questão. Resumindo, a assistência não conseguiu recuperar meus arquivos. Eles alegam que tentaram todos os Recuperadores de Arquivos, sem sucesso de recuperar meus arquivos 

 

Mas não me dei por vencida e tentei recuperar eu mesma. Tentei quase tudo que encontrei no Google e também não consegui, mas talvez eu não esteja fazendo da forma correta.

 

• Destaco que ao tentar os comandos attrib -h -r -s /s /d D:\*.* (substituí o "D" por "C") e del autorun.inf, a informação que recebo no CMD é acesso negado (...), então não sei se posso contar como uma tentativa bem sucedida;

 

• Também tentei recuperar os arquivos com o programa Ontrack Easy Recovery. No Preview tive a impressão de ter visto algumas imagens, mas eram poucas. Não fiz a recuperação; 

 

• No Editor de Registro, tentei remover a pasta Windows Script Host supostamente localizada no caminho HKEY_CURRENT_USER > Software> Microsoft, mas não havia essa pasta lá. Também não havia nenhum Microsoft ® Windows Script Host na Inicialização de programas;

 

• Desmarquei a opção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado) em Opções de Pasta e Pesquisa - Modo de Exibição e também selecionei Mostrar Arquivos, Pastas e Unidades Ocultas para tentar encontrar o arquivo Microsoft Excel.Wsf, não apareceu nada (talvez a assistência já tenha feito isso antes).

 

Enfim, não sei mais o que fazer.

 

Alguém me ajuda, por favor.

 

P.S.: O problema do malware já foi resolvido por alguém aqui da página.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se você sabe usar linux mas pelo que escreveu me parece alguém inteligente e com conhecimentos avançados em windows, sugiro que escolha uma distro linux (sugestão Ubuntu 18.04 LTS) e instale em um pen-drive de boot pelo pen-drive. Caso use Ubuntu ou outro distro com base Debian abra o terminal e digite o comando: sudo apt-get install testdisk (precisa estar conectada a internet)

Depois de instalado no mesmo terminal digite sudo su, vai pedir a senha de administrador do sistema (sugestão: faça isso sem conexão com a internet).

Dessa forma você estará logada como root no terminal, então digite: photorec

Você pode navegar pelo menu usando as setas do teclado, selecione o disco da partição com dados perdidos; depois no rodapé selecione [options] e de enter; feito isso apete seta para esquerda para todas as opções deste menu e precione Q, voltará ao menu anterior, neste você seleciona com seta para cima ou para baixo a partição dos dados perdidos, no próximo você terá que escolher onde salvar os dados recuperados, selecione um outro HD ou pen-drive com pelo menos a mesma capacidade da partição que será recuperada e siga as instruções do comando. Pode demorar várias horas ou até mais de um dia dependendo do seu processador e do tamanho da partição mas funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está certo, você teria que instalar um sistema linux num pen-drive mas a informação que você não entende nada de computadores deixa tudo mais difícil. Caso você consiga alguém que instale o ubuntu de preferência num pen-drive você terá que pesquisar como entrar na BIOS e configurar o boot para o pen-drive, no caso o que você fez foi copiar a iso para um pen-drive ou partição (desculpe não dá pra ver direito). Você tem que copiar essa ISO para pasta downloads ou qualquer outra do Windows, depois instale o programa de sua preferência para instalá-la no pen-drive aí você entra na BIOS, escolhe o boot pelo pen-drive, loga no usuário que você criou durante a instalação do linux no pen-drive e segue os passos que já expliquei. Pode tentar o Rufus ou yumi ou qualquer outro software que instale ISO em pen-drive de sua escolha (sugiro que procure um vídeo no youtube sobre como fazer isso), uma explicação com imagens é melhor para inciantes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficar usando o disco onde estavam os arquivos apagados só piora a situação, porque você pode acabar sobrescrevendo esses arquivos, a imagem do Ubuntu é um arquivo grande então pode ter comprometido definitivamente muitos dos seus arquivos se eles haviam sido apagados de fato.

 

O ideal seria contratar uma empresa de recuperação de dados, mas isso costuma custar caro (10 mil reais seria um orçamento mediano), então talvez seja melhor esquecer esses arquivos.

 

Sem saber exatamente o que aconteceu com esses arquivos é difícil apontar o melhor caminho, mas se quiser continuar tentando por sua própria conta e risco, eu aconselharia a instalar o Linux em outro hd e usar algum programa que faça a varredura do disco setor a setor para procurar os arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esqueci de orientar para baixar a imagem direto em um pen-drive para não sobrescrever os arquivos e depois montar um pen-drive de boot com ela. Contratar empresas é muito caro e eu mesmo não confio muito, eu só contrataria se fosse perto de casa ou eu pudesse acompanhar os trabalhos, portanto seria um trabalho pequeno de no máximo algumas horas. Eu acho que a melhor opção foi a que a moça escolheu mesmo tentar recuperar ela mesma, já uma recuperação em um HD que guardasse apenas arquivos de trabalho e nada de pessoal eu tentaria uma empresa, arquivos pessoais podem conter informações importantes demais para terceiros terem acesso, além da imagem das pessoas não serem bem protegidas por lei nesse país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...