Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar partições no HD pode melhorar o desempenho em jogos?


Posts recomendados

Tenho 8gb de memória e para jogar jogos mais que exigem mais que 8gb, a memória virtual tem de estar habilitada. (vide valores altos, 10gb-24gb)
Também não tenho SSD, mas queria saber se criar partições no HD pode melhorar o desempenho em jogos, principalmente estes que consomem bastante memória RAM como COD Warzone e o GTA V Especs:

HD ST1000VM002 SeaGate 1TB

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Rafael W. de Carvalho disse:

Também não tenho SSD, mas queria saber se criar partições no HD pode melhorar o desempenho em jogos, principalmente estes que consomem bastante memória RAM como COD Warzone e o GTA V Especs:

Não porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. Particionar HD serve somente para simular uma segunda unidade de armazenamento, seja para guardar seus arquivos ou para instalar outro sistema operacional, e não para aumentar o desempenho.

 

O que irá definir o desempenho dos seus jogos é o conjunto de CPU + GPU (processador e placa de vídeo). Se o seu jogo precisa de 8GB de RAM e você possui apenas 6GB por exemplo, o arquivo de paginação irá ser utilizado devido a falta de memória RAM, consequentemente seu jogo ficará excessivamente lento. Agora, se você possui os exatos 8GB necessários para rodar o jogo, adicionar mais memória RAM não fará a menor diferença pois o processo do jogo não irá utilizar a memória restante.

 

O único momento em que um jogo irá se beneficiar de um SSD ao invés de um HD, será na hora de carregar os mapas, e não para aumentar desempenho e muito menos o FPS.

 

 

 

 

Edit:

image.png

 

Pode ver que o próprio Windows está lhe recomendando 1911MB de arquivo de paginação. Isso ocorre porque o sistema já analisou a sua utilização e definiu que esse é o valor recomendado para os programas que você utiliza. Você definiu um tamanho absurdamente grande para seu arquivo de paginação (10GB e máximo 24GB) sem necessidade pois o sistema NÃO ESTÁ utilizando isso tudo, ele está utilizando menos de 2GB.

 

E também, se o sistema está utilizando massivamente o arquivo de paginação, isso indica que você está precisando adicionar mais memória RAM no computador. O tamanho do arquivo de paginação ser gigantesco não vai aumentar o desempenho nos seus jogos pois ele não foi feito pra isso. Quando se trata de jogos e aplicações no geral, o ideal é que o sistema NÃO USE o arquivo de paginação, pois isso tornará a tarefa excessivamente lenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...