Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculadora de mesa Olivetti Logos 642 queimando fusível

Posts recomendados

Sou iniciante em eletrônica e estou tentando consertar uma calculadora Olivetti Logos 642.

Ela deve estar em curto, pois sempre que a ligo, o fusível de 0.5A queima.

Já retirei a conexão com a impressora e continua queimando fusível. 

Não acho nenhum esquema elétrico ou manual de serviço na internet. Alguém possui ou sabe onde posso encontrar?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membro VIP
9 horas atrás, IvanCosta2021 disse:

iniciante em eletrônica

analise o circuito de fonte dela medindo alguns componentes. Ele é praticamente a única parte consertável.

Link para o post

@.if 

Estou indo devagar.

O transformador está dando 25,9 VAC ~ 26,0 VAC, agora que entendi a ponte de diodos e o grande capacitor, preciso medir se eles estão ok. 

Na verdade eu gostaria de entender como a calculadora funciona, e aprendendo mais de eletrônica analógica.

Se possível hackear como o CI usa o display, principalmente, e a impressora e o teclado

Achei interessante a spec do CI:

image.png.de2a99db5706dc529dfd24b7d116bd55.png

Ele funciona em 5V e tem esses pinos em alta tensão para o display. 

Vou fazer fotos com boa definição dos dois lados da placa e do display e postar aqui.

Talvez também fazer o esquemático em Kicad

Link para o post
  • Membro VIP
Em 20/04/2021 às 22:16, IvanCosta2021 disse:

iniciante em eletrônica

4 horas atrás, IvanCosta2021 disse:

agora que entendi a ponte de diodos e o grande capacitor

4 horas atrás, IvanCosta2021 disse:

entender como a calculadora funciona, e aprendendo mais de eletrônica analógica.

Se possível hackear como o CI usa o display, principalmente, e a impressora e o teclado

Situações incompatíveis. Não seja afoito. Tens um longo caminho a percorrer na vida toda pela frente. Também sugiro veementemente não gastar sua adrenalina hormonal com este ci. É bem antigo, dedicado e pouco ou nada conseguirá extrair dele.

Aproveite seu entusiasmo eletro eletrônico momentâneo com algo mais factível p.ex. arduino e cia.

No entanto Off 1/2 on ... Creia-me.. já passei por isso na mesma proporção.. quis montar um amplificador sem entender nada de nada. Quis usar um radinho. Minha teoria era que se o sinal vem pela antena, se eu colocar um microfone nela vai amplificar o sinal. E num é que "deu certo"? 2 fios do mic: um coloquei na antena e o outro fui encostando em pontos circuito. Determinado momento era um dos terminais do potenciômetro. Quase tive um treco quando ouvi minha voz sair no a.f. do radinho kk... sério...

Passado sempre presente e agradeço pela oportunidade de me fazer lembrar, ter saudade e registrar 😁

Link para o post

@.if Obrigado por colocar o meu pé no chão. Talvez eu desista mesmo.

É que parece que são tão poucos os componentes, que seria fácil eu detectar o problema.

Eu já fiz algumas coisas com Arduíno, mas ali são sempre os 5V DC. Por isso pensei em dar esse "pulo" rs

Minha intenção também incluía interfacear algum dos componentes, LCD, impressora, desta calculadora com o Arduíno. Acho que eu devia ter sido mais explícito. Mas sem entender como a coisa funciona, não vejo como interfacear.

Não consegui identificar o que seriam os componentes circulares de ambos os lados. 

Um deles, um resistor varíavel, trimpot? Está engravado "302"

No outro, são 9 pinos, e dá para ler "422" apenas

_MG_0344-2.jpg

_MG_0342-2.jpg

_MG_0343-2.jpg

Link para o post

@IvanCosta2021 se o fusível que queima é aquele ali, começe medindo o que está próximo a ele. 

A placa com cor escura ali onde estão aqueles transistores indica que ouve aquecimento ali, provavelmente é onde está o problema. 

Teste aqueles três transistores, o diodo e aqueles resistores. 

28 minutos atrás, IvanCosta2021 disse:

Um deles, um resistor varíavel, trimpot? Está engravado "302"

Sim, é um trimpot. Provavelmente regula a tensão de saída daquela fonte regulada onde parece estar ruim. 

29 minutos atrás, IvanCosta2021 disse:

No outro, são 9 pinos, e dá para ler "422" apenas

É um transformador pequeno. 

31 minutos atrás, IvanCosta2021 disse:

Minha intenção também incluía interfacear algum dos componentes, LCD, impressora, desta calculadora com o Arduíno. Acho que eu devia ter sido mais explícito. Mas sem entender como a coisa funciona, não vejo como interfacear.

Nem tem como, esses ci de calculadora são específicos a função. 

As vezes é até algo programado, mas numa memória que só grava uma única vez. 

Não deixam entradas e saídas que permitem a conexão com outros componentes. 

• Curtir 1
Link para o post
  • Membro VIP

Acredite se quiser mas certa feita a looong time ago  acionei um display deste. Coloquei num cd4511 a 12v . Ele é algo como uma válvula ou tubo de imagem. Aquele treco redondo preto é algo como um flyback'inho pra gerar alta tensão - uns 30V (chute) - pro display.. na época acionei com 12v mesmo. Pra esta façanha, vais ter que localizar os segmentos que são multiplexados mas não sem antes entender como  funciona o display a vácuo (https://pt.wikipedia.org/wiki/Display_VFD) que é bem quase igual à um antigo tubo de tv mesmo... um resuminho: um filamento aquece, deixa o eletron doidão querendo ser atraído por anodo fosforescente altamente positivo. Dando de cara na tela se transforma maravilhosamente num foton.

Mas k entre nós de novo...na atual conjuntura nem vale muito a pena ... a não ser pela adrenalina ou por algum masoquismo kk

• Haha 1
Link para o post
Citação
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Teste aqueles três transistores, o diodo e aqueles resistores. 

Ali está normal

2 horas atrás, Renato.88 disse:

É um transformador pequeno.

O transistor próximo a ele é um C33725 e está aberto em todos os pinos!!!!

Na ponte de diodos os 4 diodos cinza são 1N4002 e estão deixando passar corrente em todo sentido (ou isso é o esperado testando eles na placa?)

@.if Que legal esse relato! Acho que estou sendo masoquista! haha

Vou pesquisar, mas como expliquei acima parece que tem um transistor em curto e a ponte de diodos está aberta.

Quem sabe essa calculadora ainda ligará?!

Link para o post
34 minutos atrás, IvanCosta2021 disse:

O transistor próximo a ele é um C33725 e está aberto em todos os pinos!!!!

Então está ruim. 

É um BC337. 

35 minutos atrás, IvanCosta2021 disse:

Na ponte de diodos os 4 diodos cinza são 1N4002 e estão deixando passar corrente em todo sentido (ou isso é o esperado testando eles na placa?)

Isso, as vezes na placa acontece. Principalmente quando o transformador está ligado. 

Mas vejo que ali você o retirou, então não é normal. Retire um dos lados do diodo pra medir. 

Acho que você já sabe que a corrente por eles é só num sentido. 

Tanto pra diodos e transistores use o símbolo de diodo do multímetro. 

38 minutos atrás, IvanCosta2021 disse:

Vou pesquisar, mas como expliquei acima parece que tem um transistor em curto e a ponte de diodos está aberta.

Quase que acertou.... 

O transistor está aberto, os diodos parecem estar em curto. Chuto que são eles que queimam o fusível. 

• Curtir 1
Link para o post
Em 23/04/2021 às 21:44, Renato.88 disse:

Então está ruim. 

É um BC337. 

Isso, as vezes na placa acontece. Principalmente quando o transformador está ligado. 

Mas vejo que ali você o retirou, então não é normal. Retire um dos lados do diodo pra medir. 

Acho que você já sabe que a corrente por eles é só num sentido. 

Tanto pra diodos e transistores use o símbolo de diodo do multímetro. 

Quase que acertou.... 

O transistor está aberto, os diodos parecem estar em curto. Chuto que são eles que queimam o fusível. 

Retirei um dos lados daqueles diodos e a medição estava normal. Portanto, deixei-os lá.

Troquei o transistor por um BC337, coloquei o fusível, e liguei -> FUMAÇA!

Queimou este transistor que troquei e o diodo zener BZX79C24PH. Inclusive olhando melhor no PCB parece que já havia um problema na solda desse diodo e na trilha dele.

Demorei a dar feedback pois eu não tinha o transistor BC337 e a compra só chegou ontem. Agora não tenho o zener BZX79C24PH, só tenho o PH48.  

Link para o post
  • Membro VIP

Suba a tensão de alimentação gradualmente p.ex. colocando algo (use a imaginação) em série com a fonte ou alimentando com uma de menor tensão (p.ex. carregador de celular). E atenção à polaridade do BC337. Aquele da foto parece ser EBC e não o tradicional CBE

O diodo que se refere é 24V 0.5W

Obs: achei que sua ideia era escrever algo no display e não consertar o produto por isso não te incentivei ok? sorry.

Link para o post

@.if A intenção é aprender. Tentar consertar e também usar o display.

Olhei o datasheet do C33725 original que estava na placa e acho que a polaridade é a mesma do BC337 atual.

O zener original que abriu tem tensão de 24V, não é aconselhável substituir pelo único que tenho aqui, o PH48, né?

Achei um vídeo interessante explicando o funcionamento do VFD e investigando como usar os pinos: https://www.youtube.com/watch?v=5P5ESC8SMHQ

Só que nesta calculadora ele é multiplexado. Adiciona à complexidade ;)

Link para o post
1 hora atrás, IvanCosta2021 disse:

Olhei o datasheet do C33725 original que estava na placa e acho que a polaridade é a mesma do BC337 atual.

Sim é a mesma coisa. 

O zener original que abriu tem tensão de 24V, não é aconselhável substituir pelo único que tenho aqui, o PH48, né?

Nesse caso esse de 48V e nada é uma coisa só. 

Achei um vídeo interessante explicando o funcionamento do VFD e investigando como usar os pinos: https://www.youtube.com/watch?v=5P5ESC8SMHQ

Só que nesta calculadora ele é multiplexado. Adiciona à complexidade

Eu nunca vi um display desse que não fosse multiplexado. 

Todos são e cada um com suas peculiaridades, pois todos são personalizados feitos para um aparelho exclusivo.

Link para o post

@Renato.88 @.if

Agradeço imensamente a ajuda dos dois. A calculadora ligou!

Troquei o transistor BC337, o diodo zener  BZX55C [24V / 0.5W], e refiz uma ligação deste diodo ao resto das trilhas. 

Que sensação boa! 

Ainda preciso ressoldar o flat do teclado e testar as teclas, para depois tentar utilizar o display dela via Arduino ou Raspberry Pi, diretamente ou indiretamente através da conexão do teclado.

Para isso abrirei um outro tópico assim que conseguir avançar nesse campo.

InkedScreenshot_2021-05-10-16-31-59_LI.jpg

• Curtir 1
Link para o post
2 horas atrás, IvanCosta2021 disse:

indiretamente através da conexão do teclado.

Dessa forma é possível com uma interface simples. 

• Curtir 1
Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!