Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculadora de mesa Olivetti Logos 642 queimando fusível

Posts recomendados

Sou iniciante em eletrônica e estou tentando consertar uma calculadora Olivetti Logos 642.

Ela deve estar em curto, pois sempre que a ligo, o fusível de 0.5A queima.

Já retirei a conexão com a impressora e continua queimando fusível. 

Não acho nenhum esquema elétrico ou manual de serviço na internet. Alguém possui ou sabe onde posso encontrar?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membro VIP
9 horas atrás, IvanCosta2021 disse:

iniciante em eletrônica

analise o circuito de fonte dela medindo alguns componentes. Ele é praticamente a única parte consertável.

Link para o post

@.if 

Estou indo devagar.

O transformador está dando 25,9 VAC ~ 26,0 VAC, agora que entendi a ponte de diodos e o grande capacitor, preciso medir se eles estão ok. 

Na verdade eu gostaria de entender como a calculadora funciona, e aprendendo mais de eletrônica analógica.

Se possível hackear como o CI usa o display, principalmente, e a impressora e o teclado

Achei interessante a spec do CI:

image.png.de2a99db5706dc529dfd24b7d116bd55.png

Ele funciona em 5V e tem esses pinos em alta tensão para o display. 

Vou fazer fotos com boa definição dos dois lados da placa e do display e postar aqui.

Talvez também fazer o esquemático em Kicad

Link para o post
  • Membro VIP
Em 20/04/2021 às 22:16, IvanCosta2021 disse:

iniciante em eletrônica

4 horas atrás, IvanCosta2021 disse:

agora que entendi a ponte de diodos e o grande capacitor

4 horas atrás, IvanCosta2021 disse:

entender como a calculadora funciona, e aprendendo mais de eletrônica analógica.

Se possível hackear como o CI usa o display, principalmente, e a impressora e o teclado