Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 3700 e RX 5500XT FPS baixo desempenho no Fortnite

Posts recomendados

Olá pessoas.

Estou com queda de FPS, jogo apenas Fortnite e o normal era ficar oscilando entre 200fps e 150fps, porém agora além desta oscilação está ocorrendo a queda brusca que vai lá para 30fps e volta, o problema começou semana passada, eu estava jogando e o PC travava, as vezes ao iniciar o game travava e só reiniciando para voltar.

Tenho um Ryzen 7 3700;

16gb RAM (2x8gb);

250gb SSD nvme

RX 5500 XT 8gb

fonte 500W  

Fiz um teste de stress com o software da Adrenaline que na atualização de ontem disponibilizou essa função, testei por 10 minutos, nesse tempo houve 2 quedas no gráfico:

O clock da GPU que ficava em média 1810mhz caiu para 52Mhz consumo de energia de média 110w para 7W.

No fortnite o uso da CPU fica em 30% a GPU variando entre 88% a 99%.

Placa de vídeo com defeito?

Obrigado

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • KoGoo alterou o título para FPS oscilando muito no Fortnite

Qual a temperatura dos componentes? Qual o modelo da fonte e da placa-mãe que está utilizando?

Link para o post
3 horas atrás, GuilhermeGr disse:

olhe no msi afterburner o driver da sua placa de video

Formatei o windows 10, e peguei o driver direto da AMD última versão.

3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Qual a temperatura dos componentes? Qual o modelo da fonte e da placa-mãe que está utilizando?

A GPU, raramente passa dos 80º, mas está relativamente frio aqui na cidade, no verão quando beiramos os 40º, tive que deixar o gabinete aberto com ventilador em cima dele, senão parecia que eu estava jogando a 40fps.

A fonte é uma Fonte TGT Tomahawk 500W TMWK500

A MB A320M-HD

A pouco eu estava editando um vídeo no Premiere e travou o PC, depois de alguns segundos o monitor ficou sem sinal.. 

Link para o post
3 minutos atrás, _Luiz_ disse:

A GPU, raramente passa dos 80º, mas está relativamente frio aqui na cidade, no verão quando beiramos os 40º, tive que deixar o gabinete aberto com ventilador em cima dele, senão parecia que eu estava jogando a 40fps.

A MB A320M-HD

mano o driver 21.3.1 e 21.3.2 resumindo estão um lixo veja se  consegue por o 21.4.1 ou 20.11.2, preferência pro 21.4.1, e dois problemas a fonte não de muita qualidade nem bivolt e pfc ativo ela tem acho que nem selo 80 plus tem, e o vrm da sua placa-mãe é muito modesto na minha opinião pra um 3700x o consumo dele fica quanto?, e os clocks?, abaixo de 4.1 GHz o clock esta baixo pra este 3700x, ou seja totalizando dois problemas com fornecimento de energia potencia ta boa, mas uma energia "suja" e mal filtrada sendo entregue pra um VRM modesto e não grande coisa pra alimentar um CPU que talvez seja demais pra placa, fez um ciclo, um caminho, um fornecimento não tão interessante pro seu sistema, fora o driver que pode ser  uma versão lixo, fora um jogo muito não tão otimizado em casos especificos, como queda do onibus e graficos no epico muito exagerados kkk, e tambem não é todo hardware que entrega uma esperiencia estavel neste jogo mesmo passando dos requisitos pedidos pela EPIC Games

• Curtir 1
Link para o post
2 horas atrás, _Luiz_ disse:

A MB A320M-HD

A pouco eu estava editando um vídeo no Premiere e travou o PC, depois de alguns segundos o monitor ficou sem sinal.. 

Você está usando um processador de alto desempenho numa placa-mãe de entrada. O VRM dela pode não estar dando conta de tocar esse processador em momentos de estresse, como no seu caso aí. Para esse tipo de processador é altamente recomendo utilizar um modelo com dissipador no VRM e que seja com chipset pelo menos B450.

A sua fonte também é bem ruinzinha, famosa "bomba", não aconselho continuar utilizando ela por muito mais tempo. Uma fonte ruim não fornece energia de qualidade para os componentes, pode afetar o desempenho e danifica-los a longo prazo. Também existe a possibilidade de ela estar causando seu problema.

Parece que você investiu demais no processador e esqueceu dos outros componentes bastante importantes como placa-mãe e fonte.

Link para o post
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Parece que você investiu demais no processador e esqueceu dos outros componentes bastante importantes como placa-mãe e fonte.

exato seu setup deve estar em perfeito equilibrio, associe a homeostase do corpo humano pra corpo estar funcionando bem ela precisa que todas as áreas estejam bem para o conjunto estar bem e funcionar corretamente, do mesmo jeito um PC, as peças precisam estar balanceadas, em equilibrio, sou horrível de biologia mas acho que da pra entender

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Para esse tipo de processador é altamente recomendo utilizar um modelo com dissipador no VRM e que seja com chipset pelo menos B450.

só discordei disto aqui, é claro que bem melhor esse cenário, mas o 3700x consegue ser levado com um VRM de umas 5/6 fazes exclusivas para VCC, não sendo necessario dissipador, mas se tiver claro bem melhor 

2 horas atrás, GuilhermeGr disse:

mano o driver 21.3.1 e 21.3.2 resumindo estão um lixo veja se  consegue por o 21.4.1 ou 20.11.2, preferência pro 21.4.1, e dois problemas a fonte não de muita qualidade nem bivolt e pfc ativo ela tem acho que nem selo 80 plus tem, e o vrm da sua placa-mãe é muito modesto na minha opinião pra um 3700x o consumo dele fica quanto?, e os clocks?, abaixo de 4.1 GHz o clock esta baixo pra este 3700x, ou seja totalizando dois problemas com fornecimento de energia potencia ta boa, mas uma energia "suja" e mal filtrada sendo entregue pra um VRM modesto e não grande coisa pra alimentar um CPU que talvez seja demais pra placa, fez um ciclo, um caminho, um fornecimento não tão interessante pro seu sistema, fora o driver que pode ser  uma versão lixo, fora um jogo muito não tão otimizado em casos especificos, como queda do onibus e graficos no epico muito exagerados kkk, e tambem não é todo hardware que entrega uma esperiencia estavel neste jogo mesmo passando dos requisitos pedidos pela EPIC Games

e olha você esta com um conjuntinho problemático tente arrumar isso o mais rápido possível

Link para o post

Entendi.

Utilizei o CPU-Z ativei o teste de stress dele e o core speed chegou no máximo 4.024Mhz.

Deixei o Ryzen Master para monitorar também e cravou em 4.010Mhz de um máximo de 4.400Mhz neste stress deveria alcançar os 4.400Mhz, ou isso é só para casos de overclock?

A temperatura chegou aos 72º.

O consumo de energia está meio confuso:

Afterburner = 90W

Adrenaline = 64W.

CPU-Z e Ryzen Master = 1.248V.

Pensei que poderia ser a fonte, porque quando começou os travamentos no verão, o técnico da Pichau (onde comprei), falou para eu colocar 6 coolers 3 de entrada de ar e 3 de saída para resfriar, porém os cooler são com leds, o cooler do CPU tem Led também aí a RX5500 tem 2 coolers, pequenos mas são 2, eu até perguntei se a fonte aguentaria e ele disse: "tranquilo".

Quando comprei questionei se poderia fazer upgrade de boa, e até qual processador eu poderia pegar e foi dito este que tenho, por isso está aí.

Obs. Não uso estabilizador, é direto na régua 220w.

Vou começar por uma fonte melhor então, qual indicam?

https://www.pichau.com.br/fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br?gclid=CjwKCAjwmv-DBhAMEiwA7xYrd2Y-KyCSi-UGl_y5vrLFmL12_KJwWW07DLJHzcfPkV5S_8fsc3xMMhoC5zgQAvD_BwE

essa serve? FONTE PICHAU GAMING NIDUS 500W BRONZE 80 PLUS, PG-5001-BR 

Link para o post
8 horas atrás, _Luiz_ disse:

Entendi.

Utilizei o CPU-Z ativei o teste de stress dele e o core speed chegou no máximo 4.024Mhz.

Deixei o Ryzen Master para monitorar também e cravou em 4.010Mhz de um máximo de 4.400Mhz neste stress deveria alcançar os 4.400Mhz, ou isso é só para casos de overclock?

não ta ruim o clock, um bom chip entrega 4.2 GHz, não esta tão longe

4.4 é em um único núcleo

Pensei que poderia ser a fonte, porque quando começou os travamentos no verão, o técnico da Pichau (onde comprei), falou para eu colocar 6 coolers 3 de entrada de ar e 3 de saída para resfriar, porém os cooler são com leds, o cooler do CPU tem Led também aí a RX5500 tem 2 coolers, pequenos mas são 2, eu até perguntei se a fonte aguentaria e ele disse: "tranquilo".

potencia serve sim o negocio é a qualidade da fonte

Entendi.

A temperatura chegou aos 72º.

O consumo de energia está meio confuso:

Afterburner = 90W

Adrenaline = 64W.

CPU-Z e Ryzen Master = 1.248V.

esta realmente confuso o consumo mas a tensão e temperatura não esta ruim, bom apesar de eu não fazer essa combinação, parece por incrível que pareça, estar dando conta, só essa conversão dos 12 pra 1.248, que n me agrada pelo VRM

Quando comprei questionei se poderia fazer upgrade de boa, e até qual processador eu poderia pegar e foi dito este que tenho, por isso está aí.

Obs. Não uso estabilizador, é direto na régua 220w.

realmente no limite isso, deveria ter pego algo com construção melhorzinha

Vou começar por uma fonte melhor então, qual indicam?

https://www.pichau.com.br/fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br?gclid=CjwKCAjwmv-DBhAMEiwA7xYrd2Y-KyCSi-UGl_y5vrLFmL12_KJwWW07DLJHzcfPkV5S_8fsc3xMMhoC5zgQAvD_BwE

essa serve? FONTE PICHAU GAMING NIDUS 500W BRONZE 80 PLUS, PG-5001-BR 

serve sim muito boa, e não se esqueça que pode ser o lixo de driver e o fortnite mal otimizado kkkkkk

Link para o post
  • GusGraf alterou o título para Ryzen 7 3700 e RX 5500XT FPS baixo desempenho no Fortnite
13 horas atrás, GuilhermeGr disse:

só discordei disto aqui, é claro que bem melhor esse cenário, mas o 3700x consegue ser levado com um VRM de umas 5/6 fazes exclusivas para VCC, não sendo necessario dissipador, mas se tiver claro bem melhor 

Dissipador no VRM é recomendado para qualquer caso, com processador de alta potência ainda mais. MOSFETs mais quentes tem a vida útil reduzida.

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Os Mitos do Dinheiro

APENAS R$ 9,90!

CLIQUE AQUI E COMPRE AGORA MESMO!