Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 2700 OC Water Cooler vs Air Cooler


Posts recomendados

Boa noite pessoal, atualmente eu uso meu ryzen em stock com cooler box padrão.

Estou pensando em fazer OC para 4.1GHZ com VCore 1.375~1.380 peguei isso em um video do mw informática no ryzen dele. Ele usou um DX 2011 DEX e manteve em 80 a temperatura dele.

 

Eu estava pensando em pegar um gammaxx gte na pichau por 149, porém não sei se isso seria o suficiente sei que falam que é um otimo air cooler que surpreende pelo preço, pensei em botar mais dinheiro e pegar um Water Cooler 240mm e também surgiu a duvida se pelo preço que vou pagar em um water cooler 240mm, se não compensa pegar esses air cooler mais top.

Irei comprar gabinete e fans e a circulação de ar ficaria da seguinte maneira, a frente é aquelas telhas mesh, com air cooler iria ficar 3 fan na frente botando ar para dentro, 2 em cima jogando ar para fora, e 1 atras jogando ar para fora. No caso de pegar o watter cooler iria tirar as duas fan de cima. As fans que vou comprar são da rise mode de 50CFM e 1500RPM

 

Gabinete irei remover o vidro frontal para melhor ventilação e também trocarei as fans pelos da risemode: https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-pichau-kazan-lateral-frontal-vidro-temp-led-branco-pgkz-01white

 

6x FAN com air cooler ou 4x FAN com water cooler: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96820

 

Vi falar bem desse water cooler: https://www.kabum.com.br/produto/112646/water-cooler-pcyes-sangue-frio-2-240mm-psf2240h40ptsl mas o preço é elevado, por isso pensei na comparação com um air cooler de valor semelhante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá tudo errado... Primeiro que você não escolhe um overclock e depois o sistema de resfriamento, é o oposto. Você monta o resfriamento e depois testa até onde consegue levar com ele.
Segundo, sua expectativa é meio irreal. Muitos 2700 não chegam nem a 4.0, pra conseguir 4.1 só se você tive um chip bastante premiado. Não vi o vídeo, mas se tratando do canal em questão não duvide que o teste tenha sido uma passada de Cinebench, quando na realidade você só sabe que o OC está realmente estável depois de muitas horas de Prime95). Terceiro, se vai usar tensão acima de 1,35 V, você deve mirar em temperaturas abaixo de 65 graus se espera que o processador dure mais que alguns meses (e isso só um WC 240+ mm ou air cooler topo de linha na faixa dos R$ 500+ vai te proporcionar). Pra isso também é adequado que tenha uma placa-mãe com VRM bem parrudo, de preferência uma B450 Tomahawk pra cima. Quarto, você não copia receita de overclock, cada chip é único e só testando o seu pra saber até onde ele vai. O canal que você escolheu seguir também é muito fraquinho e consiste basicamente de propaganda barata na sua vasta maioria. Siga canais como Gamers Nexus e Hardware Unboxed no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 a placa-mãe é uma b450 aorus m, como uso cooler box e gabinete mal refrigerado, nao tenho como testar nada basicamente

 

Ai fiquei nessa duvida de o que devo usar um air cooler top ou water cooler, vou tentar ver mais videos falando sobre, vi falar muito bem nesse gammaxx 400 e gte, mas pro 2700 OC provavelmente  ele n seja ideal né

 

E como preciso comprar esses itens, queria comprar os adequados pra nao comprar algo q n ira servir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ojefersonvieira certo, quanto está disposto a gastar somente no cooler? qual o tamanho máximo para air coolers do gabinete? onde é possível instalar WCs no gabinete ( de 240mm ) ?

 

eu não tenho certeza se a Aorus M suporta o OC no 2700 para 4GHz, acredito que a corrente vá para cerca de 110A

as FANs que você mencionou são bem mais ou menos, suficientes para uso normal, mas duvido que consigam fazer o trabalho com um 2700 em OC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_  Queria gastar ate 500 no water ou air cooler, acredito que o air cooler suportado seja ate uns 150mm,  tem espaco para water 240mm em cima, ha algumas outras fans para recomendar? Gostei delas por parecerem bom custo beneficios por terem 50CFM

Sobre o quanto a placa-mãe suporta nao sei dizer, mas vejo elogiarem a construcao dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ojefersonvieira

1 minuto atrás, ojefersonvieira disse:

Queria gastar ate 500 no water ou air cooler, acredito que o air cooler suportado seja ate uns 150mm

150mm complica um pouco, qualquer cooler decente para OC é pelo menos 154mm ( Scythe Fuma 2 / Scythe Mugen 5 Rev B )

 

2 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

tem espaco para water 240mm em cima

se o espaço for realmente 150mm, nesse caso é melhor um WC em cima

*não é porque cabem FANs de 120mm em cima que um WC de 240mm cabe também

2 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

a algumas outras fans para recomendar?

depende bastante do orçamento, claro

mas o @WOZ Dodstinha, se não me engano, um filtro para FANs na Kabum

5 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

Sobre o quanto a placa-mãe suporta nao sei dizer, mas vejo elogiarem a construcao dela

pode ser que aguente, mas o 2700X em OC a mb pediu arrego

 

você já está familiarizado com a BIOS da placa-mãe?

https://www.reddit.com/r/overclocking/comments/duv69e/aorus_b450_m_and_ryzen_7_2700/

por exemplo, o usuário do reddit acima não conseguiu fazer um bom overclock por estar usando o dynamic vcore e não o setado manualmente no AMD Overclocking

 

não recomendo 1.4V, pois a degradação do chip será gigante e no máximo durará alguns meses

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Vou testar pesquisar um pouco mais sobre o gabinete para saber o tamanho de air cooler que ele suporta, vi gabinetes maiores para mais fans mas na casa de 500 reais, vejo o pessoal falar que water com 2 anos apresenta problemas, por isso estava pensando em um bom air cooler. Sobre configuraraçao para o OC é tudo novo, por isso estou tentando pesquisar e fazer tudo de maneira certa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ojefersonvieira disse:

Estou pensando em fazer OC para 4.1GHZ com VCore 1.375~1.380

 

muito difícil conseguir isso no 2700, tem q ser um processador muito bom e premiado, eu to a 1.38 em 4.0ghz e foi o maximo q subiu.. acima disso, é instabilidade pura, alem de temperaturas altissimas

 

14 horas atrás, ojefersonvieira disse:

pensei em botar mais dinheiro e pegar um Water Cooler 240mm e também surgiu a duvida se pelo preço que vou pagar em um water cooler 240mm, se não compensa pegar esses air cooler mais top.

 

se for um air top mesmo do naipe dos noctua, pode até compensar ja que alguns se igualam ou até superam certos watercoolers.. eu sempre prefiro o WC no caso de overclock, porque comigo das vezes q fiz sempre seguraram bem as temperaturas..

 

14 horas atrás, ojefersonvieira disse:

Vi falar bem desse water cooler: https://www.kabum.com.br/produto/112646/water-cooler-pcyes-sangue-frio-2-240mm-psf2240h40ptsl mas o preço é elevado, por isso pensei na comparação com um air cooler de valor semelhante

 

eu iria nesse: https://www.kabum.com.br/produto/129350/water-cooler-cooler-master-masterliquid-ml240l-v2-240mm-mlw-d24m-a18pk-r2

 

é igual ao q eu tenho, so que de 240mm

 

apesar de que até hj nada e nem ninguem me convenceu que haja diferencas absurdas entre um de 120mm e outro de 240mm, todos os 4 WC q ja tive até hj foram de 120mm e sempre me supriram muito bem

14 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

vejo o pessoal falar que water com 2 anos apresenta problemas

 

isso é muito relativo, desde q você escolha bem a marca, novamente, puxo pelas minhas experiencias, dos 4 WC (3 coolermaster e 1 thermaltake) q tive, nunca nenhum deles deu qualquer problema q fosse.. já teve uma epoca q os WC da corsair davam muito problemas, principalmente em bomba e vazamentos, nao sei se melhoraram mas isso era fato em alguns anos atrás. eu sempre optei pelos WC da coolermaster porque ao contrario das outras marcas, a CM e a deepcool sao as unicas q tem fabricação propria de tudo.. corsair, nzxt, thermaltake e outras marcas usam basicamente o mesmo produto fornecido pela asetek

1 hora atrás, ojefersonvieira disse:

irei comprar gabinete e sistema de refrigeraçao, porém estou pedindo dicas sobre o sistema de refrigeracao

 

nao tem mtos misterios, é so usar a fisica ao seu favor.. gabinete, de preferência o que der pra instalar o WC no topo, ja que ajuda na exaustao do calor na parte de cima..

 

na frente do meu gabinete eu uso 3 coolers jogando ar frio pra dentro e tem 2, um traseiro e o outro do meu WC jogando ar pra fora.. pronto, nao há nada alem disso nem coolers de marte com especificacoes fora de serie (todos eles inclusive comprados no aliexpress, marca aigo).. nao adianta tb entupir o gabinete de coolers se nao houver a circulacao adequada do ar dentro do gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Há quanto tempo usa ele com essa config e quais temperaturas ? Acredito que minha b450 auros m se equivale a sua steel legends, há quanto tempo tem esse water cooler, eu penso nas coisas durarem longo prazo,  realmente minha duvida era sobre os problemas relacionados ao water pensando também em algo pra durar longo prazo, por isso pensei em um air cooler desses top pensando em questão de durabilidade, nunca tive um pc mais top por isso to tentando montar algo bacana e de maneira correta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

Há quanto tempo usa ele com essa config e quais temperaturas ?

 

overclock do 2700 eu uso desde q tenho ele, comprei no fim de 2019, e as temperaturas em jogos sao bem boas, em gta5 por exemplo fica na casa dos 53, 55 graus.. nada alem disso em idle dependendo do temperatura do dia varia entre 35-40 graus, o que é bem aceitavel

 

todas as pecas da assinatura tem quase 2 anos, esse meu pc atual foi montado aos poucos mas a base em si é toda de 2019.. as unicas coisas q adicionei recente foi o ssd de 1tb, os coolers do gabinete... 

 

35 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

Acredito que minha b450 auros m se equivale a sua steel legends, há quanto tempo tem esse water cooler, eu penso nas coisas durarem longo prazo

 

WC comprei em outubro de 2019

 

36 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

realmente minha duvida era sobre os problemas relacionados ao water pensando também em algo pra durar longo prazo, por isso pensei em um air cooler desses top pensando em questão de durabilidade

 

ao meu ver, é como disse, depende das marcas, eu quando procuro montar um pc dificilmente me aventuro em qualquer marca.. pra fontes é corsair ou seasonic, WC atualmente so uso da coolermaster, memorias sao corsair ou crucial, ssds sao samsung e por ai vai.. monto pcs de acordo com o historico bom q tive com as marcas

 

ate agora eu montava pcs para usar entre 2 ou 3 anos, mas com essa crise toda e os precos absurdos, creio q vou passar mais 2 anos com essa mesma config, entao particularmente estou bem tranquilo no que diz respeito a durabilidade de tudo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

@rodrigo.dcvieira Po são otimas temperaturas, e um de 120mm ta mais barato que um de 240mm, vou tentar achar mias testes no youtube do pessoal comparando também water cooler

 

sim, como falei ate hj nao me convenci de que um de 240mm seja tão absurdamente bom assim ao ponto de valer quase o dobro do valor em algumas ocasioes para um de 120mm...

 

a nao ser q você instale um processador mega blaster potente como aqueles da linha high end da intel ou amd, ai tudo bem.. sao processadores altamente fortes, quentes e com um tdp absurdamente elevado.. ai justificaria até colocar um de 360mm, dependendo da ocasiao, do overclock se tiver, etc.. fora isso, ao meu ver, é exagero.. tanto é que o meu de 120mm aguenta numa boa esse 2700..

 

enfim, negocio é pesquisar, se informar bem antes de fazer qualquer compra principalmente hj q os precos estão absurdos e o tiro tem q ser milimétrico.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Você tentou OC no 2700 acima disso e disse que deu instabilidade e temperaturas altas, com que software eu devo testar a estabilidade prime95 ? E o que são temperaturas que devo evitar, o mano ali pra cima falou que acima de 1,35V tenho que mirar pra baixo de 65 graus pro processador durar mais que alguns meses

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ojefersonvieira disse:

@rodrigo.dcvieira Você tentou OC no 2700 acima disso e disse que deu instabilidade e temperaturas altas, com que software eu devo testar a estabilidade prime95 ? E o que são temperaturas que devo evitar, o mano ali pra cima falou que acima de 1,35V tenho que mirar pra baixo de 65 graus pro processador durar mais que alguns meses

 eu testei nos principais programas, entre eles o prime, o occt, o proprio teste do aida64 e ai você vai ajustando até achar o limite ideal

 

2 horas atrás, ojefersonvieira disse:

E o que são temperaturas que devo evitar, o mano ali pra cima falou que acima de 1,35V tenho que mirar pra baixo de 65 graus pro processador durar mais que alguns meses

 

olha, as temperaturas sempre sao quanto menor, melhor.. entretanto o limite de temperatura desses processadores é bem elevado (no ryzen 2700 é de 95 graus se nao tiver enganado) mas você nao vai colocar isso sempre e nem o proprio processador vai ser usado a exaustao de forma q alcance essas temperaturas todos os dias o tempo todo

 

se eu abrir aqui qualquer programa de estress e fizer os testes vai passar e muito a temperatura que eu vejo nos jogos, pois é uma situacao extrema, limite, fora do que estaremos acostumados no dia a dia mas ainda assim abaixo de um limite q seja perigoso (aqui sempre ficou no maximo em 75, 78 graus).. os testes de estress servem para você se certificar q o sistema em si está seguro e estável depois dos ajustes, mas nao é o tipo de situacao q você vá enfrentar todos os dias e nem com todos os programas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Claro entendo, eu comprei esse pc faz pouco tempo, e ele tem gabinete com péssima ventilação e sem fans pra ajudar a refrigerar, o processador esta sempre abaixo de 80c com cooler box, porém a placa é uma rx 580 8gb xfx, e ela bate 85 graus as vezes jogando cod warzone com 100% de uso com tudo no low em 1080p. E o processador sobra bastante uso, não sei nem se o overclock me traria mais fps no game que varia de 80 a 110. Porém como vou mudar gabinete e fans, já pensei em fazer essa mudança no cooler de resfriamento do processador pensando em overclock futuro, hoje eu uso ele em stock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ojefersonvieira disse:

Você tentou OC no 2700 acima disso e disse que deu instabilidade e temperaturas altas, com que software eu devo testar a estabilidade prime95 ? E o que são temperaturas que devo evitar, o mano ali pra cima falou que acima de 1,35V tenho que mirar pra baixo de 65 graus pro processador durar mais que alguns meses

O que desgasta o processador é eletromigração, quando os elétrons "saltam" pra fora das trilhas em que deveriam ficar e "comem" a estrutura física. Quanto maior a temperatura e a tensão, maior a tendência à eletromigração. Quanto mais eletromigração, mais rápido o processador vai desgastar. O primeiro sinal é que você tem que dar uma tensão cada vez maior pra ele manter o mesmo OC. Por exemplo, antes você fazia 4.0 GHz com 1.35 V, mas de um dia pro outro aconteceu uma instabilidade, você foi testar de novo e percebe que agora precisa de 1.36 V pra manter estável nesse clock. O sinal final é quando o processador tem a performance mesmo em stock severamente degradada ou até para de vez.

95 graus é a temperatura máxima aceitável pro processadorr em stock. Com OC leve a moderado (até 1.33 V), você deve mirar em temperatura abaixo de 85 graus. Com tensão acima de 1.33 V a temperatura deve ser progressivamente menor. A tensão "máxima" considerada segura pra uso 24/7 é em torno de 1.37~1.38 V, mas com uma tensão tão elevada você deve buscar temperaturas mais baixas, na faixa de 65 pra menos. Como eu disse antes, só com WC de 240+ ou air cooler topo de linha pra conseguir (alguns dos melhores 120 mm segurariam também, mas custam basicamente o preço dos 240).
 

 

4 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

porém a placa é uma rx 580 8gb xfx, e ela bate 85 graus as vezes jogando cod warzone com 100% de uso com tudo no low em 1080p

Procure sobre undervolt e controle de fans (recomendo o MSI Afterburner). A minha 580 (Gigabyte) opera em stock nessa temperatura, a 1340 MHz e 1.125 V. Eu mudei pra 1400 MHz, 1.05 V e elevei um pouco a curva de fans, agora não passa de 70.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ojefersonvieira disse:

@rodrigo.dcvieira Claro entendo, eu comprei esse pc faz pouco tempo, e ele tem gabinete com péssima ventilação e sem fans pra ajudar a refrigerar, o processador esta sempre abaixo de 80c com cooler box, porém a placa é uma rx 580 8gb xfx, e ela bate 85 graus as vezes jogando cod warzone com 100% de uso com tudo no low em 1080p. E o processador sobra bastante uso, não sei nem se o overclock me traria mais fps no game que varia de 80 a 110. Porém como vou mudar gabinete e fans, já pensei em fazer essa mudança no cooler de resfriamento do processador pensando em overclock futuro, hoje eu uso ele em stock

 

é, ai so fazendo e testando.. tem alguns cenarios q o over em si nao ajuda muito mesmo, por exemplo tentar colocar 4.1 nesse ryzen 2700 nao consegue extrair muito alem do que ele entrega com 4.0ghz.. entao por uma tensão e temperaturas melhores, o 4.0 é o ideal desde q se tenha um gabinete ventilado e um bom sistema de ventilacao tb..

 

como eu consegui os 2, o over aqui deu certinho.. o 2700 q tenho hj bate em alguns casos o 2700x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Top essa explicação sobre OC, 1.38V mesmo com WC 240mm 65C deve ser algo difícil de alcançar.

 

Acredito que quando trocar o gabinete e fans, o fluxo de ar irá melhorar muito, e a placa deve atingir temperaturas menores, quais a sua curva de fan ? As stocks da minha rx 580 é 65% de rotação a 85C, eu aumentei as rotações parece um avião, mesmo assim atingi temperaturas meio elevada as vezes, mas são alguns picos.

@rodrigo.dcvieira Pelo que vi é bem testes mesmo, alguns chips são melhores e outros piores para OC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ojefersonvieira disse:

@rodrigo.dcvieira Pelo que vi é bem testes mesmo, alguns chips são melhores e outros piores para OC

 

sim, sim.. tem chips e chips.. os melhores tem um potencial de overclock otimo, outros sao bem complicados.. questao de sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Bom irei testar, como disse antes no jogo a variação de fps é de 80 a 110 com a GPU em 100%, e o processador sobra uso, se mesmo com OC os FPS ainda continuarem os mesmos, não tem sentido para mim o OC visto que e eu não renderizo nada e estou esforçando o processador sem sentido nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...