Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de energia causa danos ao computador? Como evitar?


Joak

Posts recomendados

Pessoal boa tarde!!

 

Nesse período, a alguns dias atrás a minha energia chegou a um ponto que caia direto, caia e voltava VÁRIAS VEZES numa única noite, tarde ou dia e isso era na rua toda. Tinha momentos que quando voltava ela ficava extremamente fraca isso pendurou por mais de 1 semana em horas diferentes do dia ( Alguns dias sim e outros não )

 

Quando eu fui ligar o meu computador no domingo descobri que minha fonte tinha queimado, ele simplesmente não ligava ( fiquei sabendo que até agora levou a placa-mãe junto )

 

Vocês poderiam me dizer por gentileza quem foi o culpado, o real motivo da fonte ter queimado e o que eu possa fazer para evitar que a fonte não queime mais em decorrer disso pfv?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joako culpado foi o pico de energia, este link abaixo explica.

https://www.agazeta.com.br/es/economia/pico-de-energia-como-pedir-reembolso-ou-conserto-de-aparelho-queimado-1020#:~:text=Veja também&text=A Agência Nacional de Energia,o equipamento acaba dando defeito.

 

caso você tenha notas dos aparelhos você pode pedir a empresa, a troca mais pra isso precisa da nota.

 

e cuidado com os outros aparelhos.

https://www.consumidorpositivo.com.br/educacao-financeira/energia-eletrica-queimou-seu-aparelho-saiba-como-agir/

 

eu creio que um nobreak seria otimo, pois quando você reparasse que voltou isso daria tempo de desligar o computador e assim conservando as peças.

e o ideial tambem era um filtro de linha clamper, caso mande algum surto na rede o DPS descarrega assim não queimando o aparelho. link abaixo

 

https://www.pichau.com.br/filtro-de-linha-dps-clamper-iclamper-energia-5-tomadas-preto-010872

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K3RBUS04 Valeuu pela ajuda.

 

Man, Eu levei o pc para o técnico, ai ele vai me dar um laudo constando as peças que queimou, ai com esse laudo eu vou na justiça e peço o ressarcimento das peças para a empresa de energia da região correto?

 

Na época o meu PC custava 1.800R$, as mesmas peças hoje em dia infelizmente ta dando mais de 2.400, e eu queria o meu computador de volta sabe?

 

Eles devolvem o valor que eu tinha pago no PC(1.800R$), eles compram um pc novo com as mesmas peças? ou eles dão o valor ATUAL das peças que eu tinha? O mesmo pc tá custando na faixa de 2.400. 

 

Eu uso um filtro de linha ( Não é da clamper ) Não tenho aterramento e nem tenho um DPS CLAMPER, será que se eu tivesse esses 2 ( DPS CLAMPER e Aterramento ) teria evitado a queima da fonte? 

1 minuto atrás, Joak disse:

@K3RBUS04 Valeuu pela ajuda.

 

Man, Eu levei o pc para o técnico, ai ele vai me dar um laudo constando as peças que queimou, ai com esse laudo eu vou na justiça e peço o ressarcimento das peças para a empresa de energia da região correto?

 

Na época o meu PC custava 1.800R$, as mesmas peças hoje em dia infelizmente ta dando mais de 2.400, e eu queria o meu computador de volta sabe?

 

Eles devolvem o valor que eu tinha pago no PC(1.800R$), eles compram um pc novo com as mesmas peças, ou eles dão o valor ATUAL das peças que eu tinha? O mesmo pc tá custando na faixa de 2.400. 

 

Eu uso um filtro de linha ( Não é da clamper ) Não tenho aterramento e nem tenho um DPS CLAMPER, será que se eu tivesse esses 2 ( DPS CLAMPER e Aterramento ) teria evitado a queima da fonte? 

Minha fonte era uma KCAS 400W. Se eu tivesse colocado uma da CORSAIR Cx450W teria evitado a queima? Sei que a qualidade da corsair é drasticamente melhor. Pretendo comprar ela pra evitar mais incidentes como esse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak no caso eles so vão te ressarsir caso tenha a nota fiscal das peças ou do aparelho, ou eles depositão o valor atual da peça ou compra uma igual varia do mercado, seria interessante colocar um aterramento, e comprar um filtro de linha bom como eu indiquei, e desconheço esta fonte sua citada sei que a qualidade da corsair  é otima mais não posso afirmar que aguentaria estes picos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak isso eles são obrigado da a peça igual ou te ressarcir com o valor atual da peça, ainda bem que você guarda as peças, o iclamper ia aguentar algum surto enviado do fornecedor de energia pra sua casa, o caso do pico no caso seria um nobreak, porque se começasse a ter os picos o nobreak ia segura ate você desliga o aparelho em segurança.

@Joak o DPS vai servir contra surtos, as vezes o transformador da rua pode estar ruim e deixa passar uma carga maior que o normal ocasionando a queima de aparelho, o dps vai ver esse surto e vai descarregar no terra antes de mandar o surto para os seus aparelhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joak kkkk pode ficar tranquilo caso ocorra novamente, a compania de energia e obrigado trocar as peças novamente.

 

uma dica importantissima, pode variar de compania para compania, antes de trocar as peças peça para um eletricista colocar o dps e fazer o aterramento, porque caso a compania alegue não ter o dps e não queira te ressarcir. (em algumas cidades e obrigatorio o dps nos postes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K3RBUS04 Man tenho outra dúvida que esqueci de perguntar, foi mal a demora kkkkkk 

 

Caso eu vá na justiça pedir o ressarcimento eu peço o dinheiro das peças antigas que eu tinha e o dinheiro das peças novas que eu comprei pela nota fiscal? Ou eles só devolvem o dinheiro que eu comprei a nova?

 

E eu tenho que comprar a mesma fonte e a mesma placa-mãe que eu tinha ne?

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak tranquilo irmão pode perguntar kkk, então vão ressarcir apenas os componentes com nota fiscal, mesmo se for peças antigas e tiver nota eles são obrigado a trocar provando que estas peças estão na maquina, provavel que eles vão ressarcir em dinheiro no valor atual dos componentes, antes de ir direto na justiça tenta um amigavel entra em contato com a empresa e conversa caso não entrem em acordo ai sim parte pra justiça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso você vai ter que dar as notas fiscais das peças que tem no pc, ai a empresa decide ou resarcir com a mesma peça ou o dinheiro no valor atual do market@Joak

@Joak as notas fiscais que ja estão contigo você deixa guardado para apresentar elas, ai vão fazer o ressarcimento ou a troca da peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K3RBUS04 Saquei, segundo o técnico, pelo que ele viu as únicas peças que queimaram ( até agora ) foi a fonte e a placa-mãe. 

 

Seria muita desonestidade da minha parte eles devolverem o valor gasto no pc completo, provavelmente o processador,memória ram e HD está tranquilo.

 

Ficaria mais feliz que eles devolvesssem uma fonte nova e uma placa-mãe nova ( mesmo modelo )

@Ricardov Entendi, mas eu tenho que receber o laudo primeiro né confirmando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Cara acho que não dá em nada isso de ressarcimento, eu tive um prejuízo de 4 contatoras por falha na energia elétrica, ao fazer o pedido de ressarcimento fizeram a vistoria e tudo ok erro na rede, mas aí os pilantras solicitam 2 laudos, sendo que os eletricistas me cobram 300 e preciso de 2 da 600 sendo que tudo o que queimou da esse valor, a companhia elétrica deveria pagar os laudos, não a vítima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal!!

 

A uns dias atrás a fonte do meu pc queimou, eu lembro que na mesma semana a energia caia e voltava. Quando eu fui ligar meu computador no domingo ele não quis ligar mais, descobri que a fonte e a placa-mãe do meu pc tinha queimado.

 

Minha tomada não tinha aterramento e eu não tinha DPS. Para evitar que isso ocorra novamente é recomendado eu comprar um No-Break um DPS IPocket Clamper e fazer aterramento ou é melhor eu comprar um filtro de linha da Clamper que já vem com um DPS embutido e fazer o aterramento?

 

Eu estou com bastante incerteza a respeito do No-Break e de DPS, se eu quiser utilizar um No-Break e comprar um DPS é para eu ligar o No-Break diretamente no DPS ou é para eu ligar o DPS apenas numa extensão do No-Break? Eu me refiro naqueles DPS portátil pocket

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...