Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Isis - Oscilador (oscila na prática, mas não na simulação)


MOR_AL

Posts recomendados

  • Membro VIP

Compartilhe o arquivo. 1.pdsprj (.dsn) > 1.jpg

Em tempo... tive problemas em simular mosfet + indutor (indutância de motor) bem como triac + resistência num dimmer com mc. Sabe como resolvi? Não? Se eu tô perguntando é porque não lembro uai... 🤪

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei no YouTube um vídeo com um oscilador com um outro circuito e simulei ele.

Na simulação funcionou.

O meu circuito, que funcionou na montagem em protoboard, não funcionou no Proteus.

 

MOR_AL

 

agora, .if disse:

Compartilhe o arquivo. 1.pdsprj (.dsn) > 1.jpg

Em tempo... tive problemas em simular mosfet + indutor (indutância de motor) bem como triac + resistência num dimmer com mc. Sabe como resolvi? Não? Se eu tô perguntando é porque não lembro uai... 🤪

Deixa prá lá!

Já estou tentando há umas boas 5 horas. Em menos de uma hora eu já teria montado e visto no osciloscópio.

É mais fácil e leva menos tempo se eu montar na protoboard.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas situações que ocorrem na prática não estão previstas em simuladores. 

Um exemplo disso é o ponto de partida, como os componentes devem se comportar no início do ciclo pra que a oscilação ocorra. 

Não entendo muito bem de proteus, mas em outros simuladores temos que colocar o estágio inicial dos capacitores. 

Se é a resistência em zero ou carregado com o valor da alimentação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88

Pois é!

Eu estou acostumado a fazer isso no simulador Simetrix e sempre dá certo, ele é muito bom com circuitos analógicos, mas esse simulador tem pouca biblioteca de componentes digitais.

Eu ia usar um LM555, mas o simulador parou a análise em 1/100 do tempo previsto e não indicou o porquê. 

Não estou acostumado com o LTSpice, mas ele também reclamou de um dos componentes. 

O Proteus reclamou de um comparador LM393, que existe já há uns 50 anos.

Parece que a gente tem que usar o aplicativo certo para cada circuito. 🥴🥴🥴🥴🥴🥴

MOR_AL

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR ,

 

Fazem muitos anos, eu tive esse mesmo problema com um circuito bem básico : aquele multivibrador de dois transistores, que o pessoal brinca de pisca-pisca .... não simulava no Proteus.

 

Como eu tenho ele oficial, eu entrei no Fórum do Proteus, e lá encontrei uma dica para esses circuitos : mudar a condição inicial de um capacitor envolvido no funcionamento, por exemplo especificar que um esteja carregado e o outro não.

 

Não me lembro de como fiz, mas oscilou na hora sem nenhum erro....

 

Procurou no Fórum oficial do Proteus ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Não procurei no site do Fórum, mas sabia das condições iniciais.

Pesquisei como inserir e fui incluindo em um por um componente reativo.

Acabei colocando condição inicial em todos os dois capacitores e no indutor. Cheguei até colocar valores diferentes, mas o danado do circuito não oscila. 

Amanhã vou montar o circuito na protoboard, ver oscilar e fazer os testes, que eu preciso.

Depois eu posto o resultado aqui.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 horas atrás, MOR disse:

Deixa prá lá!

Ok pra você. Mas a ideia é (era) agregar conteúdo pra gerações futuras. Provavelmente teus bisnetos não vão precisar desta informação mesmo. 😁.. Se precisarem, eu (eu) pretendo estar aqui pra orientá-los 😜

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...