Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa TV Led - saída Black Light ON/OFF


Posts recomendados

Olá,

 

Estou fuçando em uma TV Philips 46PFL7606D-78, que os LEDs não acendem. Vejo que existe imagem, quando iluino o LCD com lanterna.

 Percebi que a saída BL ON/OFF da placa principal para a placa fonte não tem tensão, seja em stand by, seja com a TV ligada. O correto seria consertar isso, mas sou leigo e estou aprendendo.

 

Me ocorreu uma ideia. A fonte disponibiliza tensão 12V sempre que a TV é ligada. Pensei em usar um potenciômetro para tirar desses 12V a tensão de 2V necessária para injetar na entrada BL On OFF da placa fonte, para ela acionar a saída de LEDs. Quando a TV for desligada, os 12V morrem, e morre junto os 2V.

Minhas dúvidas, em uma TV que funciona corretamente:

a)      existe alguma situação em que a TV está ligada, mas a saída BL On/Off deva estar desligada?

 

b)      A saída BL On/Off é corrente contínia ou pode ser pulsada? Porque se puder ser pulsada, minha ideia de tirar dos 12V fica inviável pois não teria pulsos.

 

Obrigado por qualquer ajuda.

Jimmy San Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP , obrigado pela resposta. Vou verificar.

Quero acrescentar outra questão:

A alimentação das barras de LED é de 105VDC, medidos sem carga.
São 2 conjuntos (A e B) alimentados individualmente.

Cada conjunto têm 2 barras.
Cada barra tem 2 sub-barras em paralelo, de 23 LEDs cada.

 

                 CONJUNTO A                                       CONJUNTO B

                   ┌23┐  ┌23┐                                          ┌23┐  ┌23┐

(105VDC) --|      |---|      |---(GRN)         (105VDC)  --|      |---|      |---(GRN)

                   └23┘  └23┘                                          └23┘  └23┘   

               Barra1      Barra2                                  Barra3      Barra4

 

Tenho que trocar alguns LEDs, e para tanto devo saber que led devo usar. Dividi 105 por 2 e obtive a tensão em cada barra (52,5V). Dividi 52,5V por 23 LEDs, e obtive 2,28V por LED.

 

O problema é que pelo que pesquisei, os LEDs de TV existentes no mercado são de 3V-1W, ou 6V-1.8W, ou 6V-2W. Não achei LEDs próximos a 2,28V. Se considerarmos uma queda na alimentação devido à carga, fica pior ainda.

Qual devo usar?

 

Recordando: TV Philips 46PFL7606D-78


Obrigado pela ajuda
Jimmy San Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@vtrx , obrigado pela resposta. 

O problema é que são 4 barras, a R$ 100 cada = R$ 400

Já troquei, e diminui o brilho da tela pra "poupar" um pouco os LEDS, e também passei pasta térmica entre os fundos das barras (alumínio), e onde elas apoiam (alumínio tb), pra tentar diminuir a temperatura.

Jimmy San Juan

Em 02/05/2021 às 09:55, vtrx disse:

Eles foram montados juntos na linha de produção,logo todos tem o mesmo tempo de utilização,alguns duram um pouco mais,apenas isso.


Isso me leva a perguntar: existe algum teste que me permita verificar quais LEDs estão "cansados", ou "desgastados", e embora funcionando, não vão durar muito tempo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/05/2021 às 14:42, Jimmy 2 disse:

Mais uma pergunta: Porque uma lampada tubular, que tem 1 barra de LEDS de 1,2m, custa entre 15 e 30 reais, e uma barra de led de TV, que nem driver tem, custa tão caro?

 

A lâmpada voce compra,liga os fios e pronto.

As de TV são dimensionadas.

se eu fosse voce não perderia tempo fazendo gambiarras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não! Não pretendo fazer gambiarra. Não saberia fazer, e também não saberia identificar a possibilidade da barra adaptada danificar a placa fonte.

Minha pergunta foi puramente no campo das finanças. Porque é tão cara se, aparentemente, envolvem apenas LEDS e uma base onde são soldados. Sim, algumas envolvem lentes de plástico (e muito menos LEDS), mas não é o caso da minha, que mesmo assim é cara. Se for uma questão de qualidade do LED, ok, mas mesmo as tubulares de boa qualidade, as que duram 10 anos, não custam tanto.
 

Você saberia me dizer se existe algum teste que me permita verificar quais LEDs estão "cansados", ou "desgastados", e embora funcionando, não vão durar muito tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...