Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD Kingston A400 (DRAM-less) é menos durável e muito lento mesmo em uso básico?


Posts recomendados

pretendo dar uma sobrevida em um HP PROBOOK 4530s que tenho aqui há 10 anos e gosto muito, e tenho olhado pra comprar um SSD de 120gb (expandirei tb de 4gb para 8gb a RAM e estou procurando peças como palmrest, teclado e bateria, devido ao desgaste).
meu uso é muito básico: navegação, office, um ocasional corel e photoshop, assistir vídeos, sem jogos.
 

a loja que melhor me atende em termos de serviço e preço, me ofereceu o Kingston A400. porém um amigo técnico me falou muito mal desse SSD. Me recomendou Adata, Crucial ou Lexar. Disse que Adata tem garantia de 3 anos (igual Kingston, certo?).

então fui buscar informações e acabei chegando na questão do DRAM-less SSD. Esses SSDs tem menor vida útil do que os que tem a DRAM? E em termos de desempenho para uso básico, vai fazer diferença para um que tenha DRAM?

estou começando a achar que para o meu perfil talvez compense pescar um xing ling no Aliexpress... hoje um amigo pegou uma promoção lá que ele pagou 20 reais num SSD 120gb (marca XrayDisc), não durou uma hora!

PS: é muito trabalhoso retirar o CDROM e instalar a caddy com o HDD no lugar? será que consigo fazer sei lá, vendo um tutorial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, brunoalienvga disse:

estou começando a achar que para o meu perfil talvez compense pescar um xing ling no Aliexpress... hoje um amigo pegou uma promoção lá que ele pagou 20 reais num SSD 120gb (marca XrayDisc), não durou uma hora!

 

tenho um dessa marca num pc bem de entrada q vou dar de presente de aniversario pra uma crianca e ate agora tudo bem, gosto do desempenho dele pelo q me custou, na epoca 90 reais com frete gratis, uma unidade de 120gb

 

é OBVIO q nao é um ssd top das galaxias, mas pro uso cotidiano sem muita exigencia, ao meu ver aqui e nos testes q tenho feito pois ainda vou entregar tem me agradado sim.. ate entao recomendo, mas há tb outras marcas como kingdian, kingspec q tem produtos interessantes com bom valor (ja tive um kingdian num pc anterior ao atual, tb sem problemas)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiro, boa noite. Não pode esquecer.

Cache de dram é um recurso que aumenta a velocidade de acesso do SSD aos seus dados. Isso pode influenciar alguma coisa, mas em uma configuração de baixo custo ou antiga, tipo esses notebooks que nem sata 3 possuem, é irrelevante. Pelo mesmo motivo, o preço. Os SSDs com cache de dram são um pouco mais caros. Vide o HP S700 Pro. Upgrade em notebook antigo, pegue um com garantia que está ótimo. A vida útil não vejo diferença entre o dram e o dram-less. Se tiver, é irrelevante.

 

32 minutos atrás, brunoalienvga disse:

estou começando a achar que para o meu perfil talvez compense pescar um xing ling no Aliexpress... hoje um amigo pegou uma promoção lá que ele pagou 20 reais num SSD 120gb (marca XrayDisc), não durou uma hora!

Aí que está. Você quer um SSD bom e ao mesmo tempo quer economizar e se arriscar em SSDs "sem marca". Não faz muito sentido.

 

33 minutos atrás, brunoalienvga disse:

PS: é muito trabalhoso retirar o CDROM e instalar a caddy com o HDD no lugar? 

Não. Um parafuso prende o drive óptico e ele é bem tranquilo de tirar. Qualquer vídeo vai te ajudar. Só tem que ver qual a espessura do caddy que o notebook suporta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, brunoalienvga disse:

então fui buscar informações e acabei chegando na questão do DRAM-less SSD. Esses SSDs tem menor vida útil do que os que tem a DRAM? E em termos de desempenho para uso básico, vai fazer diferença para um que tenha DRAM?

 

dram less nao tem a haver com a durabilidade e sim com um tipo de cache q armazena os dados otimizando assim ainda mais a velocidade... se o seu uso é cotidiano, simples, basico, nao haverá diferencas entre usar com e sem.. o xraydisk mesmo q eu comprei nao tem e nao vejo a menor diferenca no uso porque é um uso simples tb, vai acessar internet, pacote office, essas coisas.. tb tenho outro ssd desse naipe num notebook bem velho aqui em casa e há tempos vem tendo o mesmo desempenho, sem lentidoes ou coisa do tipo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

dram less nao tem a haver com a durabilidade e sim com um tipo de cache q armazena os dados otimizando assim ainda mais a velocidade... se o seu uso é cotidiano, simples, basico, nao haverá diferencas entre usar com e sem.. o xraydisk mesmo q eu comprei nao tem e nao vejo a menor diferenca no uso porque é um uso simples tb, vai acessar internet, pacote office, essas coisas.. tb tenho outro ssd desse naipe num notebook bem velho aqui em casa e há tempos vem tendo o mesmo desempenho, sem lentidoes ou coisa do tipo

Na verdade colega a DRAM Cache não armazena nenhum dado(arquivo), a DRAM Cache é um chip dram como os encontrados em memória RAM que serve para armazenar a localização de onde todos os dados se encontram, isto é chamado de Look-up table ou Flash Translation Layer Table, ou tabela de mapeamentos, neste caso é uma tabela que é constantemente atualizada com os seguintes parâmetros de onde se localizam os arquivos:

Tabela de mapeamento armazena da seguinte forma:

Chip -> Die -> Plane(Planar) -> Block -> Page

Com estes parâmetros o controlador sabe exatamente onde se encontra a localização do arquivo que ele precisa ler ou escrever.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...