Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acer E1-V5WE2 Como restaurar o sistema de fábrica - windows 8


Posts recomendados

Bom dia, 
ganhei um notebook acer E1 v5we2,
Celerom 1.4Gz, HD, 2gb de RAM
está com o Win 10 Pro, não dá para usar, muitíssimo lento e sem bateria,
conversei com um técnico ele sugeriu instalar o windows 8.1 embarcado corporativo (nunca tinha ouvido falar, parece ser bem mais rápido),
quero tentar mudar apenas o SO, pois segundo o técnico esse win8.1 é bem tranquilo para máquinas limitadas e não vale a pena investir em hardware,
gostaria de tentar fazer eu mesmo, mas não sei se existe uma versão específica desse windows 8.1 que devo baixar, 
também tem a questão da chave, que não tenho, pois o pc foi doado sem documentos,
Poderiam me ajudar nesta questão?
Agradeço desde já 🙂

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel F G Calixto Use então o windows 7 Home Premium e instale a versão de 32 Bit mais leve , pois tem somente 2gb de memória Ram.. Melhor do que o win.8

 

Acesse primeiro o site do fabricante e coloque o modelo e a versão do windows que irá usar e se terá lá a mesma para baixar todos os Drivers essenciais da máquina 

 

Evite baixar atualização de bios, se esta funcionando bem, não a necessidade de mexer,  algumas atualizações de bios piora

 

Baixe somente,  vídeo, Lan, som os essenciais para uso e salve tudo em um pendrive 

 

Agora se conseguir colocar dois pentes de 2gb de memória dando um total de 4gb de ram e um SSD, você pode tentar usar o Windows 10 HOME

 

Muitos instalam a versão PRO , mas é a versão mais corporativa e exige mais processamento da máquina 

 

Tanto para uso em casa , trabalhos , edições foto e vídeo e jogos é o Win 10 HOME

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Gabriel F G Calixto Tudo bem jovem?

 

1 hora atrás, Gabriel F G Calixto disse:

sugeriu instalar o windows 8.1 embarcado corporativo

Não há como conseguir essa "versão" de forma oficial.

 

1 hora atrás, Gabriel F G Calixto disse:

também tem a questão da chave, que não tenho,

Se este computador veio com windows 8 de fábrica a chave está incorporada ao Hardware (possivelmente instalada na BIOS) o que permite utilizar o windows 8 e windows 10 com ativação automática.

 

Na minha opinião para um hardware limitado como este, recomendaria uma distribuição linux como o Linux Mint XFCE é o suficiente para navegação, vídeos e edição básica de documentos, é o que esta configuração consegue fazer em qualquer sistema.

 

 

59 minutos atrás, Manofsystem disse:

Use então o windows 7 Home Premium e instale a versão de 32 Bit mais leve

Não há como adquirir a chave de sistema no momento e o autor já informou que não tem acesso a uma chave,

 

59 minutos atrás, Manofsystem disse:

você pode tentar usar o Windows 10 HOME

 

59 minutos atrás, Manofsystem disse:

Muitos instalam a versão PRO

Dependendo da chave do windows 8 incorporada a instalação do windows 10 escolhe a versão correta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Manofsystem disse:

Melhor do que o win.8

o 8 usei por um tempo quando comprei ele em uma promoção da microsoft, mas não havia gostado,
na minha empresa tem um pc com o 8.1, mas ele está igual ao 7 na aparência, ficou bem fácil de usar,
eu uso o 7 no trabalho a anos, um ótimo sistema, mas fui atraído pela promessa de que o win8.1 tem uma versão mais leve para máquinas limitadas, a fico na esperança de que o win8 seria melhor do que o 7 para estas configurações, 
o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Gabriel F G Calixto disse:

o 8 usei por um tempo quando comprei ele em uma promoção da microsoft, mas não havia gostado,
na minha empresa tem um pc com o 8.1, mas ele está igual ao 7 na aparência, ficou bem fácil de usar,
eu uso o 7 no trabalho a anos, um ótimo sistema, mas fui atraído pela promessa de que o win8.1 tem uma versão mais leve para máquinas limitadas, a fico na esperança de que o win8 seria melhor do que o 7 para estas configurações, 
o que acha?

Windows 7 é mais leve que windows 8 ou 8.1, se você quer  uma versão  "leve" instala uma iso do w indows 10 modificada sem o monte de porcaria que vem instalada, assim você vai ter uma versão atual e  mais segura

Windows 10 lite consome muito menos memória RAM e CPU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
18 minutos atrás, Fuzion200 disse:

se você quer  uma versão  "leve" instala uma iso do w indows 10 modificada

Isso vai contra os termos de uso da microsoft e é classificado como pirataria.

 

18 minutos atrás, Fuzion200 disse:

assim você vai ter uma versão atual e  mais segura

Versão modificada por terceiros nunca será mais segura ou terá garantia do fabricante.

 

Trecho do termo de uso do windows 10: 

Citação

2.      Direitos de Instalação e Uso.

[...]

c.      Restrições. O fabricante ou o instalador e a Microsoft reservam-se todos os direitos não expressamente concedidos neste contrato, por exemplo, os direitos previstos nas leis de propriedade intelectual. Por exemplo, esta licença veta e não lhe concede nenhum direito de:

[...]

(iv)    contornar quaisquer restrições ou limitações técnicas do software;

[...]

(vi)    fazer engenharia reversa, descompilar nem desmontar o software ou de outra forma tentar fazê-lo, exceto e somente até a extensão da restrição expressa anteriormente é (a) permitido pela lei aplicável; (b) permitido pelos termos de licenciamento que regem o uso dos componentes de software livre que podem ser incluídos no software ou (c) exigido para depurar alterações em quaisquer bibliotecas licenciadas por meio da Licença Pública Genérica Inferior que estão incluídas nela e vinculadas a ela pelo software e [...]

Íntegra: https://www.microsoft.com/en-us/Useterms/Retail/Windows/10/UseTerms_Retail_Windows_10_PortugueseBrazil.htm

 

Não permitimos assunto sobre software não original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GusGraf disse:

Isso vai contra os termos de uso da microsoft e é classificado como pirataria.

 

Versão modificada por terceiros nunca será mais segura ou terá garantia do fabricante.

 

Não permitimos assunto sobre software não original.

Se a iso não vem ativada então não é pirataria e a própria microsoft distribui a iso do windows 10, se o cara vai colocar uma key própria ou usar um ativador é por conta dele, tudo que essas isos fazem é remover aplicativos, coisa que você pode fazer baixando algum debloater

Se fosse realmente ilegal não teriam times fazendo isso, e eles são bem reconhecidos, se a microsoft  considerasse isso um crime já teria ido atrás

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda a todos, 

como não tenho os documentos do notebook e a chave não está no adesivo da máquina, 
como seria o procedimento para baixar uma ISO da microsoft, visto que, se não me engano, é necessário um cód. no site?

como o windows que está instalado é o 10, se for restaurar ele restaura para o 10, não é mesmo?
a alguns anos eu comprei um wind8 quando lançou, mas no CD não veio a chave, deve ter vindo em algum documento que perdi em um roubo,
tentei usar este CD para instalar, mas não continua sem a chave, 
daria para recuperar a chave que talvez esteja na BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gabriel F G Calixto disse:

Obrigado pela ajuda a todos, 

como não tenho os documentos do notebook e a chave não está no adesivo da máquina, 
como seria o procedimento para baixar uma ISO da microsoft, visto que, se não me engano, é necessário um cód. no site?

como o windows que está instalado é o 10, se for restaurar ele restaura para o 10, não é mesmo?
a alguns anos eu comprei um wind8 quando lançou, mas no CD não veio a chave, deve ter vindo em algum documento que perdi em um roubo,
tentei usar este CD para instalar, mas não continua sem a chave, 
daria para recuperar a chave que talvez esteja na BIOS?

Tem um programa na Store que chama ShowKeyPlus

Quando você abre ele pela primeira vez ele mostra a chave atual do windows e a chave OEM que possívelmente seja a key original do seu notebook, se mesmo com esse programa você não conseguir a key a única maneira que vejo de conseguir é mandando mensagem pro suporte da Acer

 

Ele vai checar por uma chave no firmware do seu notebook

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Fuzion200 disse:

Tem um programa na Store que chama ShowKeyPlus

Quando você abre ele pela primeira vez ele mostra a chave atual do windows e a chave OEM que possívelmente seja a key original do seu notebook, se mesmo com esse programa você não conseguir a key a única maneira que vejo de conseguir é mandando mensagem pro suporte da Acer

 

Ele vai checar por uma chave no firmware do seu notebook

não estava conseguindo baixar o programa então fiz o procedimento de digital no Prompt de comando: wmic path softwarelicensingservice get OA3xOriginalProductKey 
aí consegui uma chave de 25 números, 

saberiam dizer como posso verificar de qual produto é esse serial?

 

Decidi por baixar o win8.1 da microsoft, que ainda está disponível,
existia uma ferramenta que se usava para criar um pendrive butável, mas não está mais disponível,
vi que tem um procedimento também pelo Prompt de comando que dá para fazer esse pendrive bootável, 
em https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/como-instalar-o-windows-10-partir-de-um-pendrive-bootavel.html

 

lendo o passo a passo, teria que alterar o modo de inicializar o sistema na BIOS, 
qual a diferença de se executar a ISO com com o sistema já rodando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gabriel F G Calixto disse:

não estava conseguindo baixar o programa então fiz o procedimento de digital no Prompt de comando: wmic path softwarelicensingservice get OA3xOriginalProductKey 
aí consegui uma chave de 25 números, 

saberiam dizer como posso verificar de qual produto é esse serial?

 

Decidi por baixar o win8.1 da microsoft, que ainda está disponível,
existia uma ferramenta que se usava para criar um pendrive butável, mas não está mais disponível,
vi que tem um procedimento também pelo Prompt de comando que dá para fazer esse pendrive bootável, 
em https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/como-instalar-o-windows-10-partir-de-um-pendrive-bootavel.html

 

lendo o passo a passo, teria que alterar o modo de inicializar o sistema na BIOS, 
qual a diferença de se executar a ISO com com o sistema já rodando?

Usa o Rufus pra criar pendrive bootavel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, 
Consegui instalar o win8.1 e está rodando bem, 🙂

 

Sabendo que devia haver uma chave na BIOS, como dito pelo @GusGraf,
"Se este computador veio com windows 8 de fábrica a chave está incorporada ao Hardware (possivelmente instalada na BIOS) o que permite utilizar o windows 8 e windows 10 com ativação automática."
Fiquei contente em saber que ainda havia uma chave para instalar o sistema de forma legal,


havia primeiro baixado uma versão do site da microsoft, o "Win8.1_BrazilianPortuguese_x32".

Usei o Rufus indicado pelo @Fuzion200 para fazer o pendrive bootável com a imagem ISO que baixei,

 

Tentei por diversas vezes instalar o sistema, logo que o computador iniciava a tela de boot,
mas assim que o pendrive começava a ser lido o notebook travava e reiniciava,
então ao tentar rodar a instalação abrindo o pendrive com o windows já rodando,
percebi que o erro era por conta da versão x32-bit, pois havia lido desatentamente em:
https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/09/como-dar-boot-no-notebook-da-acer.ghtml
que notebooks "mais modernos" Acer são compatíveis apenas com sistemas de 64 bits.


Então usei um CD que tenho, original, do winows 8, sem chave, para instalar a versão 64 bits,
Mas o problema agora foi que a chave que eu havia conseguido com  prompt de comando:

"wmic path softwareLicensingService get OA3xOriginalProductKey"  não funcionou. 😞

 


Então desta vez usei o ShowKeyPlus, indicado pelo @Fuzion200

que mostra a versão do windows a que a chave pertence,
e vi que se tratava no Windows 8.1 Single Language (tinha mais descrições mas não lembro)

 

Baixei então esta versão no site da microsoft, e fiz o pendrive bootável com o Rufus,
reiniciei o notebook com o pendrive plugado, e automaticamente se iniciou a tela de instalação, sem precisar
digitar a chave de produto, 🙂

 

Tive outro problema no momento de escolher a partição, que dizia que  "O windows só pode ser instalado em discos GPT"
resolvi com o vídeo:  https://youtu.be/VcuSnpgOXn8 , na prompt de comando.


Estão, após o windows iniciar depois da instalação, verifiquei que alguns drivers estavam faltando no Gerenciador de Dispositivos,
entrei no site da Acer, baixei todos os drivers, extraí todos do formato .zip. e rodei a atualização dos drivers que estavam faltando. Como foi dito pelo @Manofsystem

Então foi isso, agora vou testar o desempenho ao longo do tempo (meu uso é só office e internet)
Fiz um post longo pois me ajuda a memorizar
Resumindo,  a dica seria:
Usar o Show Key Plus, para baixar a versão correta de ISO para a chave OEM que está na firmware
O Rufus para fazer o pendrive de boot, que é simples de se operar e
Instalar a versão 64 bits neste modelo de PC (Acer E series Vw5e2 ) (Aspire E1-532)
Baixar os drivers direto do fabricante, extrair do .zip e atualizar os drivers

Obrigado a todos pela ajuda!👍

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, 
o notebook está rodando bem, 
fiz algumas alterações inicias, na aparência e etc, 
mas ao instala o acobat reader, me deparei com um erro que deve ser ao fato de eu não ter permitido nenhuma atualização quando desliguei o windows update,
de fato, até no momento de religar o assistente para verifica quantas atualizações estariam disponíveis, tive problemas com a conta de administrador e precisei rodar uma atualização de reparo de erros para o windows update,

 

Gostaria de saber o que acham de instalar as atualizações que estão pendentes?, são "60 impotantes" e '79 opcionais", ou seja, devo ligar o Windows Update ou resolver cada problema pontualmente, conforme forem aparecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...