Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperaturas estranhas - Ryzen 5 3500


Posts recomendados

Olá, adquiri um processador do Ali Express, Ryzen 5 3500, instalei ele normalmente e notei algumas coisas meio diferentes, a temperatura ta um pouco maior doq a do meu anterior (1500x) mas nada muito alarmante, ele em IDLE fica em 48-50ºC o que eu acho normal, o problema é que a temperatura simplesmente fica oscilando sem parar de 46 a 52, ela não estabiliza, abrindo o CPU-Z também notei que o corespeed fica entre 3592MHZ e 4066MHZ, oscilando também, entre um e outro, as voltagens estão em 1.450V, e ficam oscilando tb, entre 1450V e 1290V, isso é normal? Fiz o stress test de CPU no Aida64 e a temperatura ficou no máximo em 65 (valor ok), teste de FPU chegou a 85! Agradeço qualquer ajuda.

 

PS: to usando o cooler box Wraith Spire, pasta térmica coolermaster mastergel, como eu disse, as temperaturas, pra mim estão ok, o problema é essa oscilação esquisita sem parar (tirando o teste de FPU que chegou a 85)

 

image.png.ee0903ff0bb8b2ae3f29b7ae3178ad36.pngimage.png.117f6ed39f28e383515e32a3d1880800.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, João Vitor de Paiva disse:

È uma a320mk-BR

E qual versão da BIOS está na sua placa-mãe? Se você usa essa placa-mãe há muito tempo, corre o risco de estar desatualizada, e não estar configurada para trabalhar corretamente com um processador mais recente. Eu também sou meio pé atrás com essas placas de entrada, pessoalmente, eu só usaria com processadores até 4/8, igual era seu Ryzen 5 1500X, um Ryzen 3 3300X ou um Ryzen 5 3400G, por exemplo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

E qual versão da BIOS está na sua placa-mãe? Se você usa essa placa-mãe há muito tempo, corre o risco de estar desatualizada, e não estar configurada para trabalhar corretamente com um processador mais recente. Eu também sou meio pé atrás com essas placas de entrada, pessoalmente, eu só usaria com processadores até 4/8, igual era seu Ryzen 5 1500X, um Ryzen 3 3300X ou um Ryzen 5 3400G, por exemplo.

Aparentemente ta na ultima versão da BIOS, mas posso atualizar de novo, só pra garantir. Entrei na BIOS e desabilitei algumas configurações (core performance boost e boost overdrive) as voltagens abaixaram pra 0.90-1.2, mas o clock não passa de 3.6, com isso não consigo aproveitar aquele boost padrão que o processador proporciona de até 4.1GHz, vale a pena desabilitar? a temperatura caiu 10 graus literalmente, mas com isso não perderia muito desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, João Vitor de Paiva disse:

Aparentemente ta na ultima versão da BIOS, mas posso atualizar de novo, só pra garantir. Entrei na BIOS e desabilitei algumas configurações (core performance boost e boost overdrive) as voltagens abaixaram pra 0.90-1.2, mas o clock não passa de 3.6, com isso não consigo aproveitar aquele boost padrão que o processador proporciona de até 4.1GHz, vale a pena desabilitar? a temperatura caiu 10 graus literalmente, mas com isso não perderia muito desempenho?

Você notou alguma melhoria de estabilidade depois dessa alteração? Quem vai me dizer se você perdeu ou não muito desempenho é só você mesmo. Muito dificilmente o desempenho multitarefas de um processador vai variar linearmente com o clock, e isso também é bastante relativo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Você notou alguma melhoria de estabilidade depois dessa alteração? Quem vai me dizer se você perdeu ou não muito desempenho é só você mesmo. Muito dificilmente o desempenho multitarefas de um processador vai variar linearmente com o clock, e isso também é bastante relativo.

Bom, as voltagens estão muito mais estáveis, o clock ficou travado e sem se mexer, a temperatura caiu 10 graus, não sei se 300mhz fazem diferença em jogos, vou dar uma testada, mas acho que o processador trabalhar em 1.4V sem parar em IDLE é mt arriscado, sei lá, aproveitando que você citou de BIOS, a minha BIOS ta na ultima versão, atualizei em Janeiro, mas queria atualizar de novo por cima, só pra garantir, acha que tem problema?

 

20 minutos atrás, Yan_ disse:

@João Vitor de Paiva relaxa, normal.

 

variação de tensão ocorre para ser mais economico / usar o boost mais rapidamente

variação de clock é para ser mais econômico

Tem certeza cara? Vi um cara extraindo o máximo dessa placa, e foi em um 3700x, ele ja dizia que era muito pra placa e as voltagens não chegavam nas minhas, junto disso nunca vi em nenhum local essa oscilação brusca que eu to tendo aqui, quando eu digo oscilação é tipo, 1 sec ta 1.1V e 2 sec dps 1.4, mesma coisa com o clock, em 1 sec ta 3.5 e do nada sobe pra 4066, caindo 2-3 sec dps isso em IDLE!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, João Vitor de Paiva disse:

Bom, as voltagens estão muito mais estáveis, o clock ficou travado e sem se mexer, a temperatura caiu 10 graus, não sei se 300mhz fazem diferença em jogos, vou dar uma testada, mas acho que o processador trabalhar em 1.4V sem parar em IDLE é mt arriscado, sei lá.

 

Tem certeza cara? Vi um cara extraindo o máximo dessa placa, e foi em um 3700x, ele ja dizia que era muito pra placa e as voltagens não chegavam nas minhas, junto disso nunca vi em nenhum local essa oscilação brusca que eu to tendo aqui, quando eu digo oscilação é tipo, 1 sec ta 1.1V e 2 sec dps 1.4, mesma coisa com o clock, em 1 sec ta 3.5 e do nada sobe pra 4066, caindo 2-3 sec dps

Tensão varia com o clock e com a carga do processador, e o processador vai ajustar isso conforme as necessidades. Não é normal a temperatura oscilar demais, mas parando pra pensar aqui, variar entre 46 e 52 graus não é tanta coisa assim, mas aqui no meu processador mesmo fica variando com uma diferença de 1 a 3 graus apenas. Se você tem certeza que seu gabinete é bem ventilado, que o sistema de refrigeração do processador está bem instalado (pasta térmica, dissipador, cooler), você pode tentar um melhor desempenho térmico fazendo undervolting, mas vai precisar de bastante paciência e vários testes. Mas eu não me preocuparia se sua temperatura se mantiver até esses 65ºC num jogo ou atividade mais pesada, só esse 85ºC que é um pouco preocupante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Tensão varia com o clock e com a carga do processador, e o processador vai ajustar isso conforme as necessidades. Não é normal a temperatura oscilar demais, mas parando pra pensar aqui, variar entre 46 e 52 graus não é tanta coisa assim, mas aqui no meu processador mesmo fica variando com uma diferença de 1 a 3 graus apenas. Se você tem certeza que seu gabinete é bem ventilado, que o sistema de refrigeração do processador está bem instalado (pasta térmica, dissipador, cooler), você pode tentar um melhor desempenho térmico fazendo undervolting, mas vai precisar de bastante paciência e vários testes. Mas eu não me preocuparia se sua temperatura se mantiver até esses 65ºC num jogo ou atividade mais pesada, só esse 85ºC que é um pouco preocupante.

85 graus bateu quando fiz o stress test de FPU no aida64, no teste de CPU o máximo foi 71-72, se a tensão estiver alta, e a temperatura ok, não tem problema? porque se n tiver, eu deixo assim mesmo e sigo a vida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, João Vitor de Paiva disse:

85 graus bateu quando fiz o stress test de FPU no aida64, no teste de CPU o máximo foi 71-72, se a tensão estiver alta, e a temperatura ok, não tem problema? porque se n tiver, eu deixo assim mesmo e sigo a vida

É recomendável manter qualquer hardware abaixo de 80ºC, mas só existe risco mesmo depois dos 90ºC, e quando o processador chega perto dos 100ºC, aí o próprio sistema de proteção da CPU começa atuar para impedir a alta temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...