Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gravação de DVD+R DL


Posts recomendados

Estou com o seguinte problema: comprei DVDs DUAL LAYERS para fazer backup de meus arquivos, exatamente por terem uma capacidade de armazenamento maior (8.5 Gb) que os DVDs comuns (4.7 Gb). Ocorre que quando fui comprar os DVDs (comprei em loja física), tinha apenas o “regravável” (DVD+R DL), o que para mim era até desnecessário, já que era para backup, mas como apenas tinha dele, comprei. Tenho o gravador de DVD externo da LG (“slim”). Utilizava como queimador o Ashampoo (sou adepto ao software livre). Depois de ter queimado mais de 100 (cem) DVDs, o Ashampoo informou que havia uma versão mais nova e perguntou se eu queria atualizar. Atualizei a versão do Ashampoo e não consegui mais gravar nenhum DVD (avança até o fim e na verificação dá uma mensagem de erro). Pesquisei na internet, outros queimadores, instalei vários (gratuitos), mas alguns nem queimam o DVD DL. Os que queimam, gravam até o final e na verificação dão uma mensagem de erro (acredito que pelas mídias serem regraváveis). Verifico o DVD e não consigo abrir nenhum dos arquivos gravados (perdi diversas mídias). Já tentei o “Jetbee”; “CdBurnerXp; “ExpressBurnCd”; “BurnAwareFree”; “ComplexEvolution” e nada. Desinstalei o Ashampoo e instalei uma versão antiga que está disponível (2017) e também não funcionou. Meu SO é o Windows 10. Duas perguntas: 1) alguém conhece algum queimador gratuito que funcione para o DVD+R DL? 2) estou pensando em migrar para o Blu Ray. Há alguma indicação de marca do gravador e marca das mídias (os queimadores gratuitos tradicionais funcionam bem para o Blu Ray)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex.airquality

Bem vindo ao CdH!

Talvez por azar seu gravador pode estar com problemas e causar perdas de mídias na hora de gravar.

Você gravou os discos na velocidade mais baixa? Conseguia gravar estes discos novos citados antes de atualizar o programa?

 

Outro detalhe pode ser os cabos usados para conectar o gravador externo ao PC. Se ele precisar de uma alimentação via USB por exemplo, sugiro que experimente fazer este procedimento abaixo:

https://www.techtudo.com.brdispositivo-usb-parou-de-funcionar-aprenda-como-resolver-o-erro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex.airquality

DVD+R DL é Gravável de Dupla Camada (Recordable Dual Layer), NÃO existe no mercado o DVD+RW DL que seria o Regravável de Dupla Camada (Rewriteble Dual Layer).

 

NÃO confio nesses gravadores externos "SLIM", a minha total preferência é por Gravadores Internos de PC:

Drive ASUS Gravador e Leitor de CD/DVD, SATA, 24X, Preto - DRW-24F1MT/BLK/B/AS

 

Os programas que mais uso  são o NERO e o IMGBURN.

 

Boa Sorte

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o @bacalhau cruzmaltinofalou ali, a sua mídia é Recordable (R) e não RW.

 

Pelo que entendi, você não consegue gravar mais nenhum DVD, nem um simples DVD-R, certo? Se for isso, eu acho que seu gravador foi pro saco.

 

Em relação ao gravador de Blu-ray, se você conseguir encontrar o LG BH16NS40, pode ir sem medo. Mas cuidado, existe um modelo semelhante WH16NS40 que deve ser evitado. Esse modelo é interno.

 

Eu particularmente estou abandonando mídias óticas para fazer backup. Inclusive, estou correndo contra o tempo revisando e regravando as minhas centenas de mídias antigas (de ~9 anos), pois recentemente tive a desagradável surpresa ao perceber que algumas delas já não liam mais, tinham morrido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...