Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como identificar os fios de um botão para acender led


igor mds

Posts recomendados

Boa noite, gente!

 

Comprei alguns botões para ligar os fans da minha máquina. Todos funcionaram muito bem, porém os leds não acendem. Consigo ligar e desligar os fans sem problemas. Agora, como faço para os leds dos botões acenderem igual na imagem abaixo? Nome dos botões: Chave Botão Caça C/ Led Neon Vermelho Tictac Som Nitro Ki.

 

Foto:

 

209715826_botoled.png.af9059eb571bfd2b6a50975b46f4e69b.png

 

Agradeço a todos desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, gente!

 

Van Jacques, muito obrigado! Deu certo! Para os amigos que quiserem tentar também fiz um esquema elétrico. Vou compartilhar com vocês:

 

849144089_Esquemacontroledefans.thumb.jpg.70b5d917123a796cb26eea426ce65389.jpg

 

Obs.: Usei dois botões para ligar dois fans. Um deles ficou com o led sempre ligado (mesmo desligado). Esse foi o único inconveniente, mas o esquema funciona (fiz com base no vídeo e na imagem do amigo Van Jacques).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, igor mds disse:

Obs.: Usei dois botões para ligar dois fans. Um deles ficou com o led sempre ligado (mesmo desligado). Esse foi o único inconveniente, mas o esquema funciona (fiz com base no vídeo e na imagem do amigo Van Jacques).

Se inverter o fio do cooler com o da fonte o led acende só quando ligar o cooler. 

 

E esse seu esquema tem algo errado nele! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, igor mds disse:

onde está o erro do esquema?

Os fios pretos, não estão claros onde estão ligados naquele nó ali no meio. 

Eu (eu) até entendo que um fio do cooler está num polo da chave e o da fonte no outro polo. Afinal é assim que deve ser feito. 

Mas pra outra pessoa que ver o desenho e não tiver prática na área, vai gerar a dúvida se é uma emenda ou de que lado do interruptor deve ligar. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Renato.88 disse:

Os fios pretos, não estão claros onde estão ligados naquele nó ali no meio. 

Eu (eu) até entendo que um fio do cooler está num polo da chave e o da fonte no outro polo. Afinal é assim que deve ser feito. 

Mas pra outra pessoa que ver o desenho e não tiver prática na área, vai gerar a dúvida se é uma emenda ou de que lado do interruptor deve ligar. 

 

 

Boa tarde, Renato.88! Obrigado pelo comentário. Refiz o esquema:

1342834221_Esquemacontroledefanscompleto.thumb.jpg.026e1da8d4f7c9efeef6a2efb20ddd3a.jpg

 

Boa tarde, gente! Desculpas, mas inverti os fios no esquema anterior, favor considerar o novo:

 

1862511624_Esquemacontroledefansfinal.thumb.jpg.a69cbdba9042bc887da09d6f67c2446e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, igor mds disse:

1862511624_Esquemacontroledefansfinal.thumb.jpg.a69cbdba9042bc887da09d6f67c2446e.jpg

 

Esse cooler está ligado direto, independentemente da chave, não?

 

Eita!

 

Na verdade... nesse desenho, a chave está curto-circuitando a fonte! Então a fonte está se mantendo em proteção, desligada, na posição em que a chave faz o curto.

 

Não é isso, o que está acontecendo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

 

Esse cooler está ligado direto, independentemente da chave, não?

 

Eita!

 

Na verdade... nesse desenho, a chave está curto-circuitando a fonte! Então a fonte está se mantendo em proteção, desligada, na posição em que a chave faz o curto.

 

Não é isso, o que está acontecendo?

 

Na verdade liguei dois fans em cima e funcionam. Tipo, liga e desliga normal. Quando liga eles giram e os leds acendem (tanto leds dos fans como dos botões). O único problema agora é que o led do botão da direita mesmo quando desligado fica aceso. O da esquerda fica normal. O amigo disse que tem que inverter o fio do cooler com o da fonte, mas não entendi qual deve ser invertido.

 

WIN_20210501_20_48_39_Pro.thumb.jpg.a57e336c5771fe88e0a7f04c73a890c4.jpgWIN_20210501_20_48_29_Pro.thumb.jpg.e5b460608fbb49edafc26524c769d599.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@igor mds , você está usando a fonte para mais alguma coisa, ou ela está apenas com essa ligação?

 

Seu desenho está errado, ou eu não o estou vendo como ele é. Existe a possibilidade de, apesar disso, você ter feito as ligações corretamente (fora do desenho).

 

4 horas atrás, igor mds disse:

inverti os fios no esquema anterior, favor considerar o novo:

 

Agora fez menos sentido ainda!

 

Eu procurei instruções ou esquema da chave mas não encontrei. Gostaria de saber sobre o LED (ou lâmpada) e um possível resistor interno. Os sinais '+' e '-' na carcaça da chave não estão comunicando o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

@igor mds , você está usando a fonte para mais alguma coisa, ou ela está apenas com essa ligação?

 

Seu desenho está errado, ou eu não o estou vendo como ele é. Existe a possibilidade de, apesar disso, você ter feito as ligações corretamente (fora do desenho).

Poxa vida! Agora não sei. Fiquei confuso. Tipo, os botões ligam e desligam os fans normalmente. Quando levanto eles, os fans se acendem e ligam.. Quando abaixo, os fans se apagam e se desligam. A única inconveniência é que antes os leds dos botões ficavam apagados. Agora eles acendem, todavia um deles continua aceso mesmo estando para baixo (e com os fans desligados). Agora o desenho devo ter feito errado então, mas onde errei? O fio vermelho não vai no 5v? Ele vai no 12v da fonte então?

 

571071803_Semttulo.jpg.7be840162d3a5403258667a4e99a8805.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Como são as continuidades entre os três contatos da chave?

 

Teste com todas as posições de ligado-desligado.

 

PS.: dê uma olhada na minha mensagem #10 (acima), pois editei o final.

 

Mantenho minha tese (cf. #8).

 

Alexandre, obrigado pelos comentários! Vou testar aqui e depois falo o que aconteceu. Agradeço mais uma vez a todos pelas instruções e paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obviamente, existe mais de um  modelo (e fabricante) de chave caça com LED. Não obstante, esses dois achados podem nos ter alguma serventia:

 

D_881970-MLB26887059493_022018-O_1.jpg.69064183b6a2595cb4e35da082e329c9.jpg

 

Por enquanto esta é a melhor "migalha de pão" que eu tenho, para encontrar datasheets.

 

D_NQ_NP_2X_866187-MLB42136769074_062020-F_1.thumb.jpg.efbcf81d5cc3f5091240ae875ec7461c.jpg

 

Notem a simbologia nesta foto de alta qualidade. Um fabricante não fará muito diferente do outro, numa coisa dessas.

 

Ou seja, provavelmente o contato de cima é o GND. Chega a parecer com a indicação do ânodo do LED; mas não creio que seja. O comportamento da ligação feita por @igor mds corrobora o que estou pensando.

 

Update

 

A palavra-chave é o nome da chave: ASW-07D. Está na primeira imagem desta presente postagem.

 

Segue anexada a datasheet:

ASW-07D.pdf

 

Update 2

 

@igor mds, se o produto que está aí, em suas mãos, tem o mesmo projeto de uma ASW-07D, então as ligações deverão ser assim:

 

IMG-20210501-WA0056.thumb.jpg.24d94c93cb375f5627f9987533b18e9a.jpg

 

Perceba que a única emenda é entre condutores pretos que se encontram no GND (negativo da bateria ou da fonte de alimentação).

 

Eis a "explicação" (da tradução):

 

IMG-20210501-WA0057.thumb.jpg.d4a82cd23d6d45985bc9e55b0774138e.jpg

 

Quando a chave fecha, LED e FAN são energizados em paralelo. Dito de outra forma: a chave "vem antes" deles.

 

Eu resolvi representar com bateria, mas você ligará na sua fonte.

 

O datasheet diz que a coisa é para 12 volts, então por certo o resistor limitador de corrente para o LED está dimensionado em conformidade. Se o seu FAN é 12V, você pode sair dos 5V. Ficar nos 5V pode ser mais proteção para o LED, sim, mas ainda lhe resta a opção de você estudar um valor de resistor (mais limitação de corrente) para você colocar na saída do LED — condutor preto, antes da união com o que vem do FAN.

 

Update 3

 

@igor mds, o que você fez foi isto:

 

IMG-20210502-WA0001.thumb.jpg.4ddb6af8aa2c7f0a266ac080d4618ce2.jpg

 

Significa:

 

IMG-20210502-WA0002.thumb.jpg.c516701eca1fb5289802c1aa3adf5e01.jpg

 

Ou seja, o FAN funciona enquanto a chave ainda está aberta. Quando ela é fechada, toda a potência é canalizada para o curto-circuito, e o FAN pára.

 

Sua fonte não pipoca nem fede porque certamente entra em "modo de proteção", enquanto a chave está fechada (fazendo o curto).

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, gente!

 

Obrigado de noivo, Alexandre! Refiz aqui, mas continua com um led acesso. O da direita, pois o da esquerda está normal. O problema agora é que quando fecho a tampa na lateral do pc os quatro fans mudam de cor! Tipo, tem três na frente, dois atrás, dois em cima e um atrás. Os que mudaram de cor são os três da frente e o de trás. Resumo: Dos oito fans 4 mudam de cor e quatro não. O curioso é que o efeito se dá quando eu coloco a tampa e parafuso ela. Ex.: Os fans estão vermelhos (coloquei essa cor no controle remoto da controladora 4 pinos). Daí eu coloco a tampa lateral e eles continuam vermelhos, mas quando insiro os parafusos eles - os fans - ficam amarelos! O que pode ser isso? E como resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

As fotos ajudariam a verificar, mas lendo isso:
 

12 horas atrás, igor mds disse:

O problema agora é que quando fecho a tampa na lateral do pc

 

Por um acaso a instalação está perto da tampa? Será que alguma garra de fixação do gabinete não faz um contato indevido ao ser fechado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/05/2021 às 09:21, Thiago Miotto disse:

 

As fotos ajudariam a verificar, mas lendo isso:
 

 

Por um acaso a instalação está perto da tampa? Será que alguma garra de fixação do gabinete não faz um contato indevido ao ser fechado?

Bom dia, gente! Era isso mesmo! Muito obrigado, Thiago! Gostaria de estender também meu muito obrigado a todos que responderam aqui, pois finalmente deu tudo certo! Inclusive, o led da chave apaga quando o pc está desligado. Muito obrigado novamente a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...