Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falha de projeto no NITRO 5 e descaso da ACER do Brasil.


Posts recomendados

Espero conseguir ajuda aqui com a comunidade do Clube do Hardware, pois já tentei na comunidade da Acer e até com canais especializados e ninguém consegue resolver a questão, inclusive depois de insistir muito, no Chat e telefone da ACER, me passar o email da equipe de suporte no Brasil e eles simplesmente não retornam minhas mensagens, o que leva a crer ser um problema sem solução e eles tem ciência disso... Mas como a esperança é a última que morre, vamos lá.

 

Comprei um Nitro5 An515-43-r4c3 para jogar RV com o PSVR com um app que permite isso, mas o mesmo apresentava problemas, como isso não é muito comum, pensava que o problema era com relação ao uso do PSVR em PC, então comecei a pesquisar e não achando solução, acionei o suporte do programa IVRY e também contei com  uma ajuda do Pena do canal 2RM games... Porém no final identificamos que as falhas eram provocadas porque o notebook roda o PSVR com a placa de vídeo onboard da AMD, e para dar conta de rodar jogos em RV, ele precisaria estar usando a placa dedicada NVIDIA 1650.

 

Tentei de várias formas mudar, por exemplo selecionando drives / .exe relacionados ao PSVR no painel da NVIDIA, deixar configurado alto desempenho,  agendamento de GPU, mudar na parte de gráfico do windows 10, reinstalei os drives da NVIDIA, etc.... nada funcionou.

Cheguei a testar desativando a placa AMD no gerenciador de dispositivos do windows, também não funcionou pois nesse caso nem reconhece o PSVR... Até aí tudo bem, não é um equipamento "indicado" para pcs, porém fui tentar executar isso com o meu monitor de mesa que esta ligado na HDMI para ver se consegui, e para minha surpresa não existe essa possibilidade, nem desativando a placa on-board da AMD, se eu desativo a mesma, a saída de HDMI simplesmente para de funcionar.

 

Inclusive pesquisando, notei que no painel da NIVIA deveria aparecer o seletor de monitor, para que seja possível realizar esse tipo de configuração GPU NVIDIA x Monitor, mas no meu Nitro 5 nem aparece:
meunitro5.jpg

Como deveria aparecer:

1410915620_Capturadetela2021-04-17131114.jpg.8b550dd5d6a15e189e4e9e0a4fb1eed7.jpg


Pelo menos até onde encontrei na internet, acho que já tentei de tudo... Mas o fato é que comprei o note para jogar em RV e estou há 2 meses tentando resolver isso, mas se realmente  isso for real, comprei um notebook "gamer" que não permite ajustes no monitor e nem vou conseguir jogar RV pois a placa de vídeo da NVIDIA não vai funcionar

Realmente conto com a comunidade para matar essa "charada",  sou leigo no assunto e estou começando agora e posso estar falando bobagem, mas se realmente não for possível mudar essa configuração na porta HDMI, fica complicado e a ACER está vendendo gato por lebre...

Desde já agradeço o apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara sobre essa falha de projeto no NITRO 5,um dos culpados não é a construção do Note ou coisa do tipo,e sim culpa do gráfico integrado do Notebook,o gráfico Vega,ele é um dos maiores culpados disso,além de que o painel de controle da NVIDIA nem é feito pela Acer,e sim pela própria NVIDIA,"ah mas eles podem ter modificado a 1650 para acontecer isso" não

pois a Acer não pode fazer isso,se fosse assim a NVIDIA não estaria oferecendo a GPU para o Note,além de que a Acer nunca vendeu o Note como ele pronto para VR,muito pelo contrário,além de que se você olhasse no site da AMD...

esse processador o Ryzen 7 3750H NÃO É VR READY

então antes de descer o pau na Acer veja as specs antes,a culpa apesar de ser um pouco culpa da Acer,a maior culpa é do processador da AMD e NVIDIA.

Ryzen 9 5950X

Ryzen 7 3750H

quando entrar no site,aperte em Tecnologias e depois Veja mais tecnologias,e compare o Ryzen 9 com o Ryzen 7,o Ryzen 9 apresenta o VR Ready Premium,e nem VR Ready o Ryzen 7 apresenta,a culpa não é do note,e sim do processador que na hora do trabalho em VR apresenta incompatibilidade com o jogo e causando esses problemas relacionados com a GPU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu penso que seja algo relacionado com a BIOS ou Drivers, porque não na teoria não existe porque o processador não dar suporte ao VR.

 

Ao meu ver o HDMI está sendo ativado ou utilizando a GPU do Ryzen, em vez da GF. Talvez tenha que utilizar algum driver específico, lembro que alguns equipamentos com AMD da Sony/Dell tinham essa restrição, a gente até conseguia instalar os drivers, mas quando ia usar o modo da GPU externa o suporte não ocorria.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço as respostas, vou responder uma a uma, mas ressaltando que entendo que coloquei que a principal finalidade seria jogar o VR, mas penso que vai além disso, se eu quiser jogar com 3 telas o notebook gamer vai me permitir fazer isso apenas com a placa onboard ? Então penso que isso vai além do VR e se realmente existe essa impossibilidade, tanto a ACER, quanto a AMD deveriam deixar claro... é tipo notebook Gamer, "pero no mucho" 🤷‍♂️, com relação ao RV até vai, não acho certo, mas com relação ao monito como consumidor me sinto prejudicado, ... Enfim... vou responder as perguntas para a ideia é tentar encontrar a solução.

@Eder Neumann Sim, no caso do drive do PSVR o próprio windows instalou, mesmo assim desinstalei e instalei novamente para ter certeza que o problema seria esse, mas obrigado pela dica.

20 horas atrás, dwatashi disse:

Eu penso que seja algo relacionado com a BIOS ou Drivers, porque não na teoria não existe porque o processador não dar suporte ao VR.

 

Ao meu ver o HDMI está sendo ativado ou utilizando a GPU do Ryzen, em vez da GF. Talvez tenha que utilizar algum driver específico, lembro que alguns equipamentos com AMD da Sony/Dell tinham essa restrição, a gente até conseguia instalar os drivers, mas quando ia usar o modo da GPU externa o suporte não ocorria.

 


Justamente @dwatashi , o foco esta sendo muito na questão do VR, mas mesmo reforçando que não entendo muito do assunto, concordo com você que na teoria qualquer processador mais recente deveria dar conta do VR, até mesmo porque os jogos que estou tentando jogar são mais antigos (como project cars 1) e na época as especificações para o VR do jogo eram bem mais tranquilas, porém como comentei, isso ai vai além do VR, também tem a questão de não conseguir deixar o monitor ligado a placa dedicada.

Sobre os drives, a não ser que tenha um específico (que possa até ser a solução), quando instalei o Windows usei aquele drive booster para verificar os drives e também abaixei todos os drive no site da ACER, na verdade o único que não instalei novamente foi o da placa-mãe, pois como valei não entendo muito e fiquei com receio de fazer isso, na época já estava tentando um contato com a ACER e pensei que eles poderiam dar esse direcionamento... mas acho que vou tentar atualizar ele também, o que você acha ?

20 horas atrás, Eder Neumann disse:

a sugestão minha, como foi trocado algumas vezes os drivers, desinstale tudo com o DDU, reinicie, instale somente os drivers mais atualizados e então procure pela tela onde lhe permite selecionar a placa de video

Obrigado @Eder Neumann mas no caso o DDU seriam os Drives da Nvidia ? Pois se forem, fiz isso, usei um programa que você consegue ver os drives específicos dela e desinstalei tudo e reinstalei abaixando no site deles, infelizmente não funcionou...

21 horas atrás, Pepse disse:

cara sobre essa falha de projeto no NITRO 5,um dos culpados não é a construção do Note ou coisa do tipo,e sim culpa do gráfico integrado do Notebook,o gráfico Vega,ele é um dos maiores culpados disso,além de que o painel de controle da NVIDIA nem é feito pela Acer,e sim pela própria NVIDIA,"ah mas eles podem ter modificado a 1650 para acontecer isso" não

pois a Acer não pode fazer isso,se fosse assim a NVIDIA não estaria oferecendo a GPU para o Note,além de que a Acer nunca vendeu o Note como ele pronto para VR,muito pelo contrário,além de que se você olhasse no site da AMD...

esse processador o Ryzen 7 3750H NÃO É VR READY

então antes de descer o pau na Acer veja as specs antes,a culpa apesar de ser um pouco culpa da Acer,a maior culpa é do processador da AMD e NVIDIA.

Ryzen 9 5950X

Ryzen 7 3750H

quando entrar no site,aperte em Tecnologias e depois Veja mais tecnologias,e compare o Ryzen 9 com o Ryzen 7,o Ryzen 9 apresenta o VR Ready Premium,e nem VR Ready o Ryzen 7 apresenta,a culpa não é do note,e sim do processador que na hora do trabalho em VR apresenta incompatibilidade com o jogo e causando esses problemas relacionados com a GPU

@Pepse  agradeço a interação, mas não concordo, primeiro porque como comentei a tecnologia evolui e antes equipamentos mais fracos rodavam isso, mas ok, sei que isso tem um impacto, segundo porque isso não esta relacionado apenas ao VR, se eu quiser usar o monitor na GPU dedicada (por exemplo jogando com 3 monitores), penso que um computador "gamer" mais novo deveria dar conta de fazer isso, por fim, eu comprei o computador da ACER, se a mesma está vendendo o computador como gamer só que a Ryzen não da conta, então não venda o produto, como consumidor acho que se existe mesmo essa questão de VR ready, que isso fique especificado de forma clara, inclusive navegando por alguns sites americanos realmente existe essa específicação e ela fica bem clara no anúncio do produto, como é uma tecnologia que já é relativamente popular, seria um item que deveria já constar nas especificações... Mas nos estados unidos é diferente, lá se não deixarem claro as companhias se responsabilizam e atendem o consumidor... Aqui no Brasil é tipo, não vai jogar e pronto, " perdeu playboy"... 

22 horas atrás, Fuzion200 disse:

A acer vende esse notebook como pronto para VR? nas configurações do geforce experience seu PC diz ser pronto para VR?

Screenshot_23.png


@Fuzion200obrigado pela dica e interação, no meu aqui no processador está pedindo um Core I7, mas veja que no seu print já está pedindo um I5, por isso acho que é algo relativo essa questão, mas se for mesmo, volto a reforçar (falei nos comentários anteriores), a maneira como o notebook está sendo vendido é errada e a questão não se limita ao RV, pois nem o monitor é possível atrelar a GPU dedicada, isso também é uma falha ao meu ver... Não estar 100% pronto para o VR (sendo que anteriormente o I5 estaria) não deveria impedir o uso, mas a questão e realmente não conseguir atrelar a saída HDMI ao GPU dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, walter.muller disse:

Agradeço as respostas, vou responder uma a uma, mas ressaltando que entendo que coloquei que a principal finalidade seria jogar o VR, mas penso que vai além disso, se eu quiser jogar com 3 telas o notebook gamer vai me permitir fazer isso apenas com a placa onboard ? Então penso que isso vai além do VR e se realmente existe essa impossibilidade, tanto a ACER, quanto a AMD deveriam deixar claro... é tipo notebook Gamer, "pero no mucho" 🤷‍♂️, com relação ao RV até vai, não acho certo, mas com relação ao monito como consumidor me sinto prejudicado, ... Enfim... vou responder as perguntas para a ideia é tentar encontrar a solução.

@Eder Neumann Sim, no caso do drive do PSVR o próprio windows instalou, mesmo assim desinstalei e instalei novamente para ter certeza que o problema seria esse, mas obrigado pela dica.


Justamente @dwatashi , o foco esta sendo muito na questão do VR, mas mesmo reforçando que não entendo muito do assunto, concordo com você que na teoria qualquer processador mais recente deveria dar conta do VR, até mesmo porque os jogos que estou tentando jogar são mais antigos (como project cars 1) e na época as especificações para o VR do jogo eram bem mais tranquilas, porém como comentei, isso ai vai além do VR, também tem a questão de não conseguir deixar o monitor ligado a placa dedicada.

Sobre os drives, a não ser que tenha um específico (que possa até ser a solução), quando instalei o Windows usei aquele drive booster para verificar os drives e também abaixei todos os drive no site da ACER, na verdade o único que não instalei novamente foi o da placa-mãe, pois como valei não entendo muito e fiquei com receio de fazer isso, na época já estava tentando um contato com a ACER e pensei que eles poderiam dar esse direcionamento... mas acho que vou tentar atualizar ele também, o que você acha ?

Obrigado @Eder Neumann mas no caso o DDU seriam os Drives da Nvidia ? Pois se forem, fiz isso, usei um programa que você consegue ver os drives específicos dela e desinstalei tudo e reinstalei abaixando no site deles, infelizmente não funcionou...

@Pepse  agradeço a interação, mas não concordo, primeiro porque como comentei a tecnologia evolui e antes equipamentos mais fracos rodavam isso, mas ok, sei que isso tem um impacto, segundo porque isso não esta relacionado apenas ao VR, se eu quiser usar o monitor na GPU dedicada (por exemplo jogando com 3 monitores), penso que um computador "gamer" mais novo deveria dar conta de fazer isso, por fim, eu comprei o computador da ACER, se a mesma está vendendo o computador como gamer só que a Ryzen não da conta, então não venda o produto, como consumidor acho que se existe mesmo essa questão de VR ready, que isso fique especificado de forma clara, inclusive navegando por alguns sites americanos realmente existe essa específicação e ela fica bem clara no anúncio do produto, como é uma tecnologia que já é relativamente popular, seria um item que deveria já constar nas especificações... Mas nos estados unidos é diferente, lá se não deixarem claro as companhias se responsabilizam e atendem o consumidor... Aqui no Brasil é tipo, não vai jogar e pronto, " perdeu playboy"... 


@Fuzion200obrigado pela dica e interação, no meu aqui no processador está pedindo um Core I7, mas veja que no seu print já está pedindo um I5, por isso acho que é algo relativo essa questão, mas se for mesmo, volto a reforçar (falei nos comentários anteriores), a maneira como o notebook está sendo vendido é errada e a questão não se limita ao RV, pois nem o monitor é possível atrelar a GPU dedicada, isso também é uma falha ao meu ver... Não estar 100% pronto para o VR (sendo que anteriormente o I5 estaria) não deveria impedir o uso, mas a questão e realmente não conseguir atrelar a saída HDMI ao GPU dedicada.

Os requisitos do seu são diferentes pois você está em um notebook, se o seu diz não ser pronto pra VR nem adianta tentar insistir

https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/series/nitro5

Nem no próprio site fala algo sobre realidade virtual, e eles tão mostrando provavelmente o melhor modelo disponível com um i7 de 11 geração e uma rtx de série 30

E olha, algo que te recomendo fazer é:

Menu iniciar

Configurações de elementos gráficos

Coloca pra procurar umm aplicativo da área de trabalho e seleciona o .exe do seu aplicativo de VR

Vai em opções e seleciona a gtx 1650

Provavelmente ela vai estar na opção de alto desempenho enquanto a integrada vai estar na opção de economia de energia

Se isso não ajudar não sei mais o que fazer, mas como já foi citado esse ryzen não é pronto para VR

Esse notebook vem com ambas as opções, integrada e dedicada pra economizar energia e quando você abre um aplicativo no qual precisa de muita performance gráfica o próprio windows altera pra gtx 1650

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fuzion200 disse:

Os requisitos do seu são diferentes pois você está em um notebook, se o seu diz não ser pronto pra VR nem adianta tentar insistir

https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/series/nitro5

Nem no próprio site fala algo sobre realidade virtual, e eles tão mostrando provavelmente o melhor modelo disponível com um i7 de 11 geração e uma rtx de série 30

E olha, algo que te recomendo fazer é:

Menu iniciar

Configurações de elementos gráficos

Coloca pra procurar umm aplicativo da área de trabalho e seleciona o .exe do seu aplicativo de VR

Vai em opções e seleciona a gtx 1650

Provavelmente ela vai estar na opção de alto desempenho enquanto a integrada vai estar na opção de economia de energia

Se isso não ajudar não sei mais o que fazer, mas como já foi citado esse ryzen não é pronto para VR

Esse notebook vem com ambas as opções, integrada e dedicada pra economizar energia e quando você abre um aplicativo no qual precisa de muita performance gráfica o próprio windows altera pra gtx 1650

Obrigado @Fuzion200, mas volto a reforçar, o problema não está relacionado apenas o VR, se eu quiser jogar com 3 monitor, vou ter quer fazer isso com a GPU onboard... não acho isso correto e já seria uma falha no caso de se vender como "notebook gamer", mesmo assim, se for para focar no VR, que nem o link que você passou fala algo de VR, andei olhando o site da Dell e nos notebooks gamers isso está bem definido (se aceita ou não), respeito com o consumidor, porém eu acho que mesmo os que não são VR Head, se você contar com a possibilidade de selecionar a saída HDMI para a GPU dedicada, ele vai rodar, não vai rodar 100%, mas vai rodar...  isso inclusive foi falado por pessoas de canais e sites de VR que consultei....

Sobre a seleção que você comentou, obrigado, porém já fiz isso, mas como a saída HDMI está " travada" na GPU onboard, isso não resolve... Como cometei, até desativei a GPU onboard, ai a porta HDMI simplesmente não funciona...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Fuzion200 disse:

porque você iria jogar com 3 monitores? a proposta de um notebook é a portabilidade

Sinceramente o erro foi seu de ter comprado sem pesquisar a fundo


A proposta do notebook e portabilidade, mas se é um notebook "gamer" significa portabilidade de um computador gamer, ou não ? Pois se não fosse isso, comprava um notebook normal e poucas pessoas comprariam um notebook gamer para ficar jogando sempre na tela do mesmo...

Agora até minecraft faz diferença jogando com 3 monitores:
spacer.png


Imagina jogando simuladores que é meu foco:

spacer.png

Isso ai não tem nada a ver com VR Ready e para um melhor desempenho eu precisaria ligar os mesmos na placa dedica... Para o VR existe argumentos contrários, como falei acho que a ACER deveira fazer como a Dell e deixar claro a info em seus notebooks "gamers", agora do monitor não se justifica... E pelo visto, como os comentários são mais para colocar a culpa no consumidor, infelizmente vou ter que partir para outros meios, pois sinceramente acho que a ACER precisa rever esse conceito de notebook gamer nesse modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...