Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando sozinho após upgrade


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde.

 

Essa é a primeira vez que uso o site. Então,

perdão se eu falar alguma bobagem.

 

Meu computador recebeu uma carga elétrica forte durante um período de chuvas com raio e minha placa-mãe e fonte queimaram.

 

Aproveitei a oportunidade para fazer um mini upgrade no PC.

 

Troquei processador, fonte, memória, placa-mãe e aproveitei para pegar um water-cooler.

 

Mantenho do set up original apenas 3 SSDs (1 - 120Gb e 2 - 500Gb) e a placa de vídeo.

 

A configuração atual segue da seguinte forma:

 

- Fonte CX650w reais corsair.

- Memória Crucial Ballistixs DDR4 3000Mhz CL15 16Gb.

- Processador Intel core i5 11400F.

- placa-mãe Z490M Gaming X mATX.

- Water-cooler H50 Corsair

- 3 Fans (1 atrás, uma do lado e uma na frente)

- Placa de vídeo Gforce 1650

 

Já rodei test no HD com o HD tune nos 3 SSDs. Nenhum problema detectado.

 

Fiz o windows memory diagnostics tool. Nenhum problema detectado na memória.

 

Com o core temp eu consigo acompanhar a temperatura e o PC mantém uma média de 30°C sem jogar. Jogando a temperatura sobe para 70°C, mas pelo o que eu pesquisei essa é a temperatura padrão durante jogos. Além disso, fiz testes de stress com o prime95.

 

No primeiro módulo que é sem utilizar a memória o processador ficou no limite de temperatura (100°C). Bateu 98, 95, 96, por meia hora mas o computador não reiniciou.

 

Fazendo o teste do meio usando pouca memória a temperatura se manteve nos 60°C e não reiniciou.

 

No último teste com muita memória (no task manager mostrou que estava usando 100% da ram) ele reiniciou.

 

Ultimamente tenho usado ele apenas para fazer trabalhos da faculdade e ele reinicia comigo usando apenas o word.

 

Algo me faz pensar que o problema é na memória, mas não tenho como ter certeza já que o diagnóstico do Windows apresenta que não houve problemas.

 

Algo me diz que o problema é na memória RAM.

 

Fiz um novo teste de diagnóstico, apertei F1 e selecionei a opção mais completa. Quando o teste estava no final da primeira parte ele reiniciou novamente.

 

Como eu sou leigo não sei se estou esquecendo de algo ou se realmente é um problema na memória.

 

Obs: não tenho outra memória para testar.

 

Se alguém leu até aqui, muito obrigado!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx,

 

Obrigado! Coloquei o PC pra fazer um novo teste de ram e quando acabar tento fazer o que você comentou.

 

Assim, talvez o problema não seja a ram e sim o water-cooler.

 

Eu fiz uma adaptação no meu gabinete para caber o water cooler e talvez ele não esteja conseguindo manter o processador em temperatura adequada a todo momento.

 

Vou mandar uma foto para que você veja como ele está.

 

Normalmente eu deixo ele em pé com o water cooler em cima, mas como é apertado e os cabos não ficam perfeitamente soltos pode ser que hora ele funciona normalmente e hora ele não funciona bem.

 

Sei lá, pelo menos isso explica boa parte das inconsistências.

 

Detalhe: o computador estava reiniciando a cada 5 min e depois que eu deitei ele até agora não reiniciou mais (1 hora mais ou menos).

 

 

 

16198201909752656260342623318395.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Bruno Camargo Jesus amado. Parece um ninho de rato.

O orçamento pra comprar um gabinete novo está apertado.

 

Até agora o PC não reiniciou e continua fazendo o teste de memória.

 

Acredito que o problema é no water-cooler mesmo.

 

Vou tentar dar um jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...