Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qualquer jogo trava durante uso mais pesado da GPU!


Posts recomendados

Olá minha gente, boa noite.

 

Então, venho aqui descrever minha saga de quase 2 meses com vcs.

 

Meu PC sempre deu uns problemas esquisitos em relação com desempenho da GPU, que atualmente é uma GTX 1060 3GB. Sempre que eu jogava algo que exigia um pouco mais da placa, o jogo simplesmente parava de funcionar.

Acontece que de uns tempos pra cá o erro se tornou cada vez mais frequente, a passo que atualmente está muito complicado de eu jogar qualquer coisa por aqui. Não aparece nenhuma mensagem de erro ou coisa parecida quando o jogo trava, eu simplesmente tenho que reiniciar o game.

Um detalhe interessante é que o áudio do jogo continua funcionando mesmo com a tela travada (consigo escutar o personagem se movendo, executando golpes e o barulho dos botões do menu, por exemplo).

 

A primeira coisa que decidi fazer fora levar a GPU para um amigo meu testar. Estranhamente no PC dele a placa funcionou normalmente durante um bom tempo (4 horas de jogatina contínuas) nos jogos que ele testou, sem travar, dar gargalos ou qualquer coisa do tipo.

Já que aparentemente a GPU está funcionando corretamente (graças a Deus), decidi começar a testar os outros componentes do PC. A primeira coisa foram as memórias RAM, por que achei que o erro poderia estar nelas. Não tive como levar para o meu amigo colocar no PC dele mas além de rodar aquele teste básico do Windows (no qual não foi relatado nenhum erro), tentei utilizar o PC com um só módulo de memória nos dois slots pertencentes da placa-mãe (Tenho dois módulos de 8GB, um da Corsair e outro da Crucial, os dois funcionam a 2400 Mhz). O erro continuou em qualquer uma das combinações de módulos e slots.

 

Meu próximo passo fora fazer alguns testes na placa-mãe, que é uma TUF H310M-PLUS Gaming/BR da ASUS, na qual comprei fazem somente 4 meses. Tentei desatualizar e atualizar BIOS, tentei restaurar os padrões de fábrica. Nada funcionou.

Também tentei procurar se existia algum problema referente ao meu processador, que é um  I5-9400, no qual comprei também só fazem 4 meses, junto com a placa-mãe. A única coisa de "estranha" que achei era o fato de ele estar esquentando um pouco além do normal, comprei um Air Cooler novo e uma pasta térmica boa na esperança de que o problema fosse algo relacionado a aquecimento e nada aconteceu... Pra vocês terem uma noção o aquecimento máximo que a GPU e o CPU atualmente chegam no meu PC segundo o HWMonitor é 68º.

 

Também tentei testar se o problema persistia mesmo sem utilizar a GPU, usando o a placa gráfica do próprio CPU, não fiz testes até a exaustão mas aparentemente o problema continuou... Também já formatei o PC e tentei desinstalar, reinstalar e atualizar os Drivers da placa de vídeo inúmeras vezes...

 

Agora não sei o que fazer, não tenho certeza se o problema está na fonte (???) ou na própria placa-mãe, que mesmo estando nova pode acabar tendo algum defeito de fábrica. No caso da fonte do PC, ela já está um pouquinho mais velha, fazem 3 anos que a estou usando. Estou pendendo a comprar uma nova fonte mas tenho medo de desperdiçar dinheiro e o problema estar relacionado a outra coisa. Não estou podendo gastar muito ultimamente.

 

Alguém tem alguma ideia do que possa ser isso tudo? Cês acham válido eu arriscar e comprar um fonte nova de uma vez ou não deve ter nada a ver com isso? Pode ser um problema de compatibilidade das peças?

 

Desde já agraço a atenção de todos que se disporem a ajudar. Seguem as configurações completas do meu PC:

 

Processador: Core I5-9400

placa-mãe: TUF H310M-PLUS Gaming/BR

Memória RAM: 2x8GB. Um da Crucial Ballistix com 3 anos de uso e um da Corsair com 1 ano de uso, os dois a 2400 Mhz.

Placa de vídeo: GTX 1060 3GB

Fonte: Gamemax GM 500, 500W

Também possuo 1 SSD da Lexar e um HD WD Blue

 

EDIT: Esquecei de colocar o monitor, é um Ultrawide da LG de 25'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite. Pelo seu relato, eu acho mais provável ser um problema na fonte, já que memórias e placa de vídeo foram descartadas. Verifique sua instalação elétrica, não use estabilizador. Teste a fonte direto na tomada. Outro teste é rodar somente como SSD e somente com o HD, pois um deles pode estar com problema (vai precisar ter o Windows nos 2).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Math.Pi disse:

Boa noite. Pelo seu relato, eu acho mais provável ser um problema na fonte, já que memórias e placa de vídeo foram descartadas. Verifique sua instalação elétrica, não use estabilizador. Teste a fonte direto na tomada. Outro teste é rodar somente como SSD e somente com o HD, pois um deles pode estar com problema (vai precisar ter o Windows nos 2).

O que uso na fonte é um filtro de linha (por que coloco a tomada do meu PS4 e carregador de celular junto), mas nunca tive problemas... A tomada fica bem longe do PC kkkk.

O teste do HD e SSD não fiz... Mas por que o problema acontece em jogos instalados tanto no HD quanto no SSD, mas vale a pena eu tentar.

Existe alguma chance do monitor estar relacionado ao problema? Já que é Wide achei que pudesse exigir muito da máquina (não sei).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...