Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diminuir a temperatura de uma resistência flexivel isolada


Posts recomendados

Pessoal, estou com uma resistencia flexivel de 1 metro de comprimento. Ela eu uso para fazer cesta de pao com aquecimento. 

Essa resistência veio errada e é mais potente que as outras q eu uso.

Essa resistência eu ligo direto em 127volts

Preciso limitar a corrente para que essa resistência esquente menos.

A temperatura que ela chega esta aproximadamente 300 graus, preciso q ela chegue no máximo a 200 graus ou menos

150 seria o ideal.

Será que eu posso colocar apenas um resistor em série com minha resistência?

Qual seria o resistor?

Ou alguém teria uma solução simples para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que um simples resistor não vai resolver seu problema. Esse seu resistor deve ter um valor de resistência bastante baixo para trabalhar em 127V, então para gerar uma divisão de tensão aí, precisaria de um outro resistor com valor de resistência ainda menor, e a potência que esses novo resistor precisaria dissipar, seria ainda bastante elevada.

 

O que você pode fazer aí é utilizar um dimer em série com o resistor para controlar o valor de tensão. Existem dimers prontos para várias potências, 1000W, 2000W, 3000W, etc.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o dimer eu vou controlar a tensão, porém isso vai encarecer o projeto.

Minha ideia é apenas colocar um componente pequeno que eu acredito q seja um resistor.

Apenas para eu nao perder essas resistências que eu tenho aqui.

Como é apenas uma certinha para manter os paes aquecidos, eu não tenho como colocar um dimer ou controlador, pois a cesta é pequena.

Preciso de uma solução bem barata 

Não precisa ser uma tensão específica 

Se baixar uns 20% da tensão, automaticamente já vou baixar a temperatura da resistencia

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fale mais com desenhos/fotos/figuras sobre sua resistência ou pelo menos mencione sua potência. A ideia do dimmer é boa mas você pode minimizar com um simples diodo em série. .. depende.

200 ou 300º transforma o pão em torrada...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seja para comprar dimmer, diodo, ou fazer qualquer outro circuito, você precisa conhecer mais sobre o seu resistor.

 

Pode medi-lo com um ohmímetro (multímetro). Com o valor em Ohms, teremos corrente e potência na tensão de utilização.

 

Aplicar o diodo será um "experimento" com a temperatura. Dimmer permitiria ajuste fino. Serviria ao menos em fase de projeto, para se descobrir a potência ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então meu amigo, eu tenho uma única resistencia da remessa antiga que funciona perfeitamente

Essa nova remessa que chegou é que feio com a resistencia mais grossa, ou seja, mais potente

A resistencia original ligada mede 527mA

Já essa resistencia mais nova, ligada mede 850mA

Para salvar essa remessa, estou tentando chegar a algum componente que faça essa queda de temperatura.

Fiz um teste aqui com o diodoIN5370B, porém esquentou muito

Agora fiz um teste com um diodoIN5408, acho q se comportou bem a corrente está batendo 440mA

Vou deixar um tempo ligado e ver se vai dar tudo certo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
55 minutos atrás, .if disse:

Nem sabia que existia resistência flexível auto regulável

 

Olha que 'barato'

[anúncio na CD Aiello]

 

Bobina com 100 metros de resistência por R$ 24 mil. Sai por 240 reais, o metro. "No Atacado!"

 

TPA-Detalhe-600x600.jpg.f3e200e1a79d2c18f17e8f9bffe60253.jpg

 

200 ºC / 60 Watts

 

Texto descrevendo o produto:

 

Citação

São resistências compostas por dois condutores paralelos interconectados em toda sua extensão, por uma matriz polimérica semicondutora que atua como elemento calefator. O cabo calefator, devido a sua composição, não queima por superaquecimento. Quando a temperatura aumenta, sua resistência ôhmica também aumenta até se estabilizar em um determinado ponto, pois auto-regulam-se. Pode ser aplicada em traços elétricos, portas, válvulas e drenos, câmaras frigoríficas, tanques, aquecimentos de telhados e pisos, proteção contra congelamento, atmosferas explosivas. 

 

É um comportamento parecido com as resistências das lâmpadas incandescentes, não?

 

"Calefator para 200 ºC"

 

Talvez o marketing esteja em vendê-la para a aplicação: "dreno auto-regulável".

 

Bom... assim eu entendi: qualquer pedaço desse "produto" (cabo calefator) vai para 200 °C e 60 Watts de potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me fez lembrar ... Comentei recentemente (preguiça de procurar a postagem) que usei um pedaço cabo termopar  uns 50cm alimentado com 15V pra dar uma mornadinha e degelar o tubinho de dreno de minha geladeira que congelava e entupia... falha do projeto ou melhor... melhoria... também comentei que existe tal kit pra vender (continuo com preguiça de procurar a postagem)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...