Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vários Roteadores com mesmo SSID


Posts recomendados

Galera, quem puder dar umas dicas, ficarei grato!

Seguinte!
Preciso ajustar a rede de uma escola, tenho professores dando aulas online.

Todos eles conectados ao Google Meet com mais de 10 participantes na aula online.

 

Problemas:

Tem oscilado muito, e realmente a conexão é interrompida fazendo com que o professor tenha que se reconectar até 3 vezes dentro de uma hora.

Outro problema seria a velocidade que está chegando em cada laptop. Os alunos até conseguem ver e ouvir a professora, porém os professores por muitas vezes não conseguem visualizar os alunos.

 

Aparelhos: Chromebooks XE501C13-AD2BR

Internet: Vivo Fibra 300mbps + 1 Switch 48 portas Gibabit/1000 que distribui por toda a estrutura.

Quantidade de salas: 26 / 2 professores por sala usando laptop

Roteadores: Intelbras win300 // Tenho sala que possui um roteador, porém tenho outras que divide o roteador, ficando 1 pra duas salas.

 

O que eu fiz?
Desabilitei o DHCP do roteadores para evitar conflito na rede, cada sala possui uma saída de rede, então teoricamente chega 300mbps em cada ponto da escola.

 

 

Dúvida?

Alguém sabe me ajudar se está certo ou errado?
Se eu deveria por exemplo nomear todos os roteadores como mesmo nome para evitar que tenha oscilação?

 

Desculpa escrever tanto, tentei simplificar

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apesar do switch ser gigabit esse modelo de roteador mencionado é fast ethernet apenas, quanto ao seu problema de desconexão constante, como as redes wifi estão configuradas? todas tem mesmo canal e largura de canal? elas possuem senha? qual porta do roteador esta utilizando para estender a rede lan ou wan?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Emanuel Valério

Sim são fast Ethernet no máximo 100mbps né?
Mas mesmo que na pior das situações tenhamos aí, 50mbps (Seria o suficiente para realizar uma vídeo conferência legal)

 

 "como as redes wifi estão configuradas? todas tem mesmo canal e largura de canal? elas possuem senha?"

 

R: Confesso que não estão configuradas de maneira correta!
Amanhã farei a distribuição correta dos canais. por enquanto está tudo automático assim como a frequência também 20/40mhz automático.

 

Você acha que isso pode ser um fator também?

"elas possuem senha? qual porta do roteador esta utilizando para estender a rede lan ou wan?"

 

R: Sim todas possuem senha, porém SSID diferente.

Cheguei essa semana já alterando o formato de entrada, antes todos entravam na WAN, agora desabilitei o DHCP já que não preciso passar do roteador para outros computadores, e conectei apenas na LAN. o que acham?

Acham que deveria manter o mesmo SSID em todas as salas para tentar uma reconexão automática?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cenário bem comum onde a gente encontra diversas redes wifi e causa transtorno são em prédios e apesar da sua escola provavelmente não ter mais do que 20 redes pode sim ter problemas com interferência, talvez até fosse o caso de tentar vender esses roteadores e pegar um modelo empresarial algum da ubiquiti te atenderia bem já que o alcance deles é bem superior além disso na maior parte dos modelos tem a possibilidade de ter mais de 4 redes.

 

"Cheguei essa semana já alterando o formato de entrada, antes todos entravam na WAN, agora desabilitei o DHCP já que não preciso passar do roteador para outros computadores, e conectei apenas na LAN. o que acham?"

Então quem ta distribuindo os endereços de ip é o roteador do próprio provedor? ou tem algum outro dispositivo entre o roteador do provedor e o switch?


"Acham que deveria manter o mesmo SSID em todas as salas para tentar uma reconexão automática?"

Manter o mesmo ssid seria útil se todas redes tivessem exatamente o mesmo canal e largura porém ainda assim teria la seus 5 segundos para troca do ponto de acesso, ainda é possível manter cada sala com sua respectiva rede porém para ter um desempenho satisfatório seria necessário configurar um canal fixo para cada uma delas e de preferência num canal que não se sobrepõem 

 

Além disso me surgiu uma duvida aqui, não existe nenhum controle de banda na rede? ou firewall para bloquear determinados sites?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

Então quem ta distribuindo os endereços de ip é o roteador do próprio provedor? ou tem algum outro dispositivo entre o roteador do provedor e o switch?

 

Exatamente, nesse caso já estava configurado assim mesmo.

Achei até bacana, porque dei uma olhada e o Roteador é parrudo aguenta o trabalho. pelo menos na minha opinião.

 

10 horas atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

inda é possível manter cada sala com sua respectiva rede porém para ter um desempenho satisfatório seria necessário configurar um canal fixo para cada uma delas e de preferência num canal que não se sobrepõem 

Farei isso, vou organizar os canais para evitar conflito e interferência

Sobre os SSID com o mesmo nome, vou fazer o teste em alguma area da escola como teste.

 

deixo ai uma imagem, temos 26 salas, em cada sala tenho médica de dois laptops aberto e fazendo transmissão.

 

https://ibb.co/nQQBh5R

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...