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irql not less or equal entre outros.


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  • Moderador

@Kinos Se o processador for Intel, você pode baixar a ferramenta deles para verificar a saúde. Se for AMD, talvez algum teste de estresse possa dar um sinal. Se não, apenas substituindo mesmo.

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@Rio McCloud Eu tenho um Ryzen 5 3600, eu tenho o programa Ryzen Master instalado praticamente desde quando eu comprei o PC e sempre que eu formatava eu instalava ele de novo, eu não mudei nenhuma configuração, só baixei para ver a temperatura do processador, e pelo stress test desse programa eu já fiz 3 vezes seguidas e não deu tela azul durante nenhuma dela, a temperatura ficava entre 68~72ºC. Eu usei as duas memorias juntas durante esse teste, não sei se faria alguma diferença fazer usando uma memoria de cada vez já que tela azul esta dando com ambas.

Eu não sei se isso vai ser relevante mas raramente a tela do meu PC congela, de repente quando estou vendo video ou jogando congelava tudo, não dava para mover nada, ouvir nada nem ver o mouse, eu não sei se é tela azul pois nem sequer parece ela. Eu uso dois monitores e quando da tela azul o principal aparece o erro e o segundo congela a imagem do que estava aberto nela até o PC reiniciar. Quando o PC congela fica a mesma coisa do segundo monitor que só no primeiro e o PC nem reinicia, as vezes também numa das telas azuis fica 0% ou 100% e o PC não faz mais nada até eu forçar ele desligar.

 

Normalmente fica alguns dias sem dar imagem azul e as vezes chega a dar 1~4 telas azuis no mesmo dia e dessa do PC simplesmente congelar era algo 1 vez a cada 2 meses, mas jesus hoje já deve ter passado de 6 telas azuis e o PC congelou duas vezes em questão de 3h.

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  • Moderador

@Kinos 

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?
  • Há quanto tempo esse problema ocorre?
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

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@GabrielLV
Fonte: EVGA 600W 80 Plus White - 100-w1-0600-k, exatamente essa aqui na kabum: https://www.kabum.com.br/produto/79112/fonte-evga-600w-80-plus-white-100-w1-0600-k


Ocorre praticamente desde quando eu comprei o PC ano passado, eu comprei uma nova placa-mãe, processador e memorias (eu coloquei a configuração do meu PC já na conta do site) inicialmente eu pensava que era os drivers desatualizados do processador, atualizei e diminuiu a frequência de tela azuis bastante, e depois de uns 2 meses começou a ter mais frequência. As telas azuis ocorrem aleatoriamente, pode ficar dias ou até mais de uma semana (como aconteceu agora comigo) sem da tela azul ou pode ocorrer varias no mesmo dia (acho que hoje só ocorreu mais de 8 vezes).

 

Aqui da umas quedas de luz pois tem muito "gato" aqui, se eu não me engano já queimou uma fonte minha por causa disso.

 

Como dito começou ocorrer após eu praticamente ter comprado um PC novo, no meu antigo não ocorria tela azul, se ocorreu era algo bem raro.

 

Eu uso um Filtro de Linha, um antigo até.

 

Eu uso um HUB de fan, minha placa-mãe só da para colocar 2 fans dai eu uso um HUB para por mais duas (totalizando 4), não sei se influencia mas uma da fans tem um cabo arrebentado porém está com tampado com fita isolante e ainda funciona só que numa velocidade menor.

 

Não faço overclock.

 

Eu uso a configuração padrão na BIOS, por um tempo eu cheguei a trocar para D.O.C.P porém em ambas as configuração da tela azul, atualmente deve estar no Auto, velocidade está 2400 mas com o D.O.C.P da para por 3000 que é a frequência máxima das memórias

Eu usei um próprio programa da AMD para atualizar os drivers do processador, porém após eu instalar ele a abrir ele simplesmente depois de um tempo some do meu PC, fui procurar agora ele e novamente não estou mais achando no meu PC e eu tenho certeza que não desinstalei ele.

 

LogsColetados.rar

 

1061254160_PrintSpeccy.png.2c46e5651c291786b65d7f1dd6d13dc4.png

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  • Moderador

image.png

 

0x192 KERNEL_AUTO_BOOST_LOCK_ACQUISITION_WITH_RAISED_IRQL
0xA: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
0x162 KERNEL_AUTO_BOOST_INVALID_LOCK_RELEASE
0x1e KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED
0x3b SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
0xD1: DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
0x7F: UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP
0x153: KERNEL_LOCK_ENTRY_LEAKED_ON_THREAD_TERMINATION

 

Analisando os logs, existem diversos e diversos erros de telas azuis, sendo que a maioria deles indica para uma falha no Kernel e falhas em drivers. O que indica que um driver de modo kernel (driver este possui acesso a recursos mais avançados do sistema) é o responsável pelas telas azuis, mas os logs infelizmente não apontam qual driver.

 

image.png

 

Outros logs também apontam que houve um desligamento inesperado (e resultou em uma tela azul) quando o sistema estava retornando do modo de repouso. Isso geralmente indica uma falha no modo de hibernação ou no modo de inicialização rápida.

 

--------------

 

1-

image.png

 

Remova o Glary Utilities do seu PC. Esses "otimizadores" não servem pra nada, pois "otimizam" o que não é pra ser otimizado. Esses tipos de programas muitas vezes são os responsáveis por causar diversos problemas no Windows.

 

2- Atualize os drivers de rede & chipset do seu computador diretamente do site da placa-mãe:

(Crie um ponto de restauração antes, indo em Iniciar > Digite "ponto" sem aspas e tecle enter > Criar).

https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/03CHIPSET/DRV_Chipset_AMD_AM4_SZ_TSD_W10_64_V21126106_20210202R.zip

https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/04LAN/DRV_LAN_Realtek_8111x_SZ_TSD_W10_64_V10425262020_20200717R.zip

 

3- Feito os procedimentos acima, reinicie seu PC e digite os seguintes comandos no CMD como administrador:

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /restorehealth

 

4- Se as telas azuis persistirem, desative o modo de hibernação/inicialização rápida, abrindo um CMD como administrador e digitando o seguinte comando:

powercfg /h off

 

Poste resultados.

  • Obrigado 1
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@GabrielLV

Eu uso o Glary só para fazer uma limpeza rápido após iniciar o PC, antes eu usava o CCleaner porém eu tinha visto um video que ele não era recomendável usar mas ele, existe algum programa ideal para esse tipo de limpeza ou é melhor nem usar? E as telas azuis já estavam dando antes mesmo de eu ter baixado o glary, tenho ele a dois meses.

 

Eu vou atualizar aqui dos drivers se for realmente necessário tirar o glary eu tiro. Eu atualizarei o post somente se persistir mesmo depois ter desativado o modo hibernação/inicialização rapida.

Edit: desde quando eu te passei os logs não deu tela azul, fui atualizar aqui dos drivers e já deu duas telas azuis no meio da atualização. Atéremovi o Glary para ver se parava e não parou, por sorte consegui instalar sem dar mais tela azul e até agora depois de instalar não deu mais nenhuma.

Print do CMD.

1999192386_PrintCMD.png.ba629c3e840c3d89834eedfb13cb8609.png

 

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  • Moderador
10 horas atrás, Kinos disse:

@GabrielLV

Eu uso o Glary só para fazer uma limpeza rápido após iniciar o PC, antes eu usava o CCleaner porém eu tinha visto um video que ele não era recomendável usar mas ele, existe algum programa ideal para esse tipo de limpeza ou é melhor nem usar?

Use as ferramentas de limpeza do próprio Windows.

 

Vamos verificar se o problema será resolvido 👍

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@GabrielLV

Ontem a noite eu atualizei os driver, usei os comando sfc /scannow e dism /online /cleanup-image /restorehealth no CMD, ainda deu tela azul então eu dei o comando powercfg /h off, após isso ainda ontem meu PC congelou, mas não foi direto, congelou primeiro meu navegador e eu conseguia mover o mouse só que quando eu fui mover para outra tela para ver se congelou outro aplicativo o mouse ficou lento e acabou congelando também, na qual eu tive que forçar ele desligar e agora deu duas telas azul porém em ambas ficou travado em 0% e eu tive que forçar novamente ele a desligar.

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Nas minhas ultimas 5 telas azuis, duas delas mostraram outros arquivos em vermelho no BlueScreenView além do ntoskrnl.exe, se eu não me engano em uma das anteriores também mostrou outras porém eu não tenho mais o minidump. Eu vou passar os minudump deles, sendo o arquivos FLTMGR.SYS e amdppm.sys.

 

minidump2.rar

2096290302_FLTMGReamdppm.thumb.png.ba004dc82560122f94c7f3c4fbb6e478.png

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Vou mandar num novos logs, quando der mais 5 telas azuis eu mando outro, se porventura realmente não souberem como ajudar, eu agradeço a ajuda e irei mandar para um tecnico quando eu tiver dinheiro para ver se é problemas nas peças mesmo.

LogsColetados.rar

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  • Moderador

@Kinos Irei analisar em breve. Tenho umas coisas pra fazer aqui. Desculpe a demora.

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  • Moderador

@Kinos Vamos lá:

 

Além das telas azuis que geraram mindumps, existem várias que apenas possuem entradas no Visualizador de Eventos. Algumas nem possuem informações sobre o erro (indicando que foi um desligamento súbito ao ponto do Windows não conseguir registrar as informações necessárias).

 

A variedade de códigos de parada é grande, sendo normalmente sintoma de memória. Você já testou as memórias com o Memtest86 e passou com êxito. Apesar do programa não ser perfeito, a chance de suas memórias possuírem um problema intermitente é bem baixa - mas existe. Entretanto, há outras informações que quero levantar primeiro.

 

Um dos mindumps cita o arquivo nvsphelper64.exe. Ele é relacionado ao NVIDIA ShadowPlay. O código de parada deste erro, o IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, normalmente é relacionado a memória. Porém, este minidump me levantou suspeitas sobre a VRAM (memória da placa de vídeo).

 

image.png

 

Além disso, você citou que congelamentos costumam acontecer durante reprodução de vídeos e jogos. Isso alimenta ainda mais minha hipótese.

 

Em 13/10/2021 às 21:35, Kinos disse:

[...] raramente a tela do meu PC congela, de repente quando estou vendo video ou jogando congelava tudo, não dava para mover nada, ouvir nada nem ver o mouse, eu não sei se é tela azul pois nem sequer parece ela.

 

Se o problema não for a memória da placa de vídeo, ainda penso sobre a placa-mãe. Talvez haja algum defeito no slot ou em algum outro componente da mesma que cause esses problemas, mesmo que seus módulos de memória estejam íntegros.

 

Sobre a placa de vídeo, você pode tentar fazer um teste de estresse com o FurMark por 15 minutos. Pode ser que ele não pegue nada mesmo se a placa de vídeo for o problema, mas quem sabe. Me avise caso ocorrer algum artefato, congelamento, desligamento ou qualquer coisa estranha.

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@Rio McCloud Baixei e testei por 17 min e não aconteceu nada, existe algum aplicativo para testar a placa-mãe ou CPU para ver se pode ser elas? Se não tiver então acho que minha única opção seria procurar um tecnico que tenha outras peças para ficar testando, tomara que seja processador ou memória, se for placa-mãe eu vou sair no prejuízo já que acabou a garantia no inicio desse mês.

Sobre a placa-mãe eu já usei memorias em todos os slots e ocorreu memoria tela azul em todas, eu só não testei usando somente umas memorias nos slots 1 e 3, eu testei no 2 e 4 pois é neles que da para usar o D.O.C.P e por a frequência das memorias em 3000 (algo que não estou usando agora e também da tela azul nessa frequência), não sei se é relevante mas quando eu estava testando uma memoria de cada vez, eu usei uma no slot 2 e por uma semana não deu tela azul, dai eu testei a outra memoria no slot 4 e deu tela azul, troquei ela para o slot 2 para ver se era o slot com problema e deu tela azul, depois troquei para a memoria que não tinha dado problema por 1 semana e coloquei ela novamente no slot 2 e ocorreu dela tela azul, não sei se ter colocado uma que deu tela azul no slot 2 pode ter causado algum tipo de problema para a outra memoria.

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  • Moderador
4 minutos atrás, Kinos disse:

existe algum aplicativo para testar a placa-mãe ou CPU para ver se pode ser elas?

 

@Kinos Só a Intel possui um aplicativo para testar seus processadores. A AMD não tem. Você pode procurar algum programa de estresse de CPU para testar, mas não conheço nenhum. E placa-mãe só dá para testar trocando mesmo.

 

4 minutos atrás, Kinos disse:

sobre a placa-mãe eu já usei memorias em todos os slots e ocorreu memoria tela azul em todas, eu só não testei usando somente umas memorias nos slots 1 e 3, eu testei no 2 e 4 pois é neles que da para usar o D.O.C.P e por a frequência das memorias em 3000 (algo que não estou usando agora e também da tela azul nessa frequência)

 

Desligue o D.O.C.P e veja se o problema persiste. Se positivo, mantenha ele desligado e faça os testes novamente nesses slots que você não testou. Sei que é trabalhoso, mas é o jeito.

 

4 minutos atrás, Kinos disse:

Se não tiver então acho que minha única opção seria procurar um tecnico que tenha outras peças para ficar testando

 

Ainda há algumas coisas que você pode tentar para ver se descobre o problema. Realize os procedimentos que mencionei aqui primeiro e envie os resultados.

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@Rio McCloud Eu atualmente estou com o D.O.C.P desativado, esta no auto, porém eu já usei o PC bastante com ela ativado e deu tela azul também, quando eu acordar eu vou ficar trocando de slot e usando o Memtest86 usando cada memoria em cada slot e depois vou ficar testando 1 memoria de cada vez por 1 semana em cada slot ou até dar imagem azul novamente, eu não sei se da para usar o D.O.C.P usando somente 1 memoria, se der então também vou fazer teste com ele ativado e desligado, volto somente quando eu ter feito esses testes.

Meu PC acabou de congelar e dar imagem azul, e voltei com opção de iniciar windows 10 ou uma ferramenta de memoria do windows, não deu para selecionar ela por algum motivo.

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