Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows XP não reconhece teclado e mouse USB


Posts recomendados

Prezados, sei que pela internet tem soluções para problemas parecidos com o meu. Ocorre é que esta placa-mãe não tem porta PS2. Ou seja, ele entra na área de trabalho do windows, mas eu não consigo fazer nada lá, muito provavelmente porque ele não está com os drivers USB instalados.

 

Na pesquisa que eu fiz, parece que esse é o driver: standard openhcd usb host controller

 

Acontece que preciso instalar isso antes de entrar no windows, porque o teclado e o mouse param de funcionar quando o sistema começa a carregar.

 

Alguma sugestão?

 

Observações pertinentes:

1 - a placa-mãe é uma G303M02

2 - o sistema operacional é um windows XP 32 bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente o seguinte:

O teclado pode não estar bem ligado à porta USB. Experimente desligar e voltar a ligar o teclado à porta USB.

Ligue o teclado a uma porta USB diferente.

Se o teclado estiver ligado a um concentrador USB ou a uma caixa de comutação USB, experimente desligá-lo e ligá-lo ao computador.

Desligue outros dispositivos USB que não estejam a ser utilizados.

Limpe o teclado.

Instale o software IntelliType Pro. Certas teclas só funcionam se o software IntelliType Pro estiver instalado.

Se alguma tecla necessitar de software para funcionar, instale-o. Certos comandos de teclas necessitam de um programa específico instalado, tal como um programa de correio electrônico, browser, leitor de multimédia, programa de mensagens instantâneas ou programa de edição de gráficos suportado.

Tente acrescentar um teclado externo para usar as funções que não estão funcionando no teclado padrão.

Passo 1

Para inicialização limpa siga os passos abaixo:

Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas Windows + R para abrir o Executar;

No Executar digite MSCONFIG e clique em OK para abrir a Configuração do Sistema;

Na guia Serviços, assinale a opção Ocultar todos serviços Microsoft e clique em Desativar Tudo;

Clique em Aplicar e em OK;

Reinicie o computador.

NOTA: Este procedimento desabilita todos serviços e programas de terceiros. Você pode posteriormente, se o problema for solucionado desta forma, habilitar os programas e serviços que serão inicializados com o Windows, seletivamente, ao invés de manter todos desativados. Se o problema voltar após ativação da inicialização de um serviço ou programa em especifico, o problema está exatamente na inicialização deste software e é recomendável removê-lo.

Passo 2

 

Atualizar os drivers do computador.

Acesse site do fabricante do computador.

Navegue pelo site e localize o modelo do computador.

No campo Software e Drivers, baixe e instale a versão mais atual dos drivers.

Se esta informação foi útil, por favor, marque como resposta, caso a sua dúvida não tenha sido solucionada, por favor, poste novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, amigo. Obrigado pela resposta, mas o mouse e o teclado funcionam de boa antes do windows iniciar. Na bios ou em qualquer programa de boot. Só quando inicia o Windows mesmo que eles param de funcionar.

 

Sobre a sugestão de instalar algo, não dá, eu não tenho a nenhum dispositivo de entrada de dados quando estou na área de trabalho. O mouse não funciona, nem liga a luz vermelha, depois que inicia o windows. Antes de iniciar o windows a luz fica acesa. A mesma coisa acontece com o teclado.

 

A única solução que tem é instalar os drivers USB antes de iniciar o windows. Só que eu não sei como fazer isso. Essa é a solução do meu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, obrigado pelas sugestões, mas, como eu disse, não dá pra reinstalar o windows porque tem uns 10 programas pagos e muito caros nesse sistema. e alguns só rodam no windows XP mesmo. 

 

Não tem como instalar esse drive USB nesse windows XP que já está instalado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shoram Lee

6 horas atrás, Shoram Lee disse:

Gente, obrigado pelas sugestões, mas, como eu disse, não dá pra reinstalar o windows porque tem uns 10 programas pagos e muito caros nesse sistema. e alguns só rodam no windows XP mesmo. 

 

Não tem como instalar esse drive USB nesse windows XP que já está instalado?

 

 

 

Passo 1

Clique em “Iniciar” e clique com o botão direito em “Meu Computador”.

Etapa 2

Selecione “Propriedades”. Clique em “Hardware” na janela “Propriedades do sistema” que aparece. Pressione o botão “Gerenciador de dispositivos”.

Etapa 3

Clique em “Controladores de barramento serial universal”. Clique com o botão direito do mouse em cada “Universal USB Host Controller” e selecione “Update Driver” um de cada vez. Pressione “Next” e “Finish”.

Etapa 4

Acesse o site do fabricante da sua placa-mãe ou placa PCI USB se o Windows XP SP3 não tiver um driver atualizado para o seu controle USB. Clique na seção de suporte ou download para determinar se há uma atualização completa da placa-mãe ou da porta USB disponível. Clique duas vezes no arquivo do driver baixado e clique em “Avançar” no assistente de instalação para instalar as atualizações disponíveis. O processo de instalação varia um pouco, dependendo do fabricante, mas a maioria das instalações é simples.

Etapa 5

Reinicie o computador para concluir a instalação do driver USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Thiago Maycon disse:

@Shoram Lee

 

 

 

Passo 1

Clique em “Iniciar” e clique com o botão direito em “Meu Computador”.

Etapa 2

Selecione “Propriedades”. Clique em “Hardware” na janela “Propriedades do sistema” que aparece. Pressione o botão “Gerenciador de dispositivos”.

Etapa 3

Clique em “Controladores de barramento serial universal”. Clique com o botão direito do mouse em cada “Universal USB Host Controller” e selecione “Update Driver” um de cada vez. Pressione “Next” e “Finish”.

Etapa 4

Acesse o site do fabricante da sua placa-mãe ou placa PCI USB se o Windows XP SP3 não tiver um driver atualizado para o seu controle USB. Clique na seção de suporte ou download para determinar se há uma atualização completa da placa-mãe ou da porta USB disponível. Clique duas vezes no arquivo do driver baixado e clique em “Avançar” no assistente de instalação para instalar as atualizações disponíveis. O processo de instalação varia um pouco, dependendo do fabricante, mas a maioria das instalações é simples.

Etapa 5

Reinicie o computador para concluir a instalação do driver USB.

 

2 horas atrás, f_neto disse:

Pelo Gerenciador de Dispositivo ao atualizar driver tem a opção de procurar no computador

 

Gente, vocês não entenderam.

 

Não tem como "clicar", não tem como "teclar" nada, pois o mouse e o teclado não funcionam quando o windows entra..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shoram Lee

 

A minha sugestão é que faça o seguinte:

Desliga o computador e assim que ele começar a ligar fique pressionando a tecla F8;

Quando solicitado, escolha a opção Modo de segurança;

Quando o Windows iniciar no modo de segurança, verifique se o teclado e mouse estão funcionando. Se sim, faça uma restauração do sistema para um ponto anterior onde o problema não ocorria:

Clique no Menu Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restauração do Sistema;

Escolha uma data onde o problema não estava ocorrendo e clique em Avançar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Thiago Maycon disse:

@Shoram Lee

 

A minha sugestão é que faça o seguinte:

Desliga o computador e assim que ele começar a ligar fique pressionando a tecla F8;

Quando solicitado, escolha a opção Modo de segurança;

Quando o Windows iniciar no modo de segurança, verifique se o teclado e mouse estão funcionando. Se sim, faça uma restauração do sistema para um ponto anterior onde o problema não ocorria:

Clique no Menu Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restauração do Sistema;

Escolha uma data onde o problema não estava ocorrendo e clique em Avançar.

 

Oi, Thiago, obrigado pela resposta.

 

Já entrei no modo de segurança e o mouse e teclado também não funcionam nesse modo. Também já tentei modo de segurança com rede e com prompt de comando, mas em todos não funciona o mouse e o teclado.

 

Acho que a forma que daria certo é eu colocar em alguma pasta, da partição onde está instalado o windows XP, o instalador dos drivers USB e depois fazer alguma coisa pra o windows iniciar esse instalador automaticamente quando iniciar. Sabe como fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...