Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC tem energia e acende leds da placa-mãe, mas não liga ao apertar botão.


Ir à solução Resolvido por Patrick Antunes,

Posts recomendados

Primeiramente, peço desculpas se esta é a seção incorreta do fórum pra postar isso, mas foi a mais próxima que encontrei do meu problema.

Hoje de manhã tentei ligar meu pc e nada aconteceu. Ele está ligado à energia (obviamente) e as luzes led tanto da placa-mãe quanto da placa de vídeo (como pode ser visto na imagem em anexo) ficam acesas, porém ao apertar o botão de power, o pc simplesmente não liga. Não dá boot, não roda os coolers, nada nada nada, sequer um sinalzinho de vida, mas as luzes ficam acesas. Até cheguei a pensar que fosse algum componente de metal encostando na placa dentro do pc, mas abri o gabinete e verifiquei todos espaços entre a placa e o gabinete, e nada. A placa que tenho é uma Asus Prime b450m-gaming/br, a fonte é uma EVGA de 700w que acredito estar funcionando corretamente, visto que ela ainda passa energia para os demais componentes. 

Não sei dizer se o processador seria o problema (Ryzen 3600X), pois não há nenhum led ou algum tipo de indicador de que ele está recebendo energia, e também já  retirei e reconectei os pinos do processador na placa, sem sucesso algum. 

Também tentei ligar fazendo o curto na parte do Power SW com uma chave de fenda, mas sem sucesso, nem sequer um sinalzinho de que fosse ligar. Abri o painel I/O do gabinete (é um Masterbox TD500) e verifiquei se não havia alguma conexão com problema, mas aparentemente está tudo ok. Já não sei mais o que fazer. 

Alguém poderia me ajudar? Eu entendo o suficiente de hardware pra me virar, porém não sou nenhum profissional, então pode ser que eu não esteja enxergando algo nesses problemas todos.
Agradeço desde ja!

EDIT 1: Ontem joguei normalmente com meus amigos, das 16h às 3h da manhã, como sempre faço nos fins de semana, desliguei normalmente e hoje, ao tentar ligar, simplesmente não ligou. Aparentemente, houve uma queda de energia aqui em casa durante a madrugada, pois tenho lâmpadas smart nos cômodos e quando há uma queda e retorno de energia, elas se acendem sozinhas. Quando acordei, todas as luzes de casa estavam acesas, o que pode ser provavelmente resultado de uma queda. 

 

180468818_216847829849239_5267361297062408275_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Antonio V. Garcia disse:

Verificar o botao power, talvez ele que esteja com problema...

 

No meu post eu menciono que verifiquei este painel (conheço como I/O frontal, posso estar errado na nomenclatura) e, pelo menos visivelmente, não vi nenhum problema. Além disso, se o problema fosse o botão power, será que a tentativa de ligar gerando o curto diretamente no conector Power SW da placa não teria ligado o pc? Pois eu fiz isso e não deu sequer um sinal de vida. Ainda vou testar num outro gabinete que tenho aqui (não vou conseguir hoje, talvez só ao longo da semana), mas pela lógica, era pra ter ligado quando fiz a "gambiarra" do conector Power SW, não? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

@FoxBlack Acabei levando numa assistência aqui do bairro e realmente, queimou um circuito de 12v se não me engano. Tentaram inclusive o conserto, mas sem sucesso. Vou ter que investir em outra placa-mãe mesmo nessa belíssima economia brasileira kkkkkkk

Agradeço aos que responderam, e se algum moderador quiser fechar o tópico, fique à vontade.
Obrigado a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...