Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar bluetooth no toca-fitas Pioneer KP-500


Ir à solução Resolvido por Marco Aurélio Yu,

Posts recomendados

7 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

 

Vou providenciar uma foto para postar aqui,

 

Pelo que eu entendi , o cara do video puxou uma saída do pré de fm ( e não do tocafitas) do Pioneer . Por isso  jogou na chave comutadora.... que ou joga o próprio sinal do fm de volta no amplificador do pioneeer ou joga o sinal da entrada auxiliar montada com os capacitares, diodos e resistores.

 

No outro video do museu do toca fitas , o camarada menciona que usou a chavinha de stereo do próprio KP....mas não "entrega" o "como fazer "rsrsrs..... ou seja, só se ir lá e pagar....

 

Meu pioneer está no carro, vou retirá-lo amanha, mas segue uma foto queachei na internet.

os conectores circundados em vermelho são os que o cara desconectou os fios e jogou na chave externa que, conforme a posição retorna com o mesmo sinal ou com o sinal da entrada auxiliar....D_NQ_NP_2X_664685-MLB42682600049_072020-F-2.thumb.jpg.8c895535cf322c0a1fd4481f76ab5c37.jpg

@Renato.88 sim, tudo indica que foi isso mesmo. mas eu com meus. conhecimentos limitadissimos não consigo identificar co fazer isso. o mais perto mesmo que cheguei foi o video que coloquei no inicio.(em que o cara usa uma chave externa).... mas se conseguisse usar a chavinha do estéreo seria swou de bola ! 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu tio tem um pionner desse aí, já fiz uma manutenção nele. Me lembro que é bem chato pra desmontar essa ferragem toda, retirar as placas com cuidado pra não quebrar os fios e chegar até ao painel. 

 

Não lembro mais se a chave do stereo tem 3 ou 6 terminais. Se tiver só três complica... 

 

Ligar no toca fitas parece ser mais fácil dependendo da situação, pois existe uma chave que troca o sinal do rádio pra fita quando o mecanismo é acionado. Se encontrar a chave já sabemos que o sinal baixo de áudio está ali, dá pra interromper e colocar o auxiliar. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Marco Aurélio Yu disse:

@Renato.88 Entendi, Infelizmente não tem um esquema de como fazer isso.. Tenho mesmo de fuçar e queimar o aparelho. .... muito a aprender rsrsrsrs....

Se a gente pelo menos tivesse o esquema do aparelho, igual temos do equalizador Tojo ficaria mais fácil. 

Mas esquema da pionner é raro achar.... 

 

Quando não temos esquema tem que procurar as coisas, mas aí tem que conhecer um pouco do aparelho pra facilitar. 

 

Queimar o aparelho nesse caso é mais difícil, o que complica é se por exemplo soltar um fio sem querer as vezes a gente não sabe onde ele estava. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Oi Renato, sim essa seria uma solução também. No entanto o toca-fitas está funcionando normalmente, e se eu fizer o acionamento pelo chaveamento dele acredito que eu iria desativar o uso de fitas.  Amanha vou abrir o bichinho e postar algumas fotos mais detalhadas .MAs caso alguém tenha um esquema por ai, me manda por favor. 

7 minutos atrás, Renato.88 disse:

Se a gente pelo menos tivesse o esquema do aparelho, igual temos do equalizador Tojo ficaria mais fácil. 

Mas esquema da pionner é raro achar.... 

 

Quando não temos esquema tem que procurar as coisas, mas aí tem que conhecer um pouco do aparelho pra facilitar. 

 

Queimar o aparelho nesse caso é mais difícil, o que complica é se por exemplo soltar um fio sem querer as vezes a gente não sabe onde ele estava. 

eu tenho o manual com o esquema aqui....olhas só : Nas paginas a partir da 13 tem uns esquemas demonstrando a placa do pré e a do power e todas ligações....Para eu entender isso aí e bolar um esquenta legal, só se fizer um curso de pelo menos uns 3 anos rsrsrs...

 

pioneer_kp-500.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Aurélio Yu não, a minha ideia não é desativar o toca fitas e sim encontrar o circuito dele. 

Nesse meio tempo encontrei o esquema do aparelho. 

Descobri que ele não tem uma chave, ele usa um sistema de diodos. 

Dá pra ligar o aparelhinho de Bluetooth ali, mas pra funcionar tem que descobrir como cortar o rádio, é aí que entra a ligação da chave do Stereo, veja:

5t18kl0.jpg

Os terminais 5 e 6 trazema o sinal do rádio. 

Em D2 e D3 chega o sinal da fita. 

 

Dá pra adicionar mais 2 diodos ali na base dos transistores, mas pra isso tem que cortar a alimentação do rádio. 

 

Como a chave do mute só tem três terminais. Ela pode ser usada pra interromper a alimentação do rádio mantendo o amplificador ligado. 

 

Vou deixar o esquema completo no link:

pioneer_kp-500.pdf

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

No outro video do museu do toca fitas , o camarada menciona que usou a chavinha de stereo do próprio KP....mas não "entrega" o "como fazer "rsrsrs..... ou seja, só se ir lá e pagar....

rs... isso, se fosse meu, eu jamais faria. Ou se fizesse, cinco minutos depois tava tentando raspar o painel onde diz "ST MONO", rs... Pelo menos na chave de baixo, "RADIO ON", não diz tape nem nada...

 

14 minutos atrás, Renato.88 disse:

Ligar no toca fitas parece ser mais fácil dependendo da situação, pois existe uma chave que troca o sinal do rádio pra fita quando o mecanismo é acionado. Se encontrar a chave já sabemos que o sinal baixo de áudio está ali, dá pra interromper e colocar o auxiliar.

 

Não estudei o manual com a atenção necessária, Xará, mas concordo que ligar no tape faz mais sentido. Só precisa um pouco de cuidado, acho, para não ligar diretamente no cabeçote. Se não me engano, entre o cabeçote e o pré tem um amplificador operacional com uma equalização para algum tipo de compensação às características do cabeçote, como aquela equalização RIAA nos discos de vinil. Será que é isso mesmo?

 

Com isso a gente não mataria a capacidade de tocar fita cassete. (Já pensou a frustração, alguma gata ao entrar no carro e vendo esse maravilhoso Pioneer... "Nossa, que legal! Tenho uma fita que faz tempo que não ouço!" - "Desculpe, mas o toca fitas não funciona...", rs...)

 

Além disso, sinto-me no dever de avisar ao @Marco Aurélio Yu: no vídeo em que o cara faz adaptação cortando o FM, ele põe para tocar um aparelho que não usa a bateria do carro. Apesar dessas plaquinhas serem feitas justamente para colocar em automóveis, há a possibilidade dela captar alguma interferência, algum ruído vindo da parte elétrica do carro.

 

Talvez haja algum filtro no rádio para evitar ruídos vindos do alternador, da bobina... Se desse, me parece mais garantido que a gente pegasse os 12v depois desse filtro. Talvez, de alguma forma, colocar uma "caixa d'água" ali, uns 1000uF só para garantir que não haverá engasgadas... A placa toma, no máximo, uns 200mA mas como o seguro morreu de velho...

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 concordo. E esse aparelho é doido para captar ruídos...ainda estou apanhando para eliminar um chiado do motor do carro .... muito interessante tudo que estou lendo por aqui. Meu problema será montar um esquema no papel que funcione.

 

Quanto a chavinha, prefiro uma externa, bem pequena,, comutando o FM e a entrada auxiliar , que será instalada no console num local discreto. A ideia de instalar uma plaquinha bluetooth (Ao invés de uma entrada auxiliar ou de uma placa mais sofisticada com fm) é legal.. principalmente se ela tiver uma entrada auxiliar para utilização de telefones que utilizem conector p2.

 

O bluetooth é necessário por causa dos iPhones de hoje , que infelizmente não possuem mais o P2.

 

Será que alguém consegue desenhar um esqueminha de ligação para me auxiliar nessa empreitada? 

Nessa plaquinha há duas saídas, uma delas para alto-falantes . E a outra com positivo esquerdo,  positivo Direito e apenas Um terra....  (assinalei em vermelho) ....

alguém sabe se funcionaria para meu caso ? 

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1745249399-placa-bluetooth-50-bluetooth-6w-2x3w-fm-usb-mp3-aux-c-mic-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=6a1eba4f-f908-48f8-b68d-3606634b062c

 

 

 

plaquinha.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

prefiro uma externa, bem pequena,, comutando o FM e a entrada auxiliar

 

Foi isso que o cara do vídeo, Tio Cuê, fez. Pelo que entendi a chave dele apenas desliga a corrente que vai ao receptor de FM, não desliga a saída desse receptor da entrada do pré. Ao mesmo tempo, a chave, quando na posição "sem rádio", soma o sinal que vem (no caso dele) do Ipod ao sinal do FM, que só não se misturam porque o receptor está sem energia. Mas o sinal do Ipod fica ligado direto à saída de sinal do receptor. Além de ser temerário manter numa única chave, alimentação (12v) e sinal, uma vez debatemos aqui no fórum sobre injetar sinal na saída de amplificadores, ainda que desenergizados. Também é arriscado já que mesmo desenergizado, ele continua ligado ao terra.

 

Eu aguardaria o amigo @Renato.88 que não apenas conhece muito mais que eu sobre eletrônica em geral como já viu esse aparelho especificamente.

 

Agora, sobre

 

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

A ideia de instalar uma plaquinha bluetooth (Ao invés de uma entrada auxiliar ou de uma placa mais sofisticada com fm) é legal.. principalmente se ela tiver uma entrada auxiliar para utilização de telefones que utilizem conector p2.

Bluetooth com telefone, que o pessoal chama de "hands free", só conheço com FM e USB. Apenas bluetooh, pelo que conheço, não tem entrada para microfone. Caso alguém chame no celular que está sendo fonte do som pelo bluetooth, a plaquinha só com bluetooth até interrompe a música e reproduz, nos alto-falantes, o que a pessoa do outro lado está falando. Mas para responder à pessoa, precisa pegar o celular na mão.

 

A placa só com bluetooth que conheço é dessa aqui:

 

mh-m18.jpeg.412c4b54f036867000e91735605c5455.jpeg

 

Já daquelas duas que você trouxe, bem... as duas tem FM e USB mas nem todas tem a função telefone. Teria que verificar antes de comprar. Outro cuidado que recomendo é certificar-se de que a placa retém o último ajuste de volume antes de ser desligada. A última que comprei não retém. Quando ligada, ela fica, por padrão, no volume máximo, o que é desconfortável e dá um bruta susto. Mas tem umas que retém. Também é bom dar uma verificada se a placa tem memória de volume quando desenergizada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

e , se você tomar cuidado para não ligar o bluetooth/mp3 ao mesmo tempo em que ouve uma fita cassete, talvez nem a chave que você bolou

 

Esse "excesso" de simplificação não parece uma boa ideia.

 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Bluetooth com telefone, que o pessoal chama de "hands free", só conheço com FM e USB. Apenas bluetooh, pelo que conheço, não tem entrada para microfone.

 

bluetooth-car-adapter.jpg.703f9713a7e55ed670b73f60cc290ada.jpg

 

Já traz o microfone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Foi isso que o cara do vídeo, Tio Cuê, fez. Pelo que entendi a chave dele apenas desliga a corrente que vai ao receptor de FM, não desliga a saída desse receptor da entrada do pré. Ao mesmo tempo, a chave, quando na posição "sem rádio", soma o sinal que vem (no caso dele) do Ipod ao sinal do FM, que só não se misturam porque o receptor está sem energia. Mas o sinal do Ipod fica ligado direto à saída de sinal do receptor. Além de ser temerário manter numa única chave, alimentação (12v) e sinal, uma vez debatemos aqui no fórum sobre injetar sinal na saída de amplificadores, ainda que desenergizados. Também é arriscado já que mesmo desenergizado, ele continua ligado ao terra.

É exatamente assim que esse rádio funciona, a chave do mecanismo da fita corta a alimentação do rádio. 

Mas uma coisa não interfere na outra, pois tem uns diodos lá. 

Inclusive essa foi a ideia que eu dei, se colocar mais dois diodos e uma chave pra cortar a alimentação do rádio mantendo o pré e amplificador da certo. 

6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Não estudei o manual com a atenção necessária, Xará, mas concordo que ligar no tape faz mais sentido. Só precisa um pouco de cuidado, acho, para não ligar diretamente no cabeçote. Se não me engano, entre o cabeçote e o pré tem um amplificador operacional com uma equalização para algum tipo de compensação às características do cabeçote, como aquela equalização RIAA nos discos de vinil. Será que é isso mesmo?

Sim, é isso mesmo. 

O circuito está na minha postagem acima. Tem o circuito do cabeçote e também o pré com os botões de graves e agudos. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88

10 horas atrás, Renato.88 disse:

É exatamente assim que esse rádio funciona, a chave do mecanismo da fita corta a alimentação do rádio. 

Mas uma coisa não interfere na outra, pois tem uns diodos lá. 

Inclusive essa foi a ideia que eu dei, se colocar mais dois diodos e uma chave pra cortar a alimentação do rádio mantendo o pré e amplificador da certo. 

Sim, é isso mesmo. 

O circuito está na minha postagem acima. Tem o circuito do cabeçote e também o pré com os botões de graves e agudos. 

 

 

Analisando todas as informações recebidas até aqui eu montei um esquema bem amador que segue anexo... Peço aos experts optarem se isso tende a funcionar ou estou viajando !!! Obrigado a todos mais uma vez!!!674255609_esquematabajaraentradaauxiliarKP500(naoseisefunciona).thumb.jpg.b464c6efb8a84ea0a95726e2627891cc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Aurélio Yu Seu esquema até funciona, mas como terá que puxar os fios de audio de dentro do rádio pra colocar a chave por fora pode aparecer problemas com as interferências, pois essa parte do circuito é bem sensível a elas.

 

Eu estava pensando em algo mais simples, evitando o máximo possível de ligações externas, veja:

IMAGEM010.thumb.PNG.f961ea2f4dbbdb865329939f4430ae90.PNG

Dessa forma só vai precisar puxar pra fora os fios para o RCA mesmo, lembrando que deve usar cabos blindados.

Os fios ali da alimentação serão ligados na chave, mas como serão 12V não tem problemas com as interferências.

Os fios terminais 5 e 6 permanecem conectados e o único que é alterado é o fio 15 na placa do Rádio.

 

Vai funcionar assim:

Quando quiser usar o Rádio, a chave fica voltada para o fio verde. Mantém o aparelho no estado original.

Pra ouvir o Bluetooth, muda para o fio vermelho e a alimentação do rádio é cortada pra não atrapalhar.

Se colocar a fita ela funciona e corta a alimentação do Rádio e do Bluetooth.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 fiquei com uma duvida: o fio azul e o vermelho serão ligados onde? em algum lugar da placa também?  Agora tirei uma foto do meu toca-fitas mesmo.

 

Outra dúvida é sobre o material, eu anteriormente havia comprado diodos 4007 e capacitores 2,2mf 250v , pois tinha em mente o projetando do tio cabe mostrado ai pra cima./// servem no seu projeto ou devo comprar o 1n4148 e capacitares de 10mf?

 

Abraço.

kp500ma.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo. Muito bacana este rádio clássico. Me (me!) dá até pena mexer em seu circuito . Permita-me opinar de novo que pra ouvir som do celular nele penso que a alternativa do conversor blue tooth/FM não chega a ser totalmente desinteressante. Eu (eu!) a cogitaria pelo motivo adicional de ser bem mais fácil, menor risco e etc.

D_NQ_NP_604803-MLB44669905813_012021-O.w

Você já deve ter pensado nele, não achou legal e por isso recorreu ao forum de eletrônica, né? 😁 Tá certo 🙂

Enfim... não vá por mim não.  e boa sorte.

 

Eu sei uma alternativa mas como ignorou meus comentários por + de 1 vez só me resta lhe desejar de novo... boa sorte. E sim.. relacionamentos virtuais têm os mesmos princípios dos reais.

58 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Como fazer para limpar algumas coisas deste tópico para poder postar outra?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

@Renato.88 fiquei com uma duvida: o fio azul e o vermelho serão ligados onde? em algum lugar da placa também?  Agora tirei uma foto do meu toca-fitas mesmo.

 

Outra dúvida é sobre o material, eu anteriormente havia comprado diodos 4007 e capacitores 2,2mf 250v , pois tinha em mente o projetando do tio cabe mostrado ai pra cima./// servem no seu projeto ou devo comprar o 1n4148 e capacitares de 10mf?

 

Abraço.

kp500ma.jpg

 

Achei a placa do radio e o terminal 15.

kp500ma.thumb.jpg.eafd8480fd70e67cdbffe6198cd4f1c3.jpg

Achei o fio verdade, mas estou na duvida se é so cortar ele e ligar na chavinha ... e. outra ponta liga onde? ou a chavinha ficará no meio do fio verde?

 

 

radio.thumb.png.c2a260dced02451413ec82846c2d3139.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Poxa amigo, desculpe mas eu vi sim suas sugestões, sou novato na utilização de fóruns e não notei que tenha feito algo errado. Eu conheço esses aprelhos via frequência de rádio, e até usei no passado, antes de existir bluetooth.

 

No entanto o sinal era muito ruim e sofria várias interferências, por esse motivo desisti de utiliza-los. Além disso, como mencionei em minha primeira postagem, meu objetivo aqui é aprender um pouco de eletrônica e me distrair tendo em vista q impossibilidade de sair de casa por conta da pandemia.Dessa forma fico insistindo no sistema que altere o aparelho.

 

@.if Você já viu algum transmissor FM funcionando? Qual é sua opinião? A tecnologia pode ter melhorado muito desde a ultima vez que tive contato com esse tipo de equipamento.

 

Uma vez mais, peço desculpas caso tenha ofendido-o !! Sem querer eu acabei postando no seu tópico a minha dúvida em relação a apagar fotos para obter mais espaço. Mas não tive a intenção de apagar o SEU post. Foi uma infeliz coincidência.

 

Aos demais agradeço as dicas e permaneço tirando minhas dúvidas!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

fiquei com uma duvida: o fio azul e o vermelho serão ligados onde? em algum lugar da placa também?  Agora tirei uma foto do meu toca-fitas mesmo.

O fio vermelho do meu esquema é o que sai da chave para alimentar o Bluetooth e aqueles resistores que servem pra acionar o pré amplificador. 

A outra ponta dele vai na chave seletora. 

 

4 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Outra dúvida é sobre o material, eu anteriormente havia comprado diodos 4007 e capacitores 2,2mf 250v , pois tinha em mente o projetando do tio cabe mostrado ai pra cima./// servem no seu projeto ou devo comprar o 1n4148 e capacitares de 10mf?

Bom, se alguém já fez e funcionou usa esses aí que já tem. 

 

4 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Achei o fio verdade, mas estou na duvida se é so cortar ele e ligar na chavinha ... e. outra ponta liga onde? ou a chavinha ficará no meio do fio verde?

Eu não sabia qual a cor original do rádio, apenas inventei pra ilustrar. 

Nesse caso o fio verde do seu rádio deve ser ligado ao pino do meio da chave. 

Pegue outro pedaço de fio e ligue no terminal 15, a outra ponta dele você põe no terminal da ponta da chave. 

2 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Pessoal, minha cota de fotos foi ultrapassada....Como fazer para limpar algumas coisas deste tópico para poder postar outra?

Fotos como são arquivos grandes eu posto em um servidor a parte, como exemplo o: www.imgur.com

Envia a foto lá e põe o link aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a curiosidade mas achei tão estranho... será que estou entendendo certo, @Renato.88: esse rádio carrega no mesmo caminho tanto o sinal de áudio quanto a alimentação? Será que o trabalho dos diodos é justamente separar o que é um e o que é outro?

 

Desconsiderando o chaveamento FM / tape, só como hipótese para ver se entendi, daria certo puxar a alimentação que vai para a plaquinha de BT de um dos terminais onde há 13,8v (3 ou 7) e injetar o sinal de áudio diretamente nas bases de Q1 e Q2, ainda que, na prática isso significasse misturar os sinais FM / tape com o de BT?

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Desculpe a curiosidade mas achei tão estranho... será que estou entendendo certo, @Renato.88: esse rádio carrega no mesmo caminho tanto o sinal de áudio quanto a alimentação? Será que o trabalho dos diodos é justamente separar o que é um e o que é outro?

Esse rádio não tem uma chave para selecionar o áudio que entra no pré, tudo é injetado ali na base dos transistores.

Para isso que servem os diodos, eles não deixam que o som do FM invada o circuito da fita e vice versa.

Sendo assim, orientei o amigo @Marco Aurélio Yu para colocar os diodos no Bluetooth também.

 

Você deve ter estranhado aqueles resistores de 47K ali, ne?!

Sua função é levar uma tensão CC a base dos transistores, pois os diodos cortam sinais abaixo de 0,7V.

O aparelhinho de bluetooth tem tensão abaixo disso, então sem os tais resistores não vai funcionar.

No circuito do rádio também tem os resistores, mas não dá pra usar porque a alimentação dele será cortada pela chave. Na fita não tem, mas o próprio CI do cabeçote já fornece tensão suficiente pra isso.

 

O que torna possível ouvir uma coisa sem atrapalhar a outra é o fato de que se desligar a alimentação de um, não chega nada nos diodos e a outra fonte de sinal funciona sem interferências.

Para a fita e o rádio já temos uma chave original no mecanismo (ela é acionada através de uma alavanca que a fita empurra). Esta chave também aciona o motor quando a fita é colocada.

 

Por isso a sugestão de uma outra chave ligada junto a essa para cortar o rádio quando não tiver fita poder desligar o rádio (mas sem desligar o Pré e o estágio de saída).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, Renato.88 disse:

Fotos como são arquivos grandes eu posto em um servidor a parte, como exemplo o: www.imgur.com

 

Envia a foto lá e põe o link aqui. 

 

Uma vez eu abordei a administração do Fórum com tais assuntos. Quando o serviço externo falha ou morre, a coisa fica feia por aqui. Postagens antigas com "fantasmas" de informação é um terror!

 

Orientaram-me a continuar usando o armazenamento do Clube do Hardware. Para não abusar, eu quase sempre faço recortes, redimensionamentos e novas compressões (JPG). Dá trabalho mas o resultado e o retorno (em conhecimento) faz valer à pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou repassar as informações hoje a tarde e fazer o esquemático utilizando as fotografias do próprio toca-fitas, para postar aqui e garantir que não vou fazer burrada rsrsrssr.... Além de deixar claro para mim, o post o ficará como referência para consultas futuras de quem tiver interesse. 

 

Quanto ás fotografias, achei estranho porque cheguei no limite, mas não consigo deletar fotos antigas para "Limpar" meu espaço no fórum...Como se faz isso?

 

Agradeço a paciência de todos !! Como Disse, sou leigo e por isso tenho tantas dúvidas básicas.

 

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2021 às 13:29, Renato.88 disse:

@Marco Aurélio Yu Seu esquema até funciona, mas como terá que puxar os fios de audio de dentro do rádio pra colocar a chave por fora pode aparecer problemas com as interferências, pois essa parte do circuito é bem sensível a elas.

 

Eu estava pensando em algo mais simples, evitando o máximo possível de ligações externas, veja:

IMAGEM010.thumb.PNG.f961ea2f4dbbdb865329939f4430ae90.PNG

Dessa forma só vai precisar puxar pra fora os fios para o RCA mesmo, lembrando que deve usar cabos blindados.

Os fios ali da alimentação serão ligados na chave, mas como serão 12V não tem problemas com as interferências.

Os fios terminais 5 e 6 permanecem conectados e o único que é alterado é o fio 15 na placa do Rádio.

 

Vai funcionar assim:

Quando quiser usar o Rádio, a chave fica voltada para o fio verde. Mantém o aparelho no estado original.

Pra ouvir o Bluetooth, muda para o fio vermelho e a alimentação do rádio é cortada pra não atrapalhar.

Se colocar a fita ela funciona e corta a alimentação do Rádio e do Bluetooth.

 

 

Em 06/05/2021 às 13:29, Renato.88 disse:

@Marco Aurélio Yu Seu esquema até funciona, mas como terá que puxar os fios de audio de dentro do rádio pra colocar a chave por fora pode aparecer problemas com as interferências, pois essa parte do circuito é bem sensível a elas.

 

Eu estava pensando em algo mais simples, evitando o máximo possível de ligações externas, veja:

IMAGEM010.thumb.PNG.f961ea2f4dbbdb865329939f4430ae90.PNG

Dessa forma só vai precisar puxar pra fora os fios para o RCA mesmo, lembrando que deve usar cabos blindados.

Os fios ali da alimentação serão ligados na chave, mas como serão 12V não tem problemas com as interferências.

Os fios terminais 5 e 6 permanecem conectados e o único que é alterado é o fio 15 na placa do Rádio.

 

Vai funcionar assim:

Quando quiser usar o Rádio, a chave fica voltada para o fio verde. Mantém o aparelho no estado original.

Pra ouvir o Bluetooth, muda para o fio vermelho e a alimentação do rádio é cortada pra não atrapalhar.

Se colocar a fita ela funciona e corta a alimentação do Rádio e do Bluetooth.

 

Qual é a diferença entre puxar os fios dos diodos conforme você  indica e usar os terminais  5 e 6 ? você disse que fica mais simples e concordo . Mas tecnicamente existe diferença em relação ao funcionamento do sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...