Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar bluetooth no toca-fitas Pioneer KP-500


Ir à solução Resolvido por Marco Aurélio Yu,

Posts recomendados

1 hora atrás, Marco Aurélio Yu disse:

 

Qual é a diferença entre puxar os fios dos diodos conforme você  indica e usar os terminais  5 e 6 ? você disse que fica mais simples e concordo . Mas tecnicamente existe diferença em relação ao funcionamento do sistema?

Se interromper os pinos 5 e 6, você tem que ligar os fios do rádio na chave. 

São mais fios pra ligar e puxar pra fora do rádio. 

Do jeito que eu fiz, os fios do rádio ficam lá em seu local original. 

 

Você também não pode colocar os diodos da nova entrada RCA nos pinos 5 e 6. Pois ali vai dar retorno no rádio e não vai funcionar direito. 

Nos pontos que eu indiquei existem todos os diodos necessários a proteção e ao funcionamento correto. 

 

De uma olhada naquele esquema que eu postei outro dia, os pontos indicados são a junção entre os diodos e transistores de entrada do pré amplificador. 

5 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Quanto ás fotografias, achei estranho porque cheguei no limite, mas não consigo deletar fotos antigas para "Limpar" meu espaço no fórum...Como se faz isso?

Não se faz. Antigamente tinha a opção na aba meus anexos, mas acho que tiraram. 

11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Uma vez eu abordei a administração do Fórum com tais assuntos. Quando o serviço externo falha ou morre, a coisa fica feia por aqui. Postagens antigas com "fantasmas" de informação é um terror!

 

Orientaram-me a continuar usando o armazenamento do Clube do Hardware. Para não abusar, eu quase sempre faço recortes, redimensionamentos e novas compressões (JPG). Dá trabalho mas o resultado e o retorno (em conhecimento) faz valer à pena.

Pois é, pelo menos esse site que eu uso aí parece ser de confiança, tem imagens já desde 2014.

A maioria das coisas eu uso o servidor do fórum mesmo, na maioria esses esquemas simples deixo sempre em gif pra ocupar menos espaço. 

O maior problema são os jpg, esses não tem jeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou montar da forma que você indicou. 

Acabei comprando um receptor bluetooth para ligar nessa entrada auxiliar, portanto acho que o fio vermelho que sai da chave para alimentação do bluetooth não será necessário pois ele tem alimentação por cabo USB e ligarei separadamente.

Também, se entendi direito, o fio azul do seu esquema, na verdade pode ser o próprio fio verde com a chave no meio, certo? fiquei meio confuso com as cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Vou montar da forma que você indicou. 

Acabei comprando um receptor bluetooth para ligar nessa entrada auxiliar, portanto acho que o fio vermelho que sai da chave para alimentação do bluetooth não será necessário pois ele tem alimentação por cabo USB e ligarei separadamente

Certo, só não esquece de desligar esse aparelho quando for ouvir o rádio. 

56 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Também, se entendi direito, o fio azul do seu esquema, na verdade pode ser o próprio fio verde com a chave no meio, certo? fiquei meio confuso com as cores.

Sim, finja que o azul do meu esquema é o fio verde do borne 15.

O objetivo dele é desligar o rádio FM. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 beleza. mas se ocorrer de , por algum esquecimento, ligar ambos, pode queimar alguma coisa?🤔 porque pretendo manter o BT conectado permanentemente nessa entrada auxiliar rca. Me parece que ele desliga após 5 minutos de inatividade (sem estar pareado com o celular).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

@Renato.88 beleza. mas se ocorrer de , por algum esquecimento, ligar ambos, pode queimar alguma coisa?🤔 porque pretendo manter o BT conectado permanentemente nessa entrada auxiliar rca. Me parece que ele desliga após 5 minutos de inatividade (sem estar pareado com o celular).

Não queima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Falando em desligar coisas quando ligando outras...

 

No caso de bluetooth vs. AUX IN, dias atrás, se não me engano, alguém mostrou por aqui um jack P2 com uma chave interna:

 

p2-switch.jpg.c2ee9e309650092a23e8d315446b1443.jpg

 

Não venho acompanhando a discussão em cada detalhe, então me desculpem se a dica não encaixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2021 às 21:44, Renato.88 disse:

Você deve ter estranhado aqueles resistores de 47K ali, ne?!

 

rs... Não cheguei nem perto disso. Não entendi até agora, muito antes desse resistores, como é que circula no mesmo caminho o sinal vindo do BT e ao mesmo tempo, a corrente que alimenta o circuito de rádio e o de tape. E agora, ainda por cima, o de BT.

 

Mas dando uma olhada no Google (busca "transistor preamp"), vi que todos os circuitos de pré fazem isso, de uma forma ou de outra a alimentação vai junto com o sinal para a base do transistor. E eu sempre evitando que a alimentação chegue perto do sinal de áudio, ainda mais porque um é CA e o outro, CC...

 

Mas se não for estorvo, Renato, só para ver se chego perto de entender pois não é nada prático encontrar os pontos de solda na PCB, se o sinal fosse injetado direto nas bases dos transistores Q1 e Q2...

 

xadvanced.jpg.910fede9579e75b3e0c0b4a17059e6d5.jpg

 

 

...sem resistor nem diodo nem capacitor e a chave apenas cortasse a alimentação de plaquinha de BT, o que aconteceria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pessoal, boa noite. 

Fiz as duas ligações, tanto a primeira seguindo o esquema "mais complicado"que eu trouxe no início do tópico, como a segunda ensinada e ilustrada aqui pelo Renato....bem mais simples de ligar.

 

As duas funcionaram !!!!!! 👏👏 

 

Olhem só o bichinho aí na foto completinho !!!!

 

Obs: Optei por uma saída P2 ao invés de RCA para ligar direto no BT que comprei...

 

Obrigado a todos pelas dicas e principalmente ao Renato !!!

 

Agora, já que deu certo, vou emendar outra questão aqui no forum 🤏 ... 🙄.

 

Seguinte: O meu kp500 , talvez por ter seus 40 anos de idade , ou por algum outro problema  não possui uma amplificação legal..ao aumentar o volume um pouco acima de 1/4 começar a distorcer beeemmm.... mesmo utilizando  o TOJO, deixa muito a desejar....enfim, talvez esse seja o preço a pagar para se ter um equipamento original dos anos 80... mas...., pensando em "turbinar" esse conjunto e fazer tocar bem , já que instalei um kit de alto-falantes Pionner triaxial de uns 400wats , o que vocês sugerem?

 

Pensei na utilização de algum módulo de potência, porém, se ligar na saída do TOJO eu acho que só vai amplificar a distorção ... se ligar antes , deve queimar a entrada do TOJO... 😐

 

Vou buscar no forum se tem algum tópico com esse assunto ... mas caso alguém possa ajudar,, fica aí minha nova dúvida.

 

Abraços , um Feliz Dia das Mães e muito obrigado !!

 

 

 

feito.jpg

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Uma pergunta de mero amador xereta, @Marco Aurélio Yu: se ligar sem o TOJO, o kp500 direto nos alto-falantes, distorce igual, mais ou menos?

Boa noite,... distorce na mesma proporção .... engraçado é que com ou sem tojo, ao aumentar acima de 1/4 no botão o som já começa a distorcer (principalmente os graves)

 

Sei lá sei tem como eu testar o KP....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Boa noite,... distorce na mesma proporção .... engraçado é que com ou sem tojo, ao aumentar acima de 1/4 no botão o som já começa a distorcer (principalmente os graves)

Distorce mesmo usando outros alto-falantes? Por exemplo, se você ligar nesses novos, para 400w, também distorce?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez tive um problema parecido com esse - só que distorcia faltando acho que uns 20%, 30% para chegar no máximo, e o técnico me mostrou o seguinte: era uma vitrola (uma Philips 468 de acho que uns 20w)... usando uns alto-falantes de 100w, ele ligou a entrada do potenciômetro à sua saída, o som ficou no máximo e sem distorcer quase nada. Ou só o que ela já distorcia quando estava boa. A trilha de carbono do potenciômetro tinha se estragado, não dava mais bom contato. Aí ele trocou o potenciômetro e ficou boa por uns bons anos...

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, posso dizer que essa distorção não é normal. O rádio do meu tio me deixou espantado com a qualidade de som, pois eu imaginava que por ser antigo não seria "grande coisa" (mas me enganei). 

A distorção vinha quase lá no último volume. 

 

Concordo com o xará @rmlazzari58 que potenciômetro ruim pode dar esse problema, mas existem outras coisas também como por exemplo capacitor seco. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 eita!! Por essa eu não esperava... pensei que a solução seria um amplificador ... Testar potenciômetro e /ou procurar por capacitores secos já demanda provavelmente um técnico gabaritado .. Vocês conhecem algum pela Zona Norte de SP onde eu possa levar para fazer uma revisão?

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Fala galera, cheguei atrasado aqui na discussão e vi que o Marco já até fez adaptação, mas gostaria de compartilhar uma alternativa que acredito ser efetiva, que agrega mais funcionalidades e não necessita de switch para alternar entre o BT e o som original do rádio.

Eu tenho buscado uma alternativa para adicionar a função de Bluetooth num rádio antigo (Motorádio, Rodstar, TKR... entre outros) e encontrei um vídeo de um gringo instalando uma placa no rádio antigo do carro dele ( https://www.youtube.com/watch?v=ZI0Vp-8TU54 ). Se trata de uma placa desenvolvida para projetos "Faça você mesmo" (famosos D.I.Y, em inglês) em que se quer adicionar BT em aparelhos antigos, desde auto-rádios até receivers em casa. Eu a encontrei à venda no AliExpress por US$13.00 (em torno de R$80,00), incluindo frete, e por ser abaixo de US$50.00, não corre risco de ser taxada (já fiz inúmeras compras da China pelo Ali, nunca tive problema).

https://www.aliexpress.com/item/32846569576.html?spm=a2g0o.cart.0.0.69d03c00axZtqO&mp=1

Essa placa seria instalada justamente na entrada do pré-amplificador, visto que ela não tem um amplificador próprio, e alimentada e aterrada usando as conexões internas do próprio aparelho. O sinal de áudio "fraco" que chega no pré-amplificador do aparelho vai ser desviado para entrada AUX da placa, e agora o sinal que chegará no pré-amplificador é o da saída da placa. O que achei interessante nessa opção é que a placa possui um sistema que seleciona automaticamente o BT ao identificar que há sinal sendo transmitido por ali, ou seja, assim que você dá play na música pelo celular, a placa identifica e envia o áudio proveniente do BT para a saída. E se não há áudio vindo do celular, ela seleciona de volta, automaticamente, o áudio do aparelho. Outra coisa é que acompanha um pequeno microfone para ser ligado na placa, visto que ela é compatível com atendimento de chamadas do celular conectado, captando áudio através do microfone. Também acompanha um set de 3 botões, se o usuário quiser trocar a música, pausar, atender chamadas sem ter que mexer no celular.

Vale salientar que eu sou um mero entusiasta aqui hehe Ainda não testei esse sistema, mas achei super interessante e pretendo adquirir para instalar no meu (futuro) fusquinha! Se tem algum furo no meu raciocínio, por favor, me corrijam, estou curioso para saber se vai dar certo. E segue abaixo um esquema que eu fiz para facilitar o entendimento.

 

image.thumb.png.43c2ec1bc82051532d03c27bd62af0f6.png

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...