Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Unbrick e Firmaware MXQ Pro 4k 5G


Posts recomendados

Boa tarde

peguei um MXQ novo porém após meia hora inicializado começava reiniciar sozinho,
achei que poderia ser temperatura, porém aparentemente temperatura estava normal, 
fui tentar usar outra room, porém usei umas 4 e nada .
e ultima q tentei BRICKOU o aparelho,

não achei essa placa em lugar nenhum o modo de fazer UMBRICk e nem uma ROOM para ela.
alguém já viu ??

Placa Modelo:  R29_MXQ_LP3_v2.3_00908
processador: RK3229
 

WhatsApp Image 2021-05-03 at 11.59.10 (2).jpeg

WhatsApp Image 2021-05-03 at 11.59.10 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-05-03 at 11.59.10.jpeg

WhatsApp Image 2021-05-03 at 11.57.10 (2).jpeg

WhatsApp Image 2021-05-03 at 11.57.10 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-05-03 at 11.57.10.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, boa noite.

Tenho uma placa igualzinha rs. Acho que é algum lançamento e por isso difícil ter firmware que funcione. A minha tá, aparentemente bricada tambem, estou tentando regravar nela o TWRP. Fiz um backup com ele antes de começar a brincadeira, se eu conseguir recuperar, tento gravar uma firmware pra você.
E, caso você consiga pelo menos por a sua em modo recovery (com o TWRP), me avisa que te mando o backup, vai ver você consegue trazer ela de volta à vida. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissonr92

 

A minha, por milagre, voltou pro LOADER MODE. Ainda assim, alguma das ROMs que passei parece que detonou o boot.bin e com isso, mesmo depois de carregar uma imagem, ele não bootava e permanecia em LOADER MODE.

Passei várias ROMs de novo, até que um restaurou o boot.bin correto.
Aí troquei o recovery por um TWRP e recuperei usando os arquivos que eu tinha criado ontem. Funcionou lindamente rs.

Alguns pontos:
1 - Embora eu tenha dito que a minha é idêntica a sua, na verdade ela não é. o Silk indica R29_5G_LP3_V1.2. A placa de rede é uma Realtek, mas não tem essa placa entre ela e a PCB. Depois notei outras diferenças, mas tudo indica que temos a mesma placa. Peço desculpas mas era tarde da noite kkkk.

 

2 - Como eu to querendo instalar Armbian, fiquei fazendo um monte de testes e, resultado, brickei de novo ela, impedindo atá de entrar no LOADER MODE. Aí fiz IGUAL o cara do vídeo, e como ele não mostrou os pontos, peguei uma chave de fenda pequena e passei nos Pads que ele mostrou, e na parte mais próximo à EMMC a placa entrou em MASKROM MODE. Dai foi só refazer os passos e ela voltou à vida. Ainda não consegui fazer ela bootar no Armbian, mas pelo menos perdida ela não está kkkkk. Vou tentar de novo no final de semana.

Também vou tentar gerar o .IMG e colocar aqui - ou mesmo um link - para você tentar colocar na sua. 

 

Vai por mim, escorrega a chave ai nos PADs com ela conectada em USB que a coisa vai, a plaquinha é praticamente INDESTRUTÍVEL!!!

 

Nessa brincadeira toda, observei que não tem nenhum CI de RAM visível, não sei se está no próprio SoC (não tirei o dissipador). A maior parte de ROMs que vejo são com chip de rede SV6256p - no datasheet dele mostra que é DUAL BAND. O que tem na minha é o Realtek RTL8723AS, que só funciona em 2.4GHz. Isso explica porque algumas pessoas que tem essa caixa com "MXQ PRO 4K 5G" não conseguem conectar em redes 5Ghz.

Outro ponto, a minha lista 64GB de Armazenamento, mas a EMMC tem, na vedade, 8GB.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissonr92

estou com praticamente o mesmo problema na mesma placa. Tem pouca diferença física da minha.

Comprei 2 modelos iguais de TV Box. Uma eu estava testando, alguns minutos depois, ao tentar instalar um aplicativo normal, ela ficou com a tela preta, e ao reiniciar, não sai da tela Android. A minha está dando fail no IDB. Com o TWRP acho que consegui fazer backup da box que está funcionando, mas não sei o que fazer com os arquivos, uma vez que a que está brickada não passa do tal do IDB no RK tool... e também não sei onde fechar o curto nessa placa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

"R29_MXQ_LP3_v2.3_00908"
 

Nem sei onde fica o EMMC da placa. Já pedi reembolso, mas vou tentar até o último minuto recuperar ela.

WhatsApp Image 2021-05-09 at 18.54.03 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-05-09 at 18.54.03.jpeg

@alissonr92 acredito que encontrei os pontos para que a placa fique em MASKROM, com o bloquinho azul no RK Batch Tool!

Fiz o curto nos pinos da imagem, usando uma pinça com ponta fina. Agora preciso encontrar uma imagem pra reviver, pois ainda está dando Download IDB fail.

WhatsApp Image 2021-05-09 at 19.52.30.jpeg

WhatsApp Image 2021-05-09 at 19.53.19.jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@awendhausen maravilha!

 

Quando precisei colocar a minha em MASKROM MODE, consegui reviver o boot dela passando a rom da V88. Depois disso, foi possível instalar o TWRP e com ele recupera a partir dos arquivos que eu tinha gerado antes.

A rom tá nesse link aqui: http://www.filefactory.com/file/1vbtaddtsc6d/V88_rk3229_7.1_MX4VB_20171209_v011.zip

Tente com ele, pelo menos para reviver seu boot e voltar a placa pro modo LOADER.

Compartilha depois os resultados ;)

@alissonr92 pelo que o @awendhausenpostou, os pads para você colocar sua placa em MASKROM mode devem ser os que marquei na sua imagem:

alissonr_LI.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@awendhausen Me parece algum progresso. Veja, o erro que acontece é que o RKDevTool está esperando o dispositivo retornar depois de iniciar o LOADER (e ai, entra em LOADER MODE) e o RK continua carregando os demais arquivos do firmware. Parece que o problema mudou. Não sei o quanto você quer brincar nessa placa mas me parece um desafio interessante - igual com a minha pra fazer carregar o LOADER certo e poder rodar o LINUX (até agora não tive sucesso).

Então, sugiro você trocar o FIRMWARE para experimentar - não custa nada e ainda pode render uma box funcional.

A firmware a seguir é compatível com os chips rk3229, e no meu caso, não funciona o WiFi (o driver é para outra placa). Todavia, ele tem um LOADER que também funciona na minha e posso usar pra recuperar quando ela brica. Vale a tentativa:

https://*****/file/kI4AXTQL#XJTRiDuhhVvEboEJUM75L8rEw_rDJ_02uMffgOOtca0

 

Veja se resolve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@alissonr92Comprei uma igualzinha a sua. Na verdade, só o chip de memória que é diferente. A minha tem um Micron 5NA98 ou P1J95K. Comprei como 4GB RAM e 64GB armazenamento. Quando rodo um HW Info me dá como 4GB RAM mas 8GB de armazenamento. Bem, recebi e deu o mesmo problema que o seu, ou seja, de tempos em tempos ela reinicializa. 

Durante minhas tentativas de colocar outra ROM, eu a brickei. 

Graças a dica do @awendhausen sobre os locais dos curtos, eu consegui recuperá-la.

@awendhausen Obrigado!!!

 

Utilizei o RKDevTool 2.71 e a ROM MXQ PRO (R29_5G_LP3_V1.2_00523). Aqui está o link para download:

https://1drv.ms/u/s!AoaDFmC8gHQKg7cK3CPecoSCCjtGAg?e=9ih2PD

@Alessandro A S Melo tente usar esta ROM na sua placa.

 

Bem, ela voltou ao estado original, isto é, reinicializa de vez em quando.

Acho que o problema está no módulo Wi-Fi (RTL8723AS) pois o problema só acontece quando trafego pelo Wi-Fi. Conectei o cabo de rede e não deu problema. Dá para usar.

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@wbortoleto pois é, a plaquinha é indestrutível rsrsrs...

A minha está funcionando com a rom original dela, como mencionei, mas não consegui fazer ainda rodar o linux puro, que é minha intenção original.

Acabei deixando isso um pouco de lado nas ultimas semanas, mas pretendo retomar a iniciativa. Pelo menos, brickar de vez sabemos que ela não vai.

Valeu aí pelas informações!

 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal. Minha Box é MXQ 4K 5G / placa H313Q84_V3.0 / Processador IK316. Ela funciona perfeitamente mas fui testar o botão AV(reset) e a BOX fica com luz azul baixa e não dá imagem. Tentei instalar um firmware pelo cartão SD clicando no AV e nada também. Apenas e maldita luz azul baixa e sem imagem. Dai então fui tentar outras coisas como jumper/curto nos pontos G e R da placa segurando o AV, Pelo PC usando programa e não foi reconhecido... resumindo: Nada também. MEU OBJETIVO É INSTALAR A FIRMWARE KINGBOX.

Como ela não tem contatos da memória RAM expostos pra dar um curto eu não sei mas o que fazer. alguém tem alguma dica? Desde já agradeço. Grande abraço a todos.

BOX.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HeavyTech Pelo que vi, sua box tem CPU AllWinner, então certamente as ROMs aqui não vão servir. Li que ela permite você fazer uma recuperação direta pelo cartão SD, gravado pelo software específico. Também o aplicativo de PC é específico, vou colocar Links para cada um deles e também pra uma ROM.

Como o @BCP citou, tente mandar foto da parte de baixo da placa, as vezes os PADs podem estar ali. Se puder, mande também fotos da tela do PC e de eventuais mensagens de erros se aparecerem.

Phoenix Card: https://ouo.io/p9DikK

Phoenix Suit: https://ouo.io/JGrmQG

ROM: https://ouo.io/PRnMaS

 

Boa sorte.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Boa noite meu caro. Você falou isso eu fui verificar e achei dois pontos R e T. Não sei se é esse mas já é uma possibilidade né?

Desde já agradeço por ter respondido a minha dúvida. Muito Obrigado.

Dêem uma olhada aí na placa. Quem sabe achem algo familiar. 😎👍IMG_20210826_202447.thumb.jpg.234f4bbf2a0eee25a4af6406f64cccfb.jpgIMG_20210826_201620.thumb.jpg.3b63d3901e6391a6191ba9dbfe2beab2.jpgIMG_20210826_201648.thumb.jpg.8673bc0a486029150469e405455c5ed1.jpgIMG_20210826_201711.thumb.jpg.072a6f1206582ec8752e5c1115bd32b0.jpg

@Alessandro A S Melo Olá meu bom.

Primeiramente sou grato por demais em ter respondido meu post. 👍😎

Cara você foi show. O processador tá indicado como ARM Cortex A53. É estranho porque O nome da placa dá a entender que seja allwinner, mas não.

Vou baixar esses arquivos que mandou. No caso dos erros do PC que citou pode ter sido exatamente o fato de eu ter instalado os programas errados, não reconheceu.

Só mais uma dúvida...

A Rom que mandou é a original ou otimizada? Porque eu realmente acho essa box muita travada. Valeu obrigado.IMG_20210826_201620.thumb.jpg.49c65f2b3ed11e22739d877243d345ca.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Testei de todas as formas e com vários programas e nada.

pelo que vi as roms só tem suporte pra rockchip. acho que por ser uma placa nova ainda não tem suporte online. E ainda não entrando no modo fastboot por conta desse defeito fica mais difícil ainda. Agradeço o esforço de cada um de vocês. Vou usar ela assim mesmo até aparecer suporte online pra essa placa. Muito obrigado. Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Primeiramente, me desculpem por ressuscitar um tópico tão antigo, mas me encontrava com o mesmo problema e exatamente a mesma placa, incluindo a versão. Tentei instalar uma nova room que brickou o aparelho e então tentei fazer esse procedimento de dar curto nesses terminais informados, mas sem sucesso, continua não sendo reconhecido. Ele fica com o LED aceso em vermelho e só, mais nenhuma reação. tentei também dar curto nos pads em baixo do processador (do outro lado da placa) e nada também. Descobri:

Era necessário 10 segundos de curto.

Para quem chegou até aqui com o mesmo problema eu resolvi assim:

reset acionado, ao mesmo tempo o curto acionado e aí ligo a fonte e esperei 10 segundos. Aí soltei o curto, soltei o reset e liguei o cabo USB e reconheceu imediatamente no modo MASKROM. instalei a ROM nova e desbricou. Obrigado a todos pelas informações valiosas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...