Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Apita Após Upgrade de RAM (1 - Longo, 2 - Curtos bips)


Ir à solução Resolvido por Victor França dos Santos,

Posts recomendados

Boa noite! Eu tenho esse pc antigo aqui que é um

  • Core 2 Duo E7500 2.93MHz
  • Placa-Mãe ASUS P5QL-EM (BIOS versão 0805 - atualizada)
  • 2x2Gb DDR2 800 MHz Kingston - KVR800D2N6/2G ; 9905429 - 013.00LF

(Tudo em stock)

 

Eu queria fazer um upgrade nesse pc daqui para 8Gb, então pesquisei no ML esse iD "KVR800D2N6/2G" e comprei mais 2x2Gb RAM, para totalizar 8Gb. De acordo com a ASUS, teroricamente essa placa-mãe era pra aceitar 8Gb 800MHz. Só que, essas memórias “novas” que eu comprei são maiores do que as antigas (que são mais baixinhas), mesmo com o iD sendo o mesmo. Ao invés de "9905429 - 013.00LF", as novas são  "99P5316 - 041.A00LF” e tem uma adição de um " - SP" no final do iD desse KVR (KVR800D2N6/2G) da memória antiga (se isso for de ajuda).

 

Eu as instalei nesse pc mas ele simplesmente não liga; toca 1 - bip longo e 2 - curtos, que soam quando ligados. Eu já as testei separadamente - somente as novas, somente as velhas e misturado. No entanto, quando coloco os 8Gb juntos, os bips acontecem e o pc não faz o Boot e nem dá vídeo.

 

Algúem teria alguma ideia ou solução que possa resolver esse problema? Por favor me avisem, sim, se eu tiver esquecido de alguma informação, terei certeza de a adicionar. Desde já agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, esse apito é problema na RAM. Ou tá mal encaixada ou o slot está ruim.

Eu vi que você comprou mais 2 pentes de 2GB pra preencher os 4 slots, mas isso nunca é bom com pc antigo.

 

Vamos tentar resolver. Responde as coisas nessa lista numerada.

 

1 - Você tirou as memórias antigas dos slots onde elas estavam?

2 - As memórias que você comprou são novas?

3 - Sabe passar borracha nos contatos? Já fez isso?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shoram Lee Olá amigo! 

1 - Sim, troquei todas as memórias de lugar (todas as combinações possíveis)

2 - Essas memórias são DDR2, então acho difícil que sejam novas, até estão com escrita meio apagada em um chip ou outro.

3 - Sim, passei bem passado a borracha em cada um dos contatos das memórias e verifiquei também se as memórias estavam bem encaixadas.

 

Então, as memórias isoladas todas estão funcionando, o problema é quando coloco 6Gb ou mais na placa-mãe (ou quando ocupo 3+ slots, não sei qual seria a relação, já que não tenho DDR2 de 1GB). Eu achei que pudesse ser pelo motivo das antigas serem de 2009 e as "novas" de 2010 (aparentemente BEM diferentes, inclusive) mas meu pai trouxe do escritório as memórias de um outro pc antigo para o teste e que por sinal, são idênticas as que já estavam neste Core 2 Duo (creio que podem ter sido compradas juntas, inclusive). Tentamos fazer o boot com essas 4 idênticas, mas também não funcionou. No entanto, essas 2 do outro computador também funcionaram neste daqui, mas apenas quando totalizam até 4GB (6GB e 8GB não faz boot). 

 

Você teria alguma outra ideia do que possa ser amigo? Desde já, muito obrigado pela resposta!

@Matheus Bustamante Boa noite! Obrigado pela resposta... 

Retirei todas as memórias e me certifiquei de encaixá-las bem corretamente, mas os bips continuaram. você teria alguma outra ideia do que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Victor França dos Santos disse:

@Shoram Lee Olá amigo! 

1 - Sim, troquei todas as memórias de lugar (todas as combinações possíveis)

2 - Essas memórias são DDR2, então acho difícil que sejam novas, até estão com escrita meio apagada em um chip ou outro.

3 - Sim, passei bem passado a borracha em cada um dos contatos das memórias e verifiquei também se as memórias estavam bem encaixadas.

 

Então, as memórias isoladas todas estão funcionando, o problema é quando coloco 6Gb ou mais na placa-mãe (ou quando ocupo 3+ slots, não sei qual seria a relação, já que não tenho DDR2 de 1GB). Eu achei que pudesse ser pelo motivo das antigas serem de 2009 e as "novas" de 2010 (aparentemente BEM diferentes, inclusive) mas meu pai trouxe do escritório as memórias de um outro pc antigo para o teste e que por sinal, são idênticas as que já estavam neste Core 2 Duo (creio que podem ter sido compradas juntas, inclusive). Tentamos fazer o boot com essas 4 idênticas, mas também não funcionou. No entanto, essas 2 do outro computador também funcionaram neste daqui, mas apenas quando totalizam até 4GB (6GB e 8GB não faz boot). 

 

Você teria alguma outra ideia do que possa ser amigo? Desde já, muito obrigado pela resposta!

@Matheus Bustamante Boa noite! Obrigado pela resposta... 

Retirei todas as memórias e me certifiquei de encaixá-las bem corretamente, mas os bips continuaram. você teria alguma outra ideia do que pode ser?

 

Minha ideia é identificar se tem algum slot problemático. Você disse que com 3 pentes ele funciona normalmente? Certo? Mas são 3 pentes em qualquer slot ou só em 3 slots específicos? 

 

Sobre as memórias serem DDR2, além disso tem uma outra especificação, que é a velocidade delas e isso pode estar dando conflito. Vai na bios e seta pra menor velocidade possível e tenta com as 4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shoram Lee Olá novamente! 

Então, esse computador funciona com até duas memórias. Quando coloco 3 ou 4, ele apresenta os bips. Quanto à frequência, todas são 800MHz, frequência máxima que a placa-mãe "teoricamente" suporta. Todos os slots e todos os pentes estão funcionais, o problema é quando coloco 3 ou 4 pentes de memória, que ocasiona os bips da placa.

 

Eu tentei fazer alguns testes que encontrei por aí

 

Eu fiz o Boot com 4GB e setei na BIOS as memórias para 667MHz, desliguei e liguei com 8GB, mas os bips continuaram. Também tentei colocar o jumper do CLRCMOS "esqueci o nome dele agora, mas era algo assim" na posição de reset com os 8GB, voltei para a posição normal e tentei fazer o boot, mas os bips continuaram.

 

Em um fórum, achei algo sobre suportar memórias single-sided, mas não sei se isso pode se aplicar aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Solução

Entrei em contato com a Asus e depois de alguns dias me retornaram dizendo que essa placa-mãe apenas suporta 8GB se for utilizada com 2 pentes de 4GB (que são infinitamente mais raros e caros que os de 2GB). Então essa placa não suporta 4x2GB, mas 2x4GB (que loucura!). Agradeço a todos que tentaram me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...