Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de energia causa danos ao computador? Como evitar?


Joak

Posts recomendados

Boa noite gente.

 

A uns dias atrás infelizmente a fonte e a placa-mãe do meu computador queimou. Na mesma semana a energia caia e voltava, quando fui ligar o meu computador no domingo, ele não quis ligar mais.

 

Pelo que eu tava pesquisando extremamente a fundo, não foram as queda de energia que queimaram a fonte e a placa-mãe e sim os surtos de tensão que aconteciam nesse período, principalmente quando a energia voltava

 

Vocês poderiam me dar uma luz para que isso não ocorra novamente, pfv. E de fato, queda de luz queima computador? Ou é como eu afirmei?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um filtro de linha ja está bom , e quando a luz fica ocilando, piscando, caindo e voltando o melhor e tirar o pc da tomada ate a energia voltar ao normal.

 

no breaker é bem caro e ele é mais usados para servidores, a menos que você tenha a grana e não l se importe de gastar com no breaker.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Joak disse:

@Alex Camus Se a energia ficar assim e eu ter aterramento com filtro de linha com DPS embutido será que meu pc irá queimar novamente? Mesmo eu tirando da tomada, eu lembro que eu tirava, só não tinha essas proteções, meu filtro de linha não tinha DPS e nem aterramento

se você estiver usando filtro de linha enquanto o pc estiver ligado nele não vai queimar nada por causa da energia. se você tira o pc completamente da tomada não tem como ele queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Nobreak decente mesmo é caro e tem que ser Senoidal Puro sem estabilizador interno.

 

Melhor ficar em um filtro de linha de qualidade se não pode investir em nobreak bom.

 

E falando em nobreak, ainda não sabemos nem mesmo a marca e modelo da sua fonte para ter recomendação mais precisa caso ainda queira insistir e investir mesmo em nobreak.

 

Se tiver aterramento, e filtro de linha de qualidade não queima, mas o importante também é a fonte de qualidade, onde novamente, não sabemos qual você usa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth A minha fonte antiga que queimou foi uma KCAS 400W. Eu comprei agora uma Corsair CX450 

 

O Nobreak que eu vi era Senoidal 1200VA por 600R$ ele valeria a pena pro meu caso?

 

Eu não tinha nem sistema de aterramento e nem DPS. mas depois de ter queimado minha fonte e placa-mãe já estou providenciando isso tudo!

 

Será que se eu usasse um filtro de linha com DPS embutido na época e sistema de aterramento o pc não teria queimado? Fiquei com trauma de apesar disso tudo ele queimar de noco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Joak disse:

O Nobreak que eu vi era Senoidal 1200VA por 600R$ ele valeria a pena pro meu caso?

Puro ? ou Aproximado ? Tem diferenças.

 

Nobreak decente é mais caro que isso.

 

Você pode trazer o link do anuncio que viu, para darmos uma olhada, terá outro amigos que saberá melhor que eu sobre isso. E por favor, traga o link limpo, sem usar encurtadores, não é necessário.

 

Sempre é bom ter aterramento.

 

E pegou uma boa fonte agora, o que mais recomendo é filtro de linha mesmo, pois nem todos podem investir em nobreak bom.

 

4 minutos atrás, Joak disse:

Será que se eu usasse um filtro de linha com DPS embutido na época e sistema de aterramento o pc não teria queimado? Fiquei com trauma de apesar disso tudo ele queimar de noco

Se já usasse Aterramento, não teria acontecido nada com o pc, e se já tivesse um filtro de linha de qualidade, também não teria acontecido.

 

As vezes você pode usar fonte vagabunda com filtro de linha bom e aterramento, com muita sorte não queima nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak bom mano como tu mesmo comentou, supostamente o que acarretou a teu computador queimar foi a constante queda de luz, tem algum problema de energia no teu bairro ou cidade? e sim mano queda de energia pode acarretar a pifar o pc... é possível usar estabilizadores de tensão, filtros de linha e nobreaks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Verdade. provavelmente foram os surtos de tensão que queimaram a fonte. ( Antes eu pensava que tinha queimado pelo fato das quedas de luz mesmo) Eu usava um filtro de linha qualquer e ligava numa tomada com pinos ela não tava aterrada e nem nada e o filtro de linha não tinha proteção DPS também, tava na sorte mesmo.

 

Modelo do NoBreak que vi.

 

https://m.kabum.com.br/produto/64629/nobreak-ragtech-senoidal-easy-pro-1200va-220v-60hz-4163?gclid=Cj0KCQjwvr6EBhDOARIsAPpqUPHMkWy2ftXAourBiXdXgS9i65ql2vnhIcuA1uLkwaOmTHaLje_b0sYaApsYEALw_wcB

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Tomadas de dois pinos apenas nem permite ter aterramento.

 

É bom chamar um eletricista e ele faz a troca da tomada e Aterra.

 

De fato esse nobreak do link tem senoidal Puro, o problema dele é isso aqui: Estabilizador interno com 11 estágios

 

Lembre que você tem de comprar um nobreak que a energia de entrada seja adequada para sua região, esse ai pelo que diz a entrada dele é 220V, ou seja, a energia da sua região deverá ser essa, e a saída dele é 220V também, o que não precisa ser exatamente igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Melhor não investir nesse nobreak, tem melhores, mais caros, e valem bem mais a pena.

 

O ideal é não ter estabilizador interno.

 

5 minutos atrás, Joak disse:

E se eu quiser usar uma proteção DPS num NoBreak como faço? 

Você pode ligar o Filtro de linha entre o Nobreak e a tomada da parede, explico.

 

Você quer ligar por exemplo uma TV, mas não quer que ela seja ligada diretamente na tomada, e pensando nisso você compra um filtro de linha, ok, mas você para e pensa, e se eu estou assistindo e acaba a energia ? Pra isso você vai e compra um nobreak.

 

Ai fica a questão, como ligar.

 

Simples, você liga o filtro de linha na tomada, o Nobreak liga no filtro de linha, e a tv liga no nobreak.

 

Meio confuso, fica assim: tomada>filtro de linha>Nobreak>TV.

 

Já vi até pessoal falar que faz esse tipo de ligação mas coloca um estabilizador no lugar do nobreak, porém não invente isso, estabilizadores não prestam, só coloquei a titulo de curiosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Saqueeiii, Vamos supor que eu tenha meu pc de volta, fonte nova, aterramento, Filtro de linha + Dps clamper. Eu teria que ficar preocupado com alguma coisa a mais para não queimar meu computador novamente?

 

Fiquei com um trauma intenso, da Luz cair constantemente e mesmo assim queimar tudo de novo, apesar de todo o sistema de segurança como já citei. Só para reforçar, queda de Luz NÃO queima Pc não né, e sim os surtos de tensão gerados após a queda de luz, coisa que o DPS + aterramento resolveria correto?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Se a luz cair, e você ver que ela voltou rápido e já caiu de novo, desliga o filtro de linha e só.

 

Pode tirar da tomada ? Se isso lhe passar mais segurança, sim, pode, mas só de desligar a chave micro disjuntora do filtro de linha já resolve.

 

Quedas de luz não queima o pc, o problema mesmo é os surtos.

 

Eu lhe recomendo comprar um filtro de linha mesmo, tipo o Energia 5 ou 8 que citei, será melhor, pois se acabar a energia você corre nele e desliga a chave dele e pronto, não precisa se preocupar em correr na tomada pra tirar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Sim, chave de ON e OFF, no caso dos filtros da Clamper está escrito outras coisas, mas vai saber quando estiver ligado, pois a chave acende.

 

Não precisa tirar nada, se já desligou a chave dele, deixe tudo como está.

 

Se quiser pode ir direto na tomada mesmo e desligar o filtro de linha, não é necessário, mas se lhe passa uma segurança maior, pode fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Ai assim que eu terminar o meu expediente desligando o computador e ir dormir você aconselha eu desligar o filtro de linha também? 

 

Atrás do meu gabinete tem uma chavezinha ON e OFF pra deixar a fonte ligada ou desligada, caso o correto for desligar o filtro de linha quando for dormir é para eu desligar a chavezinha da fonte atrás do gabinete também ou eu posso deixar sempre on

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...