Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de energia causa danos ao computador? Como evitar?


Joak

Posts recomendados

@Joak Não precisa mexer na chave geral do pc, aquela da fonte, só lhe faria ter trabalho a mais pra ter que ligar até ela antes de ligar o pc.

 

Você pode apenas desligar o filtro de linha, ou deixar ligado direto.

 

Se na sua região tem casos de quedas de luz na madrugada, só desliga o filtro de linha.

 

Você pode só desligar o filtro de linha e deixar quieto, sem mexer na chave que tem na fonte atrás do pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Se estiver chovendo forte, desliga o pc e tira da tomada. Um raio é um raio né, melhor não arriscar.

 

Contra surtos, sim 100% protegido com o filtro de linha e Aterramento.

 

E tira da cabeça que pode dar problema de novo, pensa em outra coisa, quanto mais pensar em coisa ruim pior será, nós já falamos tudo que tinha de falar, além disso é só ficar em circulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Verdade man. Em chuva forte eu desplugar o cabo ethernet do gabinete o pc já ta protegido contra descargas de raios? 

 

Meu medo é eu ir dormir, cabo ethernet plugado no pc e cai um raio, será que se eu desligasse o filtro de linha na hora de dormir, impediria que o raio atingisse o pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Joak disse:

@Elder Nauvirth Verdade man. Em chuva forte eu desplugar o cabo ethernet do gabinete o pc já ta protegido contra descargas de raios? 

 

Meu medo é eu ir dormir, cabo ethernet plugado no pc e cai um raio, será que se eu desligasse o filtro de linha na hora de dormir, impediria que o raio atingisse o pc?

quando for dormir e so tirar tudo da tomada e o cabo da internet se o pc não esta ligado em tomada nenhuma a menos que o raio caia em cima dele não vai queimar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Desliga o cabo Ethernet também, não precisa tirar atrás do pc, vai direto no modem, é mais fácil.

 

Se desligar totalmente como citado, não vai dar problemas.

 

Se você usa uma TV como monitor e via HDMI, desliga a tv da tomada também, e se for fácil tira o HDMI também.

 

HDMI transmite energia e pode passar surtos de tensão também.

 

Não tem ligação com PC em especifico, mas já vi falar que chip de HDMI do PS4 queimou porque passou um surto pelo HDMI e que veio da TV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Rapaz toda vez que for dormir tirar o cabo ethernet do modem deva ser chatão kkkkkkkkk ele fica na sala, o pc fica no meu quarto. No meu caso é monitor mesmo, HDMI

 

Se eu desligar o filtro de linha pela chavinha toda vez que for dormir ( não tirando as tomadas ) eu não estou protegido contra raios não? Não entendi essa parte do cabo

 

 

@Alex Camus Se eu apenas desligar o filtro de linha pela chavinha eu ja fico protegido contra raios vindo do cabo ethernet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Joak disse:

@Elder Nauvirth Rapaz toda vez que for dormir tirar o cabo ethernet do modem deva ser chatão kkkkkkkkk ele fica na sala, o pc fica no meu quarto. No meu caso é monitor mesmo, HDMI

 

Se eu desligar o filtro de linha pela chavinha toda vez que for dormir ( não tirando as tomadas ) eu não estou protegido contra raios não? Não entendi essa parte do cabo

 

 

@Alex Camus Se eu apenas desligar o filtro de linha pela chavinha eu ja fico protegido contra raios vindo do cabo ethernet?

@Joak se o filtro de linha estiver ligado ele vai proteger seu pc, mas se vai desligar ele tira logo da tomada ai nem gasta energia, e o cabo ethernet é o cabo de internet mesmo com o filtro de linha ligado se vair raio na linha do telefone ainda pode queimar o pc pelo cabo ethernet por isso é bom desligar ele ou o PC ou do modem quando estiver caindo raio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Se o modem fica longe, então tira direto no pc mesmo.

 

Se estiver chovendo com raios, mesmo com a chave do filtro desligada, remova da tomada.

 

O lance do cabo que falei, o HDMI é porque transmite energia também, então pode passar energia de um lugar para o outro, então no caso ali que falei o surto vem pela TV, passa pelo circuito e vai para o HDMI que vai para qualquer outro item ligado do outro lado, como consoles e TVs não tem pino de Aterramento, é fácil queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Aqui em recife raramente cai raio, nesse período chuvoso tá caindo pouco, mesmo assim cai.

 

Poxa, o ruim é que é difícil adivinhar se vai cair raio ou não principalmente na hora que for dormir. Se eu apenas desligar a chavinha do filtro de linha e tirar o cabo ethernet não seria o suficiente pra ficar protegido de raios não? Ou eu preciso também tirar o filtro de linha da tomada?

@Alex Camus Nesse período que ta chovendo muito vou tirar todo dia o cabo ethernet do pc, no outro dia eu ligo nunca aconteceu uma descarga atmosférica no cabo de rede, mesmo assim é bom evitar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth você se refere a tirar o cabo do monitor e o cabo do pc do filtro de linha, ou tirar o filtro de linha da tomada? 

 

Toda vez que eu for dormir deva ser chato tá tirando os cabos diretos, o ruim é que não consigo prever quando cai raios portanto pra mim é mais fácil desligar apenas a chave do filtro de linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Se a tomada ficar em local de fácil acesso, tira o filtro da tomada mesmo.

 

Se for local difícil, coloca então o filtro de linha em local fácil e tira dele.

 

Pegue o lado para chuva, se está chovendo fraco, desliga tudo, se for forte, desliga tudo.

 

Se for só chuvisco de leve, não tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Bom, nesse caso então é melhor sempre desligar da tomada mesmo.

 

Pelo menos não queima nada.

 

E se você gosta de ter o horário ali do pc sempre certinho, prepara para comprar bateria nova, vai acabar levemente mais rápido aquela bateria da BIOS que tem na placa-mãe, porém é mais barato que comprar peças novas para o pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Ficar tirando da tomada o pc na hora de dormir desgasta a bateria mais rápido? Se sim, apenas desligar a chavinha também desgasta mais rápido?

 

Desculpa o flood realmente sou muiti leigo nesse assunto envolvendo eletricidade portanto estou tirando minhas dúvidas para que eu me previna e não perca minha fonte novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Desligar o pc da tomada fará a bateria de BIOS desgastar mais rápido, igual a se deligar na chave da fonte.

 

Isso ocorre por estar cortando a energia que seria mantida ainda passando, no seu caso é para proteção contra raios.

 

Se você deixa o pc ligado direto a bateria demora um pouco mais para gastar, porque ainda tem energia da fonte passando por todo o pc.

 

Uma bateria dessas em qualquer papelaria de esquina não deve custar 5 conto.

 

 

E você não está floodando, ao menos está sendo paciente para esperar resposta e nisso surge alguma duvida. Eu considero como flood se você manda várias coisas ao mesmo tempo e não tem outros falando junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth A beleza, meu medo é acabar a bateria e eu pensar que o PC queimou kkkkkkkkk essas baterias servem qualquer placa-mãe?

 

Puxa, eu pensava que apenas desligar a chavinha e o cabo ethernet já me deixava protegido contra raios, não esperava que tinha que tirar o filtro de linha da tomada também

 

Quando estiver chovendo forte de tarde e eu estiver totalmente protegido DPS + Aterramento eu posso continuar jogando? Ou é melhor eu desligar o pc e tirar da tomada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak As baterias servem em toda placa-mãe, até que a placa-mãe tenha algo de diferente.

 

Se sua placa-mãe tem aquele slot de bateria que é fácil de tirar e colocar outra, então é igual.

 

Tem placa-mãe que a bateria tem um fio ainda, ai é coisa pra ser especifico mesmo.

 

Se a bateria acabar seu pc liga, só não vai segurar data e hora, já falei pra tirar essa ideia de queimar o pc da cabeça, tanto que falei da bateria que desgasta e tem que trocar, ai você atribuiu que se a bateria acabar é porque o pc queimou, item que não tem relação alguma.

 

Se estiver chovendo forte, mesmo com DPS e Aterramento, desligue o pc e tire da tomada.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...