Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de energia causa danos ao computador? Como evitar?


Joak

Posts recomendados

@Joak para proteger o cabo de internet e um outro aparelho que não lembro o nome agora que é parecido com o que o filtro de linha faz mas esse é para a linha de telefone.

 

e o cabo de internet é difícil queimar eu ja queimei duas placa de rede e o cabo esta la forte como novo kkkk

 

é so tirar ele na cpu quando for dormir e quanto começar a cair raio que você não vai ter problema dele queimar nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Joak disse:

@Elder Nauvirth um VCL SLIM ( Esse que mandei foto ) consegue proteger o cabo de rede ( ethernet ) de descargas elétricas?

 

estou com medo do meu cabo ethernet ter queimado junto com as entradas do roteador, tem como eu saber disso?

shopping (4).jpeg

Esse item não é para proteger cabo Ethernet, ele é para caixa de disjuntores.

 

É para instalação de Aterramento de acordo com normas diferentes, onde se Aterra desde o quadro de distribuição da casa e dai por diante.

 

Você sabe como é o cabo que vem da rua para seu modem ? Tipo, ele é aquele ADSL igual de Telefone, ou é aquele que na ponta tem rosca, o Coaxial, tipo de Antena, igual aqueles que a SKY usa sabe.

Cabo não queima.

 

Mais comum é queimar a porta Ethernet da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Rapaz não sei te informar com certeza, mas eu acho que é um ADSL eu dei uma pesquisada aqui e é o mesmo cabo.

 

Para eu ficar totalmente protegido de descargas elétricas na rede de internet ( Ethernet ) que passe pro PC mesmo ele tando desligado, eu preciso comprar um Clamper Energia + Ethernet né?

 

Se sim, depois de eu ter comprado esse aparelho eu preciso tá tirando o cabo ethernet de trás do gabinete, mesmo com esse aparelho? E acabou a preocupação diante disso?

@Alex Camus Meu medo mesmo é quando o computador tá desligado e cair um raio e passar pela rede de internet sabe? Ai queimava o pc. Esse aparelho serve justamente pra não acontecer isso né?

 

Aí eu podia deixar o cabo ethernet no pc com esse aparelho ou você recomenda mesmo assim eu deixar desligado em chuva por exemplo ( com esse aparelho )

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Pra ADSL tem o iClamper ADSL, que é especifico para isso, mas ele tem que ficar lá onde tem o modem.

 

https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-tel/p?idsku=56&gclid=Cj0KCQjw4cOEBhDMARIsAA3XDRgtHZvsHAyAm5z9NleDOrqlMDD62Qh7kWEQ6ViaDUl4ymJSz6TdB_saAlhUEALw_wcB

 

Depois pesquisa certinho pra saber qual é o cabo que tem ai que vai ligado no modem, sem ser o Ethernet claro.

 

Eu tenho um iClamper cabo, que é para o cabo Coaxial.

 

Uma outra alternativa, para proteger de surtos é esse aqui:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1818286927-protetor-surto-dps-clamper-s-800-ethernet-101001000-_JM?matt_tool=87716990&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12413740998&matt_ad_group_id=119070072438&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=500702333978&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=117964624&matt_product_id=MLB1818286927&matt_product_partition_id=337120033364&matt_target_id=pla-337120033364&gclid=Cj0KCQjw4cOEBhDMARIsAA3XDRjWgDub7Q8XBA9t2eHYLAXHjrl9cVS6pjeHJcw0Lje8h94ckhtQO3UaAgdfEALw_wcB

 

Problema é o preço.

 

Se tiver essa proteção, ainda sim é indicado tirar o cabo de rede do pc, a unica diferença é que com um desses você tira perto do pc mesmo, ou seja, nem mexe atrás do pc, só coloca o protetor de surtos para Ethernet em local fácil e pronto.

 

E precisa puxar o fio de Aterramento pra ele.

 

 

Outra alternativa pra proteger a parte do cabo RJ45, é esse aqui https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-energia-ethernet-poe/p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak cara você opde simplesmente tirar não vai demorar 3 segundos para puxar o cabo e pronto sem gasto de dinheiro e sem medo de queimar nada, esses aparelhos protegem mais é uma vez só, ai eles queimam e você tem que comprar um novo então se não esta usando o pc na hora a melhor coisa é tirar da tomada e tirar o cabo da internet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth É, pelo visto toda vez que for dormir é melhor desplugar o cabo ethernet do computador mesmo. (Épocas chuvosas) estou achando que minha fonte queimou por causa de descarga elétrica na rede em decorrer de raio mesmo

 

Na minha cidade teve um raio que caiu a uns 5Km do meu bairro, tiraram até foto dele kkkkkkkk

 

Eu acho que você tinha falado uma vez mas eu esqueci, eu posso desligar o filtro de linha apenas pela chave? O nosso colega @Alex Camus recomendou tirar da tomada

 

Mas tirar da tomada vai ficar meio ruim para mim que fica um pouco longe da mesa, a tomada onde fica ligada o filtro de linha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Então pode ir tirando mesmo direto no pc, e depois compra o segundo item que mostrei, o do ultimo link, caso achar em alguma loja, ai não precisa tirar diretamente no pc, é só tirar nele mesmo.

 

Pode sim tirar da tomada, eu também falei sobre isso, embora só de desligar a chave já seja mais que suficiente.

 

Se a tomada onde vai ser ligado o filtro de linha é de difícil acesso, coloque o filtro mesmo em um local fácil, ai quando desligar a chave e estiver chovendo, você já desliga o pc do filtro de linha, mesmo a chave estando desligada, proteção nunca é demais.

 

Se for fazer isso ai que falei de desligar o pc do filtro de linha mesmo com o filtro desligado, recomendo desligar o monitor também, evita de queimar o monitor e depois achar que o problema é no pc, nunca se sabe né.

 

 

O povo tira foto de tudo, então tem gente que tira fotos de raios também, embora de longe, todo cuidado é essencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Beleza. Concluindo, não tem nenhum malefício ou algum risco desligar o filtro de linha apenas pela chave né?

 

E desplugo o cabo ethernet do pc que a chance do pc queimar estando desligado, com o mundo se acabando de chuva com raios lá fora é 0 correto? 

 

O filtro de linha fica em fácil acesso sim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Joak disse:

@Elder Nauvirth Beleza. Concluindo, não tem nenhum malefício ou algum risco desligar o filtro de linha apenas pela chave né?

Nenhum maleficio só de desligar a chave.

 

Nada que vá lhe fazer desembolsar grana para compra peças caras.

 

2 minutos atrás, Joak disse:

E desplugo o cabo ethernet do pc que a chance do pc queimar estando desligado, com o mundo se acabando de chuva com raios lá fora é 0 correto? 

Isso.

 

Contanto que seu pc não receba energia alguma de qualquer parte, só vai estragar se chover dentro de casa, coisa que não acontecer.

 

3 minutos atrás, Joak disse:

O filtro de linha fica em fácil acesso sim

Perfeito, só não esqueça de tirar o pc da tomada.

 

Terminou de usar, e está chovendo ou é de noite e pode chover de surpresa, desliga da tomada, tira o cabo que vai pra fonte e o do monitor(cabos de energia elétrica), e não esquece o de rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Ok, assim que estiver chovendo e for dormir vou desligar o pc da tomada sim. Mas se eu apenas desligasse a chave do filtro de linha sem tirar as tomadas teria algum problema?

 

Mesmo com chuva fraca fiquei com medo de ligar o computador, não consigo raciocinar qual intensidade da chuva eu sou obrigado para desligar o pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Joak disse:

Mas se eu apenas desligasse a chave do filtro de linha sem tirar as tomadas teria algum problema?

Com chuva forte é perigoso.

 

Mesmo estando tudo desligado não é bom arriscar.

 

3 minutos atrás, Joak disse:

Mesmo com chuva fraca fiquei com medo de ligar o computador, não consigo raciocinar qual intensidade da chuva eu sou obrigado para desligar o pc

Se a chuva estiver digamos, mais forte, tipo, aqui na minha região o pessoal fala que a chuva está "grossa", se na sua região falam isso, então é chuva forte, se estiver no começo assim, já pode desligar o pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Teve um teste que vi uma vez, mas não mostra se está queimado de fato.

 

Hoje em dia é difícil achar isso, devido a tanta tecnologia que já avançou nessa área.

 

Antigamente você pegava um pedaço de cabo Ethernet e ligava alguns fios um no outro e ligava na porta de rede do pc, se ela estiver boa, aparece como conectado.

 

No caso de usar isso em modem ou roteador, se ele tiver números no painel frontal, irá acender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Fibra não conduz mesmo, não usa nada de cobre ou alumínio nos cabos, que é o que conduz, explico.

 

Fios de cobre e alumínio são condutores, para ter uma ideia na sua casa tudo que recebe energia é ligado em uma tomada que tem fios de cobre que vai até os disjuntores.

 

A fibra não é nem cobre e nem alumínio, mas sim vidro.

 

Tem empresas de internet que trabalha com fibra ponta a ponta, que é quando a fibra sai da empresa e vai até sua casa, já outras trabalha com cabo até chegar na sua casa e depois colocam um receiver que converte de cabo(fios) para fibra.

 

Se a sua internet for das que usa fibra óptica, o surto de tensão não vai chegar pelo cabo de internet que vem da rua até o modem.

 

MAS, ainda tem o fator tomada, os modems não tem tomada de 3 pinos, apenas 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joak Precisa e não precisa, vai acabar emendando com o fator tomada do mesmo jeito.

 

Seguinte.

 

Você pode sim deixar direto ligado, que não terá problema de vir surto através do cabo que vem do poste da rua até o seu modem.

 

Porém o problema é a parte da tomada.

 

Os surtos de tensão podem vir tanto pelo cabo de internet, poste da rua até o modem, ou vir pela rede elétrica.

 

Como as tomadas de modem, TV, consoles, rádios, não tem 3 pinos, o surto passa pela fonte podendo queimar algo do aparelho e mandar para além deles.

 

É mais ou menos como o caso lá que falei de PS4 queimar mesmo estando desligado, mas queimou por estar ligado a TV via HDMI.

 

Se ocorrer um surto e ele vier pela rede elétrica, ele pode, TALVEZ, passar pelo sistema do modem e ir para o cabo de Ethernet, e chegar até a porta Ethernet do pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth É, vou fazer isso. Na minha sala tem um estabilizador, lá é ligado o computador para o meu pai trabalhar o roteador e o monitor. Mas a fonte dele não tem PFC ativo ai eu fico com medo de comprar um filtro de linha clamper energia 5 pra substituir esse estabilizador 

 

A gente vai fazer aterramento na parte onde tá a televisão, o roteador, pc dele, o meu pc ai com a ajuda do DPS os surtos iriam direto pra terra

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...