Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler do processador girando rápido demais?


Posts recomendados

Olá, boa noite. Ontem fiz um pequeno upgrade no meu PC, troquei o processador de um i3-3220 para um i7-2600(o "normal" mesmo, não o k). O cooler que eu uso é um cooler normal intel, aqueles que vem com o processador mesmo. Até aí tudo ok, não teve nenhum problema até agora, o problema são alguns sinais q talvez sejam algo ou talvez seja só coisa da minha cabeça, paranoia. Pra começar, quando eu abro muitas coisas ao mesmo tempo, por exemplo: Photoshop, navegador, e um jogo, o cooler do processador começa a girar mais rápido e até faz um barulho, não fica muito alto, mas pra quem tá do lado do gabinete, consegue ouvir. Só com o Photoshop e o navegador, e algumas outras pequenas tarefas, não fica assim. O PC não desligou nem nada, como falei no início, ele tá "normal". Aí tudo bem, notei isso e fui monitorar a temperatura da CPU, primeiro com o CPUID HWMonitor, depois com o AI Suite II. O HWMonitor mede a temperatura, mas dos núcleos separadamente, como o processador tem 4 núcleos, ele mede eles separadamente e não a CPU como um todo. Aí fui fazer os testes, quando abro algum jogo, o cooler começou a girar daquela forma barulhenta pra quem tá do lado do gabinete e depois vendo os resultados, percebi que os núcleos individualmente chegavam até 98° graus, achei um absurdo de quente e até me perguntei porque ele não desligou se ficou tão quente, continuei pesquisando e descobri que ficar vendo a temperatura de cada núcleo não é bem como se mete, mas sim a CPU como um todo, aí fui pro AI Suite II e fazendo os mesmos testes, jogando algo e tal, vi que a temperatura chega a 60/65 graus no máximo. E fazendo tarefas normais, tipo agora mexendo no navegador, ele fica nos 40/42 e não passa disso, RPM do cooler fica entre 1500/1800 no máximo. Mas mesmo assim, o que me incomodou REALMENTE foi que a rotação do cooler da CPU nos testes que chegou num pico de 3300RPM, daí o barulho alto pra quem tá do lado do gabinete. 

 

Isso tudo é normal ou eu preciso urgente trocar de cooler? Nunca tive problema com isso, é claro que com um i3 antigo não tem o que se preocupar nesse quesito mas não achei que o i7 fosse encasquetar com isso dessa forma, exigir tanto. Me deem uma luz de que postura tomar. Desde já agradeço quem se dispuser a ler ou ajudar comentando algo. Abç!

 

2046258562_monitoramentojogando.png.f68131c1519460a34aa3dff47ab66521.png580343629_tempnormal.png.f37f4634ad21c054506c8890ef14bf37.png921100753_tempjogando.png.43caf90aa8e6f914aec95c61de5301d8.png1360501847_tempjogoabertominimizado.png.1b0d39ca57f231fd11903006dbc6c394.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcos Sales Filho disse:

@Fuzion200 Meu cooler é um cooler daqueles originais que vem com o processador, nada de especial nele. A pasta térmica é uma genérica também, da marca Implastec.

Então já sabe o motivo de estar superaquecendo, cooler eu te recomendo o gammaxx 400 v2

Pasta térmica te recomendo essa, preço muito em conta por uma performance decente

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96815&gclid=Cj0KCQjw4cOEBhDMARIsAA3XDRhGCujPL-w0mRA6vdPn97lQB-pOquUClpgky4PLs8U8_H_U2vgiHx8aAsUnEALw_wcB

Não vai ter nenhum problema de superaquecimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...