Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não mostra tela da BIOS, somente da vídeo ao iniciar Windows


Posts recomendados

Pessoal, recentemente fiz a aquisição de um SSD e precisarei formatar o computador, porém, ao realizar a tentativa de ligar o computador percebi que a tela de BIOS não aparecia, ia direto para a tela de loading do Windows. O computador é novo e lembro que assim que montei a tela aparecia normalmente.
Fiz alguns testes para verificar se funcionava:

  • Removi as memórias RAMs e fiz uma limpeza, obtive o mesmo resultado
  • Removi todos os dispositivos de armazenamento, ficou com a tela totalmente preta
  • Dei clear na CMOS, obtive o mesmo resultado
  • Desabilitei o quick boot do Windows e o mesmo resultado foi observado
  • Testei em um novo monitor e a mesma coisa ocorreu
  • Apertei aleatoriamente F2 e DEL assim que reiniciei o computador e a tela ficou preta infinitamente

Infelizmente não tenho outra GPU para teste e meu processador não possui vídeo integrado, mas uma vez que eu de fato me lembro que essa tela aparecia acredito que possa ser algo configurável.

O que tirei de conclusão dos meus testes é que ao ter a tela preta infinita ele realmente acessava a BIOS porém não enviava a informação de vídeo ao monitor.

Aceito sugestões de possíveis testes que eu consiga fazer por aqui, infelizmente não sei mais para onde ir.

 

B460M TUF GAMING-PLUS

I5 10400F

16GB RAM OLOY

1050TI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fuzion200 Fiz o procedimento, o computador reiniciou mas não mostrou a tela da BIOS, o Windows iniciou normalmente.

Realmente qualquer processo antes do Windows não aparece aproveitando fiz o teste deixando apenas o pendrive conectado sem os discos de armazenamento.

Saberia informar se o Windows pode interferir em algo na BIOS, alguma atualização ou algo parecido ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, PeriloJr disse:

@Fuzion200 Fiz o procedimento, o computador reiniciou mas não mostrou a tela da BIOS, o Windows iniciou normalmente.

Realmente qualquer processo antes do Windows não aparece aproveitando fiz o teste deixando apenas o pendrive conectado sem os discos de armazenamento.

Saberia informar se o Windows pode interferir em algo na BIOS, alguma atualização ou algo parecido ?

Que eu saiba nenhum software ou sistema operacional consegue fazer alterações na BIOS em si, exceto programas de atualização da mesma

E olha que já usei muita coisa, windows, várias distros linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fuzion200 Fiz mais alguns testes mas sem resultado, porém pensei numa situação, se ao dar boot a placa de vídeo esteja jogando a imagem para um 2º monitor (que no caso eu não tenho) e assim que o Windows inicializa ele altera para o monitor correto? Eu consigo conferir em qual saída de vídeo o sistema faz boot ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, PeriloJr disse:

@Fuzion200 Fiz mais alguns testes mas sem resultado, porém pensei numa situação, se ao dar boot a placa de vídeo esteja jogando a imagem para um 2º monitor (que no caso eu não tenho) e assim que o Windows inicializa ele altera para o monitor correto? Eu consigo conferir em qual saída de vídeo o sistema faz boot ?

Se sua GPU não está conectada em nenhum outro vídeo não tem essa possibilidade, e mesmo que isso fosse possível dentro do windows você iria conseguir ver esse outro monitor inexistente nas configurações de vídeo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, PeriloJr disse:

Hoje sai e comprei um cabo DVI, conectei no computador e agora sim funcionou corretamente, por algum motivo que não tenho ideia a BIOS não aparece de jeito algum no HDMI.

Enfim, tópico resolvido agradeço por acompanhar !

Sem problemas, que bom que conseguiu resolver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...