Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC dando umas "travadinhas" e jogos com uma leve queda de FPS


Posts recomendados

@Math.PiEntão, tirei o drive da placa de vídeo, mas senti meu pc muito lagado (até mesmo com a placa de vídeo) mais ainda sem ela.. tenho quase certeza que foi a alteração p AHCI. Isso realmente pode ocorrer?

Recomenda eu voltar pro que era antes (já que não funcionou alterar)?

É o mesmo passo?

agora, Isa-xD disse:

@Math.PiEntão, tirei o drive da placa de vídeo, mas senti meu pc muito lagado (até mesmo com a placa de vídeo) mais ainda sem ela.. tenho quase certeza que foi a alteração p AHCI. Isso realmente pode ocorrer?

Recomenda eu voltar pro que era antes (já que não funcionou alterar)?

É o mesmo passo?

Disco toda hora 100% também 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi qual teste? Pensei que fosse só mandar o print dele aberto

41 minutos atrás, Isa-xD disse:

@Math.Pi qual teste? Pensei que fosse só mandar o print dele aberto

Eu entendi CrystalDiskInfo, peço desculpas kk

 

bom, fiz 2:

O primeiro foi quando o disco tava constando 100%

 

 

o segundo, foi quando disco normalizou, mas há todo processo ia pra 100% também

 

 

test 1.png

test 2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Isa-xD disse:

Então, tirei o drive da placa de vídeo, mas senti meu pc muito lagado (até mesmo com a placa de vídeo) mais ainda sem ela.. tenho quase certeza que foi a alteração p AHCI. Isso realmente pode ocorrer?

Recomenda eu voltar pro que era antes (já que não funcionou alterar)?

É o mesmo passo?

E me responde aqui, meu pc não tá legal desde então, lag simplesmente em tudo @Math.Pi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Isa-xD disse:

E me responde aqui, meu pc não tá legal desde então, lag simplesmente em tudo @Math.Pi

Deveria melhorar e não piorar.

Enfim, já sabemos o motivo dos problemas. As duas primeiras linhas deveriam ter pelo menos 200MB/s de leitura e escrita, considerando um sata 2 e um disco rígido.

 

Mas desfaça a configuração e realize de novo esse teste para vermos o resultado. É o esquema do registro, mas alterando o valor de 0 para 3. Acredito que seja só isso, mas sugiro também verificar as chaves que aparecem nesse outro tutorial. Caso não exista, não precisa se preocupar.

https://cooperati.com.br/2013/10/alterar-o-modo-de-disco-rigido-ahci-raid-para-sata-ide-windows-server/

Depois volte a BIOS para IDE nas duas portas e repita o teste de desempenho.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Última dúvida: as chaves do tutorial que aparecem aqui p mim, eu ponho como valor 3, é isso?

 

 

4 minutos atrás, Math.Pi disse:

A formatação em si, é bem simples. Só que vai zerar o note todo, inclusive os jogos e documentos.

Como eu fiz uma restauração há pouco tempo, eu não tenho praticamente nada, pra mim não seria um problema 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi @Math.Pi Na verdade, acho que não precisa, né? Refiz o teste e é muito inconstante/ 38/20, 58/48..

Se o problema é o HD, formatando não irá solucionar, não é?

 

Eu só fiquei ''coisada'' que tava ''ok'' na medida do possível, e logo quando mudamos p ahci, o HD só foi ladeira a baixo. Há alguma probabilidade dessa mudança p AHCI tenha danificado o HD? Ou piorado a situação dele, sei lá

 

Um amigo vai me emprestar um HD p eu testar (pra ver se o problema é apenas o HD)

16 minutos atrás, Isa-xD disse:

@Math.Pi @Math.Pi Na verdade, acho que não precisa, né? Refiz o teste e é muito inconstante/ 38/20, 58/48..

Se o problema é o HD, formatando não irá solucionar, não é?

 

Eu só fiquei ''coisada'' que tava ''ok'' na medida do possível, e logo quando mudamos p ahci, o HD só foi ladeira a baixo. Há alguma probabilidade dessa mudança p AHCI tenha danificado o HD? Ou piorado a situação dele, sei lá

 

Um amigo vai me emprestar um HD p eu testar (pra ver se o problema é apenas o HD)

 

Mais uma dúvida; Se o problema sempre foi o HD, não era p constar algo no CrystalDiskInfo ou no HDTunePro?

 

ps: Perdoe as minhas diversas dúvidas, apesar de eu ser uma jamanta em tecnologia, eu sempre tento entender melhor os os problemas do meu pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muita pergunta. Dá até preguiça de responder rsrs. 

34 minutos atrás, Isa-xD disse:

 

Mais uma dúvida; Se o problema sempre foi o HD, não era p constar algo no CrystalDiskInfo ou no HDTunePro?

 

Nem sempre.

 

34 minutos atrás, Isa-xD disse:

 

Se o problema é o HD, formatando não irá solucionar, não é?

 

Depende da causa do problema. Se for formatar, sugiro deixar a BIOS setada em AHCI, que é o melhor para W10.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

  

Em 30/05/2021 às 21:00, Math.Pi disse:

Obs: Você tem que ver como fazer essas coisas, pelo menos saber onde fica, já que você mesma quer tentar resolver o problema. Se seu sata está configurado como IDE, pode ser o motivo dos problemas, visto que o IDE é desatualizado em relação ao AHCI. Mas pra mudar isso, tem um procedimento que envolve mexer na BIOS e mexer no registro do Windows. Ou mexer na BIOS e formatar o computador.

Existe uma maneira de mudar de IDE para AHCI sem mexer no registro (o que está longe de ser o ideal) ou formatar o computador. Esse procedimento envolve iniciar o computador em modo de segurança antes de fazer a alteração no BIOS, exatamente para que o Windows possa detectar e instalar os drivers corretos para o AHCI.

 

1 hora atrás, Isa-xD disse:

@Math.Pi mudei, mas continua bem lagado, sabe? Quase certeza que foi em função do ahci.

Vá no BIOS e volte a configuração para IDE. Inicie o computador e veja se o problema persiste. Após isso, faça os seguintes procedimentos para alterar novamente para AHCI:

 

Vá em iniciar > Escreva "msconfig" e tecle enter > Vá na guia Inicialização do Sistema > Marque a opção "Inicialização Segura" e reinicie o computador > Entre no BIOS > Mude o modo de IDE para AHCI novamente > salve e inicie o Windows normalmente > Refaça o procedimento do msconfig, dessa vez desmarcando a opção "Inicialização segura" para sair do modo de segurança e reinicie o PC > Pronto, o Windows estará em modo AHCI.

 

Importante: Se você utiliza o Windows com uma conta Microsoft ou logando via PIN, você deverá realizar o procedimento acima em uma conta local.

Para criar uma conta local, vá em Iniciar > Configurações > Contas > Família e outros usuários > Adicionar outra pessoa a este PC > Na janela que abrir, clique em "Não tenho as informações de entrada dessa pessoa" > Clique em Adicionar um usuário sem uma conta da Microsoft > Coloque algum nome de sua preferência e clique em Avançar > Pronto, a conta local foi criada, basta apenas iniciar o Windows nesta conta e fazer o procedimento citado acima.

 

Feito isso, estando dentro do Windows, pressione Windows + R > Digite "systempropertiesperformance /pagefile" (sem aspas) e tecle Enter. Clique em "alterar" > Tire uma print da janela que aparecer e poste aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Isa-xD disse:

@Math.Pi mudei, mas continua bem lagado, sabe? Quase certeza que foi em função do ahci.

 

Enfim, vou refazer o teste, mas creio que não vai mudar devido o mesmo estado de antes.

 

Sobre a formatação: pode me guiar ou passar um tutorial?

 

 

 

 

 

https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/dicas/como-criar-um-pendrive-de-instalacao-do-windows-10/

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/criar-mídia-de-instalação-para-o-windows-99a58364-8c02-206f-aa6f-40c3b507420d

 

observações sobre o vídeo: 

1 - ao escolher o driver de boot, é capaz de aparecer o HD em hard drive e não o pendrive. Aí você tem que ir em hard drive priority e escolher o pendrive. Ou ver se ele aparece em removable (W10 geralmente não aparece nessa opção).

2 - Não precisa criar partições. Basta apagar as partições existentes.

3 - Durante a formatação, deixe a internet do pc desligada. Assim você pode criar uma conta offline (não vinculada à Microsoft).

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV já tinha colocado em IDE novamente mais cedo, farei o outro procedimento agora.

@Math.Pi estou querendo testar um outro HD antes de formatar, acho uma boa, não sei.

32 minutos atrás, GabrielLV disse:

BIOS > Mude o modo de IDE para AHCI novamente > salve e inicie o Windows normalmente > Refaça o procedimento do msconfig, dessa vez desmarcando a opção "Inicialização segura" para sair do modo de segurança e reinicie o PC > Pronto, o Windows estará em modo AHCI.

Deu tela azul. @GabrielLV

 

Fiz uma nova conta, entrei, coloquei modo inicialização segura, reiniciei, fiquei apertando DEL, entrou na BIOS, mudei para ahci, dei 10 e enter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isa-xD disse:

Fiz uma nova conta, entrei, coloquei modo inicialização segura, reiniciei, fiquei apertando DEL, entrou na BIOS, mudei para ahci, dei 10 e enter

Fui na BIOS e alterei pra IDE novamente.. consegui iniciar, mas iniciou em modo de segurança.

Fico aguardando um help @GabrielLV

@GabrielLV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLVResultado seria in game e afins?

Eu não tô conseguindo nem mexer direito no pc devido o quão ele tá lagado, você chegou a ver como tá o meu HD que mandei pro @Math.Pi?

Em 01/06/2021 às 17:56, Isa-xD disse:

bom, fiz 2:

Mandei os prints aqui.

Meu pc tá extremamente lagado e creio que seja por conta do HD depois de por ele pra AHCI

Antes só tinha aquele problema da travada que você tentou me ajudar, mas depois de por pra AHCI (mesmo voltando pra IDE), meu pc tá MUITO lagado pra fazer qualquer coisa, como abrir um simples navegador.

Em 28/05/2021 às 14:25, Isa-xD disse:

acho que consegui explicar direito :d

E outra coisa que notei também: Eu sem o driver da placa de vídeo não ocorreu o que eu demonstro no vídeo (fiz o teste hoje), quando eu voltei a colocar o driver (depois de 1 hora tentando devido ao lag do pc), voltei para fazer o teste e voltou a apresentar o tal problema da lagada quando passo o mouse por cima.

 

Digamos que ela ta danificada então? @GabrielLV @Math.Pi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O HD está aparentemente ok, nenhum defeito físico.

 

Sobre a lentidão após a troca para o AHCI: Execute os seguintes procedimentos:

 

1- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite SFC /SCANNOW e tecle enter. O procedimento pode demorar alguns minutos.

 

2- (Faça o procedimento 2 SOMENTE se o procedimento 1 emitir um aviso dizendo que existem erros que não puderam ser corrigidos, do contrário, pule para o procedimento 3).

 

Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em "Reiniciar Agora" para entrar na inicialização avançada.
Vá em "Solução de Problemas" > Opções Avançadas > Prompt de Comando
no Prompt de Comando, digite o comando bcdedit e tecle enter


bNrNBJb.png

 

Localize o item "osdevice" onde informa a partição que o Windows está instalado (na imagem acima, ela está na partição E:), e então utilize o seguinte comando


sfc /scannow /offbootdir=X:\ /offwindir=X:\windows


(atente-se aos espaços antes de cada / e \)


Neste comando substitua X pela letra informada no comando bcdedit.


3- Após executar o passo acima, volte para o Windows na inicialização normal, abra um CMD como administrador e digite o comando:


DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth


(atente-se aos espaços antes de cada / )
 

-----

 

Veja se a lentidão persiste após isso. Se persistir, creio eu que o único jeito será reinstalando o Windows.

 

2 horas atrás, Isa-xD disse:

E outra coisa que notei também: Eu sem o driver da placa de vídeo não ocorreu o que eu demonstro no vídeo (fiz o teste hoje), quando eu voltei a colocar o driver (depois de 1 hora tentando devido ao lag do pc), voltei para fazer o teste e voltou a apresentar o tal problema da lagada quando passo o mouse por cima.

 

Digamos que ela ta danificada então? @GabrielLV @Math.Pi

Isso indica uma falha no próprio driver, não exatamente uma instalação danificada. Como você já tentou utilizar o driver mais recente e o problema persistiu, tente então utilizar um driver mais antigo.

 

Qual é a marca e modelo da sua placa de vídeo? Me informe para que eu envie um link de um driver mais antigo para você baixar, instalar e testar. Se não souber qual é, faça o seguinte procedimento:

 

 

Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...