Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo chegando nos 83°c


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Olá, boa noite!

 

Possuia uma ASUS TUF3 NVIDIA GeForce GTX 1660 6G SUPER e ela chegava a 68°c com as fans em 70%, configurado pelo MSI Afterbunner.

Agora estou com uma GIGABYTE GTX 1660 6G SUPER OC NVIDIA Geforce, e ela chega aos 83°c facilmente, com as fans também em 70%. Isso no mesmo jogo.

Vi relatos que essa placa é "esquentadinha" mesmo. 

 

Teria algo a fazer para abaixar um pouco a temperatura? Fora aumentar mais a % das fans. 

 

Obrigado

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Rager disse:

Olá, boa noite!

 

Possuia uma ASUS TUF3 NVIDIA GeForce GTX 1660 6G SUPER e ela chegava a 68°c com as fans em 70%, configurado pelo MSI Afterbunner.

Agora estou com uma GIGABYTE GTX 1660 6G SUPER OC NVIDIA Geforce, e ela chega aos 83°c facilmente, com as fans também em 70%. Isso no mesmo jogo.

Vi relatos que essa placa é "esquentadinha" mesmo. 

 

Teria algo a fazer para abaixar um pouco a temperatura? Fora aumentar mais a % das fans. 

 

Obrigado

 

 

 

Pode melhorar o fluxo de ar no gabinete ou fazer undervolt na placa, porém 83ºC não é uma temperatura normal pra placa de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite

 

27 minutos atrás, Rager disse:

Agora estou com uma GIGABYTE GTX 1660 6G SUPER OC NVIDIA Geforce, e ela chega aos 83°c facilmente, com as fans também em 70%. Isso no mesmo jogo.

 

Em full load é temperatura quente, mas normal. Já 83 C e os fans apenas a 70% tem um problema. Ideal seria já setar os fans a rodarem mais rápido. Na minha 2060 (também da Gigabyte) também pegava 83 C em full load, mas coloquei uma curva mais agressiva de fans pelo MSI Afterburner, 90% em 70 C e 100% em 75 C. Essa configuração deixa minha placa bem mais fria do que a curva original da placa. Normalmente não passa de 75 C em full load em dias quentes (dias frios muitas vezes não passa de 68 C).

 

298598788_Semttulo.jpg.e0b4465bbbaa888a9c8a6ff6450b52e3.jpg

 

 

Ah, lembrando que limito o FPS para a taxa de atualização do meu monitor (máximo 75 FPS, pois monitor é 75 Hz). Se deixar FPS solto comendo acima da taxa de atualização do monitor, a GPU vai enquentar mais obviamente.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL @Husardo

Montei o pc recentemente, estou começando a aprender essas coisas.

 

Instalei o Speccy e vi que o processador estava a 80~90 e poucos graus, no Call of Duty Cold War. Desativei na bios o "core performace boost" e a cpu baixou pra 65°+ - e a placa de videos ficou uns 78°.

O processador é um Ryzen 5 3600. Com cooler box.

Seria o caso invester num cooler melhor? Se sim, qual indicariam?

 

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Rager disse:

@NIGHT FALL @Husardo

Montei o pc recentemente, estou começando a aprender essas coisas.

 

Instalei o Speccy e vi que o processador estava a 80~90 e poucos graus, no Call of Duty Cold War. Desativei na bios o "core performace boost" e a cpu baixou pra 65°+ - e a placa de videos ficou uns 78°.

O processador é um Ryzen 5 3600. Com cooler box.

Seria o caso invester num cooler melhor? Se sim, qual indicariam?

 

Obrigado

 

Segundo a própria Nvidia, a temperatura máxima segura de operação para a Gtx 1660 é de 95ºC, não tem motivo pra preocupação.

Sobre o processador, sim, R5 3600 é bem esquentadinho, não acho interessante capar o processador pra reduzir as temperaturas, o ideal é realmente investir em um cooler com melhor desempenho.
Opção de cooler não falta, porém é preciso saber Marca e modelo do seu gabinete para conseguir recomendar algo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Rager disse:

@NIGHT FALL @Husardo

Meu gabinete é esse:

 

https://m.kabum.com.br/produto/99929/gabinete-gamer-nox-infinity-omega-rgb-rainbow-1-cooler-lateral-em-acr-lico-nxinfintyomega

 

Tem tres coolers na parte da frente, e o de trás que veio com o gabinete

 

O gabinete é bem ruim no quesito refrigeração, painel lateral em acrílico e painel frontal excessivamente restritivo.

 

Um bom cooler é o Gammax 400, relativamente pequeno e barato.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13649/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-led-red-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-rd

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Rager disse:

@NIGHT FALL Então é normal esse aquecimento que está ocorrendo? Devido o gabinete e o cooler box?🏼

 

Normal, visto uso de um processador naturalmente quente junto ao cooler box e um gabinete mais restritivo.

 

19 minutos atrás, Rager disse:

Pegando esse cooler que me indicou resolveria o caso? Valeu ✌🏼

 

Já resolveria o problema do processador, não dos demais componentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Rager disse:

@NIGHT FALL Certo, esse cooler já seria o suficiente ou teria outro melhor, custo benefício?

 

Melhor existem milhares, de 200 a 3000 reais, o céu é o limite, o melhor vai depender do seu bolso, porém pra um 3600 em stock o Gammaxx é mais que suficiente, apesar de relativamente pequeno é um cooler com muito desempenho e super silencioso, eu tenho e recomendo, ainda mais custando 130 reais, é uma excelente aquisição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a minha é exatamente essa placa e eu passava pelo mesmo problema, principalmente quando tentava jogar Warzone e Pubg. O problema era meu gabinete, eu tinha um Colgar Gemini M, os fans da placa ficavam muito perto da base que cobre a fonte de alimentação, prejudicava o fluxo de ar. Tive que trocar de gabinete, peguei um Masterbox K501L RGB, agora tem bem mais espaço e a temperatura está chegando em 73 graus, claro que travei o fps em 75Hz que é a capacidade do meu monitor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rager disse:

@tiagopraz Entendi. Pois é, esse gabinete aqui esquenta bem. Faz pouco tempo que peguei ele, quando der pretendo trocá-lo.

Vou dar uma olhada nesse aí! Valeu pela indicação

 

Enquanto não compra um novo gabinete pode usar ele com a tampa lateral aberta (já ameniza bastante as temperaturas, da CPU e da placa de vídeo). Quando terminar de usar pode fechar a tampa de novo.

 

O que você fez de desligar o "Core Performace Boost" ajuda muito para enquentar menos o 3600 (perde um pouco de desempenho, mas ganha temperaturas muito melhores). 65 C que você citou está ótimo! Pode fazer isso enquanto ainda não tem um novo cooler. É uma medida que traz bons resultados em temperatura e não é tão complicado como fazer undervolting.

 

Outra dica valiosa para diminuir temperatura da placa de vídeo é travar o FPS em 60 (como recomendei antes). Só instalar o Riva Tuner e setar máximo 60 FPS, ou travar através do jogo que você joga ligando o V-sync em opções gráficas. A GPU irá trabalhar menos e vai esquentar bem menos 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Husardo disse:

usar ele com a tampa lateral aberta

Tenho feito isso mesmo, melhora bem.

 

2 horas atrás, Husardo disse:

Outra dica valiosa para diminuir temperatura da placa de vídeo é travar o FPS em 60 (como recomendei antes). Só instalar o Riva Tuner e setar máximo 60 FPS, ou travar através do jogo que você joga ligando o V-sync em opções gráficas. A GPU irá trabalhar menos e vai esquentar bem menos

Meu monitor é 165hz, no jogo fica uma média de 90~100 FPS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Rager disse:

Meu monitor é 165hz, no jogo fica uma média de 90~100 FPS.

 

Se o jogo não é competitivo não tem por que deixar com altas taxas de FPS. Em jogo de aventura, RPG sempre limito a taxa de frames, e isso dá uma folga grande de temperatura para a GPU, gerando menos calor. Mas em jogo competitivo tipo COD mesmo, aí ter taxas altas de frames dá uma certa vantagem sim (vale a pena, até tendo um monitor como o seu).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
9 horas atrás, Rager disse:

Tenho feito isso mesmo, melhora bem.

 

Uma solução mais drástica mas que evitaria você ter que trocar o gabinete é furar o painel frontal e/ou lateral.
Com uma furadeira mesmo ou micro retífica e uma broca fina, você pode fazer vários furos no painel todo, isso vai melhorar muito a circulação de ar e provavelmente deve resolver o problema sem que você precise investir e um novo gabinete.
Eu fiz isso no gabinete de um primo, ficou muito bom, montei o projeto definindo as dimensões e distância entre um furo e outro, imprimi em papel a4, colei o papel sobre o painel do gabinete pra ter referência de onde furar (Pra que os furos fiquem na mesma distância um do outro e não fique esteticamente horrível), furei com uma micro retífica e pronto. Furei também o painel lateral da mesma maneira pra colocar uma Fan de 120mm soprando ar sobre a placa de vídeo.
Deu um trabalho infernal porque furei o painel todo (deve ter dado uns 500 furos ou mais) mas o resultado foi excelente, diminuiu bastante as temperaturas comparado ao gabinete original.

É uma opção caso não queria gastar em outro gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Husardo disse:

 

Se o jogo não é competitivo não tem por que deixar com altas taxas de FPS. Em jogo de aventura, RPG sempre limito a taxa de frames, e isso dá uma folga grande de temperatura para a GPU, gerando menos calor. Mas em jogo competitivo tipo COD mesmo, aí ter taxas altas de frames dá uma certa vantagem sim (vale a pena, até tendo um monitor como o seu).

Vou dar uma limitada também nos frames pra ver como fica, valeu!!

 

11 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Uma solução mais drástica mas que evitaria você ter que trocar o gabinete é furar o painel frontal e/ou lateral.
Com uma furadeira mesmo ou micro retífica e uma broca fina, você pode fazer vários furos no painel todo, isso vai melhorar muito a circulação de ar e provavelmente deve resolver o problema sem que você precise investir e um novo gabinete.
Eu fiz isso no gabinete de um primo, ficou muito bom, montei o projeto definindo as dimensões e distância entre um furo e outro, imprimi em papel a4, colei o papel sobre o painel do gabinete pra ter referência de onde furar (Pra que os furos fiquem na mesma distância um do outro e não fique esteticamente horrível), furei com uma micro retífica e pronto. Furei também o painel lateral da mesma maneira pra colocar uma Fan de 120mm soprando ar sobre a placa de vídeo.
Deu um trabalho infernal porque furei o painel todo (deve ter dado uns 500 furos ou mais) mas o resultado foi excelente, diminuiu bastante as temperaturas comparado ao gabinete original.

É uma opção caso não queria gastar em outro gabinete.

Bacana, vou ver isso aí.  Quando montei o pc com meu sobrinho, a parte frontal deu um trabalho para tirar, ela é presa com uns pinos de plásticos e estavam bem rígidos para sair. Vamos ver se consigo fazer isso novamente rs. Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...