Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais situações uma pasta térmica ressecada pode causar a um computador?


Ir à solução Resolvido por JeanVP,

Posts recomendados

Salve galera, comprei a fonte, está vindo pra minha casa, daqui a uma semana chega.

Porém enquanto isso, eu fazia uns testes com o PC pra ver como ele se comportava, e por algum motivo, o problema parou novamente, (fiquei sem usar ele por essas três semanas) mas dessa vez estou com medo de continuar usando o PC desse jeito e acabar ocorrendo de novo.

Uh, um adendo é, antes de trocar de placa-mãe (h110m com um g4400), esse problema também estava ocorrendo, só que, após eu trocar pra placa-mãe (atual h310m-e r2.0 com um 9100f), ele parou por uns meses, e como eu disse, voltou com tudo esses dias. Não sei se a placa de vídeo afeta isso, ou se ela está dando seus sinais de morte, mas que é estranho, é, já que... o problema parou após trocar de placa-mãe, e voltou agora.

 

Bem, esqueci de avisar que eu já perdi duas placas mães, e um processador que foram queimados, por algum diabo de motivo, seja a fonte ou a rede elétrica.

 

Comprei uma Nidus 500w da Pichau, e veremos se o problema persiste.

 

Enquanto eu pesquisava meu problema na internet, vários relatos diziam que o problema era a fonte, e a maioria dos tópicos começavam com "tenho uma fonte corsair, modelo tal, vatts tal" Ou uma fonte da marca EVGA.
Não sei se é paranoia minha mas pode ser defeito da Corsair ou da EVGA, enfim. Estou realmente crente que a *fonte* dos problemas, pode ser a própria fonte. Perdão pelo trocadilho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, JeanVP disse:

Salve galera, comprei a fonte, está vindo pra minha casa, daqui a uma semana chega.

Porém enquanto isso, eu fazia uns testes com o PC pra ver como ele se comportava, e por algum motivo, o problema parou novamente, (fiquei sem usar ele por essas três semanas) mas dessa vez estou com medo de continuar usando o PC desse jeito e acabar ocorrendo de novo.

Uh, um adendo é, antes de trocar de placa-mãe (h110m com um g4400), esse problema também estava ocorrendo, só que, após eu trocar pra placa-mãe (atual h310m-e r2.0 com um 9100f), ele parou por uns meses, e como eu disse, voltou com tudo esses dias. Não sei se a placa de vídeo afeta isso, ou se ela está dando seus sinais de morte, mas que é estranho, é, já que... o problema parou após trocar de placa-mãe, e voltou agora.

 

Bem, esqueci de avisar que eu já perdi duas placas mães, e um processador que foram queimados, por algum diabo de motivo, seja a fonte ou a rede elétrica.

 

Comprei uma Nidus 500w da Pichau, e veremos se o problema persiste.

 

Enquanto eu pesquisava meu problema na internet, vários relatos diziam que o problema era a fonte, e a maioria dos tópicos começavam com "tenho uma fonte corsair, modelo tal, vatts tal" Ou uma fonte da marca EVGA.
Não sei se é paranoia minha mas pode ser defeito da Corsair ou da EVGA, enfim. Estou realmente crente que a *fonte* dos problemas, pode ser a própria fonte. Perdão pelo trocadilho.

A fonte comprada é decente, esses tópicos dizendo que os problemas eram em fontes corsair e EVGA é só impressão, já que são as mais vendidas e também tenho uma atualização: vi na getech esses dias uma gtx 1060 que tinha o sintoma: desligava e fans disparavam e isso podia sim ser relacionado a fonte, mas também podia ser relacionado ao chip da GPU, o conector da GPU ou até mesmo a controladora, então se isso não resolver de vez seu problema acho melhor ir atrás de um técnico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, pro meu terror, a fonte nova chegou, e eu tentei montar ela, botei todos os cabos no lugar.

E agora, o computador liga, desliga na mesma hora, e depois liga de novo.

O teclado não acende o numlock, já fiz reset de BIOS e não adiantou, o que pode ser?

Minha placa de video não usa energia da PCIe, então no caso, eu apenas teria que conectar os satas, o ATX da CPU e o 24 pinos, certo?

Ah, e eu troquei pra fonte antiga e pra minha surpresa, ela também tá dando o mesmo sintoma

Mas o PC estava normal antes de fazer essa troca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, pro meu terror, a fonte nova chegou, e eu tentei montar ela, botei todos os cabos no lugar.

E agora, o computador liga, desliga na mesma hora, e depois liga de novo.

O teclado não acende o numlock, já fiz reset de BIOS e não adiantou, o que pode ser?

Minha placa de video não usa energia da PCIe, então no caso, eu apenas teria que conectar os satas, o ATX da CPU e o 24 pinos, certo?

Ah, e eu troquei pra fan antiga e pra minha surpresa, ela também tá dando o mesmo sintoma

Mas o PC estava normal antes de fazer essa troca

 

Bom, atualizando de novo.

Mandei pro tecnico, realmente cansei de quebrar cabeça.

Se conectei errado algum cabo, vou me sentir um *****, mas pelo menos vou aprender algo.

Se, a placa-mãe tiver dado curto, me pergunto como e por que já que tirei a estática antes. mas como ainda tá na garantia, vou mandar assim que puder e pegar uma nova caso o problema seja ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

difícil ter entrado em curto por ter conectado cabo errado, ainda mais se tiver conectado pelo lado errado, ja que a maioria dos pcs possuem proteçao pra isso, ja tentou ligar sem a gpu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fuzion200 disse:

difícil ter entrado em curto por ter conectado cabo errado, ainda mais se tiver conectado pelo lado errado, ja que a maioria dos pcs possuem proteçao pra isso, ja tentou ligar sem a gpu?

Tentei sim, dá na mesma 😕

é como se fosse aquele cold boot, mas sem vídeo nem resposta no teclado

Agora o PC está no técnico, mas ele tá enrolando, então vou esperar até o fim da semana pra ver o que ele descobre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, ele viu que tinha umas oxidações na minha placa de vídeo e removeu elas, e o PC conseguiu bootar normalmente

Ele também limpou os contatos da RAM.

E anteontem me disse que ia fazer um teste de estresse na placa de vídeo, e me atualizava ontem, mas até agora nada.

Enfim, meu medo era ter conectado algo de errado, mas espero que no fim seja só oxidação mesmo, uma gtx 1050ti nova tá o olho da cara pra poder desembolsar agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultado final: meu gabinete está enferrujado, e acabou que a oxidação dele passou pra placa de vídeo, acabou enferrujando grande parte nela, e o técnico não pôde fazer muita coisa, então sim, meu problema era a GPU mesmo.

Tem alguma sugestão de placa equivalente ou superior a 1050 por até 2000 reais?

Pesquisei e achei uma RX 550 de 4GB da power color, mas não sei se é boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanVP RX 550 equivale a uma GTX 750 Ti, mas não vale a pena pegar o modelo de 4GB, pois a placa é muito fraca para essa quantidade de memória, a versão de 2GB é encontrada abaixo dos R$800. A RX 560 está um pouco mais próxima da GTX 1050 Ti, mas ainda é inferior, e você vai acha-la por uns R$1.800, o que é bem caro, na minha opinião. No Aliexpress você acha 1050 Ti na casa dos R$1.100, mas é arriscado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanVP o preço das placas mais novas começaram a cair (ainda muito longe da normalidade), mas acho difícil o preço da GTX 1050 Ti mudar muito por ser mais antiga. Tem um rumor aí que a NVIDIA encomendou vários chips da GTX 1650 com objetivo de colocar mais placas no mercado e diminuir o preço, atualmente as mais em conta estão por volta dos R$2.600, que já está abaixo do que os R$3.500 que era encontrada há algum tempo. Pode ser que com mais algum tempo o preço diminua um pouco mais, mas é arriscado ficar confiando nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm. É interessante, eu não tenho estimativa de quando vou conseguir comprar, então até lá vou juntar dinheiro. Espero que o preço da 1650 caia bastante, conheço um amigo que comprou ela por 1500~1800 antes da pandemia começar.

Mas é o que você disse, pelo tempo de mercado da 1050, é bem difícil o preço abaixar.

Com isso, é bom ficar observando os preços da 1650 ou da rx 570 também, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, JeanVP disse:

Hmmm. É interessante, eu não tenho estimativa de quando vou conseguir comprar, então até lá vou juntar dinheiro. Espero que o preço da 1650 caia bastante, conheço um amigo que comprou ela por 1500~1800 antes da pandemia começar.

Mas é o que você disse, pelo tempo de mercado da 1050, é bem difícil o preço abaixar.

Com isso, é bom ficar observando os preços da 1650 ou da rx 570 também, né?

Ele ainda pagou caro. Essa placa estava custando R$800-900 até o começo de 2020 (antes da pandemia), depois começou a subir e foi para uns R$1.100-1.200 até o começo de 2021. Ela nunca teve um bom custo x benefício por ser um pouco inferior a RX 570 e custar mais caro, na época que ela estava R$800-900, a RX 570 era facilmente encontrada por R$700. As placas RX 570 e 580 atualmente estão totalmente fora de questão, perto dos R$4.000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Ele ainda pagou caro. Essa placa estava custando R$800-900 até o começo de 2020 (antes da pandemia), depois começou a subir e foi para uns R$1.100-1.200 até o começo de 2021. Ela nunca teve um bom custo x benefício por ser um pouco inferior a RX 570 e custar mais caro, na época que ela estava R$800-900, a RX 570 era facilmente encontrada por R$700. As placas RX 570 e 580 atualmente estão totalmente fora de questão, perto dos R$4.000.

Puts, então tá osso pra comprar qualquer placa agora mesmo. O pior é que sou freelancer e trabalho com o PC, então, fica meio difícil esperar, mas vou continuar observando.

De qualquer forma, agradeço a todo mundo que teve paciência pra me ajudar até agora.

Vou deixar o tópico sem solução, e quando eu conseguir comprar uma placa nova e ela funcionar, eu fecho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Salve rapazeada, quase um mês com o tópico parado, mas finalmente consegui comprar uma placa, provavelmente só vai chegar mês que vêm.

Peguei uma GTX 960 do AliExpress mesmo, da Kllisre, após fazer várias pesquisas, vi que não ia dar pra comprar uma nova de qualquer forma.


Agora minha dúvida é:
A placa têm consumo de até 120w em sua totalidade, minha fonte atual aguenta?

Isso é, julgando que ela vá ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, JeanVP disse:

Salve rapazeada, quase um mês com o tópico parado, mas finalmente consegui comprar uma placa, provavelmente só vai chegar mês que vêm.

Peguei uma GTX 960 do AliExpress mesmo, da Kllisre, após fazer várias pesquisas, vi que não ia dar pra comprar uma nova de qualquer forma.


Agora minha dúvida é:
A placa têm consumo de até 120w em sua totalidade, minha fonte atual aguenta?

Isso é, julgando que ela vá ligar.

A VS400 aguenta uma GTX 960 tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Solução

É isso galera, a placa de vídeo chegou, estou usando ela e nenhum problema até agora no PC.

Agradeço a todos que me ajudaram com dicas e sugestões, realmente foi uma jornada.
Aprendi muita coisa com vocês e até mesmo comigo, fazendo os testes e agradeço por isso.

 

Estarei fechando finalmente o tópico, e mais uma vez, obrigado :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...