Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando sozinho, mesmo após limpeza


Posts recomendados

Olá gente, boa noite. Nessa ultima semana, meu computador começou a reiniciar sozinho após eu jogar 5min de algum jogo (Valorant ou qualquer outro jogo mais pesado). Após esse ocorrido, eu troquei o cabo de alimentação e limpei meu gabinete (mantei um técnico limpar, ele passou pasta térmica e tudo). Quando liguei o PC, me deparei com o mesmo problema, não era a sujeira. Eu formatei o computador e pareceu que tinha resolvido meu problema, mas no outro dia voltou a reiniciar sozinho após eu iniciar algum jogo. 

Coloquei a qualidade do jogo na mais baixa possível, e ele demorou mais para reiniciar sozinho, e quando não estou jogando nada, ele não reinicia (fica normal)

Gostaria de saber o que poderia estar causando esse problema, pois está me dando muita dor de cabeça. Segue alguns prints de testes que eu fiz: 

 

image.png.b87834f54e8079e9432e47f3550d3e3e.pngimage.png.377e82cddb3253db311d4d3aef01e8a0.pngimage.png.8907680e1ebf326005d91b5510741ef1.pngimage.png.a67f5ae3151f3a7249d17a7d283f9708.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a configuração completa do PC, incluindo o modelo da fonte?

7 minutos atrás, amulctn disse:

image.png

Acabei de reparar que está ocorrendo uma sub-tensão aí onde deveria estar dando algo em torno de 12V está marcando 10.8V, que está completamente fora dos padrões de segurança (entre 11.4V e 12.6V). Provavelmente você está usando alguma fonte bomba no seu PC, sugiro de livrar dela antes que queime sua placa de vídeo e outros componentes.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, amulctn disse:

Fonte bomba? o que é isso? essa fonte tá dentro do gabinete?

 

minhas configs são:

placa 1050ti

processador i5 7400 3 GHZ

8gb de ram

Sim, amigo. Temos alguns tópicos sobre o assunto:

 

 

Você já está tendo 10.8V sem a placa estar fazendo nada, quando você colocar alguma coisa pra rodar aí, a situação deve piorar. Esse valor nunca deveria ficar abaixo de 11.4V nos piores casos, nem acima de 12.6V, mas enquanto mais perto de 12V, melhor. Esse aqui é um print que tirei agora pouco aqui do meu PC:

 

gpu-z.png.44ff8f3888e7966eb03226598d7d5b0b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, amulctn disse:

@GuilhermeGB Entendi, no caso pode ser essa fonte que está reiniciando o computador sozinho? Ou ela já pode ter queimado a placa?

A placa não está queimada, está funcionando. Sua fonte não está dando conta de manter seu PC ligando quando você coloca algo mais pesado pra rodar, se continuar forçando vai danificar seu PC mais rápido, mas só de estar usando ela desse jeito aí (mesmo só fazendo coisas básicas), a vida útil do seu hardware está indo ladeira abaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, amulctn disse:

@GuilhermeGB Entendi, então provavelmente se eu trocar a fonte vai resolver? qual fonte você me indica? sou leiga nesse assunto

Um dos melhores custo x benefício é Pichau Nidus 500W: https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br

 

Só por curiosidade, qual é a que está no seu PC agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Entendi, obrigada pela indicação. estou podendo gastar em torno de 500 reais, se houver alguma com mais qualidade/duração pode me falar.

Eu não faço ideia de qual é a minha fonte! mas tirei uma foto do meu gabinete, n sei se é isso

image.thumb.png.544083e82201b4aadc62e2b6ede248dd.png

@GuilhermeGB http://www.com certeza.com.br/produto/fonte-de-energia-cv450-450w-80plus-bronze-corsair/171061 sabe me dizer se essa é fonte bomba?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, amulctn disse:

@GuilhermeGB Entendi, obrigada pela indicação. estou podendo gastar em torno de 500 reais, se houver alguma com mais qualidade/duração pode me falar.

Eu não faço ideia de qual é a minha fonte! mas tirei uma foto do meu gabinete, n sei se é isso

Ter melhores até tem, mas não acho que você realmente precise. Vejo com melhor opção você investir em outro pente de 8GB para seu PC, pois os jogos hoje estão usando facilmente mais de 10GB.

 

Duas boas opções até R$500 seriam a Cooler Master MWE Bronze V2 500W e a XPG Pylon 550W.

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15225/fonte-cooler-master-mwe-v2-500w-80-plus-bronze-pfc-ativo-mpe-5001-acaab-br

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15882/fonte-xpg-pylon-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-75260162

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, amulctn disse:

mas no outro dia voltou a reiniciar sozinho após eu iniciar algum jogo. 

Coloquei a qualidade do jogo na mais baixa possível, e ele demorou mais para reiniciar sozinho, e quando não estou jogando nada, ele não reinicia (fica normal)

 

quais as temperaturas do processador enquanto você joga?

 

ja testou as memorias com o memtest?

 

ta parecendo mais problema de temperatura elevada, pois só acontece em um cenario especifico (enquanto joga) q é justamente quando o pc todo tende a esquentar mais, principalmente placa de video e processador..

 

entao antes de sair comprando as coisas pra tentar acertar o motivo, é bom investigar realmente no que pode ser o problema de fato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, amulctn disse:

@GuilhermeGB amazon.com.br/Fonte-400W-AEROCOOL-Acessórios-Computador/dp/B07D4MFF78/ref=sr_1_6?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=fonte&qid=1620588288&sr=8-6 você sabe me dizer se essa fonte é boa?

Não é boa. Tente se limitar aos modelos que indiquei, ou pode acabar comprando algo que não presta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, amulctn disse:

@rodrigo.dcvieira Então moço, eu ja levei pra limpeza e o moço lipou tudinho e trocou a pasta termica dos componentes, aqui os prints do CPUID

image.thumb.png.aa3fd3bf169414b14fd97a9248bfe5c9.pngimage.thumb.png.cfc6523088784be7a05903c73d9b12fa.pngimage.thumb.png.a3f48082fae98c49c366cfa22c369c2e.png

@GuilhermeGB Ok obrigada!

Faça um teste de estresse apenas no processador e depois na placa de vídeo para ver as temperaturas quando estão rodando em carga máxima. Acho difícil ser problema de temperatura, considerando que foi feita uma limpeza recente. Também acho meio difícil o GPU-Z reportar uma tensão errada, eu já confirmei essa medida de tensão com um multímetro enquanto olhava pelo GPU-Z também, e usando duas fontes diferentes (minha atual e anterior).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...