Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Vcore do i7 10700k está normal?


Posts recomendados

Pessoal, boa noite.

 

Acabei de montar minha nova configuração do PC e coloquei uma placa-mãe MSI Z490-A PRO com um i7 10700k com um MasterLiquid ML240L V2 com push pull e 16GB DDR4 3200 MHz CL16. Assim que liguei setei na BIOS todos os cores pra 5.1 GHz e tá rodando show, não cai a performance em nenhum momento e fazendo um stress mais simples com o CPU-Z a temperatura dificilmente chega a 90ºC, sempre fica ali entre os 82ºC e 86ºC no stress, e nas horas mais quentes do dia que passa um pouco dos 90ºC (isso no stress do CPU-Z). Mas fiquei com dúvida sobre o Vcore, eu não tenho experiência nenhuma com overclock, e o Vcore está em 1,378V. Isso á normal ou exagerado? Devo modificar ou não? Foi a própria BIOS quem deixou assim. Vou mandar um print do Intel Extreme Tuning Utility:

 

1804203970_PrintOC.thumb.png.7d4c0f0e611a581fb2bf213d33e8b9fa.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo sendo o turbo do processador, isso ainda é uma espécie de overclock, pois ele deveria rodar nesse frequência por padrão apenas em aplicações mais simples. Só tome um pouco de cuidado com as temperaturas, eu não acho confortável ficar na casa dos 80ºC, mas acho que é normal para esse modelo, o consumo dele em 5.1GHz passa dos 200W, então é muito calor dissipado:

 

4enrrhTZdniUJCATLez4mj-970-80.png.webp

 

Você pode tentar diminuir a temperatura e o consumo diminuindo a tensão do Vcore, mas vai precisar de bastante tempo e paciência para achar o valor mais baixo que fique estável em 5.1GHz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites