Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Vcore do i7 10700k está normal?


Posts recomendados

Pessoal, boa noite.

 

Acabei de montar minha nova configuração do PC e coloquei uma placa-mãe MSI Z490-A PRO com um i7 10700k com um MasterLiquid ML240L V2 com push pull e 16GB DDR4 3200 MHz CL16. Assim que liguei setei na BIOS todos os cores pra 5.1 GHz e tá rodando show, não cai a performance em nenhum momento e fazendo um stress mais simples com o CPU-Z a temperatura dificilmente chega a 90ºC, sempre fica ali entre os 82ºC e 86ºC no stress, e nas horas mais quentes do dia que passa um pouco dos 90ºC (isso no stress do CPU-Z). Mas fiquei com dúvida sobre o Vcore, eu não tenho experiência nenhuma com overclock, e o Vcore está em 1,378V. Isso á normal ou exagerado? Devo modificar ou não? Foi a própria BIOS quem deixou assim. Vou mandar um print do Intel Extreme Tuning Utility:

 

1804203970_PrintOC.thumb.png.7d4c0f0e611a581fb2bf213d33e8b9fa.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo sendo o turbo do processador, isso ainda é uma espécie de overclock, pois ele deveria rodar nesse frequência por padrão apenas em aplicações mais simples. Só tome um pouco de cuidado com as temperaturas, eu não acho confortável ficar na casa dos 80ºC, mas acho que é normal para esse modelo, o consumo dele em 5.1GHz passa dos 200W, então é muito calor dissipado:

 

4enrrhTZdniUJCATLez4mj-970-80.png.webp

 

Você pode tentar diminuir a temperatura e o consumo diminuindo a tensão do Vcore, mas vai precisar de bastante tempo e paciência para achar o valor mais baixo que fique estável em 5.1GHz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB algo interessante pra tentar. Acho que vou fazer isso. Eu testei aqui alguns testes de stress com todos os núcleos a 5,1 GHz e percebi, pelo HW Monitor, que o consumo do CPU estavva entre 175 e 185 W. As temperaturas variando entre 75ºC e 85ºC. Não é frio, mas pelos vídeo que vi na internet parece ser um bom resultado, é um CPU bem quente mesmo. Acha que a longo prazo isso pode dar problemas?

 

Em idle fica entre 30ºC e 40ºC. navegando e fazendo coisas simples fica na casa dos 60°C com picos na casa dos 70ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, raulgrangeiro disse:

Acha que a longo prazo isso pode dar problemas?

se ficar até 85 graus da problema não, ainda ta dentro do aceitavel para ele trabalhar, e se der problema é a muito longo, mas muito longo prazo, questão de algo mais de uma década, CPUs duram anos e anos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GuilhermeGr disse:

se ficar até 85 graus da problema não, ainda ta dentro do aceitavel para ele trabalhar, e se der problema é a muito longo, mas muito longo prazo, questão de algo mais de uma década, CPUs duram anos e anos

 

Bom saber disso!

12 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Mesmo sendo o turbo do processador, isso ainda é uma espécie de overclock, pois ele deveria rodar nesse frequência por padrão apenas em aplicações mais simples. Só tome um pouco de cuidado com as temperaturas, eu não acho confortável ficar na casa dos 80ºC, mas acho que é normal para esse modelo, o consumo dele em 5.1GHz passa dos 200W, então é muito calor dissipado:

 

4enrrhTZdniUJCATLez4mj-970-80.png.webp

 

Você pode tentar diminuir a temperatura e o consumo diminuindo a tensão do Vcore, mas vai precisar de bastante tempo e paciência para achar o valor mais baixo que fique estável em 5.1GHz.

 

Queria saber uma coisa de vocês, por favor: de quanto em quanto eu poderia diminuir a tensão do Vcore pra ir testando? E outra coisa: como eu testo a estabilidade da forma correta até encontrar a tensão ideal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, raulgrangeiro disse:

 

Bom saber disso!

 

Queria saber uma coisa de vocês, por favor: de quanto em quanto eu poderia diminuir a tensão do Vcore pra ir testando? E ***** coisa: como eu resto a estabilidade da forma correta até encontrar a tensão ideal?

Diminuir você pode diminuir bastante, aumentar que pode chegar a danificar, faz testes diminuindo de 10 em 10mv e fazendo teste de estresse, se passar diminui mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Fuzion200 disse:

Diminuir você pode diminuir bastante, aumentar que pode chegar a danificar, faz testes diminuindo de 10 em 10mv e fazendo teste de estresse, se passar diminui mais

 

Eu fiz aqui, desde as 16h estava fazendo testes. Saí colocando em um arquivo de texto os testes, olha só a sequência:

 

Vcore:

 

1,378V - Original
1,350V - Ok!
1,250V - Falhou!
1,280V - Falhou!
1,290V - Falhou!
1,300V - Falhou!
1,310V - Falhou!
1,320V - Falhou!
1,330V - Falhou!
1,340V - Falhou!
1,350V - Retestando em 40 minutos! - Agora funcionou

 

Nesse último teste de 40 minutos foram 3 testes de 40 minutos, o AVX, AVX2, e o Stress Test, todos do XTU da intel. Depois disso nada de tela azul.

 

Mas me ficou uma dúvida: eu setei o Vcore pra 1,350V, mas ele fica variando conforme o stres test, conferi no HW Monitor, ele varia de 1,35V até 1,379V. Isso é normal? Deve acontecer isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, raulgrangeiro disse:

 

Eu fiz aqui, desde as 16h estava fazendo testes. Saí colocando em um arquivo de texto os testes, olha só a sequência:

 

Vcore:

 

1,378V - Original
1,350V - Ok!
1,250V - Falhou!
1,280V - Falhou!
1,290V - Falhou!
1,300V - Falhou!
1,310V - Falhou!
1,320V - Falhou!
1,330V - Falhou!
1,340V - Falhou!
1,350V - Retestando em 40 minutos! - Agora funcionou

 

Nesse último teste de 40 minutos foram 3 testes de 40 minutos, o AVX, AVX2, e o Stress Test, todos do XTU da intel. Depois disso nada de tela azul.

 

Mas me ficou uma dúvida: eu setei o Vcore pra 1,350V, mas ele fica variando conforme o stres test, conferi no HW Monitor, ele varia de 1,35V até 1,379V. Isso é normal? Deve acontecer isso mesmo?

 variação é normal, acho que só fica nessa tensão se você ativar alguma opção de tensão constante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, consegui estabilidade com ele da seguinte forma: Deixei tudo rodando a 5,1GHz; AVX Offset: -1; Vcore Override: 1,300V e LLC 3; Power Draw Short and Long: 220W. Ficou excelente as temperaturas abaixo dos 90ºC renderizando em AVX ou não. Ele roda em 5,1GHz e 5,0GHz em AVX. Se quiserem acompanhar como foi pedi ajuda aqui:

 

https://www.overclock.net/threads/temps-of-my-i7-10700k-are-hitting-95°c-while-rendering-with-avx.1778718/

 

Deus abençoe a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...