Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em um Ryzen 3 2200g


Posts recomendados

Olá pessoal,

estou querendo fazer um upgrade do meu processador Ryzen 3 2200g e a princípio (também por sugestão de um tópico mais antigo), pensei em adquirir o Ryzen 5 1600AF.

Entretanto, eu tenho um dinheiro a mais para gastar (R$ 1400 reais) e queria escolher algum processador acima do 1600AF. Alguém tem alguma sugestão de uma boa opção (e talvez mais atual) do que o 1600AF? Pensei em adquirir um Ryzen 5 3600 mas não sei se é um bom salto em relação ao 1600AF.

Grato.

@edit 

Um adendo, não sei se minha placa-mãe é compatível (embora seja AM4, vi gente falando que a A320 não é compatível). No caso a minha é uma Gigabyte A320m-S2H

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 09/05/2021 às 23:42, gfonte disse:

Olá pessoal,

estou querendo fazer um upgrade do meu processador Ryzen 3 2200g e a princípio (também por sugestão de um tópico mais antigo), pensei em adquirir o Ryzen 5 1600AF.

Entretanto, eu tenho um dinheiro a mais para gastar (R$ 1400 reais) e queria escolher algum processador acima do 1600AF. Alguém tem alguma sugestão de uma boa opção (e talvez mais atual) do que o 1600AF? Pensei em adquirir um Ryzen 5 3600 mas não sei se é um bom salto em relação ao 1600AF. SIM É

Grato.

@edit 

Um adendo, não sei se minha placa-mãe é compatível (embora seja AM4, vi gente falando que a A320 não é compatível). No caso a minha é uma Gigabyte A320m-S2H É COMPATÍVEL.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@gfonte Bom dia

 

Isso depende do uso do PC, orçamento e se já possui uma placa de vídeo, pois tanto o R5 1600 AF quanto o R5 3600 não possuem GPU integrada. 

Irá jogar? Se sim, quais jogos? 

Se puder informar também a resolução e a taxa de atualização do seu monitor, seria interessante. 

 

Quanto à compatibilidade, certifique-se que a BIOS da sua placa esteja atualizada para suportar o processador que pretende comprar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Atualizando um pouco o tópico: na verdade estou pensando em pegar um Ryzen 5 5600x. Ainda não escolhi uma placa-mãe embora eu queira pegar uma que já não precise atualizar a BIOS, mais plug-and-play.

Sobre os jogos que você perguntou @GenesisG7, jogo todos em fullhd e meu monitor é de 165Hz. E sim, tenho uma GPU dedicada para o processador. Meu objetivo é não só jogar com uma taxa de quadros muito alta mas arrumar um bom processador para outras tarefas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mineplay disse:

Vai fazer multi-tarefas? @gfonte Se sim tenta ver um Ryzen 7 da 2-3 Gen. Eles tem 8/16 O que é OTIMO para isso.

Eu pensei justamente em um 3700x, mas ainda assim eu gosto de ter mais velocidade single core. Acho que 6/12 é o suficiente para as minhas utilidades. O lado positivo do 3700x é que eu não precisaria atualizar BIOS etc. 

Tenho que botar isso na balança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, gfonte disse:

Eu pensei justamente em um 3700x, mas ainda assim eu gosto de ter mais velocidade single core. Acho que 6/12 é o suficiente para as minhas utilidades. O lado positivo do 3700x é que eu não precisaria atualizar BIOS etc. 

Tenho que botar isso na balança.

Sua placa-mãe não aguenta um 3700x nem um 5600x (e não é compativel), ja acho que vai sofrer até com um r5 3600, se for trocar de processador vai ter que trocar de placa-mãe junto

E a diferença de um 1600 af pra um 3600 é muito grande, o IPC é melhor nos ryzen 3000

O que é multi tarefas pra você? renderizar vídeos enquanto assiste algo ou edita imagens? se for um 6/12 é justificavel, agora se for navegar na internet e usar discord e spotify até um 4/4 aguenta

Placas mãe pra um r5 5600x seriam as a520 e b550, atrás disso só  b450 que precisa de atualização de bios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Sua placa-mãe não aguenta um 3700x nem um 5600x (e não é compativel), ja acho que vai sofrer até com um r5 3600, se for trocar de processador vai ter que trocar de placa-mãe junto

E a diferença de um 1600 af pra um 3600 é muito grande, o IPC é melhor nos ryzen 3000

O que é multi tarefas pra você? renderizar vídeos enquanto assiste algo ou edita imagens? se for um 6/12 é justificavel, agora se for navegar na internet e usar discord e spotify até um 4/4 aguenta

Placas mãe pra um r5 5600x seriam as a520 e b550, atrás disso só  b450 que precisa de atualização de bios

Sim, eu vou comprar uma placa-mãe nova. Queria uma b550 mas ainda estou pesquisando os preços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, gfonte disse:

Sim, eu vou comprar uma placa-mãe nova. Queria uma b550 mas ainda estou pesquisando os preços

as b550 tão sofrendo o mesmo mal das b560 da intel, tão cobrando um absurdo em placa-mãe intermediaria

O certo pra você seria pegar uma b450 nem que seja uma TUF por exemplo pra segurar esse 5600x sem problemas e você atualizaria a BIOS com seu 2200g

O risco de corromper é 0,00000000000001% se fizer tudo certo, e você pode tentar pedir pra atualizarem a bios antes de enviar

A terabyte eu sei que atualiza BIOS antes de enviar pois quando comprei uma h310 eles atualizaram pra 9 geração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Fuzion200 disse:

as b550 tão sofrendo o mesmo mal das b560 da intel, tão cobrando um absurdo em placa-mãe intermediaria

Encontrei na Kabum duas B550, uma por 699 e outra por 799 o que tá dentro do meu orçamento. Mas não tem dissipadores etc, não sei se são uma boa opção.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=114785

https://www.kabum.com.br/produto/113871/placa-m-e-asus-prime-b550m-k-amd-am4-matx-ddr4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, gfonte disse:

Encontrei na Kabum duas B550, uma por 699 e outra por 799 o que tá dentro do meu orçamento. Mas não tem dissipadores etc, não sei se são uma boa opção.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=114785

https://www.kabum.com.br/produto/113871/placa-m-e-asus-prime-b550m-k-amd-am4-matx-ddr4

Essa b550 h é basicamente uma a520, essa b550 de 800 já é mais decente, porém não vale isso

https://www.terabyteshop.com.br/produto/14276/placa-mãe-gigabyte-b450m-aorus-elite-chipset-b450-amd-am4-matx-ddr4-9mb45maet-00-10

Nesse valor você consegue essa b450 aorus elite, que é ÓTIMA 

Que no próprio site eles dizem que um 5600x é compativel a partir da bios f61

https://www.gigabyte.com/Motherboard/B450M-AORUS-ELITE-rev-1x/support#support-cpu

Tenta falar com o suporte da terabyte pra ver se atualizam pra você

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Essa b550 h é basicamente uma a520, essa b550 de 800 já é mais decente, porém não vale isso

https://www.terabyteshop.com.br/produto/14276/placa-mãe-gigabyte-b450m-aorus-elite-chipset-b450-amd-am4-matx-ddr4-9mb45maet-00-10

Nesse valor você consegue essa b450 aorus elite, que é ÓTIMA 

Que no próprio site eles dizem que um 5600x é compativel a partir da bios f61

https://www.gigabyte.com/Motherboard/B450M-AORUS-ELITE-rev-1x/support#support-cpu

Tenta falar com o suporte da terabyte pra ver se atualizam pra você

Muito obrigado pela recomendação. Vou fazer mais algumas pesquisas sobre ela e acho que vou comprar. Melhor gastar 20 ou 30 reais a mais por uma placa-mãe mais robusta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...