Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Revisão Geral do Toca-fitas KP-500 da Pioneer anos 80 (Será que consigo ?)


Ir à solução Resolvido por alexandre.mbm,

Posts recomendados

Sem fazer propaganda desse vendedor, só como exemplo, mais uma alternativa: TPA3110D2.

O datasheet está anexo.

 

Só que esses amplificadores, chamados classe D, não podem ser ligados a módulo de amplificação. As saídas deles têm que ir direto para os alto-falantes e não dá para juntar os terra.

 

Tem um chip, TDA2050, chamado classe AB, cuja saída pode ir para amplificador, se bem que já tem boa saída; usa poucos componentes externos, tem vários exemplos de PCB por aí, pode ser alimentado com 12v, só precisa pensar em como dissipar calor.

O datasheet também segue anexo.

 

Agora, sobre os potenciômetros, ser der para adaptar um desses, melhor. Mas se não der, talvez dê para achar iguais aos originais em lojas pequenas, que mandam pelo correio e recebem por depósito bancário, passando pelo Whatsapp (ou coisa parecida), fotos, resistência, medidas exatas e. claro, código, falando que não serve parecido, que tem que ser igual. Como falei, conheço a loja da Nena, 295 2o. andar da Sta. Efigênia, mas deve ter outras que o pessoal aqui conhece ou que a própria Nena pode indicar. Não tenho o telefone mas deve ser fácil achar no Google...

 

Tudo isso lembrando, agora, que a distorção pode não ter nada a ver com potenciômetro e sim com outros componentes do rádio... De todo jeito, se o pot dos agudos estava meio ressecado, talvez os outros também seria legal trocar.

 

 

 

tpa3110d2.pdf

 

tda2050.pdf

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Só que esses amplificadores, chamados classe D, não podem ser ligados a módulo de amplificação.

 

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Tem um chip, TDA2050, chamado classe AB, cuja saída pode ir para amplificador

 

 

Que ligação a módulo amplificador é esta, da qual você está falando? Pode exemplificar? Porque eu não sou da área e só (penso que) conheço as ligações de sinal de áudio.

 

5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

As saídas deles têm que ir direto para os alto-falantes e não dá para juntar os terra.

 

Você refere que cada canal tem seu GND? Então, na prática, o que não dá pra fazer, devido a esta restrição?

 

Mais uma vez: eu não tenho experiência com instalações de som; por isso estou perguntando o significado de algo que talvez seja básico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Que ligação a módulo amplificador é esta, da qual você está falando? Pode exemplificar? Porque eu não sou da área e só (penso que) conheço as ligações de sinal de áudio.

 

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Você refere que cada canal tem seu GND? Então, na prática, o que não dá pra fazer, devido a esta restrição?

 

A saída desses amplificadores PAM, TPA etc. na saída não têm GND, tem positivo e negativo, e se juntar o negativo de um canal ao negativo do outro, torra.

 

O módulo Tojo do amigo Marco Aurélio junta os dois negativos como se fossem GND. Aí queima.

 

Na prática não dá para conectar os negativos.

 

Com amplificadores como o TDA2050 não tem essa questão porque na saída tem o positivo de cada canal mas, se alimentados por uma única fonte, o "negativo" (nesse caso é GND mesmo) já são o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm @rmlazzari58 Quanto ao potenciometro, encontrei este outro modelo e vou realizr um teste com ele também, assim que chegar : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-801757812-potnciometro-mini-duplo-log-b20k-20k-duplo-6-terminais-_JM?quantity=2 - trata-se de potenciometro log. e com tamanho muito próximo, senão igual ao original, exceto a haste que é mais curta.(menos mal pois consigo emendar a original com durepoxi conforme dica aqui).D_NQ_NP_2X_922301-MLB20299194029_052015-

D_NQ_NP_2X_346115-MLB25184993662_112016-

 

 

Em relacão ao amplificador, o que procuro é , em primeiro lugar um kit para montar (Minha prioridade é ter condiçoes de me aprofundar no hobby), mas tenho limitações técnicas que vou corrigindo ao longo do tempo e com a paciência de vocês que sempre estão postando coisas novas.

 

Embora seja um kit, o ideal seria já montar algo que eu pudesse instalar entre o KP500 e o TOJOGR200 (Ou na saída do TOJO...não sei qual seria. alternativa mais apropriada) para poder sentir e aproveitar o resultado de meu trabalho.

 

Me recordo muito bem que, nos idos dos anos 90, eu tinha no meu carro um toca-fitas marantz car 300 (foto anexa), ligado a um tojo-gr100 e com um amplificador que agora não me recordo o nome.... o Som era fenomenal em termos de qualidade e volume (Nada de graves absurdos como atualmente o pessoal gosta).. mas sim uma sonorização com bastante agudo muito bem aproveitados pelos twiters seleniun (vide foto) daquela época, além dos alto falantes de 10 polegadas que era "moda".e que davam os graves naturais.

 

Essa montagem me agradava muitíssimo !! Desculpem que eu estou misturando assuntos eminentemente técnicos do forum com um pouco de nostalgia minha e vontade de ter algo vintage montado/recuperado por mim!! Aliás se for o caso, posso manter o assunto com quem se interessar através de mensagens privadas... VocÊS é que decidem!

 

Um grande abraço!

 

 

 

 

marantzcar300.jpg

selenium.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

o ideal seria já montar algo que eu pudesse instalar entre o KP500 e o TOJOGR200

Aí não serve. 

16 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

na saída do TOJO

Aí sim. 

Mas é amplificador do tipo reforçador, igual a gambiarra que mostrei antes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se comprar dois destes (seriam 1 para cada dois canais), será que funcionariam na saída do tojo? Considerando que ele (tojo) possui 4 saídas independentes?

 

https://www.banggood.com/pt/2pcs-HiFi-MX50-SE-2_0-Dual-Channel-2x100W-Stereo-Power-Amplifier-DIY-Kit-Board-p-1603795.html?cur_warehouse=CN&rmmds=searchd

Eu procurei algum baseado no TDA2050 mas não encontrei...

 

Considerando que utilizem 42 v de alimentação estariam produzindo cerca de 100W de saída direto para o alto-falantes...se usarmos 12 volts para quanto essa potencia seria reduzida? Minha ideai seria cada conjunto desse "empurrar" dois alto-falantes , de forma independente.

 

To viajando ou funcionaria?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Considerando que ele (tojo) possui 4 saídas independentes?

Na verdade são só duas. No tojo tem dois amplicadores. 

Dois alto-falantes sempre ficam paralelos através do potenciômetro do Fader. 

3 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

se usarmos 12 volts para quanto essa potencia seria reduzida?

Se o amplificador for bom com quase nenhuma perda, teremos no máximo 30W com alto falantes de 4R.

A conta pra isso é tensão ao quadrado dividido pela resistência, logo:

12²= 144

144÷4=36

Mas aí o sinal não é 100% então arrendonda pra 30. 

Obviamente, se tiver um alto-falante com impedância menor a potência aumenta, mas o som vai perdendo qualidade. 

 

Aquele amplificador com transformador consegue elevar a tensão fazendo conversão com a corrente, aí pode chegar a 50W.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

To viajando ou funcionaria?

Esse precisa de no mínimo 30v. Ele funciona com fonte simétrica, ou seja, tensão positiva de um lado (min. de +15v), tensão negativa do outro (min. de -15v) e terra no meio. Para automóvel essa elevação de tensão seria um esforço muito grande para a bateria. Tirei lá do anúncio:

 

Tensão de alimentação: +/- 15 VA +/- 45 V
Potência de saída: 100W8R (+/- 42V)
Ganho de tensão: 34 vezes
Sensibilidade de entrada: 1,2V100W RMS 8 Europa
SNR: mais de 98DB

 

Agora o legal:
Distorção: Menos de 0,009 THD 1 K HZ 10 W

 

Agora, se com os novos potenciômetros a gente conseguir 10w com pouca distorção no amplificador do próprio Pioneer... bem, 10w para carro, considerando que a gente fica dentro da caixa acústica, pelo menos para mim, parece bom, que você acha?

 

Se for para ensurdecer, rs... opção que o @Renato.88trouxe

2081760796_Amplificador50W.GIF.ca507a2a939108c3a2db2e04a8b56c47.GIF

parece bem legal como amplificador final, quer dizer, depois do amplificador do próprio rádio e depois do equalizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Esse precisa de no mínimo 30v. Ele funciona com fonte simétrica, ou seja, tensão positiva de um lado (min. de +15v), tensão negativa do outro (min. de -15v) e terra no meio. Para automóvel essa elevação de tensão seria um esforço muito grande para a bateria

E olha que existe esse tipo de coisa pra vender.... É caro e quem tem coloca outra bateria no porta malas do carro. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que descobri o problema da distorção do som....

 

Surpreendentemente, ao comparar as placas de saída.....

 

Vejam nas fotos: Original PIONEER ORIGINAL = Placa de saída presa no fundo do toca fitas e com 2 integrados AN214 

Na outra foto MEU PIONEER uma placa "sem vergonha", Presa em outro lugar, cheia de soldas novas e com 1 (UM) integrado philips tda 1515bq.

 

1 - Sou leigo, mas até eu vejo que isso é gambiarra !!! Vocês concordam?? 

 

2 - Pior é que comprei o aparelho e o camarada sumiu.

Mas, já que estamos com o problema na mão , o que fazer? tem como refazer a placa de saída com o ci original ? Preciso mais uma vez de ajuda dos Gurus!!!!!

 

Foto 1 = original

 

PIONEER ORIGINAL.png

Foto 2 = o meu toca-fitas (vejam a placa completamente diferente)

placa adaptada.jpg

Foto 3 minha placa

MEU PIONEER.jpg

 

Foto 4 = o circuito philips " enxertado"

circuito philips.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

tem como refazer a placa de saída com o ci original ?

Tem, só que o mais difícil é achar o CI original. 

O antigo dono provavelmente não achou, então pegou um pedaço de outro rádio e adaptou aí. 

 

Eu também já fiz algo semelhante, só que ficou melhor: eu tinha um Bosch transistorizado (que não achei os transistores) então adaptei o TA7205 (o mesmo que vai no Tojo). 

 

Se pelo menos tivesse acesso a placa original já era alguma coisa, mas o cara deve ter jogado fora já...

 

Mas já que perguntou antes, é a chance de tirar esse amplificador aí e substituir por outro melhor e mais potente. Acho que é a melhor saída. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Pois é, e aí é que entra a minha  falta de conhecimento em ler os diagramas. preciso de alguma coisa que venha com um lista de peças, plaquinha pronta e onde vai cada peça...hehehe. Tipo realmente "kit de inicinte" .

 

Aí eu soldo e coloco no lugar dessa gambiarra...e vou ter um kp500 top, já que aprendi ontem uma forna de adaptar um Potenciometro maior no lugar daquele que deu pau,,,. e já funcionou,

 

O cara que me vendeu até já disse que posso devolver e ele me devolve. grana, mas uma alternativa é ficar com ele e continuar minha proposta inicial, desde que eu tenha um esquema bom na Mao ,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Renato.88 disse:

@Marco Aurélio Yu esse tda1515 está assim mesmo sem parafusos no dissipador ou você retirou? 

 

Esse ci aquece muito, principalmente se aumentar o som. 

ele estava preso com um parafuso, mas da forma que está na foto.

Olha só a placa "adaptada"...frente e verso.

 

 

placa adaptada soldas.jpg

placa.adaptda.jpg

 

 

E eis aqui o que deveria ter lá dentro .....

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1763685299-3-pcs-circuito-integrado-an214q-_JM#position=27&search_layout=grid&type=item&tracking_id=934c403e-f834-4238-8e10-c72e3f278c67. (an214q - SO TENH DÚVIDAS SE A ORIGINAL TEM ESSA LETRA Q)

 

o desenho deve ser esse abaixo que tirei do post do alexandre.mbm

 

Minha dificuldade será montar a placa (circuito impresso) e saber quais fios desligar da gambiarra e ligar na placa nova rsrsrs.

 

 

 

 

 

equemaoriginal.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Gambiarra pouca é bobagem, hein? rs...

Ainda se a pinagem do TDA1515 batesse direitinho com a do AN142...

 

Fora que esse TDA1515 promete 12w mas com falantes de 2ohm. Para 4ohm, já cai para o máximo de 7w.

 

Deixo um pitaco: Jogaria tudo isso fora e tentaria ir de PAM8610 ou TPA3110. Já vêm prontos, não esquentam, são baratinhos, pequenos, é  só alimentar com os 12v... só tem um problema: ficar sem o Tojo. Mas como no Pioneer já tem agudos e graves... O TPA3110 soa bem melhor do que o PAM8610, comparando os datasheets, a distorção do primeiro é menor. Mas é um pouco mais caro. E talvez tenha que fazer alguma adaptação no sistemas de chaveamento tape / rádio... E interferência do alternador, dos outros circuitos do carro? Teria que testar, vai que funciona, né? rs...

 

 

 

 

---

Ou isso ou dois TDA2003 velho de guerra, se for para manter o Tojo.

 

Aí o @Marco Aurélio Yu ia descobrir o fascinante mundo da corrosão de placa cobreada :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Nossa! Gambiarra pouca é bobagem, hein? rs...

Ainda se a pinagem do TDA1515 batesse direitinho com a do AN142...

Trocaram a placa toda, ela é de outro radio. 

 

17 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Ou isso ou dois TDA2003 velho de guerra, se for para manter o Tojo.

Aí fica melhor ajeitar a gambiarra com o TDA1515 mesmo. 

 

Não funciona direito porque o "técnico" que adaptou não casou as impedâncias. 

Nesse pionner existe pré amplificador, e nos aparelhos de usam o tda1515 não precisa. 

Tem que ver o que foi feito na entrada, tem que ajustar os resistores e capacitores pra distorção aparecer somente quando o volume passar de 3/4 do cursor. 

A meu ver comprar outro amplificador pra colocar ali sem ter o original é trocar 6 por meia dúzia. 

22 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Aí o @Marco Aurélio Yu ia descobrir o fascinante mundo da corrosão de placa cobreada :)

:lol:

Mas esse mundo eu acho um pouco complicado, eu mesmo demorei pra chegar nele. 

Antes era só placa perfurada. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro amplificador que montei, justamente para o carro, foi um TDA2003, Renato. E fiz a PCB daquela forma: desenho no vegetal, furação, desenho das trilhas com canetinha, corrosão e pronto. Foi facinho. Aliás muita gente começa com esse TDAzinho...

 

Agora é bem lembrado o pré. O TDA2003 não acharia ruim mas os PAM ou TPA... nunca usei com pré na frente, teria que testar. A vantagem é que são baratinhos e vem prontos. A desvantagem é que não tem como ligar o Tojo neles. Mas eles são bem potentes. E sem dúvida muito mais eficientes do que TDAs, AN142 etc. Prá ter uma ideia, caro, um TPA3110 a 12v e com 20w na saída tem eficiência de 90%. Ou seja, só 10% viram calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To numa dúvida cruel. Falei com o camarada que me vendeu e ele disse pra devolver que ele vai me ressarcir. Vou ter que ser bem habilidoso para desfazer o BT instalado e deixar o troço original (quero dizer : COMO ELE VEIO,rrsrsrs...porque de original tem pouco coisa depois da descoberta de hoje...

 

Se eu devolver, vou ter o dinheiro de volta mas vou perder a oportunidade de mexer mais e ter um som legal, e que eu tenha montado....Mas.... se não devolver, corro o risco de ficar sem o dinheiro e também sem um KP500 decente com a qualidade que ele tem que ter.

 

Tenho acima duas opiniões ...de experts do fórum,  porém ambas exigem um conhecimento bem mais amplo, e que eu não tenho... expressões como : ajuste de resistores e capacitares, ou "corroer placa", que suponho ser o "print" dos caminhos  na placa  me assustam eheheheheh...

 

Estou procurando uma placa igual na internet mas não encontro.... pelo que entendi , nessa placa entram fios som = positivo (dois canais) , negativo e 12v , saindo a mesma coisa do outro lado, depois do processamento.Correto? Tenho que descobrir por qual lado é a entrada,,,suponho serem pelos cabos cinza e verde e preto no lado do CI. Se eu encontra-se foto da placa seria mais fácil "clonar"... Claro que quando temos um equipamento perfeito e igual do lado, tudo fica fácil fazer para quem não tem conhecimentos em eletrônica suficientes.

 

Outra questão e quanto as demais alterações que eventualmente podem ter sido feitas para essa gambiarra funcionar porcamente.....

 

Enfim,,,to quase devolvendo....a não ser que cm um baixo investimento eu faça um teste derradeiro com algum amplificador desses que vocês me sugerirem,,,,, se funcionar legal fico com o KP...caso contrario, retiro o amplificador e devolvo....

 

Mas preciso continuar com a ajuda de vocês....e ainda tenho em mente usar o tojo 🤨

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, toda ajuda é sempre bem vinda...ainda mais que estamos aprendendo sempre.

 

Estou cansado mas me debrucei no toca-fitas para buscar o caminhamento de cada fio que sai (ou entra) na paca Gambiarra extraterrestre rssrsr.. cheguei no desenho abaixo, desculpem mas não consegui identificar o nome de todas as placas - olhei no diagrama impresso, mas é bem confuso para meus parcos conhecimentos....

 

Se alguém a partir desse esquema puder definir qual caminho (ou qual amp) eu poderia colocar em substituição à placa ETgambiarra estou disposto a tentar....só me dizer qual amp e como fazer as ligações...estou acompanhando com o Livro do Gabriel....mas ainda é tudo muito difícil.

 

Uma Dúvida sobre ligar ou ao ligar no tojo é se o esquema ( isolando os negativos do amp e usando capacitores nos positivos) da ultima  foto funcionária utilizando esses amp q vces estão mencionando...

 

Abraço.

 

 

 

PPT DO ESQUEMA TOTAL GAMBI.jpg

2EFA8942-ACF4-47B8-B265-86878A22F13B.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

expressões como : ajuste de resistores e capacitares, ou "corroer placa", que suponho ser o "print" dos caminhos  na placa  me assustam eheheheheh...

Se eu der uma olhada no esquema do pré eu descubro qual resistor vai. 

 

Corroer placa é exatamente isso, a gente aqui em casa faz isso de forma manual. Porém requer prática, pois as primeiras placas dificilmente saem boas. 

 

3 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

ainda tenho em mente usar o tojo 🤨

O que você não sabe é que com o tojo nem precisa desse amplificador aí no meio. 

Afinal do jeito que tá, mais atrapalha do que ajuda. 

 

Mas aí pra eliminar esse circuito teria que fazer uma modificação simples no tojo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Em anexo fotos de alguns circuitos que encontrei no manual de serviços do kp500, inclusive da placa amplificadora original que não existe mais pois foi substituída pela gambiarra já mostrada aqui ....Neste endereço é possível baixar o manual de serviço do kp500 inteiro em PDF : https://we.tl/t-zlf7x5xFBK fica bem mais legível.

 

Mas to tão perdido que nem sei qual delas é a do pré-amp. Imagino que seja aquela que tem os potenciometros de controle de volume, balanço, graves e agudos... 

 

Agradeço qualquer ajuda no sentido de substituir a placa gambiarra por uma moderna (dessas já mencionadas acima), de preferência mantendo o tojo...mesmo que com alguma modificação.

 

Estou seguindo cada fio ligado na placa gambiarra para ver onde está ligado..e tentar fazer um "de para" para outra placa qualquer,,,pelo menos tenho que saber o que é som e o que é corrente ou sinal para alguma coisa diferente...

 

Minha bancada está cada vez menor rsrsrrsrs....

 

Help!!

Placa amlificador original kp500.jpg

Placa principal kp500.jpg

mpxunit.jpg

fm front unit.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah. na placa amplificadora gambiarra já encontrei os fios de entrada e de saída de audio,(Cinza , verde e preto na entrada e cinza e verde na saída)  no entanto há mais dois fios ligados nela...um branco e preto que vai sai de uma pequena bobina que aparenta ser um transformador ?(Vejam na foto lá em cima) e vai para um placa do toca-fitas... e outro fio preto que vai para a placa do rádio... nesses amplificadores prontos que a gente compra por aí geralmente só tem entrada e saída de som ne? como ficaria então essas ligações no toca-fitas / rádio ? Alguém sabe para que funcionam?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Renato.88 disse:

Essas aí são a alimentação pra fita e rádio, 12V que vem da chave de ligar. 

Então, masa fui medir continuidade,.. e entre o branco/preto com 

 

4 horas atrás, Renato.88 disse:

Essas aí são a alimentação pra fita e rádio, 12V que vem da chave de ligar. 

testei agora medindo a continuidade entre eles e o positivo e deu zero...então sao ligados ao mesmo lugar (ou seja 12 v) ..rsrs...to aprendendo...acho

Claro que quando a gente começa a mexer na m$#rda .... aparece cada vez mais,,,,,

 

Esbarrei no componente e ele caiu,,,,os 3 pinos ficaram na placa...e ele saiu com dois pinos que aparentemente não estavam soldados.... agora o rádio não sintoniza mais nada...faz uma barulheira só...

 

Mas não vou desistir.... Por favor, como é o nome desse componente em português para que eu possa procurar?

 

 

Não me xinguem kkkk

IMG_7156.jpg

IMG_7161.jpg

IMG_7159.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...